Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Iniciando o doutorado

Sobre minha mudança para o exterior.

B0030AB6-B78E-439E-B997-1E0607AF5116.jpg

Nos próximos dias estarei me mudando para a Holanda, o país de onde vieram os meus avós e que me traz este nome tão exótico no Brasil. Estou indo para lá fazer doutorado na Universidade Twente.

Na Holanda, o doutorado é diferente do Brasil. A Universidade define um tema de pesquisa e anuncia a vaga. Os interessados são selecionados e o escolhido é contratado como um pesquisador funcionário da Universidade com salário e não bolsa.

A vaga que eu me candidatei e fui selecionado é para trabalhar com a criação de jogos para facilitar design participativo de hospitais. Serão muitos assuntos novos sobre Arquitetura, Saúde, Jogos Sérios, Realidade Virtual e outros que ainda nem imagino. Passarei 4 anos lá pesquisando o assunto.

Um dos motivos pelos quais decidi fazer doutorado no exterior foi apresentar o Instituto Faber-Ludens para a comunidade internacional. Nesses 3 anos de existência, o Instituto se tornou referência em Design de Interação no Brasil, desenvolvendo projetos experimentais com alunos da pós-graduação e projetos de consultoria para parceiros como Electrolux e O Globo.

O Almanaque 2010 apresenta os principais trabalhos que desenvolvemos nesses últimos anos. É uma publicação bilingue especialmente feita para mostrar à comunidade internacional. Pelo site é possível fazer download do PDF ou encomendar um exemplar impresso.

SANY0010_3.JPG

Enquanto eu estarei na Europa procurando parcerias para o Instituto, nosso time de pesquisadores continuará as atividades aqui no Brasil. Gonçalo Ferraz, Leandro Henrique, Rodrigo Gonzatto, Anderson Gomes e Edyd Junges estão atualmente coordenando as atividades do escritório de P&D. Eu continuarei participando das atividades à distância.

Com a intenção de iniciar a conversa com a comunidade internacional, abri um blog em inglês onde irei relatar meu progresso na pesquisa de doutorado. Eventualmente postarei aqui no Usabilidoido, mas o ritmo vai diminuir. Espero manter, pelo menos, o mesmo ritmo no twitter @usabilidoido que, aliás, consegui finalmente registrar. O twitter @fredvanamstel será em inglês.

Nesse período de doutorado, espero ter condições de vir ao Brasil com frequência para não perder o vínculo com a comunidade. Espero que o conhecimento que eu adquira lá seja útil aqui também.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 09/04/2011

Palavras-chave

doutorado    academia    

Opções



Comentários

Discussão
dudu
10/04/11 às 18:30

Muito bacana Fred, o tema do seu doutorado é muito interessante, parece ser do caralho!

Boa sorte na nova jornada!


Discussão
gabriela du saint
11/04/11 às 10:33

Felicidades!


Discussão
Gonzatto
11/04/11 às 11:18

Grandes interações por todo o globo :) sucesso!


Discussão
João
11/04/11 às 11:20

Sucesso! E continue divulgando o Design de Interação brasileiro.


Discussão
Bruno Duarte
11/04/11 às 11:23

Grande Fred, muita sorte e sucesso!
Se conseguir encontrar um parceiro no exterior para investir do Keeko, avisa a gente ;)


Discussão
Bruno Duarte
11/04/11 às 11:26

Grande Fred, muita sorte e sucesso!
Se conseguir encontrar um parceiro no exterior para investir do Keeko, avisa a gente ;)


Discussão
Paulo José O. Amaro
11/04/11 às 23:27

Uau, Fred! Meus parabéns e muito sucesso! Acompanho o Usabilidoido desde que meus estudos sobre usabilidade e acessibilidade começaram há um ano e meio atrás. Fico feliz em saber que você está aproveitando essa oportunidade, que, sem dúvidas, lhe trará muitas outras. E no caminho, um enorme aprendizado!

Abraços!


Discussão
edson Cordeaca
16/05/11 às 15:39

Puxa...parabéns!
Sempre desconfiei de suas raízes por cauda do von Amstel...rsrs
Seus textos são sempre excelentes...e esta área de estudo vai ser excelente tb.
Este esquema de eles te oferecerem as áreas de pesquisa que eles estão necessitados creio que seja bom porque não ficam empoeirando nas estantes das faculdades um monte de pesquisas que foram às vezes "pura viagem" do mestrando ou doutorando...
Aproveite e vá até Amersfort e ande com nordic- sticks...muito divertido...fora pedalar por ciclovias tão belas...
Abraço
Edson


Discussão
Liliane
16/05/11 às 15:47

Oiii Parabens Fred...
eu moro na Holanda, mas um pouco distante da faculdade de Twente... apesar que o distante da Holanda é na esquina no Brasil... *rs

O seu nome é o nome do Rio que originou o nome de Amsterdam... Amstel é muito comum aqui... Amstel estaçao... Amstel cerveja... mas como nome é a primeira vez que vejo... *rs

Espero que goste dos países das tulipas...

Abraços...
Liliane


Discussão
Marcelo Barbieri
16/05/11 às 21:39

Fred muito sucesso em seu doutorado, fiquei muito contente de saber. Você mais do que ninguém merece essa oportunidade que acaba colaborando para todos da comunidade envolvida com design e assuntos correlatos. Admiro seu trabalho e sua linha de pesquisa, você está na vanguarda e serve como exemplo para muitas pessoas que desejam seguir essa carreira.
Muita sorte, saúde e paz.


Discussão
Ivone Rocha
17/05/11 às 21:10

Parabéns, mande novidades para nós.


Discussão
Olaides Duarte Ferreira
30/05/11 às 22:54

Parabéns e boa sorte na Europa!




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato