Blog sobre Webdesign, ou melhor, Design de Interfaces Web, ou melhor, Arquitetura da Informação, ou melhor, Engenharia de Usabilidade, ou melhor: leia e discuta sem se preocupar com o nome.
Assunto Hotsites
Hotsite é um pequeno website com o objetivo de divulgar um produto, uma idéia, etc. Geralmente é caracterizado pela ênfase no visual, textos curtos e efeitos especiais. É voltado para um público bem definido e específico, por isso pode utilizar recursos sem se preocupar em nivelar por baixo.
Vocês querem saber como eu acho que vai ser a TV Interativa? Pois bem,
acessem o site da lendária Amazon
e verão que estão destacando na primeira página um curta-metragem
muito, mas muito bom. Adivinha que tecnologia escolheram para o formato do vídeo
padrão? Flash! E porquê? Fora a ubiquidade do plugin, o filme é
interativo. Não parece, mas é. Aliás, acho até que
eles deveriam dar uma indicação mais direta (uma seta dizendo
onde se deve clicar), afinal, nunca interagi com um filme dessa forma. Fiquem
espertos ;)
O filme conta a história de um cara atormentado, que sai correndo pelas
ruas alucinado atrás de não sei o quê. Não entendi
muito bem os diálogos porque a qualidade do som estava ruim demais para
minha compreensão parca de inglês falado. Já que era um
filme destinado para a Web, deveriam tomar o cuidado de deixar mais claros os
diálogos, eliminando sons de fundo no momento.
No meio de toda a confusão, toda hora aparece algum aparelho eletrônico
que a Amazon vende. No final, é claro que estão lá as ofertas
dos produtos exibidos no filme. Propaganda não intrusiva, subliminar
e inteligente. Quem não é seduzido assim?
Sei que dessa forma, estarei ainda mais à mercê de publicitários
ardilosos, mas prefiro do que ser obrigado a assistir comerciais, ser incomodado
por banners, receber spam...
Publicitários, acordem! Não precisa ser Amazon para fazer merchandising.
Google Adsense é um bom exemplo...
Acabei de ler esse
artigo escrito pela portuguesa Ivone Ferreira que postula que as imagens
tem papel preponderante no estímulo de emoções. Apelando
para a emoção, conseguimos persuadir o consumidor a comprar uma
idéia, um produto. Assim, ela conclui que "a visão global
da página irá afectar mais intensamente o sujeito do queum texto
longo que descreve as qualidades de algo."
Para se sustentar, ela cita a pesquisa do neurocirurgião Antônio
Damásio:
As imagens não são armazenadas sob a forma de frames
de coisas, acontecimentos ou palavras. O nosso cérebro não arquiva
fotografias de pessoas nem armazena filmes de cenas da nossa vida; não
retém cartões salva-vidas como usam os apresentadores de televisão.
Não, o nosso cérebro faz, antes, uma interpretação,
uma nova versão reconstruída do original. Temos
no entanto a sensação de que podemos evocar nos olhos ou ouvidos
da nossa mente, imagens aproximadas daquilo que experienciámos anteriormente.
Elas podem ser sonoras ou visuais, tactéis, gostativas ou olfactivas
mas são predominantemente visuais.
A Samsung lançou um novo celular turbinado, que ao invés de dobrar, ele desliza. O hotsite está fantástico, pena que fique redimensionando a janela do browser. Notem como os elementos da interface se comportam como se estivesse deslizando, tal qual o celular. Também há a presença de imagens que passam rapidamente, provavelmente uma tentativa de transmitir mensagens subliminares. Na verdade, a mensagem é bem clara: com esse celular você vai impressionar as pessoas ao seu redor.
Como já havia comentado num post antigo, o design de aparelhos de celular são muito importantes porque eles servem como objetos de ostentação. Da mesma forma, na Web as interfaces mais "transadas" tem mais chance de conquistar o gosto das massas. O hotsite do novo celular consegue fazer isso com certeza, só não sei quanto ao aparelho em si.
Não sou designer de produto, mas tenho um pressentimento de que ainda vai demorar muito até alguém conseguir fazer uma aparelho que converja celular, palm e câmera de fotografar sem perder a usabilidade das interfaces dos aparelhos separados. Faz tudo, mas faz mal feito. Pense na dificuldade do designer. Ele precisa fornecer isso tudo e mais:
botões grandes para digitar telefones com uma só mão
uma área sem botões para poder segurar com uma mão só sem fazer cagada
uma tela o maior possível (no mínimo duas polegadas)
caber dentro da palma levemente fechada
resistente para não quebrar se cair, porque celular vive caindo
meio que à prova d´água, porque vive caindo uns pingos
ter um lugar para anexar uma caneta stylus
como se não bastasse, ele tem que ser fino e caber confortavelmente num bolso
Didier Hilhorst e Dan Rubin lançam agora um ebook de 17 páginas sobre como lidar com orçamentos curtos e mesmo assim entregar trabalhos de qualidade. Faça o download rápido, porque a partir do dia 6 de junho, eles vão começar a cobrar. Já dei uma folheada (ou rolada) e achei interessante. Veja esse trecho:
É de senso comum que qualquer produto ou serviço caro é sinal de estética e funcionalidade superiores. Nós acreditamos que isso é uma concepção errada. Fundos limitados não é mais uma desculpa válida para desanimar e entregar trabalhos porcos.
(tradução livre e enviesada)
Não é à toa que o Submarino é líder em vendas diretas ao consumidor no Brasil, eles sabem o que estão fazendo. Criaram um hotsite fantástico para o dia dos namorados. Ao invés de substituir a estrutura da loja num suporte Flash, o hotsite serve para indicar os principais atalhos para o presente que o usuário quer.
A interface é lúdica e muito bem bolada. Se basea numa metáfora de escrivaninha bagunçada, personalizada para o homem e para a mulher. Dá pra escolher o presente ideal pelas categorias mais indicadas, pelas ofertas, pela faixa de preço e algumas outras opções. Note cada detalhe da interface porque o trabalho foi muito cuidadoso.
[Atualização] Meu amigo Claudio Nossa, escreveu um artigo bem legal analisando as campanhas dos dias dos namorados no ano passado. Compare e veja como o Submarino "aprendeu" com elas.