Usabilidoido: Menu Principal

English Website


A invasão dos Clones de Nielsen

Iniciantes lêem Nielsen e repetem sem refletir sobre.

Clones de Nielsen

Na palestra sobre Design Afetivo tive que fazer uma crítica direta ao discurso da Usabilidade, que relega a afetividade na interação a um segundo plano. Para explicar de uma forma mais afetiva, direcionei a crítica a Jakob Nielsen, mas ela é válida para grande parte dos praticantes da área. Embora o próprio Nielsen reconheça que estética seja importante, em seu argumento não há um balanço coerente entre utilidade e significado.

Para Nielsen, Design é a origem dos problemas de usabilidade que engenheiros como ele tem que identificar e corrigir. Os problemas que Nielsen costuma identificar são justamente as características de um projeto que os tornam únicos, expressivos e afetivos. Para uma crítica mais completa, veja o texto"Os usos de Nielsen" traduzido por Carlos André Gonçalves. Também é bacana a crítica dos flasheiros sobre. Abaixo segue o trecho em vídeo da palestra.

Minha recomendação é que Nielsen deve ser conhecido, mas a mesma crítica que ele faz ao trabalho dos outros deve ser feita ao trabalho dele. É importante conhecer outras visões para o Design de Interação, especialmente fora do discurso de Usabilidade e IHC tradicionais.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 25/05/2009

Palavras-chave

usabilidade    nielsen    crítica    

Opções



Comentários

Discussão
Julio Azevedo
25/05/09 às 13:29

uhauhaha, to chorando de rir Fred, mas tudo que você disse ai é a pura verdade. Nunca fui "seguidor" de Nielsen, pelo contrário, sempre achei ele um "ET" como você mencionou aí na sua palestra.
Parabéns.


Discussão
Eudasio Batista
14/06/10 às 23:01

São argumentos importantes, principalmente quanto ao cuidado e crítica a qualquer idéia ou teoria que queira seguir.
Parabéns pelas colocações!!


Discussão
Bugas
20/09/10 às 15:20

Claro que ninguém está totalmente certo. O ideal é a aplicação do ideal com o usual, sem ser meramente Jacob ou puramente disign.

A mescla de elementos cria o novo e atrais muito mais pela sua originalidade.


Discussão
stenio
15/11/10 às 18:17

Começou muito bem, mas foi se perdendo, perdendo e finalizou mau.
Mas gostei.


Discussão
Andrezão
16/07/11 às 11:14

Para tudo aquilo que é considerado como "best pratices" deve haver bom senso naquilo que consideramos como VERDADE. Não podemos usar a teoria como unica opção e sim analisar suas decisões baseadas em custo versus benefício ou ganho versus esforço.
O texto procurar alertar que as pessoas devoram os livros e ACHAM que sabem sobre o assunto...
Achei oportuno...


Discussão
flavio
05/09/11 às 20:27

Cara gosto muito do jackob acho muito legal muita coisa que ele falo, nem tudo claro é daquela forma também levando em consideração que o livro dele foi escrito em 2007,

Vocês que acham que ele é um et é so seguir o que ele falo, usabilidade so é usabilidade pra um publico espicifico então, vao ter publicos de sites de vcs que vão aceitar uma fonte mas arrojada com um layout mais moderno assim também como tem publicos que so aceitaram a verdana tamanho 14.

Cara só existe uma forma de você Descobri que o que ele falo é Verdade, faça o TESTE você mesmo.


Discussão
Alexandre
26/12/13 às 10:04

Nielsen é o Sheldon Cooper da Usabilidade: só porque incapaz de compreender sentimentos e emoções, as desqualifica como se essa incapacidade fosse comum a todos os humanos...




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato