Usabilidoido: Menu Principal

English Website


The Elements of User Experience

Capa do livro Simplesmente o livro que estabelece o modelo mais famoso para projetar a experiência do usuário.

Em 2000 Jesse James Garret teve uma visão e enxergou o processo de construção de um website de uma forma muito clara e definida. Colocou sua idéia num PDF e este fez tanto sucesso, que acabou merecendo um livro para explicar seus detalhes. O grande mérito do seu diagrama (dê uma olhada, tem traduzido pro português) é conciliar a metodologia de Design Centrado no Usuário desenvolvida paralelamente em duas áreas: o design de softwares e o webdesign.

Até então ninguém conseguira tal façanha sem pender mais para um dos lados. O segredo dele foi subdividir seu diagrama em duas visões e nivelar as etapas. Cada etapa representa um andar de um prédio que está sendo construído, na ordem de baixo para cima. Assim ele deixa claro o quão importante é a fundação do projeto, os conceitos, as estratégias, os objetivos. Se eles são alterados, é preciso repensar toda a estrutura que está acima.

Ele abre o livro dizendo que não está ali para explicar como fazer um website. Nem tampouco falará sobre tecnologias. É um livro não de respostas, mas das perguntas certas a serem feitas. Usando essa abordagem, simplifico as camadas do diagrama dele:

  1. Estratégia
    Quais são as expectativas dos usuários perante o website? O que o dono do site quer ganhar com ele? Qual será a abordagem?
  2. Escopo
    O que o website vai oferecer? Que funcionalidades ou conteúdo ele terá?
  3. Estrutura
    Quais páginas ou telas o website conterá? Como elas estarão hierarquizadas? Quais serão os caminhos do usuário?
  4. Esqueleto
    Onde estarão posicionados os elementos interativos na tela de cada página? Que links estarão no menu? Que elementos conterá os formulários?
  5. Superfície
    Como os elementos serão apresentados ao usuário? Quais as cores, as formas, a tipografia a serem usadas? Como será o desenho da interface?

Apesar de tocar em assuntos que competem a mais de uma área profissional, o livro é curto e direto. Como reparou Steven Krug (Não me Faça Pensar), ele foi muito esperto em fazer um livro fino, porque assim se assegura de que será lido. Com certeza, quem lê o livro sai com outra noção do processo de desenvolvimento de websites focados nos seus usuários. Uma visão ampla, holística, que considera importante não só aquilo que é visível a olho nu, mas também as suas fundações.

A vantagem de enteder esses conceitos é que o produto final acaba sendo produzido mais rápido, mais facilmente e será mais efetivo, na medida em que atende as necessidades dos usuários. Para uma loja virtual isso significa aumento nas vendas. Para um website institucional, isso significa melhor conscientização da marca. Consumidores e cidadãos estão cada vez mais exigentes e não toleram websites que não tem um mínimo padrão em apresentação e usabilidade. Como a concorrência também aumenta, vence quem valoriza seus usuários.


(cerca de R$60)


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 13/01/2005

Palavras-chave

metodologia    projeto    processo    centrado    usuário    

Opções



Comentários



Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato