Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Apresentação Feed s? desta se??o

Afinal de contas, quem é esse tal de Frederick van Amstel?

Perfil Profissional

(0 coment?rios)

Frederick van Amstel é professor da graduação em Design Digital e TMO na agência de inovação da PUCPR. Seu blog Usabilidoido é uma referência na área há mais de 12 anos. Além de dar aula em várias universidades, Frederick já prestou consultoria para empresas como Electrolux, InfoGlobo e Duty Free Dufry, bem como órgãos públicos como a Secretaria de Governo da Presidência da República e o Hospital de Clínicas do Paraná. Seu trabalho recente focaliza no desenvolvimento de ferramentas colaborativas para os empreendimentos sociais e solidários que utilizam a plataforma Corais. Frederick é graduado em comunicação (UFPR), mestre em tecnologia (UTFPR) e doutor em arquitetura e design (Universidade de Twente).

Disponibilidade

Consultoria especializada nas áreas de co-criação, participação de usuários, design de interação, arquitetura da informação e usabilidade. Veja alguns de meus serviços e entre em contato para maiores detalhes.

Habilidades

Projetos Comunitários

Editor do blog Usabilidoido, que trata de assuntos conceituais do webdesign (direção de arte, arquitetura da informação, usabilidade, etc). Desenvolvedor da Plataforma Corais onde várias ONGs e coletivos culturais realizam projetos de inovação aberta.

Aparições na mídia

Histórico Profissional

(0 coment?rios) Foto de Frederick van Amstel

Frederick van Amstel graduou-se em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela UFPR em 2005. Seu projeto de graduação demonstrou como aplicar a metodologia de Design Centrado no Usuário para reformular o portal de sua Universidade, servindo de referência para diversas outras equipes de desenvolvimento em Universidades brasileiras. A proposta foi finalmente incorporada pela UFPR em 2010.

Enquanto fazia graduação em Jornalismo, trabalhou como web designer numa agência de notícias e, posteriormente, numa agência de publicidade. O nexo entre as duas áreas ocorreu quando, em 2003, Frederick começou a publicar reflexões e reportagens sobre web design no blog Usabilidoido. Enquanto a maior parte dos blogs sobre o assunto tratava de questões técnicas de produção, o Usabilidoido trabalhava o outro lado: o uso. O blog foi selecionado duas vezes como Top 10 do Prêmio Ibest e levou seu editor a palestrar em dezenas de eventos pelo Brasil, tais como NDesign, Imasters Intercon, EDTED, Encontro Locaweb e semanas acadêmicas de Design e Computação.

A partir de 2006, o Usabilidoido tomou uma orientação mais acadêmica, acompanhando o Mestrado em Tecnologia que o editor iniciara na UTFPR. O escopo foi ampliado da Usabilidade para o Design de Interação, sendo um dos primeiros websites a tratar do assunto em língua portuguesa. A dissertação de Mestrado se encontra lá publicada, sob o título Das Interfaces às Interações. O título é uma alusão à obra Dos Meios às Mediações de Jesus Martín-Barbero, na qual é proposta a mudança de foco das pesquisas de Comunicação da produção para a recepção, mesmo movimento que Frederick observava acontecer no Design. Nesse período, foi professor das graduações em Design da Unisul e em Produção Multimídia na Opet. Também atuou como consultor independente para empresas como Electrolux, Infoglobo, Duty Free Dufry e Odysseia Games.

Inspirado por seu orientador Luiz Ernesto Merkle, Frederick montou um grupo de interessados no assunto que, posteriormente, viriam a fundar o Instituto Faber-Ludens de Design de Interação, uma entidade sem fins lucrativos dedicada a promover a área no Brasil. Em 2008, o Instituto Faber-Ludens passou a oferecer uma pós-graduação em Design de Interação, em parceria com as Faculdades San Martín e UnC. A publicação aberta de materiais de aula, bem como trabalhos de alunos na Internet proporcionou grande visibilidade para o curso, atraindo estudantes de várias regiões do Brasil. O curso contou com a participação de professores pioneiros na área, tais como Caio Vassão, Mauro Pinheiro, Érico Fileno e Paulo Melo.

Frederick foi coordenador do curso até início de 2011, quando se mudou para a Holanda para fazer doutorado na Universidade Twente. Seu projeto de pesquisa explorou as possibilidades de uso de jogos e visualizações para apoiar o design participativo de hospitais. A tese de doutorado intitulada Expansive Design mostra que essas ferramentas são úteis para lidar com contradições no projeto.

Ao retornar ao Brasil em 2015, Frederick foi selecionado como professor auxiliar da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Nesta Universidade, ele leciona na graduação em Design Digital, orienta projetos de empreendedorismo no PIBEP e promove a inovação pelo design thinking na Agência PUC. 

Ensaio fotográfico

Mão de Frederick van Amstel Mão de Frederick van Amstel Mão de Frederick van Amstel

Sinta a brisa.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato