Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Fresh Styles for Web Designers: Eye Candy from the Underground

Capa do livro Um livro sobre os diferentes tipos de estilos no Web Design.

Todo Webdesigner que se preze tem sede por exemplos de design de vanguarda e não perde um bom link que aparece num site, numa comunidade, no email ou no ICQ. Dessa forma, ele se inspira, se atualiza e evolui seu estilo próprio de trabalhar. Este livro promete dar um upgrade no repertório do webdesigner trazendo os 10 estilos mais quentes em 2002.

Que você curtia aquelas telas cheias de grafismos industriais e fundos tridimensionais de sites como Desktop Imperium e Hyster tudo bem, só você não sabia que o autor do livro identifica um estilo nesses websites chamado de "drafting table/ transformer style". O "transformer" é porque os grafismos muitas vezes lembram as peças que compunham aqueles veículos que se tranformavam em robôs num desenho da década de 80.

Outro estilo bem em voga é o HTMinimalism, que preza pela pureza de código e velocidade de donwload. Um de seus maiores expositores é Jeffrey Zeldman, autor do Projetando Websites Compatíveis e fundador da revista Alistapart. Esse estilo é o mais comercial de todos os apresentados no livro, porque pode ser tanto adotado por uma grande loja de ecommerce, quanto um fabricante de lareiras.

Outro famoso é o "Super-tiny Simcity", caracterizado pelo uso intenso de imagens e fontes pixelizadas. A grande vantagem desse estilo é que é possível socar um monte de informação numa área muito pequena, como faz o k10k.

Na verdade, se você quiser conhecer todos os estilos que o autor identifica no livro, pode acessar estes slides que ele usa nas palestras que dá. Tem screenshots em tela cheia de cada um dos estilos.

Em cada estilo, Curt investiga suas origens e busca seu contexto cultural. Apresenta seus principais expositores e exemplos comerciais. No final de cada capítulo, ele explica como aplicar as técnicas mais recorrentes nos trabalhos desses designers. É uma leitura rápida e descomplicada. As páginas são todas coloridas e os screenshots, pequenos. Quem espera uma abordagem visual, talvez se decepcione, já que o cerne do livro é o seu texto. O autor poderia ter feito como em outras obras do gênero, que abusam de ampliações de partes das telas para mostrar os detalhes e valorizar os traços característicos de cada estilo.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 13/01/2005

Palavras-chave

webdesign    estilo    estética    

Opções



Comentários

Discussão
Pam
29/06/08 às 03:17

oiiiii

muito show




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato