Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Gestalt do Objeto: Sistema de Leitura Visual da Forma

Capa do livro

A psicologia Gestalt possui leis para explicar a percepção visual e conhecendo elas, podemos entender melhor a dinâmica do design gráfico.

O livro de João Gomes Filho funciona quase como um dicionário da forma. Segundo o ramo da psicologia Gestalt, a percepção visual obedece a certas tendências naturais, como, por exemplo, a preferência por formas simples. Com base nessas leis, é possível desconstruir a forma e entender como ela é percebida.

O autor explica a razão de cada lei e ilustra com muitos exemplos de design gráfico, design de produto e arquitetura. Outros livros que tratam do assunto usam apenas exemplos pictóricos simples, quando usam.

Apesar do livro não ter uma redação muito estimulante, a mera observação dos exemplos já vale à pena o investimento. Que outra maneira seria melhor para aprender sobre a percepção da forma, senão assim?


(cerca de R$49)


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 19/07/2005

Palavras-chave

gestalt    percepção    visual    gráfico    

Opções



Comentários

Discussão
Leandro
24/08/05 às 01:33

Eu conheço o autor do lvro pessoalmente, fui aluno dele por 2 semestre, o 1 deles usamos esse livro, realmente muito bom, porém com uma redação sonifera!
aliás, o próprio gomes é um sonifero... vc baba na aula dele!
Ele é um otimo profissional, mas, péssimo professor!!!


Discussão
Victor Oliveira
24/08/05 às 08:40

Eu tenho o livro e curti pra caramba. vai a dica pra comprarem ele vale a pena


Discussão
Leandro
28/08/05 às 17:29

eu também tenho o livro, só comentei que como professor o João é um otimo escritor!


Discussão
Ana Carolina
09/09/05 às 08:37

Eu comprei o livro e achei muito bacana. Explica de forma clara as leis da Gestalt. Estamos estudando o livro no curso de comunicação social, e inclusive será apresentado um trabalho de estudo do livro.
Pra quem deseja seguir a linha artistica vale muito op estudo dele.


Discussão
Vilmar Rego (23 anos)
06/10/05 às 16:28

A Teoria da Gestalt, em suas análises estruturais, descobriu certas leis que regem a percepção humana das formas, facilitando a compreensão das imagens e idéias. Essas leis são nada menos que conclusões sobre o comportamento natural do cérebro, quando age no processo de percepção. Os elementos constitutivos são agrupados de acordo com as características que possuem entre si, como semelhança, proximidade e outras que veremos a seguir. O fato de o cérebro agir em concordância com os princípios Gestálticos já poderia ser considerado a evidência fundamental de que a Lei da Pregnância é verdadeira.


Discussão
Wlad_Tio
01/04/06 às 13:27

Fora do mundo, de novo. Não gosto de formas simples adoro mesmo é o emarranhado construtivista do Pollack, O descronstrutivismo nada proporcional do Picasso e olha que nem saí da pintura hahahah. Sei não, Freud também tinha razão em muita coisa e era completamenta idiota em outras.


Discussão
marina
28/04/06 às 20:42

Já encomendei o meu!


Discussão
Emerson Viana
06/08/06 às 17:32

Como na biblioteca da universidade onde estudo só há um exemplar, acabei comprando um. Estou usando para a matéria Design Gráfico. É um livro no mínimo interessante.


Discussão
aninha da box arquitetura
07/09/06 às 03:28

Perceber o mundo (seu mundo) é a gestalt. As influência que as formas e cores exprimem no cotidiano. Mas a teoria da percepção não pode se conter a ela, é preciso expandir aos outros sentidos, que não a visão, para absorver os significados que nos são transmitidos. Vamos, por favor, evoluir essa teoria!!!! Já é hora!!!! Olhemos as artes plásticas!!!!


Discussão
deisy gonçalves
10/12/06 às 10:02

É verdade! O livro é otimo. Estudamos ele em Artes Plásticas, mas como a Aninha falou acima, devemos nos desprender um pouco mais dessa questão visual estamos muito presos à idéia do ver: "é preciso expandir aos outros sentidos, que não a visão, para absorver os significados que nos são transmitidos", sabe.
Somente apartir desse investimento poderemos contar com algum outro retorno...


Discussão
Bruno Castro
24/10/07 às 15:23

Achei o Livro mto superficial, acredito que um livro com este tema que propõe aboradar tal assunto, deveria dar maior embasamento qto ao tema, ao meu ver ele seria mto mais um glossario de Gestalt, há apenas umas 4 páginas azuis que realmente ensinam princípios de gestalt, o resto seria exemplificações do uso mas sem maiores esclarecimentos, ou seja se vc não souber mto sobre Gestalt (oq é o meu caso) este livro pouco vai lhe acresentar.

Fiquei bem desapontado.


Discussão
Cleidinalva
05/03/08 às 20:44

Pessol sabem como posso contactar este professor?
Estou querendo este livro mas não o encontro em minha cidade. teresina - PI


Discussão
Jackeline Yaguiu Eugenio
30/03/08 às 17:09

Interessante estudei Artes Plásticas e na maioria das vezes serve como Semiotica nas áreas de comunicação visual e leitura de Obras artisticas como ilusão de óptica.
Escher por exemplo que abusos da gestalt,mas dá para aproveitar de montão o livro e consultar como dicionário das formas!!




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato