Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Teste de ícones: Icon-sorting online

Como prometido na entrevista para o Tableless, estou preparando uma nova versão deste blog para 2005 e a primeira coisa que fiz foi verificar se as subcategorias do Movable Type permitiriam a expansão que pretendo fazer. Além de integrar meu portifólio no gerenciador, vou poder separar os artigos, pesquisas acadêmicas, entrevistas e etc. Parece que vai funcionar bem, já adicionei alguns tipos novos.

Esse Movable Type tá ficando um gerenciador de conteúdo poderosíssimo. Tô até cogitando usá-lo em projetos comerciais.

Porém, só depois de ter montado o diagrama de navegação para o novo Usabilidoido (totalizando 25 seções) é que me dei conta de que teria que criar ícones para as novas ou então deixar de lado os ícones atuais. Para mim, nesse tamanho diminuto eles dão um charme a mais sem poluir a página. E vocês, o que acham?

Sim, quero ouvir a opinião de vocês para a nova versão! Acho que não terei a oportunidade de fazer testes de usabilidade formais, até porque só conheço pessoalmente um punhado de leitores. A esmagadora maioria está espalhada por todos as demais cidades desse país.

Depois de elaborar os ícones usando o processo aqui descrito, senti uma vontade enorme de testá-los antes de entrarem no ar. Com certeza alguns deles não farão o mesmo sentido para vocês do que fizeram para mim. Já havia lido alguns textos comentando que os testes de ícones são bem simples, basta apresentá-lo ao usuário sem rótulo e perguntar o que significa ou então apresentar o ícone com rótulo e perguntar se faz sentido. Ainda não testei nenhuma das duas abordagens, mas minha intuição me diz que não vão funcionar muito bem. Acredito que na primeira hipótese, as possibilidades de significado vão gerar resultados muito diferentes e, na segunda, os usuários só identificarão os erros graves.

A significação de um ícone depende muito do seu contexto. Dificilmente o usuário pousará mais que alguns décimos de segundo a mais sobre o ícone para entendê-lo caso não tenha significado instantâneo, isso se ele parar para vê-lo. Parto do princípio que meus ícones serão escaneados, juntamente com as opções do menu correspondentes.

Isso signfica que testar o ícone isolado, impresso numa folha de papel e sem os distrativos visuais que são característicos do contexto em que são usados no monitor, é por demais arriscado.

Em primeiro lugar, tive a idéia de usar a técnica de card-sorting para testar os ícones. O usuário receberia cartões cada um com um ícone e deveria relacionar com outros cartões contendo os rótulos pretendidos e também alguns "não pretendidos". Mas como já expliquei, estou longe de meus leitores.

Minha saída teria que ser online. Imediatamente transpus o "icon-sorting" para uma aplicação: arrastar e soltar o ícone para o rótulo correspondente ou vice-versa. Parece bem divertido, mas logo me dei conta que ainda assim estaria muito longe do contexto em que serão vistos. Num teste como esse, o usuário dedicado poderia passar longo tempo avaliando as possibilidades, trocando as combinações até formar um grupo o mais lógico possível. No contexto real, nenhuma dessas possibilidades estará disponível. Realizando o teste dessa forma, provavelmente as combinações seriam iguais às minhas, mas não quero vitória fácil.

Cheguei à conclusão de que a melhor alternativa seria apresentar ao usuário um ícone de cada vez e ele escolheria o mais adequado dentre todo os rótulos. Para que não fosse escolhendo por eliminatória, o que impediria ambiguidades (ex: o mesmo rótulo para ícones diferentes), fiz a posição do rótulo ser randômica. Para incentivar ainda mais o escaneamento, adicionei uma contagem regressiva de 10 segundos. Sei que a pressão pode gerar erros, mas é exatamente isso que quero.

Pesquisa encerrada. Veja os resultados.

Pesquisa encerrada. Veja os resultados.

Se sentiu como uma cobaia? Então aplique o mesmo teste com os usuários de suas interfaces. Os códigos-fontes estão aí. Se algum programador esforçado quiser transformar isso numa aplicação dinâmica, super fácil de configurar, tenho certeza de que os demais leitores acharão de extrema utilidade.

Icon-sorting [ZIP - 280Kb]

PS: Antes que perguntem porque estou trabalhando no Natal, adianto que gostei tanto da idéia que não pude descansar até terminar.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 25/12/2004

Palavras-chave

teste    ícone    sorting    

Opções



Comentários

Discussão
Rafael Apocalypse
26/12/04 às 16:33

Fred muito interessante a ideia do Icon Sorting... muito boa mesmo, porém, tive dificuldades em enteder as coisas, por dois motivos... um: o ícone em laranja claro no fundo branco não recebeu o destaque merecido, e até que eu percebesse sua presença passou-se um bom tempo.
Dois: são muitas opções para um ícone, e com as opções mudando de lugar, perceber o ícone, e ler todas as opções e dai escolher uma, é coisa pra Flash Gordon!!

it just MHO!


Discussão
Douglas
26/12/04 às 16:59

Parabéns pelo blog Fred, sempre acesso!

Também tive dificuldade em escolher os ícones para as seções. Alguns ícones se encaixam em duas ou mais seções.

OBS.. E esse número no topo(contagem), tira minha atenção.


Discussão
Leandro Menezes Ferreira
26/12/04 às 19:09

e alguns ícones simplismente não pareceram se adequar a seção alguma
não entendi a necessidade de a ordem das seções ser randômica


Discussão
Pablo Barros
27/12/04 às 00:41

Reforço a opinião de alguns colegas.
1) A contagem apavora e rouba a cena;
2) A ordem randômica dos nomes atrapalha;
3) Alguns ícones são difíceis de entender.

Quando li que estava pensando em mudar os ícones para o novo site pensei que mudaria de estilo. Já pensou nisso? Algo mais espaçoso, uns ícones maiores um pouco, talvez com mais cores. Será mesmo que é necessário tê-los na medida padrão de 16x16? Não é uma obrigatoriedade, ou é?!


Discussão
Antonio santos
27/12/04 às 01:42

Pow, Fred! Q usabilidade! Cada vez tinha q achar os nomes em lugares diferentes! inclusive cliquei em lugares errados por ter decorado a localização sem ler novamente (vc sabe q quem tem mais memória visual do q verbal faz assim?)

A ideia foi boa mas a realização no Natal não podia ser 100%! Vai descançar e comer rabanada cara! Se o site demorar um pouquinho pra ficar pronto a gente entende, mesmo louco de vontade de saber como vai ser...

Por falar em festas...Feliz ano novo! Um bom, produtivo e prazeroso ano novo!


Discussão
Luiz
27/12/04 às 09:09

É fiquei perdido nesse negócio, a contagem tira atenção e me deixou ansioso, além disso teve um ícone que me pareceu um chip peludo e com perninhas, não entendi bem o que era!

Na verdade acho que ícones deveriam tentar representar um número pequeno de opções, quatro ou cinco opções no máximo se não começa a não comunicar mais nada.

Tipo assim cria uma família de ícones para a navegação principal ou para os ítens que vc quer destacar, tipo "Novidades no Site","Novos Textos" ou "Contrate uma Consultoria", outras opções ou sub opções um bulletzinho numa lista de links resolve .

Bom essa é minha opnião, não sou um expert em usabilidade mas trabalho com design a nove anos e sempre segui a risca os princípios básicos que vem desde a época da bauhaus, "Estética e Funcionalidade".

Abraços e muito sucesso em 2005.


Discussão
Fred
27/12/04 às 10:04

Talvez tenha exagerado na pressão, mas o resultado tem sido bom. Até agora, já deu pra ver que só alguns ícones estão fortemente relacionados. A maioria está ambígua, ainda mais no contexto de tantas opções.

Reduzi a pressão dobrando o tamanho do ícone e aumentando o tempo para 13 segundos. A posição randômica se mantém para que os usuários não escolham por eliminatória (Ex: "bem, esse aqui eu já escolhi para Usabilidade, então não deve ser..."), a idéia é que ele esqueça as opções já feitas (que maldade, hehehee).

Na realidade ainda não sei como vou usar esses ícones no próximo layout. A melhor idéia por enquanto é mostrar somente um grupo deles por página (o site terá novas seções).

Não uso um formato maior, porque pela quantidade de ícones, iria ocupar muito espaço e chamar atenção de quem não curte ícones, mas talvez dê uma suavizada neles, aplique outra cor.


Discussão
Joquim
27/12/04 às 19:22

Cada ícone que não representa nada...


Discussão
Fred
28/12/04 às 14:26

Por favor, Joaquim, especifique quais ícones não estão bons. Use os números de referência no final do icon-sorting para comentá-los.


Discussão
Boyd
28/12/04 às 21:34

Câmbio Fred !

Saudações de um leitor de bastante tempo !

Estou no Linux, com Firefox 1.0 e Flash 7...

Simplesmente não aparece nada na lista... só o contador e o ícone.

Se não ajudo com a experiência / pesquisa, ao menos colaboro com um "report bug". Só não sei de que seria o bug.

Feliz Natal atrasado e um Ótimo 2005 !!


Discussão
Derick Lemos
29/12/04 às 00:01

Fred, os ícones estão bonitos mas alguns eu achei confusos.
Talvez um usuário de PC não saiba o quão útil é um ícone em um site. Quando fui comentar no seu post sobre palmtops estava no meu Zire 21, nossa, é muito agradável ver os ícones pela tela, não precisa LER realmente para saber onde eu estou na página tendo na cabeça a página que vejo no PC, é só me lembrar dos ícones e rolar sem dó, quando vejo que passei da área de comentários vejo uns ícones diferentes, aí então que subo a tela e acho o campo. Foi muito "gostosa" esta experiência.
E gostaria de te desejar um 2005 muito produtivo como geek e maravilhoso como pessoa. Até...


Discussão
elisa volpato
14/09/05 às 18:46

Olá, Fred.

Achei a idéia ótema, mas acho que os resultados que você vai obter com a pesquisa não vão ser tão efetivos assim (mas provavelmente você já vai saber disso, depois de 9 meses passados).

- como eu tinha necessariamente de escolher uma opção (e caso não escolhesse, o link apareceria novamente), acabei escolhendo qualquer coisa só para passar adiante. Senti falta da opção "nada", pois vários dos ícones não significavam nada pra mim. Ainda, a obrigatoriedade de escolher algo eu acho que interfere no "escaneamento" que você reforçou desde o começo. Se eu não sei o que é em 13 (que número!) segundos, não vou saber, e pronto.

- os rótulos em ordem aleatória mais atrapalham o usuário (ou pelo menos) do que ajudam na análise (sua, no caso). Não acredito que isso estimule o aparecimento de ambiguidades, caso existam. Para mim, bastava dizer: "se dois links tem para você o mesmo significado, assim seja".

Bom, mas... gostei muito dos ícones 2 e 9 (que imagino que sejam de usabilidade e arquitetura de informação). Tô certa? Bah, eu sou usuária, e o usuário tem sempre razão. :P


Discussão
Fred
14/09/05 às 18:52

Elisa, o resultado da pesquisa foi muito bom! Mudei vários ícones por causa dele, veja:

http://www.usabilidoido.com.br/resultado_do_iconsorting.html

Porém, concordo contigo que o formato ainda não é o ideal. Suas observações foram muito perspicazes. Concordo com todas elas. Tinha que ter uma opção "Nada"! Como não pensei nisso antes?


Discussão
manuela
17/10/08 às 07:36

isto n tem nada de jeito




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato