Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Blogo porque assim aprendo mais

Depois de mais de um mês de abstinência de posts, tentei entender o que me movia a escrever tanto neste blog. Não é só pela fama, nem só pelos contatos proporcionados, nem só pela minha responsabilidade social.. O motivo principal é o meu próprio aprendizado.

Neste tempo em que parei de escrever, percebi que o momento do dia em que escrevo um post é quando faço a reflexão sobre um assunto importante que aprendi recentemente. Isso me ajuda muito a fixar e estabelecer relações duradouras entre as informações. Privado desse momento, evolui bem menos nos meus estudos.

Não parei de escrever completamente. Sempre haviam trabalhos acadêmicos sobre o assunto e alguns artigos que andei publicando no Webinsider. Mas, a regularidade e flexibilidade do blog é imbatível. Não me toma mais de 15 minutos para escrever um post e faço isso com maior frequência. Ainda sou contemplado com as reflexões dos meus leitores sobre os mesmos assuntos. Ô ferramenta fantástica.

Por isso, repito a dica que o pai do Jonas deu a ele e este me repassou: "Se quer aprender sobre algo, escreva sobre". Portanto, abram seus blogs, escrevam sobre usabilidade, flash, design, webstandards e o escambau (só não vão banalizar suas interioridades). Não tenho nenhum receio de concorrência, na verdade até sinto falta disso. Preciso de pontos de vista diferentes dos meus para refiná-los ainda mais. Vejo vocês no próximo trackback.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 05/11/2004

Palavras-chave

blogar    blog    escrever    aprender    aprendizado    conhecimento    

Opções



Comentários

Discussão
Marcelo Linhares
10/11/04 às 01:06

A questão nem é concorrência Fred, é SOMA DE CONHECIMENTOS MESMO, visões distintas melhora o entendimento do assunto.

O interessante de se criarem mais blogs técnicos refletiria num respeito maior às regionalidades do nosso país, sabemos que a WEB é global, mas cada região do nosso país possui um mercado distinto, usuários/consumidores/clientes/internautas com perfis distintos, as vezes entro em blogs de pessoas do Nordeste e é incrível como alguns pontos de vista são totalmente diferentes de desenvolvedores no centro-sul do nosso país.....

Apesar de toda abertura da WEB, vejo poucas pessoas de outros estados blogando, discutindo, comentando, escrevendo, blá,blá,blá,blá,blá...

Quando surge aquela velha dúvida de quanto cobrar num trabalho free-la, fica clara a discrepância entre algumas regiões...

Ps:. Que bom que esse blog voltou hein...


Discussão
Mary Grace
21/02/05 às 00:28

Gostei muito do seu blog. Que ferramenta vc usou para desenvolvê-lo? Achei muito diferente dos que eu conheço.
[]s
Mary Grace


Discussão
Carlos Duarte
20/06/05 às 09:04

Ah! Se eu tivesse a mesma facilidade de expor as minhas idéias, ou então falar sobre o que eu aprendi, certamente também blogaria! Alguma dica?! ;)


Discussão
Fred
20/06/05 às 09:15

A mesma dica do curso de inglês: comece hoje mesmo! Veja os primeiros posts deste blog, basicamente eu comentava algum outro post que saiu em outro blog:

http://www.usabilidoido.com.br/2003_12.html

Com o tempo, escever no blog virou rotina e toda idéia que tenho ao longo do dia, avalio pra ver se daria um bom post. A maioria nem chego a escrever, porque não dá tempo. Daí entra o Podcast, esse é mais rápido e pode ser gravado longe do PC.


Discussão
Carlos Duarte
21/06/05 às 17:00

Qualquer dia desses eu começo, valeu!


Discussão
karla lopez
24/12/05 às 11:02

Também é por isso que blog...


*pra ver e entra alguma coisa dentro dessa minha cabeça dura*

Brincadeiras a parte, isso é cintífico. Os índices de retenção de informação baseados em técnicas de ensino e aprendizagem já foram mais do que pesquisados e repesquisados:

Ler 10%
Ouvir 20%
Ver 30%
Demonstração/ver e ouvir 50%
Grupos de discossão 70%
Prática/Experiência pessoal 80%
Ensinar 95%
(William Glasser)


The one who does the talking does the learning! - Thomas Angelo


Discussão
Uirá
17/04/06 às 21:34

vou tentar começar meu sétimo blog, se der certo a culpa eh sua!


Discussão
Marcos Krucken
23/04/07 às 03:23

Gostei bastante do seu blog e voltarei mais vezes. Enquanto isso, convido-o para conhecer o meu blog que é http://www.unisulbusiness.blogspot.com


Discussão
gloria
10/04/09 às 21:37

Olá
O titulo do seu blog, prendeu-me a atenção. Li e concordo inteiramente. Empurrada entrei num blog e a verdade viciei. Obriga-me mais atenção na escrita, pois falo sempre com emoção, e "obriga-me" a desenvolver os assuntos com bastante mais cuidado.
Se quizer espreite o meu.
Http://formjguinha.blogspot.com
Com duas entradas:-formiguinha laboriosa
e
parei,ouvi e comentei
Foi por aqui que o Acaso entrou...
Um abraço
MG




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato