Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Uma década de Usabilidoido

Comemorando os 10 anos deste blog!

10anos.png

Eu não imaginava que este blog pudesse chegar a 10 anos quando comecei a escrevê-lo. Na época, os blogs eram usados para expressar sentimentos pessoais, uma espécie de diário aberto. Eu fui um dos primeiros no Brasil a lançar um blog profissional, mas eu não sabia se o formato iria durar.

Durou por um tempo, ganhou proeminência, e depois caiu em desuso. Em 2005, o Usabilidoido foi listado entre os top 10 sites de tecnologia no falecido Prêmio Ibest, junto com grandes portais como o Imasters. Em 2006, apareceu na recém criada categoria Blogs.

O blog recebia muitas visitas, em sua maioria, de pára-quedistas do Google. Otimização para buscadores ainda era uma ciência oculta, de uns poucos. Apliquei todas as técnicas que conhecia e lucrei com os links patrocinados. Consegui até comprar um carro graças a essa renda extra.

Acabei enjoando de escrever para pára-quedistas e comecei a focalizar nos temas da minha pesquisa de mestrado. Os textos foram se tornando mais acadêmicos, compridos, e profundos. Muitos leitores reclamaram disso, mas eu não tinha escolha. O blog é pra mim uma ferramenta de aprendizado. A partir daí comecei a perder a audiência ampla que tinha e passei a trabalhar mais com o nicho do design de interação, que estava criando.

Embora muitas pessoas associem meu nome com usabilidade, eu não sou pioneiro nesse assunto. Muitos já escreveram sobre o assunto antes de mim. O que eu fiz foi simplesmente tornar o assunto mais atrativo, afirmando ao invés de negar a criatividade, como é de praxe pelos gurus da usabilidade. O "doido" no nome deste blog vem justamente daí.

Mais do que usabilidade, eu acredito que este blog foi pioneiro em tratar do assunto design de interação. O primeiro post sobre foi uma reflexão do livro Design de Interação de Preece, Rogers e Sharp, em 2005. Depois vieram uns tantos outros, inclusive relacionado design de interação a banana e sexo.

No Usabilidoido, propus a criação de uma lista de discussão em português sobre o assunto (DesInterac) e a abertura de um curso de pós-graduação. Leitores que acompanhavam o blog e colegas que eu já conhecia apoiaram a iniciativa e acabamos por fundar o Instituto Faber-Ludens juntos.

Cena do Video Cast Faber-Ludens

O Usabilidoido foi essencial para juntar o grupo de fundadores e os alunos das primeiras turmas da pós-graduação. Apesar do reduzido número de alunos, o curso rapidamente adquiriu proeminência no cenário de tecnologia devido aos projetos de ponta.

Palestra no evento Olhar da Criação, em Belo Horizonte

Fui convidado a dar palestras em vários lugares do Brasil, mostrando a abordagem diferenciada que desenvolvíamos no Faber-Ludens e os projetos de alunos. Isso me tomava tanto tempo, que tive que reduzir drasticamente a frequência dos posts no Usabilidoido. A partir daí, nunca mais consegui recuperar a frequência semanal de outrora...

Hoje quando sento pra escrever um post, só me satisfaço quando produzo uma reflexão mais substancial, um texto de fôlego. Foi se o tempo em que me satisfazia com notas curtas, mais características de blog. Algumas pessoas dizem que o Usabilidoido nem é blog, mas sim um site com artigos. Eu gosto de pensar que é um blog porque me faz pressão para manter um ritmo de publicação.

Aliás, o ritmo hoje está muito lento, desde que me mudei para a Holanda afim de fazer o doutorado. Minha intenção no começo era postar com mais frequência no meu blog em inglês, porém, acabei descobrindo que a academia internacional não dá a mínima para esse tipo de publicação informal. No momento, eu preciso concentrar todas as minhas forças em publicar artigos em revistas acadêmicas de alto impacto, o que já é em si uma grande tarefa.

Eu fico um pouco frustrado com isso, pois o blog permite receber feedback rapidamente através das discussões nos comentários. Isso foi muito útil durante o mestrado, pois pude conhecer outros pesquisadores trabalhando com temas similares, como Hugo Cristo, José Pirauá e outros.

O bacana é o seguinte: apesar dos altos e baixos, o Usabilidoido continua aí. Dos blogs que começaram mais ou menos na mesma época com temas relacionados, só continuam a ser atualizados o Revolução.etc.br e o Roda e Avisa. Os blogs que estão bombando hoje em dia são o Arquitetura da Informação e o UX.Blog, lançados mais tarde. Fico satisfeito que o tema continua sendo relevante na blogosfera, porém, por outro lado sinto falta dos debates mais aprofundados de outrora.

Enfim, editar este blog é sempre um motivo de satisfação pra mim. Embora não tenha nem metade da audiência e da participação dos leitores que tinha há alguns anos atrás, pretendo continuar atualizando-o esparsamente. Agradeço a todos os leitores, principalmente os que deixam comentários e falam do blog para seus amigos. Que venham mais 10 anos!


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 19/12/2013

Palavras-chave

blog    

Opções



Comentários

Discussão
Guilherme Marques - BH
20/12/13 às 09:00

Bacana o post, mostra a trajetória do profissional por trás do blog.

Abs


Discussão
Vanessa Romankiv
23/12/13 às 14:04

Parabéns Fred!!!
O usabilidoido é uma ferramenta de aprendizado que utilizo no dia a dia.
Quando você menciona que o blog foi pioneiro em tratar do assunto design de interação você está correto, o primeiro contato que tive com o design de interação foi através do blog. Sem contar que o blog é indicado por tratar do tema usabilidade (dentre outros temas ligados a experiência do usuário).
Espero que o blog comemore mais decádas.


Discussão
Gustavo Moura
13/02/14 às 17:50

Parabéns velinho, muito bom esse momento de nostalgia! Vida longa ao usabilidoido!


Discussão
athalyba
14/04/14 às 14:10

Cara, passou batido o niver desse blog, mas aqui estou !!!

Vida longa ao Usabilidoido, que venham os mehores backlinks :-)


Discussão
Paula Ugalde
19/04/14 às 01:16

\o/ Viva! #Adoro o Usabilidoido!!! Parabéns Fred!! Recebo via newsletter e sempre te leio mas acho que nunca comentei. Gosto do modo como escreve porque é entendível, para mim de outra area e aprecio demais as partilhas das pensatas em torno da trajetória acadêmica e profissional.
Grande abs!! #sucesso :)




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato