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Resenhas Feed só desta seção

Gestalt do Objeto: Sistema de Leitura Visual da Forma

(10 coment�rios) Capa do livro

A psicologia Gestalt possui leis para explicar a percep��o visual e conhecendo elas, podemos entender melhor a din�mica do design gr�fico.

Game Development and Production

(2 coment�rios) capa do livro

Um livro sobre gerência de projetos de games. Desde a concepção da idéia do jogo, passando por estratégias de programação colaborativa até a captura de movimentos reais para personagens tridimensionais. O livro é um verdadeiro guia para quem deseja entrar nesse mercado.

User Interface Design for Programmers

(0 coment�rios) Capa do livro

Introdu��o ao design de interfaces para aqueles que trabalham a maior parte do tempo como programadores. De programador para programador.

Information Architecture for the World Wide Web

(2 coment�rios) capa do livro

Mais conhecido como pelo apelido carinhoso "urso-polar", o livro explica as principais práticas de Arquitetura da Informação: rotulagem, classificação, design da navegação e otimização de mecanismos de busca.

Art of Human-Computer Interface Design

(0 coment�rios) capa do livro

Colet�nea de pensamentos avan�ados sobre o design de interface no in�cio da d�cada de 90 e o futuro, que corresponde aos dias de hoje. Muitas das previs�es se concretizaram, outras ainda precisam ser realizadas.

Designing the User Interface

(0 coment�rios) Capa do livro

Ben Shneiderman discute todos os aspectos que envolve a interação do homem com o computador. Desde os dispositivos de entrada até à realidade virtual, o autor tece comentários e recomendações.

Defensive Design for the Web

(0 coment�rios) Capa do livro

Um livro s� sobre o design dos momentos mais cr�ticos de interfaces Web: mensagens de alerta, p�gina n�o encontrada, resultados de buscas, formul�rios e etc. Os caras da 37signals acreditam na Lei de Murphy e se preparam pelo pior.

Sintaxe da Linguagem Visual

(13 coment�rios) Capa do livro Sintaxe da Linguagem Visual

O autor trata de gestalt, semi�tica, teoria da cor, perspectiva, alinhamento, tipografia, profundidade e muito mais, sempre mostrando exemplos nas artes, design gr�fico e de produto. Apesar de ser um resumo, o livro n�o � superficial.

Homepage: Usabilidade. 50 Websites Descontru�dos

(3 coment�rios) Capa do livro Homepage: Usabilidade

Primeiro livro sobre Usabilidade que li. Foi um marco na minha carreira: gostei tanto das an�lises que o Jakob Nielsen fez nos 50 sites apresentados, que fiquei com a maior vontade de trabalhar com aquilo.

Publicidade e Vendas na Internet

(11 coment�rios) Capa do livro Publicidade e Vendas na Internet

Como todo bom publicit�rio, o autor enrola mais do que ensina, por�m, o legal � que o livro d� uma vis�o geral da publicidade, abordando quest�es ligadas desde design at� rela��es p�blicas.

Sala de Aula Interativa

(0 coment�rios) Capa do livro Informática e Afetividade

Marco Silva explora as mudan�as que a interatividade pode proporcionar no ensino brasileiro. O autor compara o trabalho do professor com o do designer de interface, porque ambos tem que proporcionar experi�ncias engajantes. Ele identifica o que faz com que uma experi�ncia interativa se torne engajante e proporcione melhor aprendizado.

Inform�tica e Afetividade

(2 coment�rios) Capa do livro Informática e Afetividade

Um livro bem fininho discutindo como a inform�tica pode alterar nossos relacionamentos afetivos, do ponto de vista de pesquisadores tarimbados.

Design para Quem N�o � Designer

(10 coment�rios) Capa do livro Design para Quem Não é Designer

Nunca estudou a finco design? Esse � o livro indicado para voc�, o t�tulo n�o mente. A autora vai explicar os conceitos b�sicos de design e como devem ser combinadas tipografia, alinhamento, cor, contraste e textura para formar pe�as gr�ficas organizadas e chamativas.

Cultura da Interface

(1 coment�rios) Capa do livro Cultura da Interface

Steve Johnson conta a hist�ria das interfaces do microcomputador, desde �s antigas linhas de comando at� �s modernas interfaces da Web. Gra�as � sua larga base liter�ria, Johnson compara interfaces gr�ficas com romances liter�rios e traz uma vis�o inspiradora e po�tica sobre o assunto.

N�o me Fa�a Pensar

(7 coment�rios) Capa do livro Não me Faça Pensar

Simplesmente o livro mais procurado sobre usabilidade no mundo. Ele � curto, divertido e muito bonito. Steve Krug consegue convencer desde os designers mais recalcitrantes aos executivos insens�veis ao comportamento do usu�rio de que usabilidade deve ser levado em considera��o. O mote � que a interface deve ser t�o �bvia, que o usu�rio n�o precise ficar parando pra pensar como us�-la.

Projetando Websites

(3 coment�rios) Capa do livro Projetando Websites

Uma introdu��o � usabilidade aplicada a websites. Jakob Nielsen prega a simplicidade no design de websites: tipografia de f�cil leitura, cores amenas com contraste, espa�o em branco para respirar e etc. Al�m disso, tamb�m vai mais � fundo nos conceitos de intera��o como met�foras de navega��o, hipertexto, multim�dia e etc.

Train of Thoughts: Designing the effective web experience

(0 coment�rios)

O livro � uma rea��o ao culto da usabilidade que se instituiu no mercado estadunidense de Web. O primeiro cap�tulo trata justamente de atacar diretamente os gurus da usabilidade, especialmente, Jakob Nielsen. O autor do livro acusa eles de serem respons�veis por uma Web chata e sem gra�a.

Leia a resenha completa no FlashMasters

Designing Web Site Interface Elements

(0 coment�rios)

O livro faz parte da cole��o Design Whys, que significa "os porqu�s do design" e � isso mesmo que ele faz. Por exemplo, ele explica detalhadamente porque um bot�o deve ter sombras e brilhos, propor��o pr�xima de 2/3 e tamanho m�nimo de 12 pixels. Caso essas regras n�o sejam atendidas ele parecer� menos clic�vel, e talvez passe desapercebido pelo usu�rio.

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The Elements of User Experience

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Em 2000 Jesse James Garret teve uma vis�o e enxergou o processo de constru��o de um website de uma forma muito clara e definida. Colocou sua id�ia num PDF e este fez tanto sucesso, que acabou merecendo um livro para explicar seus detalhes. O grande m�rito do seu diagrama (d� uma olhada, tem traduzido pro portugu�s) � conciliar a metodologia de Design Centrado no Usu�rio desenvolvida paralelamente em duas �reas: o design de softwares e o webdesign.

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Hermes, o deus da cybercoisa

(1 coment�rios)

Hermes, o Deus da Cybercoisa A internet surgiu a partir da demanda de uma sociedade em transforma��o, mas n�o � ela quem est� alterando as rela��es sociais e comerciais e sim os homens que se utilizam dela.

Information Architecture: Blueprints for the Web

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Na medida em que os websites v�o ficando grandes e complexos, aumenta a demanda por profissionais capacitados a organizar as informa��es de forma que atendam tanto os objetivos do dono do site quanto dos usu�rios. Esse cara pode ser chamado de o arquiteto da informa��o e este livro serve perfeitamente como o primeiro passo na sua forma��o.

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Fresh Styles for Web Designers: Eye Candy from the Underground

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Todo Webdesigner que se preze tem sede por exemplos de design de vanguarda e n�o perde um bom link que aparece num site, numa comunidade, no email ou no ICQ. Dessa forma, ele se inspira, se atualiza e evolui seu estilo pr�prio de trabalhar. Este livro promete dar um upgrade no repert�rio do webdesigner trazendo os 10 estilos mais quentes em 2002.

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Flash MX 2004 Game Design Desmystified

(13 coment�rios)

O Flash � uma das ferramentas mais f�ceis para fazer jogos hoje em dia. Com esse livro ao lado, � mam�o com a��car! Jobe Makar tem uma did�tica fant�stica e ainda consegue escrever um texto gostoso. N�o � preciso ser programador avan�ado para entender os c�digos, pelo contr�rio, com os exemplos visuais, at� mesmo designers com base em Actionscript podem pegar as manhas. Depois de ler o livro o leitor al�m de estar capacitado para projetar games, estar� com o Actionscript 2 muito mais afiado.

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Projetando Websites Compat�veis

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Capa do livro Projetando Websites Compatíveis Este livro vai te ensinar tudo o que voc� precisa para entrar nos webstandards de forma gradual e progressiva. O diferencial s�o as dicas para lidar com as diferen�as de renderiza��o entre os navegadores.

Flash Animado: T�cnicas Avan�adas em design e anima��es

(5 coment�rios)

O livro � interessante para quem j� sabe desenhar e quer aprender a fazer anima��es usando o Flash. Os irm�os Piologo n�o tem receio de entregar todos os segredos de anima��o que desenvolvem no Mundo Canibal. Com uma linguagem bem descontra�da, eles v�o explicando os conceitos de anima��o enquanto indicam como usar o Flash para obter os efeitos desejados.

Em tempo, o t�tulo do livro se mostra deveras inapropriado. As t�cnicas de design s�o, na verdade, de programa��o e as t�cnicas de anima��o n�o s�o t�o avan�adas assim. Infelizmente, mais um t�tulo fraco da editora Axcel, que ali�s, n�o aceita cr�ticas.

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Actionscript MX: Documentado e N�o-documentado

(1 coment�rios)

O livro � bom para quem j� est� familiarizado com o ambiente de cria��o do Flash e percebeu que � poss�vel incrementar e muito os filmes com o uso dos scripts. � recomendado tamb�m, aos desenvolvedores de Actionscript do Flash5 que desejam conhecer as grandes inova��es do MX. O livro ainda serve para programadores com conhecimentos em outras linguagens.

O livro n�o � recomendado para designers que decidiram finalmente que ir�o encarar a linguagem de programa��o do Flash, a contra-gosto. O autor trabalha com linguagem t�cnica, objetiva e l�gica, sem deixar muito espa�o para explica��o passo-a-passo, descontra��o ou analogias com o mundo real.

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Site-seeing: A Visual Approach to Web Usability

(6 coment�rios)

Luke Wrobleski escreveu um artigo no B&A que propunha montar paleta de cores para websites a partir de fotos da natureza, usando cores naturais. Isso torna mais agradável os layouts. Interessado, visitei o site dele e encontrei alguns outros artigos, não tão geniais mas fiquei sabendo que ele havia escrito um livro sobre Usabilidade com uma abordagem visual. Em pouco tempo, estava como livro em mãos e não tardei em lê-lo.

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