Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Lições da natureza: o exemplo da banana

O melhor design de interação é a natureza que faz.

Descascando a banana

Esses dias parei o trabalho para fazer um lanchinho e ao olhar para a fruteira, me deu um estalo: o design da banana é perfeito! Além de ter um gosto delicioso e inconfundível, ela é muito fácil de comer e manusear. Ela pode não ser tão prática quanto uma mimosa (tangerina, mexerica), nem tão atrativa quanto uma maçã, mas é muito melhor do que muitos lanches inventados pelo homem.

Enquanto uma banana custa no máximo R$0,15, uma barra de cereal ou chocolate industrializado custa pelo menos R$1. A produção de bananas em larga escala pode ser feita mobilizando menos recursos naturais do que um cereal industrializado que requer toda uma cadeia de fazendas, fábricas e equipamentos que destróem os ecossistemas onde são implantados. Apesar do sabor não ser tão intenso quanto os dos lanches artificais, o custo-benefício da banana é superior.

Agora o que mais me chama a atenção nessa fruta é a performance de seu design de interação. Se você não fugiu das aulas de Biologia, deve lembrar que a função da fruta na planta é espalhar as sementes, para que a espécie se alastre. O animal come o fruto e cospe as sementes ou elimina-as junto com as fezes. Quanto mais longe o animal levar as sementes, melhor para a planta.

Aqueles pontos pretos na polpa da banana que comemos não são sementes, são óvulos não fecundados. As espécies de banana que cultivamos são estéreis e reproduzidas assexuadamente (corta-se um pedaço da raiz e planta-se em outro lugar). Porém, acredite, existem espécies de bananas que produzem semente, veja:

Banana com semente

Não entrarei no mérito da discussão se a banana que nós comemos é mais ou menos natural do que essa acima, porém, acho que ainda assim ela é um excelente exemplo de design de interação perfeito para animais como nós.

A cor da banana indica precisamente seu estado de amadurecimento. Enquanto verde, não é própria para o consumo. Quando está boa, exibe um amarelo forte, enaltecido pelos detalhes em preto. Segundo pesquisas de design da informação, preto e amarelo é a combinação que apresenta o melhor contraste para discernimento de formas (ex: legibilidade).

Cacho de bananas

O cacho da banana permite carregar várias bananas de uma vez só, suportando mais peso do que um pack de cerveja como este:

Pack de cerveja da Amstel

Se as garrafas não tivessem o afinamento do gargalo, seria muito mais difícil retirá-las do pack porque os dedos não poderiam ser introduzidos entre as garrafas. As pessoas costumam virar as caixas de cigarro para baixo, para poder pegá-los porque eles não tem esse afinamento.

Caixa de cigarro virada pra baixo

Além da banana ter o afinamento na ponta, ela possui uma curvatura muito sedutora à pega (seja com conotação sexual ou não).

Segurando uma banana

Esta faca ergonômica também aproveita a curvatura para melhorar a pega, mas sua superfície não é tão macia e aderente (não escorregadia) como a da banana:

Faca ergonômica com curvatura no cabo

O encaixe dos dedos permite que o máximo possível da força exercida sobre a faca seja direcionado para onde ela é necessária, ou seja, na lâmina. No caso da banana, é impressionante como a força exercida para arrancar a banana do cacho não a danifica. Antes do amadurecimento completo, a banana está bem presa ao cacho para não cair, logo essa força não é pequena.

Banana solta do cacho

Ao invés de amassar a banana, a força exercida sobre ela provoca a separação exatamente no local onde melhor facilita sua abertura. Se após a separação, permanecesse o pedúnculo que une a banana ao cacho, as bordas da casca não gritariam para mim: puxe-me, puxe-me! Se já há uma abertura na casca, a tendência é que comecemos a arrancar a casca por aquele lugar. Genial!

Descascando a banana

Quando puxamos uma borda da casca, ela destaca-se suavemente do fruto, como se tivesse sido picotada igual a algumas caixas de cereal.

Caixa de cereal com abertura por destaque

Pela falta de uma indicação visual clara de como abrir (como aquela das bordas da banana), pessoas afoitas costumam ignorar os sistemas de abertura e abrem essas caixas mais desse jeitinho delicado:

Caixa aberta de forma tosca

Mesmo mostrando o modo "certo" de abrir as caixas para seu filho, essa mãe lamenta que ele continua rasgando as caixas, enquanto grunhe de insatisfação. Para ela, isso é uma característica masculina, mas para mim, a embalagem é que foi mal feita. Você já viu algum menino ou menina tendo dificuldades para abrir uma banana? Até os macacos conseguem.

Macaco comendo banana

Aliás, dizem que eles são especialistas nisso. Há quem diga que eles possuem uma técnica especial para descascar as bananas sem que fiquem grudados aqueles fiozinhos amargos nela. O segredo seria começar pela ponta que não fica grudada no cacho, aquela que tem um bico preto.

Eu particularmente prefiro deixar esse bico preto para segurar a banana, deixando a casca como uma flor desabrochada.

Banana no finalzinho

Quando chega nesse ponto, um leve aperto faz o último pedaço de banana pular para dentro de minha boca. É muito divertido!

De qualquer forma, é interessante ter a possibilidade de fazer a mesma coisa de formas diferentes pois cada um faz do jeito que melhor se adapta. A falta dessa flexibilidade é um dos principais motivos de falha na busca por informações em websites que conectam suas páginas apenas pela hierarquia.

Estrutura hierárquica

A banana não é assim por acaso, como pensam os Darwinistas ortodoxos. Concordo com eles que essas características seriam responsáveis pelo sucesso da espécie (perpetuação), mas não há como observar tamanha inteligência sem atribuí-la a um ser inteligente. Pra mim, esse alguém é Deus. A natureza pode não parecer perfeita do nosso ponto de vista humano, mas se nos distanciamos do nosso próprio egoísmo, podemos contemplar uma perfeição absoluta e aprender muito com ela.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 30/12/2005

Palavras-chave

biomimética    embalagem    interação    

Opções



Comentários

Discussão
Vinicius Silva
30/12/05 às 20:27

Muito bom o texto, parabéns! :)


Discussão
João Magalhães
30/12/05 às 22:34

Confesso que no começo da leitura, não achei que seria tão interessante o texto. O que vc poderia tirar da banana além do ótimo valor nutritivo que tem para o nosso corpo.

Mas continuei firme e não me arrempedi. Fui até o final e achei bem interessante a maneira que vc conseguiu explicar de uma forma simples um belo exemplo de usabilidade e simplicidade e trazer para a nossa realidade, e como comentado em aula, tirar proveito de pequenas coisas que nos rodeiam para implantar em nosso trabalho, como a natureza. Muitas vezes nem paramos para olhar o que está a nossa volta, somente fixamos os olhos na telinha do computador.

Valeu pela explicação.


Discussão
Sergio Leal
30/12/05 às 23:23

Agora, um pouco de filosofia para design a ciência mãe, afinal citaste Deus!

Muito bom, me lembrou uma aula que tive de criação e design no meu curso de publicidade (há muito muito tempo) O professor falou do design funcional e prático da banana, e também fez uma analogia incrível sobre o design da flôr do maracujá e uma bem elaborada campanha de lançamento de um produto!
Um dia estamos passando por uma rua e vemos um outdoor por cima de um muro com alguma frase instigante e uma imagem enigmática. Na mesma hora pensamos, "O que virá depois?"
Será que isto nunca ocorreu com ninguém ao ver a flor do maracujá pela primeira vêz?
No caso do Maracujá a surpresa é grata, já no caso da publicidade, nem sempre!


Discussão
Walmar Andrade
02/01/06 às 01:09

O design do abacaxi

Pensando assim, o design do abacaxi - para fins de alimentação humana - é o extremo oposto do da banana. Acho que Deus contratou um designer sem noções de usabilidade e ele fez o abacaxi cheio de tabelas, marcações descontinuadas, tags abertas... o resultado foi um fruto vistoso - até coroa o danado tem! -, mas extremamente incoveniente de pegar e comer.


Discussão
Leandro
02/01/06 às 10:56

me parece uma análise um pouco inútil... você soube muito bem ver os pontos fortes do uso dela, mas me parece que divagou demais quando pensou como um "objeto do design".


Discussão
Fred
02/01/06 às 12:21

Se eu trocasse a banana por um desentortador de bananas, você acharia a análise mais útil? Sei que estou estendendo um pouco a definição de design para incluir a banana como um "objeto do design", mas não vejo porque não fazê-lo. Se você não percebeu as lições que a natureza ensina através do design da banana, segue algumas que eu percebi:

- exibir dicas visuais através da forma do objeto para os procedimentos de uso
- utilizar as forças empregadas apenas para seu propósito
- adaptar-se às características físicas e do usuário
- oferecer uma experiência agradável (estética)mesmo em atividades ordinárias (alimentação)
- permitir uso de diferentes formas

Se você estivesse projetando a embalagem de um alimento, com certeza a banana seria uma ótimo exemplo para se inspirar. No caso de aplicações e websites, não há tanta correspondência, porém ainda assim é válida a observação.


Discussão
Caio Meriguetti
02/01/06 às 14:08

Muito boa essa análise da banana.[Walmar] O abacaxi é realmente uma fruta difícil de usar, e talvez seja esse o motivo porque não seja tão consumido quanto a banana =).

O paralelo com o criador (Deus) deixa clara a infinita usabilidade do nosso sistema.

Muito show fred =)


Discussão
Irapuan Martinez
03/01/06 às 02:03

Valeu, Fred, pela aula. Eu realmente não sabia interagir corretamente com este objeto. Só me limitava a fatiá-lo e colocar duas bolas de sorvete por cima - talvez exatamente porque o produto não conta com documentação explicando como usá-lo corretamente.

Uma relação com o objeto não foi declarada: O subproduto do seu uso pode causar lesões nos seres humanos. Um design inteligente daria solução para este problema: Por exemplo, um velcro externo de forma a embalar a casca, isolando sua parte escorregadia no seu interior. Ou o fabricante espalhar uma campanha, para mudar os hábitos culturais do target e reposicionando o produto, aelando para o consumo da casca, fonte riquíssima de fibra.

Assim não haveria subproduto arriscando a vida dos usuários.


Discussão
Daniele
03/01/06 às 09:14

Fred...
Vc precisa de férias...

Achei o texto muito bom realmente... E divertido além de tudo...

Mas acho que vc anda pensando demais no trabalho... rsrs

Até a banana Fred?!


Discussão
Bruno Dulcetti
04/01/06 às 12:24

Cara... impressionante... Naum existe mais lugar pra vc tirar idéias... bananas? uauauhauhua... genial... parabéns novamente... ;)


Discussão
Vitor Lourenço
04/01/06 às 18:09

Excelente artigo, parabéns. Será que é por isso que existem tantos "Banana Design" por aí? http://www.google.com/search?q=banana+design :)


Discussão
Horácio Soares
05/01/06 às 02:45

Porra Fred, sensacional...

Simples e inteligente.


Discussão
Nandico
05/01/06 às 08:38

Atenção: Este texto contém sentenças que possuem alto potencial de interpretação em duplo sentido. =D


Discussão
Abelhuda
05/01/06 às 12:55

pois é, bananas são bem mais funcionais que embalagens picotadas. qualquer um pode abrir uma banana, mas as embalagens picotadas não são pra qualquer um.


Discussão
Guimpera
05/01/06 às 17:59

Quê?


Discussão
Anna Maria
06/01/06 às 19:27

Texto perfeito...
Não entendo quase nada de usabilidade, mas entendo um pouco de facilidade na leitura e vc soube mto bem tornar o texto fácil e interessante até o final, sem cansar o leitor.
Parabéns, sem contar que, de fato, não há melhor engenheiro de usabilidade do que Deus! :)


Discussão
Joildo Santos
11/01/06 às 03:09

Simplesmente genial esse artigo


Discussão
Ivan A Leal
18/01/06 às 08:23

Fantástico!


Discussão
Vanessa Schissato
25/01/06 às 00:19

Parabéns...
Esse foi sem dúvida o artigo mais sensível e inteligente dessa área sempre tão prática e técnica que é a informática.

Muito boa sua analogia.

^^


Discussão
Austregecilio Cruz Neto
02/02/06 às 11:19

Fantástica observação das coisas simples que a vida nos oferece. Consegui perfeitamente abstrair a idéia que o texto passava e sem me sentir cançado/entediado.

Pena que o colega Leandro não teve a mesma opnião, mas a controvérsia sempre é bem vinda para "estigar" uma nova análise do feito.

A apenas 03 dias comecei a procurar pela internet sobre o assunto de Usabilidade, o qual eu sempre procurei seguir nas aplicações que desenvolvo no meu trabalho a 03 anos, e estou encontrando ótimos blogs, sites sobre o assunto.


SEBRAE-RN
NATAL-RN


Discussão
Rodrigo
12/02/06 às 11:53

Pena que a banana vai acabar...


Discussão
cristiane lindner
16/02/06 às 13:01

Achei otimo o texto até a parte q vc chega em Deus...

Td bem n foi um texto totalmente imparcial, c obetivos acadêmicos mas chegar a relevância religiosa acho de mais p usabilidade.

Natureza ainda é aceitável, mas Deus... fica a seu critério.


Discussão
Austregecilio Cruz Neto
16/02/06 às 15:25

Vige começaram as criticas/opiniões envolvendo religião...
Desse jeito entramos em um Loop Infinito...
^^


Discussão
RonniEler
26/02/06 às 12:00

Excelente Texto!!!
E quem disse que banana não é tudo isso?
o Guga que o diga...


Discussão
Rochester
13/06/06 às 19:39

lol já tinha lido mas não tinha comentado...

Muito bom o texto, só não estendi a "técnica especial para não grudarem os fiozinhos amargos" :) ela foi inventada pelo Pai Mei? Ou pelo Chuck Norris? rssrs... tô zuando.. XD


Discussão
James Rodrigues
29/07/06 às 11:42

Muito bom,parabens,banana bom alimento e que natureza nos dá.Inteligente.


Discussão
Quezia
20/08/06 às 15:10

Que forma mais interessante de escrever. Meu parabéns, muito criativo.


Discussão
francisco
27/08/06 às 01:23

para bems pelo comentario achei importante o asunto porisço resolvi comentar um pouco que posçamos pegar como exeplo uma coisa tão simples mas com detales significante devemo observar que é das coisas pequenas que nós tras lições de vida.

francisco


Discussão
Maria Aparecida Padron
13/09/06 às 19:56

Adorei a criação, além de ser apaixonada por banana. Gosto de pessoas criativas.Valeu...
Banana é tudo de bom e eu trabalho muito com banana.
Maria Aparecida Padron


Discussão
Alex Siqueira
15/09/06 às 19:38

Bom dia, em primeiro lugar gostaria de lhe dar os parabéns pelo trabalho desenvolvido, e, tratando-se da saúde fica ainda mais brilhante.
Eu, trabalho no Jornal Tribuna Esportiva, jornal esse que fala da formação e saúde dos seres humanos! sendo assim lhe convidamos para escrever sobre as frutas no nosso jornal! Assim como se conheceres algúm chargista, pode convida-lo para desenhar para nós. Obrigado!
Alex Siqueira
E-mail - jornaltribunaesportiva@uol.com.br


Discussão
Solange Rodrigues
22/09/06 às 14:49

Olá gostaria muito de saber se tem e qual seria o nome popular e cientifico para aquele fiozinho da banana que fica nela ao descascar??
Desde já agradeço!!

Solange Rodrigues
São José dos Campos


Discussão
Solange Rodrigues
22/09/06 às 14:56

Ah e claroo né...rs Parabensss!!! Por este trabalho tão bem feito....Muito interessante tudo!!


Solange Rodrigues
São José dos Campos


Discussão
Frederick van Amstel
16/10/06 às 16:27

Me enviaram um vídeo de um comediante estadunidense falando a mesma coisa.

http://www.youtube.com/watch?v=kF3L359yKjs&mode=related&search

É de fato uma idéia de senso comum, mas não custa usar como exemplo para falar de design de interação.


Discussão
patricia santos
24/10/06 às 22:15

gostei muito do que foi apresentado, pois realmente passamos por cima do que vimos na natureza. Se olharmos com calma veremos a perfeição que Deus nos mostra atraves da natureza a cada dia.


Discussão
varlei
25/10/06 às 22:38

Banana é bom,engorda e faz crescer!

Agora conta outra!


Discussão
JOSÉFO
20/12/06 às 00:49

Parabens exelent artigO..
axO a bana uma fruta exepciOnal..
um formatO atraente..
E MuitO bom o gosto..

Perfeita


Discussão
Cássia Filemon Pinto
20/12/06 às 00:53

Eu realmente amo banana.
Vocês tem um trabalho JÓIA !
Super bacana mesmo.


Discussão
JosefO 2
20/12/06 às 00:54

Banana..
Ahhh a Banana..
B onita
A natomica
N otavel
A mada
N ova
A bençoada

Ahh Banana..
fruta q jah fiz muitas cOisas com ela..
Comi..
Bati..
Tomei sucO..
E outra coisa..

AMO BANANA..
BANANAAAAA OooOooOoO
BANANANA OoOoOo


Discussão
Jertudres
20/12/06 às 00:56

Oi eO amO comeH bananaH !
e axeiH entereçantissímO seo texto !
Banana pra mim vai pra qualquer hOra
d nOite d ddia !
eO sempre discacando umaH !
JoséfO T amoo hOmí, adoro come banana ai na sua casa!
bjãO a tdas as bananas dO mundO !


Discussão
JosefO
20/12/06 às 01:01

Ahhhhh Jertudres..

Tem comO nãO ama vOc..??

Qlq hOra q kise meu amOrzinhO...
eh so vim come uma bananinha aqui no meu sitinhO...

Qlq dia eo vo ai..
levO uma banana pra voc..

TI AMO EIM BUNITINHA
BANANA MINHA COISA BUNITA..
TE AMO TBB


Discussão
HOMERO FREITAS
09/01/07 às 09:04

TUDO E PROCEDENTE DE DEUS, INCLUSIVE A BANANA

RICA EM POTÁSSIO.

UM ABRACAO DR. EXCELENTE...

HOMERO FREITAS


Discussão
Neto Paiva
25/01/07 às 02:20

Interessante análise de design.
Frutos são sempre excelentes exemplos de embalagens, Bruno Munari, se não me engano, analisou a mexerica desta maneira como vc fez com a banana.
Sobre sua resposta ao comentário da utilidade e lições aprendidas, acho que vc esqueceu de destacar a questão cromática da embalagem que "avisa" o momento certo do consumo, recurso que só agora chega às embalagens de cerveja, cujo rótulo fica com um detalhe em azul ao atingir a temperatura ideal de consumo.
Apenas um ponto que pode ser visto como negativo na embalagem banana é o valor residual. Existem outros frutos (embalagens) que são totalmente consumidos, não restando nem o caroço e muito menos a casca, como a pera por exemplo.
Este tipo de embalagem, ao meu ver, seria ideal, protege o produto e é exterminada durante o uso, sem forçar a necessidade de reciclagem ou reaproveitamento.
Uma garrafa de água consumível? Gotas de água cuja embalagem desmanchasse em contato com a saliva, liberando o produto?
Temos muito a aprender com a natureza.
Como disse Da Vinci: se quer criar algo realmente novo, que nunca existiu, observe a natureza.
Parabéns!


Discussão
Zé da Banana
07/03/07 às 23:56

Sinceramente, o cara que escreveu isso tem uma tremenda tara por bananas! (seja com conotação sexual ou não).


Discussão
carleslene
09/03/07 às 10:22

Òtimo vc falar sobre design referindo-se a banana. Pois é a fruta por excelência. Uma das - se não a primeira - que mais traz benefício ao ser humano, bem como aos animais. Valeu pela escolha, é observando o comum que descobrimos e avançamos nas informações. A exemplo dos pássaros/aviões, dos pés dos patos/nadadeiras, etc. Continue inovando.


Discussão
ernesto aparecido fontolan
20/03/07 às 16:29

Uma ótima inforção, nota dez


Discussão
Inês Pereira
25/03/07 às 11:23

São tantos os comentários que confesso não ter lido todos,mas o seu texto é maravilhoso,inteligente e flui com uma velocidade em nossa mente... e olha que disso eu entendo.


Discussão
Jorge Bonfim
05/04/07 às 16:10

Hoje em dia a banana é apreciada pelos tenistas nos intervalos dos set para a reposição do potássio.

Existem um grande consumo de bananas no chamado mundo sexual.
As mulheres as admiram sobre maneira, pois além de se satisfazerem sexualmente com ela, ai podem degustá-la ao final do uso e abuso.


Discussão
Viviane
10/04/07 às 23:48

NossAAA... fiquei com uma vontade imensa de comer BanAnA, banana, bananinha, bananão, bananaço... etc....


Discussão
myla
11/04/07 às 13:34

Eu só gosto mesmo é de comer....amo banana.


Discussão
Ale
23/04/07 às 15:04

Que me desculpem os Criacionistas ortodoxos, mas a banana é obra do Capeta.
Deus fez a maçã, o fruto original e tal (vide Bíblia)


Discussão
Gabriel
31/05/07 às 17:33

Cara, muito bom seu texto, a natureza é a maior Designer da história! É só olhar pras flores, para os animais, tudo nestes seres tem muito sentido, tudo tem um motivo! As flores não são coloridas por nada! O besouro por exemplo é considerado um Design de muito sucesso, unindo o escudo as asas, o que fez com que este bixinho tenha um número absurdo de espécies! Eu sou estudante de Design da Uniritter, em Porto Alegre, e estou fazendo um trabalho justamente sobre o Design da Natureza, um tema fantástico que daria milhares de trabalhos, tanto em termos de forma, usabilidade e material! Gostaria de ter uma conversa mais profunda sobre este tema com você, ando lendo bastante coisas sobre o assunto, quem sabe você não tem algumas dicas de livros ou reportagens, também posso lhe passar o material que conseguir já que vi que vc se interessa por isso, que tal? Me mande um email! Abraços, Gabriel


Discussão
adayrton
11/07/07 às 13:16

gostei dessa apresentaçao;


Discussão
isabella
30/08/07 às 10:24

tem razao banana è muito bom e pode substituir muitos alimento que nao sao saudaveis e pezam mais para o nosso bolso ,a banana è rica em nutrientes e faz muito bem para a saude de um ser humano entao vamos comer muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita banana mais nao vai isagerar.


Discussão
isabella
30/08/07 às 10:26

tem razao banana è muito bom e pode substituir muitos alimento que nao sao saudaveis e pezam mais para o nosso bolso ,a banana è rica em nutrientes e faz muito bem para a saude de um ser humano entao vamos comer muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita banana mais nao vai isagerar.


Discussão
Waschington Luiz Menezes
21/11/07 às 18:30

Eu comi tantas bananas que hoje eu só como bananas será que meu pai era um macaco?


Discussão
Marcelo C Gallina
26/02/08 às 16:20

frank, muito boa sua explanação do design da natureza. Indicarei seu endereço para os alunos do 4 ano de PP da Universidade Positivo, onde ministro a disciplina de ANÁLISE DO PRODUTO.
Mostrarei as imagens, sempre citando a fonte.
Sobre o assunto design não intencional, existe uma autora sobre o assunto UTA BRINDES
Abraços


Discussão
Mozart
10/06/08 às 10:53

muito obrigado pelo artigo , gostei tanto que acabei usando na sala de aula , e para exemplificar melhor levei uma banana para cada aluna.
A aula foi otima, sou professor de artes.


Discussão
NALY FRAGA
14/06/08 às 17:07

adorei seu comentário.Eu sou fascinada num a banana. gostei muito qdo vc falou em Deus. Ele é tudo em nossa vida, o resto é banana.


Discussão
Paulo Palazzo Neto
16/06/08 às 12:23

Eu estava me programando para assistir sua palestra no Senac, na próxima 4a. feira. Fui dar uma olhada na Internet para conhecer um pouco a seu respeito e o 1o. click foi neste texto. Resultado: presença garantida na palestra e no seu site. Parabéns!!!


Discussão
Arthur Malheiros
14/10/08 às 22:27

Prá variar o homem acha que Deus fez tudo ó prá ele,se o macaco veio antes a banana deve ter sido prá ele e o abacaxi que o cara comentou lá em cima nem pro homem nem pro macaco...eu sei lá prá quem...já ouvi falar de uma flor que existe no Andes só pruma espécie de beija-flor de bico comprido e a flor tem um canudo comprido por causa do frio...a mãe natura é perfeita e nós vaidosos continuaremos a pensar que somos o centro do universo...hehe


Discussão
Rodrigo
28/03/09 às 18:17

Meu, realmente a banana é genial.
Estava discutindo esse assunto com um amigo meu, dias atrás. E resolvi procurar na internet para saber que já haviam escrito algo a respeito.

A banana, além de ser uma fruta muito boa, - como você disse - ela tem todo um sistema de abertura, é de fácil manuseio... é, de uma forma simples, os princípios básicos do design.

Tudo isso nos levou (eu e meu amigo) a um pensamento de que: se houvesse uma certa divulgação desta idéia, seja por cartilhas, vídeos no Youtube, até trabalhos acadêmicos... mas, principalmente, meios que atingissem um público extenso, o problema de as pessoas não entenderem o que é design seria resolvido. Não concorda?
É tudo muito genial!

É algo que de certa forma até proponho... em um futuro próximo.
A hora não é boa, pois estou desenvolvendo meu Trabalho de Conclusão de Curso. E isso, como deve saber, toma muito tempo.
Mas desde já deixo meu contato.

Muito bom texto. Um abraço!


Discussão
flavio gomes
09/05/09 às 12:00

usabilidade nao intendo muita coisa sobre isso mais sei que Deus é perfeito até nas minimas coisas que para o homem parece insignificante até mesmo para abrir uma banana esse é o Deus todo poderoso criador do ceus e da terra vou deixar um veciculo para a meditação: 1° a corintios cp10.v23 Porque a terra é do Senhor e toda a sua Plenitude pense nisso.


Discussão
gustavo varella
19/01/11 às 16:50

Achei o texto fodaço. Realmente, temos muito o que aprender com o design de interação da Natureza.


Discussão
SENOBIA CCANA JANCCO
18/03/11 às 12:31

ACHO QUE REALMENTE O COMENTARIO AJUDA A MUITAS PESSOAS A DESCOBRIR QUE TEM DIFERENTES ESPECIES DE BANANA E QUE SAO DE MUITA IMPORTANCIA


Discussão
Marcela
25/08/11 às 12:43

Esqueceu de falar que a banana que comemos nao produz semente por alteração genética feita pelo homem.


Discussão
Roberto Luis porto
14/02/16 às 11:36

Quero saber esta banana que tem sementinha e boa para o consumo humano quais os nutrientes dela


Discussão
Roberto Luis porto
14/02/16 às 11:39

A banana com semente e boa para consumo humano




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato