Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Celular: usabilidade para a massa

Batendo uma bola com meus amigos que escreveram sobre a usabilidade dos aparelhos de celulares vendidos no Brasil, vou comparar os websites das principais operadoras do país. A abrangência da telefonia móvel pode ser o segredo para a expansão da Web nos próximos anos, se conseguirem chegar a funcionalidades próximas dos PDAs.

Para começar, um splash perguntando o estado é o padrão em todos. Odeio isso e como também tenho ogeriza a celulares, não sei se isso é realmente necessário. Quem faz melhor é a Vivo que mostra algumas promoções e informações gerais da empresa.

Mas não se engane, uma vez dentro de certos websites regionais da Vivo, você pode ter certeza que está perdido. Outro dia, acompanhei uma amiga minha tentando baixar ringtones para seu celular fashion. Ela ficou duas horas, eu disse duas horas, navegando no website da Vivo atrás deles e não achou. Clicando em Serviços > Downloads seria o mais óbvio, mas parece que é um serviço disponível somente para um determinado modelo de celular. Usaram um termo padrão da Web para designar um serviço específico que não tem nada a ver com baixar arquivos pro PC e sim direto ao Celular.

O website da Vivo Gaúcha é o único que mostra em algum lugar visível o link para os ringtones, mas infelizmente o link está quebrado.

A primeira impressão da Claro é muito boa. A interface é muito limpa e as regiões bem delimitadas. O menu parece bem organizado e as animações são lentas e concentradas em apenas um lado da interface, ao contrário da Tim, que posiciona animações concorrentes em lados opostos da tela

O website da OI vive fora do ar.

Bem, to meio corrido pra escrever mais sobre...


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 27/02/2004

Palavras-chave

celular    operadoras    mobile    telefone    

Opções



Comentários

Discussão
Isabel
27/02/04 às 06:56

oi, sou do blog de usabilidade, autora do texto no qual vc se inspirou para esse post. Esse problema de regionalização dos sites de telecom se dá porque as tarifas variam de estado para estado, assim como as promoções, e outros conteúdos considerados "locais". Já fiz um monte de websites e intranets para empresas de telefonia e essa é sempre a questão principal. Eles fazem isso porque não têm outra opção.....e o usuário tem que viver com isso....


Discussão
Fred
02/03/04 às 06:09

Mauro, curti seu blog. Os textos maiores são relíquias para quem trabalha na nossa área. Dicas profissionais na boa.


Discussão
mmrl
02/03/04 às 11:13

Olha como a tribo dos Usabilistas está crescendo! O que é bom para todos nós. E para nosso público. Aliás: notem que evitei utilizar a palavra usuário. Acho que temos hoje em dia público. Audiência. Mas isso é asssunto para outro post. ou artigo.

Gostei do site Fred. Sorte e longa vida.

Assim que puder retribua a visita.


Discussão
mmrl
03/03/04 às 04:10

Valeu mestre. Daqui a pouco já dá para fazer um clube de usabilistas em geral


Discussão
Moisés Almeida
13/01/07 às 06:46

Hehe, eu não baixo pelo site da operadora, pesquiso no google(Pelo computador ou pelo celular mesmo) sites de conteúdos para celulares, pego os links entro com meu celular e se você for rápido chega a gastar apenas R$0,02 por música/imagem/temas dentre outros, acho esse método pratico e preciso e sugiro que façam o mesmo.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato