Usabilidoido: Menu Principal

English Website


O futuro da propaganda é o merchandising

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
O futuro da propaganda é o merchandising

Vocês querem saber como eu acho que vai ser a TV Interativa? Pois bem, acessem o site da lendária Amazon e verão que estão destacando na primeira página um curta-metragem intitulado Do Geese See God? muito, mas muito bom. Adivinha que tecnologia escolheram para o formato do vídeo padrão? Flash! E porquê? Fora a ubiquidade do plugin, o filme é interativo. Não parece, mas é. Aliás, acho até que eles deveriam dar uma indicação mais direta (uma seta dizendo onde se deve clicar), afinal, nunca interagi com um filme dessa forma. Fiquem espertos ;)

O filme conta a história de um cara atormentado, que sai correndo pelas ruas alucinado atrás de não sei o quê. Não entendi muito bem os diálogos porque a qualidade do som estava ruim demais para minha compreensão parca de inglês falado. Já que era um filme destinado para a Web, deveriam tomar o cuidado de deixar mais claros os diálogos, eliminando sons de fundo no momento.

No meio de toda a confusão, toda hora aparece algum aparelho eletrônico que a Amazon vende. No final, é claro que estão lá as ofertas dos produtos exibidos no filme. Propaganda não intrusiva, subliminar e inteligente. Quem não é seduzido assim?

Sei que dessa forma, estarei ainda mais à mercê de publicitários ardilosos, mas prefiro do que ser obrigado a assistir comerciais, ser incomodado por banners, receber spam...

Publicitários, acordem! Não precisa ser Amazon para fazer merchandising. Google Adsense é um bom exemplo de merchandisign...

[ Atualização ] O curta-metragem exemplo de merchandisign não está mais online, porém é possível ver sua ficha no IMDB.

Livros sobre o assunto

Merchandising no Ponto-de-Venda Vitrinas Entre_Vistas: Merchandising Visual Marketing da Promoção e Merchandising

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 29/11/2004

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. O futuro da propaganda é o merchandising. Blog Usabilidoido, 2004. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/o_futuro_da_propaganda_e_o_merchandising.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Gabriel Laet
29/11/04 às 01:54

Concordo plenamente. Já tive o prazer de experimentar a interativade do vídeo na web algumas vezes com Flash. O último job que participei(www.copaguaranaantarctica.com.br/melhorespartidas/)
foi especial para todos que participaram do projeto, pois pudemos perceber a reação dos alunos ao ver o seu jogo na internet,quando seu nome aparece e a reação dos próprios pais!

O grande lance é mexer com as pessoas =)
E o Brasil tem tudo para ser destaque neste mercado. Não é a toa que todos estão se mexendo e atrás de profissionais capacitados.

http://ifilm.petrobras.com.br/br/flash/ifilm.asp


Discussão
Marcelo Linhares
29/11/04 às 02:50

ishi....
não sei não em fred...
já foram tantas as pseudo-previsões que eu prefiro esperar mais um pouco...

eu acho extremamente precipitado esta afirmação...


Discussão
Fred
29/11/04 às 13:23

É verdade Marcelo, já vi uma porção de profetas malogrados dizerem que a Web iria virar televisão, que nem o sertão que ia virar mar...

Eu acredito que vai acontecer o contrário, heheheh. A televisão é que vai ter um pouco de Web, quando for interativa.

Mesmo assim, na Web podem funcionar vídeos curtos e interativos. Esse da Amazon, pelo menos, me pegou de jeito.

Agora, desconsiderando o suporte vídeo, merchandising é o futuro sim. Propaganda incutida no conteúdo, é esse o conceito. Isso inclui desde as descaradas recomendações de produtos do Programa do Ratinho, até a propaganda sensível do Google Adsense.


Discussão
Priscila
22/03/05 às 18:24

Bom não tem experiência no ramo de Propaganda, mas aprecio o talento e a criatividade,pois estou nova na área cursando o primeiro semestre. Como estou fazendo alguns trabalhos referente ao futuro da propaganda, gostaria de saber, como seriam as propagandas do nosso futuro, por exemplo da coca-cola?


Discussão
Aléssia Saluára
31/07/05 às 15:40

Eh um pouco contraditória essa afirmação.
As novas tecnologias não destruiram algumas das velhas tecnologias,elas apenas perdem suas forças,como o caso do jornal,adaptar-se e trazer inovação para a TV pode infuenciar na manutenção de campanhas publicitárias televisivas.

Não podemos ser bloqueados por essa nova "teoria",o criativo deve sempre ter soluções para resolver novos problemas.

As campanhas deverâo ser mais interativas,mas interativas com criatividade e diferencial,a TV é e pode manter-se como o principal meio de comunicação.
A inclusão digital é fato,mas ainda não foi desenvolvida uma fórmula mágica para o dinheiro,ressaltando q a TV é acesso de todos e o computador não,além da dificuldade q alguns têm em manusear essa nova máquina.


Discussão
Danielle Oliveira
22/03/06 às 12:17

Olá Boa Tarde!

Eu gostaria de saber se tem como ser enviado para mim alugumas explicações básicas sobre Merchandising para um trabalho na Faculdade que tenho que entregar na próxima 6ª feira dia 24/03/06, mas, nada muito extenso como conceitos, como funciona, se existe realmente diferença entre merchandising, publicidade e propaganda e quais são.

Fico no aguardo de um breve retorno e desde já fico grata!

Danielle Oliveira
E-mail: [email protected]
[email protected]


Discussão
wladmyr
22/03/06 às 15:48

Também acho precipitado, não estou sequer convencido do sucesso do Flash na propria web, e pelo visto o Google também não, haja vista a má vontade com que tenta indexar conteudos swf.
Meio ululante que terá que existir uma fusão entre TV e Web, mas o que estamos assistindo é o celular colocar mais que um corpo de frente nessa corrida, acho que os fabricantes de tv tão marcando uma bobeira fenomenal, Empresas muito grandes são extremamente semelhantes aos Elefantes: grandes, Poderosas, Barulhentas, e irremediavelmente um pouco miopes.


Discussão
Maria Paula C. Harthman
22/03/06 às 16:35

Ola!!

Bem gostaria de saber se tem como ser enviado para mim algumas explicaçoes básicas sobre Merchandising, para uma pesquisa que estou fazendo relacionada a faculdade.

Muito Grata, Maria Paula.
[email protected]


Discussão
Andrea Barbosa
07/04/06 às 07:21

Bem , estou cursando o 3º semestre de Publicidade e Propaganda estou desenvolvendo um trabalho sobre o futuro da Publicidade na era da tv digital. Qual será o futuro da Publicidade com relação a Tv Digital.


Discussão
wladmyr Tio_wlad
07/04/06 às 07:28

Isso é pergunta pro BONI.


Discussão
Gisele Bezerra
08/04/06 às 18:58

Olá,
Sou estudante do primeiro semestre de Propaganda e Marketing,e estou a procura de pesquisas e e assuntos relacionados ao "O futuro da propaganda no Brasil". Gostaria da indicação de sites e links onde posso pesquisar, pois estou com uma certa dificuldade para realizar este trabalho, e com essa ajuda acredito que posso realiza-lo melhor com certesa.

Fico no aguardo de uma resposta e desde já agradeço atenção

Obrigada!!!
Gisele


Discussão
Tio_Wlad
08/04/06 às 19:08

Tem o troço novo, acho que chama gugoll ou seria guugol, um trem assim, dizem que lá tem.


Discussão
paulo
10/04/06 às 22:36

" A BANDEIRA É RETRATO, E O HINO, A VOZ DA PÁTRIA,
AMBOS, SÍNTESES DOS NOSSOS IDEAIS DE BRASILEIROS "

CIDADANIA É A OPORTUNIDADE DE INFLUIR SOBRE O LUGAR A QUE VOCÊ PERTENCE.

Lei 5.700, de 1 Set 71 - Art 32 As Bandeiras em mau estado de conservação devem ser entregues a qualquer Unidade Militar, para que sejam incineradas no Dia da Bandeira, segundo o cerimonial peculiar.

- CUMPRIR A LEI É FAZER COM QUE OS DEMAIS A OBEDEÇAM. -

A título de informação - Circular

Senhores, creio ser grande a responsabilidade do(s) ( Presidente, este como Chefe de Estado, Ministros, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, Vereadores e demais autoridades desse país, incluindo o Judiciário, além do povo em geral zelar pelo cumprimento das leis, respeitando-as e fazendo com que elas sejam respeitadas.

A mídia é formadora de opinião e serve de base para a educação do povo. Se mostra o errado, sem fazer os devidos comentários sobre o erro, e ainda acha “lindo” como nos casos de vocais e versões instrumentais do Hino Nacional (Daniela Mercury , Fafá e outros, além do oludum, até em pleno palácio do planalto, na copa de 2002 fica difícil para as autoridades agirem, pois via de regra a mídia ainda critica a ação das autoridades (as que não se omitem – caso de um delegado em Brasília que prendeu um petista que acrescentou a estrela vermelha à Bandeira.
– Art 24. A execução do Hino Nacional obedecerá às seguintes prescrições:
I - Será sempre executado em andamento metronomico de uma seminima igual a 120 ( cento e vinte);
II - É obrigatório a tonalidade de si bemol para a execução instrumental simples;
III - Far-se-á o canto sempre em unissono;
IV - Nos casos de simples execução instrumental tocar-se-á a música integralmente, mas sem repetição, nos casos de execução vocal, serão sempre cantadas as duas pares do poema;
Art 34. É vedada a execução de quaisquer arranjos vocais do Hino Nacional, a não ser o de Alberto Nepomuceno, igualmente não será permitida a execução de arranjos artísticos instrumentais do Hino Nacional que não sejam autorizados pelo Presidente da República, ouvido o Ministério da Educação e Cultura.

FALTA EDUCAÇÃO E SOBRA OMISSÃO DAS AUTORIDADES!!!!
NÃO PREGO A REPRESSÃO COM PRISÃO E MULTAS, MAS A DIVULGAÇÃO E O CUMPRIMENTO DA LEI. Não sou contra a utilização do Nosso Pavilhão. Sou contra o desrespeito a uma lei. Sou contra o desinteresse das autoridades e da mídia em geral no cumprimento dessa lei. FALTA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS E DESCUMPRIMENTO DA LEI, uma vez que há obrigatoriedade do ensino desde os anos 40.
O governo federal poderia mudar essa situação com ações junto a:
MÍDIA (jornais, TV nos programas/jornalismo, Revistas, etc ).
À INDUSTRIA EM GERAL PARA QUE NÃO SEJAM CONFECCIONADAS BANDEIRAS, camisetas, bolsas, mochilas, e demais objetos FORA DA LEI, incluir as gráficas e editoras.
Por outro lado, agir dentro da lei em suas propagandas, nos cerimoniais, salas de reunião e demais ações que lhe compete, em especial ao Presidente da República como Chefe de Estado. Agir também junto aos seus Ministros com a mesma finalidade. Nada melhor do que o exemplo.
Por sua vez, os governos estaduais e municipais agirem na fiscalização do comércio e no cumprimento da lei nas demais partes que lhes cabe, dentre elas a edição de lei queregulaemtne, para os estados e municípos os procedimentos em relação ao prescrito nos art 14 e seu parágrafo único e art 39.

SÍMBOLSO NACIONAIS - Lei 5.700, de 1 Set 71.

Senhor, se a lei é rígida, fora de moda que sejam feitas as correções necessárias, DESRESPEITÁ-LA, NUNCA !!!!!!!!!!!!!
Aos desavisados e aos que alegam que esta lei é resquício da ditadura VALE ressaltar que apenas os governos de exceção se preocuparam com os NOSSOS SÍMBOLOS:
1) Getúlio Vargas:
a) Lei 259, de 01/10/1936 - Torna obrigatório, em todo o País, nos estabelecimentos de ensino e Associações de Fins Educativos, o canto do Hino Nacional.
b) Dec 4545, de 4 Set 42 que regulamenta o uso e a apresentação dos Símbolos Nacionais ( legislação que serviu de base para a atual lei 5.700/71).
2) Médici: Lei 5.700, de 1 Set 71, em vigor com suas alterações .
Lamentavelmente essa lei é desconhecida nos Três Poderes, tanto pelas autoridades federais, estaduais e municipais e pelo povo em geral.

- NÃO HÁ NAS FACHADAS DOS PRÉDIOS PÚBLICOS (principalmente em Brasília) AS ARMAS NACIONAIS (armas da república).
- Art 26 É obrigatório o uso das Armas Nacionais:
I - No Palácio da Presidência da República e nas residências do Presidente da República;
II - Nos edifícios-sedes dos Ministérios;
III - Nas Casas do Congresso Nacional;
IV - No Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais Superiores e nos Tribunas Federais de Recursos;
V - Nos idifícios-sede dos poderes executivos, legislativo e judiciário dos Estados, Territórios e Distrito Federal;
VI - Nas Prefeituras e Câmaras Municipais;
VII - Na fronteira dos edifícios das repartições públicas federais;
VIII - nos quartéis das forças federais de terra, mar e ar e das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, nos armamentos, bem como nas fortalezas e navios de guerra ( texto da Lei nº 8.421, de 11 Mai 92 );;
IX - Na frontaria ou no salão principal das escolas públicas;
X - Nos papéis de expediente, nos convites e nas publicações oficiais de nível federal.

- Em 99,9% das aparições e do uso da Bandeira há uma contravenção:
A mídia mostra produtos com o Nosso Pavilhão utilizado de forma ilegal sem fazer a devida observação e achando tudo lindo. Vemos também nas praias, no comércio todos os dias, além dos gabinetes, salas de reunião e outros locais onde há políticos.
Estamos em ano de copa e certamente veremos muita coisa desse tipo. A mídia já começou a mostrar. É um problema até de PROCOM, pois o consumidor estás endo enganado com produtos ilegais.
- Art 11 A Bandeira Nacional pode ser apresentada:
I - Hasteada em mastro ou adriças, nos edifícios públicos ou particulares, templos, campos de esporte, escritórios, salas de aula, auditórios, embarcações, ruas e praças, e em qualquer lugar em que lhe seja assegurado o devido respeito;
II - Distendida e sem mastro, conduzida por aeronaves ou balões, aplicada sobre parede ou presa a um, cabo horizontal ligando edifícios, árvores, postes ou mastros.
III - Reproduzida sobre paredes, tetos, vidraças, veículos e aeronaves;
IV - Compondo, com outras bandeiras, panóplias, escuros ou peças semelhantes;
V - Conduzida em formaturas, desfiles, ou mesmo individualmente;
VI - Distendida sobre ataúdes, até a ocasião do sepultamento.
- Art 19. III - À direita de tribunais, púlpitos, mesas de reuniões ou de trabalho. Parágrafo único. Considera-se direita de um dispositivo de bandeiras, à direita de uma pessoa colocada junto a ele e voltada para a rua, para a platéia ou, de modo geral, para o público que observa o dispositivo).
- Art 22. Quando distendida e sem mastro, coloca-se a Bandeira de modo que o lado maior fique na horizontal e a estrela isolada em cima, não podendo ser ocultada, mesmo que parcialmente, por pessoas sentadas em suas imediações.
- Art. 31. São consideradas manifestações de desrespeito à Bandeira Nacional, e portanto proibidas: II - Mudar-lhe a forma (a forma é retangular e dentro das proporções), as cores, as proporções e dístico ou acrescentar-lhes outras inscrições;)
1) Nos programas do governo federal a utilização da Bandeira e das Cores Nacionais. “ BRASIL ” além do preto e do vermelho usa parte da Bandeira, transforma a letra “A” em “Bandeira”, esse tipo de contravenção (adulteração da Bandeira) aparece em camisetas, bolsa e outros objetos vendidos no comércio ( colocam o losango amarelo e demais partes da Bandeira em um fundo verde, que não o retângulo. Nossa Bandeira é tão linda por que não usa-la com ela é? - - Art 11 A Bandeira Nacional pode ser apresentada: Art 28 Consideram-se cores nacionais o verde e o amarelo. Art 29 As cores nacionais podem ser usadas sem quaisquer restrições, inclusive associadas ao azul e branco + Art. 31.

Essa vergonha é comum nos governos municipais, estaduais e agora federal (antes mudavam apenas a forma da Bandeira o que já era ilegal) - incluem ou usam as cores de seus partidos as cores dos municípios e estados (alterando ou criando lemas e logotipos) e assim, papeis impressos, viaturas, prédios públicos, placas indicativa de locais e tudo mais são alterados e NÓS, povo, pagamos a conta de tanta irresponsabilidade, falta de fiscalização e controle. UMA LEI NESSE SENTIDO VIRIA A CALHAR MUITO BEM. Vila Velha,ES possui.
2) Em todas as aparições na TV do Presidente Lula (como os anteriores ) a Bandeira (em mastro) colocada atrás de mesa ou púlpito encoberta por pessoas ou coisas . Art 19 A Bandeira Nacional, em todas as apresentações no território nacional, ocupa lugar de honra, compreendendo como uma posição:
Ontem na conversa com ao astronauta vimos, como em vezes anteriores a Bandeira nacional colocada fora de posição e arrastando no chão.
- Art. 21 Nas repartições públicas e organizações militares, quando a Bandeira é hasteada em mastro colocado no solo, sua largura não deve ser maior que 1/5 (um quinto) nem maior que 1/7 ( um sétimo ) da altura do respectivo mastro.
Bandeira na parede (ou coisa assim) de grandes proporções ( até o chão) com inscrições. O mesmo em locais de reuniões. – Art 19, Art 22 e Art 31. : II -

3) "bandeira" em carpete azul na rampa da Mesa do Senado. Por que não trocar pelas Armas Nacionais?. Outra atrás da tribuna. - Art 19. III - À direita... - Art. 31.

4) Duas Bandeiras no Plenário da Câmara fora dos locais previsto. Bastaria uma. Outras atrás de mesas das Comissões

5) Nas praias apareceu uma "bandeira" com o fundo verde alterado onde há uma arara e estrelas.

6) Bandeiras e "bandeiras" adulteradas, estilizadas em camisetas ( até inversão do verde com o amarelo), camisas, bolsas, calcinhas, biquínis, mochilas, canga, etc, etc. Nos aeroportos em lojas até do Projeto TAMAR. Por que não usar a Bandeira como ela é?

7) Porta-bandeira de escola de samba de São Paulo com saia enfeitada com parte da Bandeira.

8) Nos esportes, em manifestações em passeatas e até na mini-série JK ( D. Sara ), como em diversos programas a Bandeira sendo usada como manto, amarrada ou não ao pescoço. Um gesto espontâneo em um momento de alegria ( mas que fere a lei) foi tolerado no passado pelas “autoridades” e não divulgado o erro pela MÍDIA que mostrou a cena, vem se repetindo em todos os esportes e pelo povo em geral. Esse gesto passou a ser coisa natural e obrigatória.
Outras formas de utilização da Bandeira também são usadas, até em missas.
Hoje, em uma manifestação na cidade de Petrópolis/RJ uma menina (uns 12 anos) estava com a Bandeira amarada na cintura. Muito educadamente ela me disse que não sabia da proibição.
Em cerimoniais, principalmente nos esportes de quadra, a Bandeira entra carregada por 4 pessoas (Bandeira deitada), quando deve estar na vertical, ou seja: com a faixa branca na horizontal e a estrela isolada para cima (carregada por duas pessoas) e a frente das demais e dos atletas, árbitros ou qualquer outra pessoa.
Há hasteamento em que a Bandeira é colocada na vertical ou de cabeça para baixo. A retirada da Bandeira também é feita sem a menor cerimônia. Bandeira enfeitando os ginásios e outros locais, fora do previsto na lei e por vezes tão enormes que tocam o chão e são encoberta por pessoas ou coisas. Na própria Presidência da República, coma a agravante de possuir inscrições.
9) Bandeiras (em tecido, plástico, adesivos encontrados em qualquer banca de jornais, bordadas ou impressas nos mais diversos objetos) com a faixa branca na horizontal ou fora do previsto na lei, além de muitas vezes sem a inscrição “ ORDEM E PROGRESSO” E AS ESTRELAS. - Art 19. III - Usá-la como roupagem, reposteiro, pano de boca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar + Art. 31.
10) No comércio, Bandeiras com apenas um lado, sem o verso ( Art. 5º A feitura da Bandeira Nacional obedecerá às seguintes regras: X - As duas faces devem ser exatamente iguais, com a faixa branca inclinada da esquerda para a direita do observador que olha a faixa de frente, sendo vedado fazer uma fase como avesso da outra. ).
11) Nos shopping e comércio e geral vemos vitrines enfeitadas com a Bandeira de forma a desrespeitar a Lei :
a) jogada sobre prateleiras e com objetos expostos sobre ela ou pendurada na vertical, enrolada em objetos ou pé de objetos, etc, etc ( Art 22.).
b) Temos tapetes em forma de Bandeira vendidos em praias e a enfeitar os pisos de lojas.
c) Nas Lojas Americanas/Petrópolis uma Bandeira na vitrine com a marca de um produto colada nos quatro cantos (Art. 31) - Art. 10 A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular. Art 11 A Bandeira Nacional pode ser apresentada: I - Hasteada em mastro ou adriças, nos edifícios públicos ou particulares, templos, campos de esporte, escritórios, salas de aula, auditórios, embarcações, ruas e praças, e em qualquer lugar em que lhe seja assegurado o devido respeito;
Art. 39. É obrigatório o ensino do desenho e do significado da Bandeira Nacional, bem como do canto e da interpretação da letra do Hino Nacional em todos os estabelecimentos de ensino, públicos ou particulares, do primeiro e segundo graus.

12) Citar tudo de errado que acontece levaria um dia inteiro.

" Hoje é sempre o dia certo para fazer as coisas certas. Amanhã já é tarde. " Martin Luther King Jr.


Grato Paulo Lucio dos Santos



Discussão
faty
16/05/06 às 13:15

palavras para que?imagens bastam!!!!


Discussão
Anderson Pessoa
20/09/06 às 02:52

Olá pessoal eu estou fazendo um trabalho sobre a tv digital e gostaria de saber o seguinte:
O que irá mudar na propaganda Brasileira com a entrada da TV Digital?
Muito obrigado !


Discussão
Daniela
20/09/06 às 22:16

Achei super interessante este site, é uma rede de contato fantástica para universitários relacionados com propaganda e merchandising.
Espero que algumas pessoas relacionadas à área colaborem para o sucesso de todos.


OBRIGADA!!!


Discussão
Roberta
28/09/06 às 16:01

Oi, Estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre Merchandising editorial e gostaria de saber mais sobre o assunto. Quanto cresceu nos últimos anos, suas principais características, enfim, qualquer informação que possa acrescentar meu trabalho.
Muito Obrigada!!!


Discussão
Maria
12/10/06 às 11:46

oi!!

Estou a realizar um Projecto Tecnológico de marchandising, gostava de obter mais informações sobre o tema......... Gostaria de saber a sua história, varios fatores que me ajudei a realizar este tão trabalhoso Prjecto tecnológico

Obrigada pela vossa atenção


Discussão
Mari
23/11/06 às 12:27

Qual seria exatamente o assunto em relação ao merchandising?Social, no ponto de venda?
Se for a segunda opção,tem um livro otimo, q é o Merchandising no Ponto De Venda, só n lmbro o autor, mas vc colocando o titulo do livro fica fácil de achar.Bjs


Discussão
Luana
01/03/07 às 11:39

olá.
trabalho numa loja revendedora de celulares TIM, e este mês tenho uma cota para vender. quais técnicas seriam as mais indicadas para que eu atinja essas metas? obrigada


Discussão
GILSON
30/03/07 às 00:35

SERA QUE ENTENDEMOS O VERDADEIRA MERCHANDISING, NAO ESSE QUE O SCONCEITOS APLICAM.


Discussão
Vanessa Almada da Silva
21/08/07 às 11:34

Estou estudando Publicidade Propaganda, e estamos analisando a grande técnologia cada vez mais avançada, aonde pessoas que não tem tempo assitir programas de televisão ou no radio , e não podem ser manipuladas pelas propagandas existentes hoje, no entanto a nova gerações, vão estar ligadas as técnologias mais avançadas, como Tv digitar, entre outras técnologias que ja existem e começan a abrr espaço no mercado a cada dia mais .Muito bacana os comentarios e acredito que o método de estudo de um publicitário vão estar casa vez mais voltada a técnologia, e assim vamos ter quer nos preparar para outro nivel técnico de estudo.


Discussão
Edson Estralhoti
02/10/07 às 00:30

gostaria de receber assuntos sobre merchandising e propaganda, estou no ultimo periodo e temos um seminario sobre este assunto, muito obrigado


Discussão
Antônio Araújo
21/10/07 às 13:55

Adorei o site, muito interessante. Muito rico em informações.
Tenho um projeto Integrador para apresentar na Faculdade, sobre carnes bovina. Gostaria que sugestões sobre o que de melhor apresentar sobre Merchandising.
Obrigado e SUCESSO!


Discussão
Marcelo Guerra
12/03/08 às 14:54

Boa Tarde...

Caros colegas, busco maiores informações sobre o assunto, estou concluindo um MBA em Mkt estratégico, e merchandising no PDV é o assunto abordado na minha monografia, é sempre bom buscar informações diversas para complementar meus estudos, e amadurecer ainda mais meu banco de dados sobre tal ferramenta.

Obrigado.

[email protected] ( podem enviar as informações para esse email. )


Discussão
thaise
03/06/08 às 17:42

Ola!

Estou fazendo um trabalho p/minha faculdade
e o assunto é: o futuro da propaganda no Brasil.
Gostaria muito de obter imformações sobre propagandas e merchandising, e também, qual a visão da propaganda para o futuro.

Muito Obrigado por sua atenção!


Discussão
Caio Camargo
05/11/08 às 08:37

Olá !
Muito bom o site e o conteúdo.
Gostaria de deixar o link para meu blog, com assuntos voltados inteiramente ao varejo, com dicas e análises sobre marketing, merchandising e atendimento.
Ainda deixo espaço para responder à dúvidas enviadas por internautas.
Acessem !

FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato