Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Communicating Design

Um livro só sobre documentação de projetos Web. Saiba como fazer wireframes, diagramas diversos, relatórios e apresentações.

Communicating Design é um livro de referência e aprendizado para quem lida com documentação de projetos Web. Dan Brown explica detalhadamente como fazer wireframes de interface, fluxos de interação e diagramas de navegação, bem como documentos menos comuns: perfis de personas, análises competitivas, modelos conceituais, inventário de conteúdo e outros.

Dan Brown esmiuça cada atividade relativa à documentação: pesquisa, criação e apresentação. Mesmo quem nunca ouviu falar destes documentos, poderá terminar de ler o capítulo e sair utilizando eles na prática. É um livro para botar a mão na massa!

Cada tipo de documentação tem uma fase de projeto em que é mais utilizada, porém, cada equipe emprega metodologias de projeto diferentes, o que pode mudar o papel do documento. Dan Brown reconhece que, em algumas metodologias, os planos de testes de usabilidade são feitos no início de projeto, em outras, no meio, e em ainda outras, no final. Por esse motivo, ele prefere não se comprometer em atrelar os documentos à uma sequência definida por uma metodologia. Ele se limita a especificar quais são as situações onde os documentos se encaixam melhor, quais os dados necessários para compô-los e quais os resultados que eles apresentam.

O livro conta com muitas ilustrações de exemplos para cada tipo de documento. Sempre que o autor fala de um recurso visual, ele demonstra com exemplos visuais. É uma pena, entretanto, que ele não discuta os fundamentos do design de informação, o que seria útil para entender suas recomendações ao longo do livro. A mensagem do livro é: "olhe e faça igual", ou seja, não te oferece recursos para criar novos tipos de documentos de acordo com as necessidades de projeto.

A preocupação maior do autor não é com a consistência interna da documentação (estilo de redação, layout, tipografia, etc), mas sim com o papel da documentação no projeto. Ele conta como utiliza documentos para discutir especificações junto aos demais membros da equipe de projeto, como organiza as informações para gerar os documentos e como apresenta esses documentos em reuniões com clientes.

Communicating Design é um livro essencial para arquitetos da informação, designers de interação e gerentes de projetos centrados no usuário. É um livro chato à beça para ler do começo ao fim devido à repetição das recomendações que valem para os vários documentos, mas como referência é fantástico. Se algum dia você precisar fazer um relatório de teste de usabilidade, por exemplo, e não souber como começar, comece por esse livro.


(cerca de R$45)


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 21/02/2007

Palavras-chave

documentação    deliverables    apresentação    wireframe    diagramas    

Opções



Comentários

Discussão
Jess
22/02/07 às 09:06

Ei, Dan Brown não é o autor do Código DaVinci? Se bem que o Fortaleza Digital tem um belo exemplo de "projeto web"....


Discussão
Frederick van Amstel
22/02/07 às 12:22

O cara é homônimo do famoso escritor do Código Da Vinci, o qual ainda não li.


Discussão
karolina
19/03/07 às 11:46

Existe uma versão traduzida para o português?




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato