Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Resultado da segunda pesquisa com leitores

Saiba no que os leitores deste blog estão interessados.

Perfil dos leitores termina

Obrigado a todos os 97 leitores que responderam a pesquisa sobre perfil de interesses. Vocês me disponibilizaram informações valiosas para tomar decisões cruciais ao longo deste novo ano.

Apesar de observar atentamente as estatísticas de acesso do site, não dava pra dizer com exatidão que assuntos eram mais importantes para meus leitores. Logs de acesso indicam mais a proeminência de determinados posts, especialmente os polêmicos e os bem posicionados no Google.

Além de saber sobre o que devo escrever mais, agora sei em que tipo de cursos vocês estão interessados. Estou preparando um curso presencial para ser lançado em breve e um livro supimpa para daqui há alguns meses.

Dados da pesquisa

Amostragem: 97 = 5% dos 800 leitores estimados
Período: de 11/01 a 16/01

Perfil de interesses

Interesses por assunto

Fiquei bastante surpreso com a alta procura por design gráfico. Na pesquisa anterior, estética e estilo ficaram atrás de Usabilidade e Arquitetura da Informação. Também pensei que haveria mais interesse por vocabulário controlado, o verdadeiro cerne da Arquitetura da Informação, mas pelo visto, o foco dos arquitetos da informação que lêem este blog é mais planejamento de projetos e criação de wireframes.

Pelo interesse bem distribuído (nenhum assunto teve menos de 40% de procura), posso reforçar minha suposição de que o profissional brasileiro tem que lidar com desafios de diferentes áreas ao mesmo tempo. O cara tem que não só ter noção dos assuntos citados, como também ser capazes de lidar com eles se for necessário. Ainda não chegamos ao estágio de especialização que falei anteriormente.

Hábito de leitura

Infelizmente, 47% dos leitores não tem o costume de ler livros sobre esses assuntos. A média ficou em 1 livro a cada 6 meses. Deve ser por isso que as editoras brasileiras publicam tão pouco sobre o assunto...

Cursos

Em 1 ano, a procura por cursos e a capacidade para custeá-los cresceu, compare:

  2005 2006
estou procurando por cursos 40% 26%
estou procurando cursos, mas dependo de patrocínio 12% 43%
12% 12%
37% 17%
empresa custearia gastos 16% 21%
empresa dá toda a força, menos grana 44% 41%
empresa não entende a importância do assunto 37% 31%
me consideram um zero a esquerda 2% 5%

A mudança mais importante a meu ver, é a conscientização do profissional de que ler na Web não é suficiente.

Estou perguntando de novo sobre o interesse por cursos porque obviamente estou maquinando um na cabeça. Ano passado não deslanchou o curso online, mas comecei a dar aulas de Direção de Arte da ENG. Eles gostaram das aulas e me pediram para montar um workshop avançado sobre um assunto que eu julge importante, tanto em São Paulo quanto em Curitiba. Tentarei incluir os assuntos que vocês se interessam mais.

Formato do curso preferidos:

Online 57%
1 dia 25%
2 dias 10%
3 dias 6 %

Sobre este blog

Não esperava que 85% dos leitores gostassem dos vídeos, a grande novidade desde o lançamento dos podcasts, que já haviam sido bem recebidos na última pesquisa (53%). Ainda acho que consumir áudio e vídeo no PC é chato à beça, mas quando o assunto é interessante, vale à pena, pois é possível transmitir conhecimento mais efetivamente por esses canais. Farei o possível para intensificá-los. Pretendo fazer entrevistas por Skype como faz o Ricardo Almeida no excelente podcast do e-Mba.

Fiquei aliviado em saber que o design deste blog versão Seurat é melhor do que o da versão Mondrian para a maioria dos leitores.

  Navegação Estética Legibilidade
Melhorou 64% 54% 63%
Piorou 21% 31% 23%

Alguns leitores não responderam essa pergunta porque não liam o blog na era Mondrian (há mais de 6 meses atrás). Vou contar só pra eles a minha versão da história do design Seurat atual:

No começo de 2005, durante uma pesquisa com usuários tive uma idéia doida de como descobrir o que os usuários esperam do design gráfico de um site.

Deu tão certo que quiz desenvolver a técnica num método prático: nascia o Perfil Semiótico. Usei como laboratório o próprio Usabilidoido e os leitores foram minhas cobaias. Descobri que os leitores, em sua maioria designers, esperavam do Usabilidoido um fino balanço entre forma e função, coisa que eu não estava capacitado a fazer, já que minha especialidade é a função. Fiz mesmo assim.

Lancei o novo design baseado nas pesquisas, mas a reação imediata da maioria dos leitores foi negativa. Teve até gente fazendo pouco da minha capacidade. Eu sabia que haveria resistência inicial à mudança, que foi muito drástica, mas não tanto. Fiz muitos ajustes de acordo com os comentários dos leitores, mas não havia mais tempo disponível para um redesign completo. Disse para mim mesmo: "depois de um tempo, eles se acostumam" e foi o que aconteceu.

O redesign e as dicas de Bruno Torres conseguiram aumentar 5 vezes a receita dos anúncios do Google. Tá aí um bom exemplo de Retorno do Investimento em Design.

Apesar de 54% dos leitores acharem que a estética do site melhorou, alguns usuários comentaram nas sugestões da pesquisa que o ciano e o azul estavam ou deixando eles irritados ou com sono. Seria interessante pesquisar o porquê dessas percepções tão exageradas, mas antes disso resolvi remover completamente o ciano do site.

Além da mudança de cor, fiz várias outras pequenas alterações em função das sugestões, que estavam muito boas no geral. Espero que tenha melhorado. Continuo aberto a críticas e sugestões.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 17/01/2006

Palavras-chave

pesquisa    usuários    interesse    

Opções



Comentários

Discussão
Rafael Slonik
18/01/06 às 00:00

Olá Fred, estou de mudança pra Curitiba(passei na UFPR :-D), e se sair seu curso e minha situação financeira possibilitar me candidato a ser seu aluno! :-)


Discussão
Walmar Andrade
18/01/06 às 09:11

Um livro a cada seis meses... bastante triste essa constatação da sua pesquisa, embora reflita um pouco da realidade brasileira. No dia em que a galera que trabalha ou tenta trabalhar com web perceber a importância dos livros, a qualidade dos trabalhos tende a aumentar exponencialmente. Muitos dizem que a web é auto-referenciada, mas é preciso ir além, principalmente porque monitor não é o lugar adequado para ler textos longos, que necessitem de um argumento em constante progressão. Quem sabe na pesquisa 2007 os dados não melhoram 100% e passamos a ter 2 livros a cada seis meses...


Discussão
Lucas Motta
18/01/06 às 09:14

Fala Fred!!

Eu sempre acompanho seu blog, mas nunca comentei, essa é a primeira vez.
Acho os textos muito bons, leio sempre pq gosto. Quanto ao design do seu site, a primeira versão eu achava muito confusa, tanto é que não conseguia acompanhá-lo. Essa nova versão me chamou a atenção pelo seu estado clean, mas o azul era um pouco irritante mesmo, acho que o cinza matou seu site, apesar de deixa-lo mais clean e tranquilo em relação ao azul. Acho que vc pode compensar a ausência de cor com mais fotos, ou algum detalhe que deixe ele mais vivo, além do laranja. Os posts, com imagens ficam perfeitos, pq elas deixam a página mais viva, quando não tem, ela perde a vida.

Um grande abraço,
Lucas


Discussão
Karla Lopez
18/01/06 às 09:20

Eu também fiquei mais feliz sem o ciano.


Discussão
Gustavo Mandú
18/01/06 às 09:43

Fala Fred...

Cara eu vi você falando sobre a falta de interesse pelos livros.
Mais eu acho que essa falta de interesse e das editoras também em trazer novos livros,
existe muitas pessoas interessadas nos assuntos voltados a interface,
tudo bem que a cultura de ler livros não e forte entre os Brasileiros,e poucas pessoas chegam a marca de 12 livros por ano, mais fora isso acho que poderia rolar um interesse ainda maior das editoras em publicar
esses livros.


Quero deixar uma dica aqui de um livro, aproveitando o comentário,
ele é considerado a Bíblia da estratégia voltado para a propaganda, vale a pena ler.

POSICIONAMENTO
A Batalha por Sua Mente
Al Ries - Jack Trout
Makron Books

:)


Discussão
André
18/01/06 às 11:35

gostava + da outra cor

+ as informações que tem e muito bom valeu mesmo assim


Discussão
Mary Martins
18/01/06 às 13:10

Eu fui uma das que estranhei muito no início da mudança... Nao sei direito explicar porque mas no começo achei esquisito mesmo.

Agora também acostumei e gosto (tb sem saber explicar porque..)

Nao lembro direito o processo de mudança desse novo layout... acho que as pequenas transformacoes foram tao gradativas que nem sentimos. Seria legal se vc tivesse registro e mostrasse as etapas que foi mudando, conforme os comentários dos leitores, que vc cita.
[]s


Discussão
Fred
18/01/06 às 13:35

Mary, eu mesmo não saberia dizer exatamente todas as mudanças que foram feitas desde então. Estou sempre fazendo pequenas mudanças aqui e ali e vendo o resultado nas estatísticas de acesso e na opinião dos amigos.


Discussão
ygor
18/01/06 às 19:22

bem.....eu falei isso na pesquisa..mas axo q num fui ouvido.....tenhu 15 anos...estou começando a estudar coisas sobre web....estou num curso...e kd vez mais me interesso pelo assunto....usabilidade eh uma coisa fundamental pra kalker um.....e vc fez um video do mcdonald e eskeci o nome do outro.....bem vc falow q tem comprar.....20 prata...
eu ate pagaria....porem tem milhares de coisas.....
vou citar algumas delas.....
tenhu 15 anos...conta bancaria nem sonha.....
vc axa q minha mae vai depositar 20 prata numa conta de alguem q ela num conheçe....e nem sab do assunto??
vc num disse direito o q tme video...tempo.....se eh pra ve no pc...dvd sei lah....
bem espero respostas atenciosamente...kalker erro cometido peço desculpas


Discussão
Fred
18/01/06 às 19:44

Ygor, sei que alguns leitores não tem condições de ter acesso ao CD, especialmente aqueles que estão em Portugal ou outros países. Se existisse um sistema simples onde pudesse vender o download, eu faria isso.

Disponibilizar gratuitamente está fora de cogitação. Para alguns leitores essa foi uma boa chance de dar um retorno para tanto conteúdo gratuito que já disponibilizei aqui e eles não ficariam satisfeitos se eu tivesse cobrado deles para depois disponibilizar gratuitamente o download.


Discussão
Daniel
18/01/06 às 21:21

Opa Fred! Mandou bem tirando os cyanos... Ficou muito melhor.


Discussão
Mariana Scaliza
20/01/06 às 09:06

Eu acho que a experiência da mudança foi extremamente válida. Fazer um design fluído e comportando tantas informações não é tão fácil. Além do mais, acompanhamos todo o trabalho de pesquisa, ou seja, não foi algo que saiu do nada ou de uma idéia vaga. Todos nós gostaríamos de ter a oportunidade de ousar num projeto sério: refazê-lo várias vezes de formas diferentes para experimentar bastante e conseguir experiências novas. É isso que o Usabilidoido permite que você faça. Se o novo layout está dando polêmica, é porque é bom: causou reflexão.


Discussão
Rochester
20/01/06 às 09:46

apesar de ter dado uma cara bem mais séria, a retirada do ciano foi uma boa sim.... doía o olho quando chegava na arvorezinha do final.... rsss.... e a combinação preto/laranja é perfeita! ficou ótimo! parabéns!!

inté

[]'s


Discussão
Augusto Vieira
20/01/06 às 11:46

Parabéns pelo site.Vejo que você está se especializando cada vez mais e o admiro por isso. Usabilidade é uma área do meu interesse. Acompanho o desenvolvimento do seu site. Espero que continue fazendo sucesso.


Discussão
Mary Martins
20/01/06 às 23:33

Eu acho que sou do contra... eu gostei até antes desse post, qdo tinha mais cor e nao estava tudo cinza...


Discussão
Bruno Dulcetti
23/01/06 às 17:03

falae fred... manera a pesquisa... respondi lah... achei q ficou melhor sem o azul tb... eu soh deixaria a árvore colorida... ficou meio mortinha toda cinza ;) e escureceria a parte de sub-titulos: autor, Palavras-chave, etc... tah mto claro... ;)

aquele abraço...


Discussão
Mikhael
23/01/06 às 17:23

acho que o cyan devia sair só do texto, ali me irritava mesmo, ainda mais pq eu não conseguia selecionar o texto todo de uma só vez(meu advento para dar contraste...), tinha que ser com o maior cuidado, parágrafo por parágrafo...
mas a árvore lá embaixo apavorava... deixa ela cyan de volta fred! cinza num ficou legal, ainda mais se vc colocar os frutos de novo, laranjas... eh soh veer o color in motion pra ver que dah certo... huhuhu

abração Fred!


Discussão
Grande Líder da Silva
22/02/06 às 11:04

O nível de leitura do pessoal web é lamentável, mas tá na média do país.

Acho a fonte utilizada aqui muito grande, dá muito trabalho rolar a página centenas de metros abaixo.


Discussão
antonio figueiredo dos santos
13/10/06 às 19:06

eu quero saber o que marcos pontes foi fazer no espaço




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato