Usabilidoido: Menu Principal

Barganha! Provedor Banda Larga R$ 1,50 ao mês!


O design do Orkut incentiva ciúmes?

Veja as implicações do design na mediação de relacionamentos.

Mulher sentindo ciúmes

Considere a seguinte situação: você é uma mulher casada e assume isso desde a primeira vez que preencheu seu perfil no Orkut. Como era de se esperar, você indicou que não estava interessada em namoro. Certa vez, espiando o perfil de um amigo, você nota que apareceram botões que você nunca tinha visto:

Menu do perfil de usuário no Orkut

Você clica em "paqueras" pensando que vai ver as pessoas que seu amigo está paquerando. A página simplesmente volta para o mesmo lugar e você imagina que o recurso não está funcionando.

Alguns dias depois, seu marido fica curioso para saber quem está na sua lista de favoritos e descobre que aquele amigo que você estava espiando aparece na lista de paqueras do seu perfil.

Briga feia. Você tenta explicar, mas seu marido só quer saber do divórcio. Quando se acalma, desiste da idéia, mas fica desconfiado.

Agora, além da indisposição com o maridão, você ainda está morrendo de vergonha porque você não sabe se o seu amigo recebeu alguma notificação de que foi adicionado como paquera.

Essa história foi relatada por uma leitora deste blog e demonstra como um detalhe no design de interação de uma aplicação social pode interferir muito na vida das pessoas. Essa situação desconfortável não teria acontecido se:

  • O Orkut avisasse que a partir de um determinado momento, todos os usuários poderiam enviar cantadas e ter listas de paqueras independentemente de terem indicado seu status social ou interesse em namoro no perfil
  • O Orkut explicasse o que ia acontece após o clique no adicionar paquera e exigisse uma confirmação
  • O rótulo do botão "+ paquera" mudasse para "minha paquera" ou "paquerar"

Outro recurso que costuma motivar brigas entre casais são os recados públicos (scraps) deixados por amigos em seu perfil. Basta um recado insinuador de uma amiga para uma namorada ciumenta exigir que o recado seja apagado e a amiga, bloqueada. Alguns são coagidos desde mudar a foto do perfil para uma foto com a namorada até cometer o suicídio virtual: apagar seu perfil e sair do Orkut.

Tudo isso porque não existe uma opção para tornar os recados privados, ou seja, visível apenas para o dono do perfil. Algumas pessoas apagam todos os recados que recebem, mas isso é trabalhoso demais para ser considerado uma opção viável.

Melhor seria se o dono do perfil pudesse escolher entre receber todas as mensagens como privadas e a pessoa que enviasse um recado pudesse também escolher entre recado privado e público.

Em qualquer lugar público onde ocorre interação social, existem lugares privados, nem que seja o camarim do palco, a sombra das árvores, o carro com vidro fumê e por aí vai.

O Orkut não pode ser inteiramente responsabilizado pelas brigas dos casais, mas a interação como está projetada torna os casais que sofrem de insegurança (ciúmes) ainda mais inseguros. O ciúmes já existia antes do Orkut, mas agora ele tem mais motivos para se manifestar.

Comunidade o Orkut me dá crises de ciúmes

No momento, o Orkut pode ser motivo de brigas, mas conforme as pessoas reflitam sobre suas relações, elas podem mudar seu conceito sobre que tipo de situação vale à pena sentir ciúmes ou não. Para quem pensa que vai ser sempre assim, vale lembrar que as roupas que as namoradas usam hoje em dia causaria enorme ciúmes aos namorados da década de 20. O que não é aceitável hoje pode ser perfeitamente aceitável daqui há alguns anos.

Tais exemplos demonstram que o design emocional não pode ser avaliado isolado da situação social.

Livros

Segredos do Orkut Orkut Orkut.com: Como Você e Sua Empresa Podem Tirar Aproveito

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 15/09/2006

Palavras-chave

emoção    relacionamento    social    orkut    

Opções



Comentários

Discussão
Walmar Andrade
15/09/06 às 14:56

Bom, eu até já saí do Orkut porque o sistema é muito ruim, mas pelo que me lembro você pode sim enviar uma mensagem como privada. As pessoas é que se acostumaram a usar o scrap como envio de mensagens, quando na verdade era pra ser um mural de recados. Mas a ferramenta de mensagens continua lá.


Discussão
Wallace Rettich
15/09/06 às 16:13

No envio de mensagem é por e-mail, e nem sempre chega. O interessante do orkut é isso, os recados ali expostos, o número de recados que tem um efeito social, isso chama atenção.Teria que ter a possibilidade de enviar mensagens em privado. Isso é fato, mas o Orkut já está caminhando no sentido certo, está implementando facilidades, como "Amigos Incomuns", poder buscar uma pessoa numa comunidade, aos poucos ele vai melhorando. O que é citado no post, são alguns dos erros, dentre milhares. Existem varios erros, como o de Ignorar Usuário, que ele não pergunta se realmente deseja continuar e não ter a opção de voltar para reativar o usuário. Acredito que ainda vai melhorar.


Discussão
karla lopez
16/09/06 às 13:28

Olha... Eu acho o orkut um instrumento do demo. Como mulher ciumenta, gostaria que a ONU o colocasse como inimigo da humanidade e banisse o site.


Discussão
André Valongueiro
16/09/06 às 14:38

Talvez até o esquema de cores suaves usado pelo Orkut exerça alguma influência nesse sentido.

Pq azul claro, lilás, roxo?! Se o esquema de cores utilizado fosse um pouco mais "sério" como as pessoas iriam reagir frente ao Orkut?!

Acho que isso inclusive poderia render um bom artigo aqui no Usabilidoido.

O http://www.syxt.com.br utiliza um esquema de cores que transmite legal o conceito de uma aplicação voltada a relacionamentos profissionais e nada mais.

O artigo está excelente! Parabéns!

Grande abraço!


Discussão
Bernard De Luna
18/09/06 às 10:44

O monitoramento é uma realidade cada vez mais intensa... o Orkut é a forma pessoal deste monitoramento.

Concordo com o fato de que talvez ele pudesse explicar mais suas ferramentas antes dos 'clicks', porém não acho que seja ingenuidade das pessoas. Todos sabem que o orkut faz isso, todos sabem que o orkut dá nisso, todo mundo sabe que o orkut é isso. Contanto, a vontade de aparecer num grupo e mostrar que está vivo é maior que o medo de se expor, então dá no que dá.

O orkut não é pra ser sério, apenas agora está dando seu 'ar' de seriedade, fornecendo assuntos profissionais vinculados a pessoa.


Discussão
Rafael Lima
18/09/06 às 11:19

Em resposta a este artigo escrevi O Sentido do Orkut
http://rafael.adm.br/p/o-sentido-do-orkut/


Discussão
lucia
24/09/06 às 20:14

o orkut poderia ser como o msn,assim ficaria mais privativo.ou os recados só seriam vistos para quem foi enviado.já vi alguns casos de pessoas usarem nomes falsos enviando recados comprometedor e prejudicando pessoas.
Espero se houver mudanças,que seja para melhor.


Discussão
Cd...nh@
27/09/06 às 12:05

Todos nós sabemos que a internet não é segura...
Nem privativa...
Se eu faço um blog, fotolog, site ou até orkut... eu sei que será público...
E que não saberei que tipo de pessoas vai estar entrando...
Mesmo assim, me ´´esponho`` porque quero que me conheçam, que me juguem, ou até me odeiem, e que conheçam as minhas idéias...

Sobre fim de relacionamentos...
Se vc está c/ 1a pessoa... e tem exesso de ciúmes ou fica c/ 1 pé atrás... larga logo...
Isso é sinal q vc não confia na pessoa...

Eu posso fazer um perfil sério...
Excluir recados comprometedores...
Perfis masculinos...
Mesmo assim posso trair do mesmo jeito...
E ainda sem a pessoa saber...

Cada um sabe das conseqüências...
C/ dizem se quer privacidade... sai do orkut...

Fim...


Discussão
Anderson RJ
27/09/06 às 21:43

Sou vítima do orkut...brigas, ciúmes,loucuras.... Mas nao consigo sair de lá... A sugestão é: A funcionalidade de Desativar temporáriamente, sem que houvesse a perda das caracteríticas do perfil, nem dos amigos cadastrados.


Discussão
Sheilla Pains
29/09/06 às 16:49

Fala Sério.... eh comu a nossa colega acima disse, naum qr vida pública... naum faz orkut
e msm se seu parceiro (a) tiver orkut, se vc confia naum tem essa de ciumes
Agora o povo q usa o orkut de forma certa eh "prejudicado" por causa do povo q tem ciumes e naum sabe usar
Sujestão: pode ser sim q acontece de pessoas colocarenm, recados comprometedores, eu encontrei a solução, fiz orkut conjunto
eh bem melhor, vc e seu amor usa e todos fkan com receio de deixa besteiras (ja q o orkut eh dos dois)
eh bem simples soh colocar o perfiu inteiro como se fosse um casal
agora a coisa mais besta q eu ja ouvi foi colocar o scrap book uma coisa visivel somente para o usuário,ja q qr manda um recado sigiloso manda pelas MENSAGENS, ou liga então para a pessoa huahuahuahuabhua
Sheilla


Discussão
Austregecilio Cruz Neto
29/09/06 às 17:14

"...o orkut poderia ser como o msn..."
Se fosse assim não tinha pra que o Orkut ser criado. As pessoas se empolgam com o que é novo muito rápido (inclusive eu). Não diferentemente, foi o Orkut.

As pessoas culpam o Orkut por isso e por aquilo, mas não param para pensar que isso e aquilo já existia antes do Orkut por baixo do tapete. O Orkut apenas possibilitou que isto ou aquilo vinhesse a tona.

A filosofia/idéia que fez surgir o Orkut é ótima. Manter contato com os velhos amigos, poder escrever para eles como se fosse e-mail (só que com mais atrativos), poder ser avisado do aniversário e etc...

O grande porém é que nem tudo na vida são flores. Existem os "efeitos colaterais" do Orkut, os quais são provocados ou levados a tona pelas próprias pessoas que usam tal ferramenta.

Se o Orkut fez ou fizer com que você acabe um relacionamento de muitos ou poucos anos, pare e pense que ele não foi nada mais do que um(a) grande amiga(o) que contou a você alguma coisa que ele(a) fez de errado.

"Rabo Preso"
"Mentira tem pernas curtas"

O Orkut abalou meu namoro de 5 anos, mas não fez acabar (apesar de depois ter acabado por outros motivos). Hoje eu não uso mais esta ferramente pelo simples fato de considerar ele como mais um vício virtual. E desses vícios já basta os joguinhos de computador.


Discussão
Alexandre
29/09/06 às 21:01

Essa questão de ciumes é independente do Orkut. Quem é ciumento é de qualquer forma.

Se a pessoa cria confusão por causa de uma paquera virtual, vai também criar quando o(a) companheiro(a) olhar para uma outra pessoa e etc.

Amar não significa necessariamente estar morto e deixar de exercitar a capacidade de atrair as pessoas. Muito pelo contrário, ao se perceber observado(a) a pessoa melhora a estima e o relacionamento com as outras pessoas.

Quanto ao orkut incentivar isso, perfeito! Acho que tem que ser assim mesmo. Mas ele poderia deixar isso mais claro nas políticas.. :)

Um abraço.


Discussão
corina
03/10/06 às 17:23

Eu particulamente acho esse site uma falta de caratismo muito grande, pessoas que não tem o que fazer entrao neste site. Acabei de entrar porque vi uma materia no FANTASTICO 01/10/2006e achei o abisurdo do absurdo o que este site e capaz de fazer.


Discussão
quer privacidade? sai do orkut.
10/10/06 às 14:44

Só usa scrap pra falar alguma coisa quem quer que isso seja público ou não vê problema. É muito fácil pôr a culpa no orkut, como se comentários desnecessários ou ambíguos não acontecessem ao vivo, em rodas de conversa. Quem quer privacidade usa e-mail, msn, telefone, o que for.

Quanto às funções, eu concordo que o orkut nem de longe explica de forma clara o que fazer com todos aqueles botões, é algo que ainda precisa de mudanças.


Discussão
luciana pacheco moyses
18/10/06 às 13:54

eu amo o orkut,se alguem acha q tera problemas saia do mesmo...


Discussão
CLEUZA
22/10/06 às 23:16

SOU PELO RESPEITO E BOM SENSO, AS PESSOAS TEEM A MANIA DE CONFUNDIR A VIRTUALIDADE COM A REALIDADE, O CIUME É UMA SENSAÇÃO DE POSSE, UM CERTO EGOISMO, NEM TUDO QUE AS PESSOAS ESCREVEM NO ORKUT OU OUTRO SIMILAR SIGNIFICA QUE ESTÁ SENDO VERDADEIRO , SE QUEM ACHAR QUE ESTÁ SENDO PREJUDICADO NA VIDA REAL QUE NÃO FAÇ ORKUT OU SIMILARES. MINHA OPINIÃO É TER DISCIPLINA E SELECIONAR QUEM DEVE OU NÃO ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊ. SAIR DA VIRTUALIDADE PARA O REAL CABE A ACADA UM DESCIDIR, MAS COMO É UM TERRITÓRIO "LIVRE" TOME PRECAUÇÃO E CUIDADOS, CONQUSITE A CONFIANÇA COM O TEMPO, E CIUME É PERCA DE TEMPO. E VAMOS USAR A REDE PARA O MELHOR E PARA O BEM, INTEGRAÇÃO DE PAZ.


Discussão
CLEUZA
22/10/06 às 23:32

AS PESSOAS SÃO LIVRES PARA DESCIDIR O QUE QUEREM PARA SI E PARA A VIDA. CIUME DESTROI QUALQUER RELACIONAMENTO VIRTUAL OU REAL, É PURA BOBAGEM.


Discussão
Rodrigo
28/10/06 às 12:43

esse orkut é uma bosta... não serve pra nada (só pra achar links de mp3) o resto é perda de tempo, invasão de privacidade, divulgação de festa ruim, etc... o mais correto é acabar com o serviço... não é uma invenção como a roda, telefone ou a própria internet... sem esses 3 que citei não conseguimos ficar mas sem a porra do orkut passamos tranquilo... então é isso... quem tiver pode cancelar não vai perder porra nenhuma.


Discussão
Lindomar Duarte
29/10/06 às 09:12

Fiquei muito contente em mandar esta mensagen pra vc. gostaria de receber muitas mensagens


Discussão
Michel Lent
01/11/06 às 09:08

sensacional... e pensando que são mais de 15 milhões de brasileiros no orkut, dá pra imaginar a quantidade de 'rolos' que uma rede social com este alcance pode gerar. :)


Discussão
Filipe
01/11/06 às 15:32

Muito bom o texto.. Infelizmente, digamos que eu também sou vítima do orkut até sabe-se lá quando.

Fiz um re-post no meu blog sobre seu texto. Se tiver algum problema, me dê um toque.

Abraços.


Discussão
Thiago
04/11/06 às 01:35

o orkut eh tudo d bom!
quem se sente incomodado q saia de lá!

eu tenho o orkut desde o lançamento aqui no Brasil...e nunca tive nenhuma especie de problema no orkut...sempre soube lhe dar com ele!



Discussão
Caco
04/11/06 às 08:50

Perfeita abordagem, tche! Mas... voce nao sofreu com este problema, ne'?
Abracao


Discussão
gabriela
04/11/06 às 15:58

gabi quer um orkut


Discussão
gabriela
04/11/06 às 16:00

www.orkut.com


Discussão
jose karlos
04/11/06 às 20:28

Oieee o meu orkut esta desativado pelo orkut... eu quero apaga minha conta...


Discussão
Frederick van Amstel
05/11/06 às 10:36

Caco, se não tivesse sofrido, não estaria aqui relatando os acontecimentos, hehehe.


Discussão
Grasiele
22/11/06 às 20:20

Bom, eu fiz um orkut qdo estava solteira e logo após comecei a namorar, cm o tempo meus amigosa mandando msg, resolvemos deletar o dele e ficar só cm o meu ja q eu tinha mais pessoas add, mas msm assim deu rolo, cm posso evitar q um amigo diga, amiga qto tempo,...estou cm saudades,...ñ tem nada de mal nisso,...mas cm um namorado iria entender,...
Deletei meu orkut duas x,...
sinto falta, gostava de encontrar meus amigos, ria muito daqs comunidades, trocava msg cm amigos de td q era lugar,...

Sinto falta, mas ñ troco meu namorado por orkut
Se um dia o orkut mudar,..
e eu puder aceitar ou ñ os recados cm tenho q aceitar os depoimentos eu farei outro, caso ñ, ficarei sem ele. Não concordo de maneira nenhuma q qqr um pode entrar nus scrapts sem nunca ouvir falar de mim e falar qqr bobagem e prejudicar meu relacionamento.

AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DE DIZER MINHA OPINIÃO.


Discussão
fabricio
26/11/06 às 20:49

quero descubri uma senha de uma pessoa como eu faço vcs pode min esplica...


Discussão
MAFIAS!!!!!!!!!!!!!!
02/12/06 às 21:25

Quer mandar mensagem secreta, instantânea, pelo Orkut? Fácil! Use a "Mafia", um depoimento, que se manda pra quem vai receber a mensagem. A pessoa lê, e "Não Aceita" o depoimento. Enquanto não fôr aceita, o depoimento é confidencial. Só cuidado pra não aceitar! E precisa estar na lista de amigos da pessoa. Dá pra ficar trocando mensagens indefinidamente.... em total privacidade.

Ciúme? Lógico. Tanto no Orkut, como na vida real. Mas o Orkut só facilita, não faz a traição.


Discussão
two
05/12/06 às 12:31

olha voces ama eu nao so gosto


Discussão
belinda
17/12/06 às 10:37

oiiiiiiiiiiii eu so a belinda e vc quem é?


Discussão
Alef
18/12/06 às 12:28

Eu não estou nem aí pelo o que aquele acha do orkut mas oque eu quero mesmo é fazer um para mim


Discussão
Maria Lucia
25/12/06 às 15:46

o orkut é um bom passa tempo entra quem quer e está esperando conhecer alquem que combine, o meué guerreiramartins@yahoo.com.br ewspero ser chamada para bate papos interesantes e respesitosos.


Discussão
J. Walker
28/12/06 às 09:14

Eu acho o seguinte... tenho meu pensamento que imagino ser a tal idéia: O Orkut, é aquele esquema né! Tá ligado que esse barato é muito loco, indescritivel. Bem esse é o meu comentário que espero ter acrecentado a melhorar o intelecto alheio!! Não precisa agradecer!


Discussão
nany corfer
28/12/06 às 17:07

esse orkut realmente me causou muitos problemas, sempre tive ciumes do recados q alugmas garotas mandavam pro meu namorado e até alguns q ele enviava pra elas..sempre brigava com ele por isso ..e ele tambem tinha muito ciumes de um garoto q vivia dando em cima de mim tbm pelo orkut..até que um dia eu vi um profile com a foto do meu namorado e com o relacionamento como solteiro ..fotos dele no album então briguei com ele ..ai a gente terminou só que depois descobri que esse tal profile era um clone do perfil verdadeiro dele.
Mais ai foi tarde d+ ..tudo isso porque é muito simples copiar o orkut dos outros.


Discussão
felipe
28/12/06 às 18:31

oi


Discussão
andréa tonioli
28/12/06 às 18:42

eu particularmente acho tudo isso uma grande besteira...o orkut foi feito pra isso mesmo.quem quer privacidade não entra no orkut.eu ja cansei de brigar com meu namorado por causa de orkut mas não julgo o orkut como culpado,agradeço a ele pois é por ele q fico sabendo q coisas q não saberia se não tivesse ele.se vc não confia no seu namorado, meu amor paciencia!!!pq se ele não presta o culpado não é o orkut e sim o caracter desonesto dele...
ai meu amor um conselho:MUDA DE NAMORADO

é isso ai o orkut é da hora.
quando mão tenho nada pra fazer ficou viajando nele..quem não gosta não precisa entrar...

JA TENHO MTOS AMIGOS.....

HUAHUAHUAHUAHUAHAUAHUAHUAHUA


Discussão
Cryscilane
28/12/06 às 18:57

eu gosto do orkut!!!
mas tbm concordo com esse artigo, o orkut
nao tem nenhuma privacidade!!!
o q acaba nao nos dando segurança alguma.
meu namorado sente mt ciúme quando vê recados
de alguns colegas meus...
adorei o artigo exposto!!!
abração


Discussão
cecilia ;-)
28/12/06 às 19:59

oi oi oi oi oi


Discussão
Paola
28/12/06 às 20:42

Ahhh... eu axu q kem ker ter privacidade naum tem q fazer o orkut.. pois ele eh um site q eh pra issu msm.. naum ejo nd contra o orkut, pelo contrário vejo pelo lado bom conheçi mtas pessoas atraves dele, fix mtas amizades.. i tbm já terminei relacionamento por causa dele.. e nem por issu exclui o orkut.. axo q se o casal tem confiança um no outro.. naum tem problema nenhum.. entaum minha opinião eh essa.. eu tenhu ORKUT e amo mt..
e kem ker privacidades c/ os scraps eh só ler, responder e apagar ué.. comu eu faço..
bom eh issu bjuss e abraços p/ tds!!!
:)


Discussão
karina machado macedo
28/12/06 às 22:09

É...realmente eu axu q o orkut pode sim causar cíumes....
mas dependendo da situação, ela pode ser esclarecida!!!
eu jah senti ciumes pelo orkut , e jah briguei tbm, mas nada q naum se resolva!!!
acho q como qualquer outro vínculo de enternet,o segredo de naum prejudicar a vida ou algum relacionamento com issu, é saber usar esse recurso,e tbm dialogar bastante , e pedir explicação antes de usar algum tipo de serviço diferente no orkut!!!


Discussão
patty
29/12/06 às 00:07

olha eu gosto do orkut mas as vezes fico muito nervosa com ele pq umas menina q nunca vi na vida ficam mandando recadinho para o meu namorado ai ja sabe neh muitas vezes eu ja quase me separei por causa disso por isso nem eu nem ele temos mas orkut


Discussão
Hugo roberto
29/12/06 às 00:18

POW EU TENHO AMIGOS E GOLEGAS DA ESCOLA Q EU NUNCA MAS VOU REVELOS E TEMOS O ORKUT PRA VER OS AMIGOS E DEIXA UNS SCRAPS E PRA Ñ ESQUECER,
ESSE ANO EU SAI DO ENSINO FUNDAMENTAL PRA IR PRO ENSIMO MEDIO AI NA FORMATURA EU ATE FALEI
AINDA BEM QUE A NOSSA GERAÇÃO TEM ORKUT
PRA MATA A SAUDADES DOS AMIGOS E NOS MANTER UNIDOS,NOS VAMOS ATE FAZER UMA FESTINHA E VAMOS AVISSAR PELO ORKUT.A FINAL SE Ñ FOSSE ORKUT A NET Ñ SERIA O MESMO PARA MIN.


Discussão
nathalia
29/12/06 às 00:44

o orkut só eh invalido pra quem não tem auto-confiança. Quem nao deve não teme e se nao sabe usar tem que sair fora mesmo!


Discussão
Michelle
29/12/06 às 01:36

O orkut é uma polêmica!!! Mas ninguém nunca para pra pensar que ele é um meio de comunicação! E na verdade, mto viável! Eu já tive a fase em que odiava o orkut e exatamente pelo mesmo motivo de todas as queixas aqui! Namoro... ciúmes! Não adianta falar que vc confia no seu namorado e vai ler um recado de alguma mulher, um recado insinuante de qualquer coisa e que vai ficar por isso mesmo! Quem tem namorado (a) só me diga... Vc nunca entrou no seu orkut e foi direto no dele (a) bicar os recados? E depois de ver os dele (a), foi em cada uma das mulheres (ou homens) que tinha na página de recados para ver a resposta dele (a)... Isso pra mim já é um gesto de desconfiança! Eu sei pq eu fazia isso todos os dias... O namoro acabou, o orkut não! Optei por continuar, pois tenho amigos e familiares que não moram na mesma cidade e encontrei amigos de infância, que fizeram o prezinho comigo nesse 'tal' orkut e não acho que um simples site criado para ser uma rede de amigos seja capaz de destruir minha auto-estima, auto-confiança e muito menos relacionamentos... é isso aí! Todos nós que estamos ou já fomos comprometidos temos uma fase de mal com o orkut... Mas isso passa! E a gente descobre que não vale a pena... O orkut é bacana! Só precisava ser mais explicito em suas informações e explicações! É o que eu acho...


Discussão
maria eduardaaa
29/12/06 às 09:16

meu namorado apagou o orkut dele pq
eu vi o scrap dele no orkut d uma garota
e não gostem nadinha foi motivo de uma briga feia!!
eu penso q o orkut eh para quem sabe se relacionar decentimente e com respeito!!
o que ele fez de apagar o orkut eu jamais
faria pois não iria dexar de trocas mensagens com amigos meu distantes!!!o orkut aproxima
as pessoas!!!
eh isso ae!!
valew!!!


Discussão
Daniella Aguiar
29/12/06 às 09:31

Acho que o orkut pode sim trazer problemas para um relacionamento, quando não sabemos usá-lo de uma forma correta!Mas se a intenção de quem entra é outra como:Encontrar velhos amigos, Fazer novas amizades mas melhor aquelas bem distantes sabe?Pra não ter problema com o parceiro aí sim acho legal e bacana usa-lo!!!!!Ass:Dani Aguiar


Discussão
manuella
29/12/06 às 10:20

o orkut pode sim, até destruir relaçionamentos,mas das pessoas que nao sabem conviver, ou que são infiéis.
Do mais, aproxima as pessoas, permite que encontremos novos amigos,novos amores,e que fortifiquemos nossas antigas amizades, é tudo de bom !!!!


Discussão
VITORIA
29/12/06 às 10:47

RAPAZ MINHA IMAGEM FICOU TOTALMENTE COMPROMETIDA GRAÇAS AO ORKUT .
CERTO DIA IA CONTAR UM SEGREDO PARA UMA AMIGA MINHA. COMO NÃO TINHA O TELEFONE DELA ACHEI POR BEM CONTAR VIA ORKUT. OBVIO QUE ATRAVES DO LINK MENSAGENS. QUANDO MENOS ESPERO A MSG QUE ESCRVI PARA ELA VAI PARAR NA CAIXA POSTAL DE TODO MUNDO . EU NÃO TINHA A MENOR NOÇÃO QUE AS MENSAGENS IA PARAR NA CAIXA POSTAL DE TODO MUNDO . OBVIO QUE EU FIQUEI MORTA. JA DELETEI VARIAS VEZES ORKUT MAS NÃO CONSIGO FICAR SEM ELE PQ VC TEM A FALSA IDEIA DE QUE TEM CONTATO COM ALGUNS AMIGOS DE INFANCIA , DA ESCOLA QUE VC NÃO VE MAIS . VC TEM COTATO DIRETO COM FAMILIARES QUE ESTÃO DISTANTES .CLARO QUE HOJE EU NÃOMANDO MAIS MENSAGEM NEM RECADO PRA NINGUEM .APENAS RESPONDO ELES OU ENTÃOPEGO O E-MAILDO POVO E FALO ALGO POR E-MAIL MESMO .MSG POR ORKUT NUNCA MAIS .


Discussão
Marcel Saldanha Malta
29/12/06 às 10:54

sim eu quero saber que horas o orkut vai voltar ? rsssss


Discussão
debora lima
29/12/06 às 11:06

a, o orkut é muito bom, axho que quem acha que ele prejudica por favor retire-se dele, por que se você não gosta tudo bem o ruim é você não gosta e querer destruir ja que muitas pessoas gostam deixa o orkut vivo, porque acabar?


Discussão
vanessa de jesus
29/12/06 às 12:14

oieeeeeeeeeeeeeeeeeeee pessoal eu acho q esse negocio de ter q construir o orkut eh ema merda pq isso voltem a funcionar por favor bjuxxxxxxxxxxxxxxxxx


Desculpe dizer assim, mas tem algumas entradas aqui dignas de pena. Antes de reclamarem do orkut, por que não ver que tem, sim, uma forma de mandar recados privados (barra na parte de cima, onde fica o início, amigos, comunidades e etc.) mas que, é claro, é ignorado. Até mesmo por depoimentos não aceitos.
O grande problema com os usuários acerca do orkut é a falta de informação que a maioria apresenta. O orkut não avisa na hora de bloquear uma pessoa, mas tem como, sim, você recuperar e desbloqueá-la. Será que ninguém nunca viu pra que serve o botão "Listas" embaixo da sua foto no Início? + Favoritos, + Gatos & Gatas, + Paqueras, Ignorar Usuários, isso tudo tem como adicionar em "Listas" e tão facilmente retirar seus contatos de lá.
Sinceramente, eu uso o orkut há alguns anos e até hoje nunca tive nenhum problema parecido com os citados. Mando recados privados, ignoro e deixo de ignorar usuários, e mesmo o problema de ciúmes, nem tenho como sentir ciúmes pelo orkut, mesmo porque eu apago todos os meus scraps, exceto os do meu namorado, e ele faz o mesmo.
O grande problema não está no Orkut, e eu não vi nenhuma necessidade nas mudanças ocorridas no site nos últimos anos, porque pra mim sempre foi fácil usá-lo. Basta procurar e entender o que se tem nas mãos pra depois não apontar o dedo para o criador de um site gratuito, do qual você participa por vontade própria.


Discussão
Márcia
29/12/06 às 12:46

Por que o orkut está fora do ar há tantas horas?
Será que a Justiça Federal fechou realmente o site como havia prometido?
Por que será que pessoas como nós, que não temos nada a dever a Justiça, sejam prejudicadas com as suas decisões?
Nunca vi o site passar tantas horas 'em construção' como está todas as vezes que tento acessar.
Alguém pode me dizer o por quê?
É muita falta de consideração para com os usuários do site, não receber em seus e-mails nenhum esclarecimento do que acontece :(
Eu espero que alguém possa responder.
Obg


Discussão
glaciane
29/12/06 às 13:25

oxe....pq o orkut num funcionando...
ja to cum saudade...nammm


Discussão
dayane abreu melo
29/12/06 às 14:28

o orkut é muito legal acho q so incentiva no ciumes quando se procura la a gente conhece pessoa exelentes.


Discussão
mariana
29/12/06 às 14:56

eu acho q o orkut nao deveria sair do ar!


Discussão
Márcia
29/12/06 às 15:35

o site já está funcionando novamente ;)


Discussão
Fernanda Sol
29/12/06 às 16:15

Bom, eu não acho o Orkut um bom exemplo para viver e sim um "atraso de vida" de um ser humano, tanto que começa em apenas uns mínimos recados e acabam em coisas piores como (preconceito, pornografia, pedofilia, roubos e etc...) que ocorrem no país ou até mesmo na internet, pessoas inventam vírus maliciosos e mandam scraps para outras caírem na armadilha que acabam pegando o vírus e que sozinho acaba enviando pros seus amigos e no final ninguém consegue descobrir qual foi o autor do "crime". O orkut também destrói muitos relacionamentos e cria muitas traições que desunem os casamentos e o próprio "amor". Levam as pessoas ao mal-caminho. Entendo qual foi os pensamentos dos autores desde site de relacionamento e também da função desta página da web: construir amizades e até mesmo relacionamentos. No fim maioria das coisas que planejamos não acontecem do jeito em que queremos. Eu já fui viciada em Orkut e hoje estou realmente revoltada pois eu perdi o amor da minha vida no Orkut... Meu ex-namorado me deixou para namorar com outra menina que conheceu na internet, mais também fico feliz, (não por eu querer vingança mais sim por "justiça"), hoje ele leva chifres e está quase no fim do namoro! eu soube que ele está querendo voltar comigo mais eu na verdade não vou voltar, porque quem não deu valor e depois voltar atrás não tem de volta o que tinha.
Só estou aqui para abrir os olhos dos viciados em Orkut e para tomarem mais cuidado com ele... Desfrutar do que ele oferece e mais nada!
Beijo... By: Fernanda Sol..._


Discussão
Fernanda Sol
29/12/06 às 16:20

SÓ PRA TIRAR A DÚVIDA DOS VICIADOS::
O ORKUT SÓ VOLTARÁ DIA 8 DE JANEIRO
O ORKUT ESTÁ APAGANDO AS COMUNIDADES PORNOGRÁFICAS E TUDO
E ESSA INFORMAÇÃO JÁ ESTÁ CIRCULANDO PELO MSN!!
BJOS PRA TODOS!!


Discussão
Márcia
29/12/06 às 17:08

Engano seu, Sol!
O orkut já está funcinando novamente.
E, nem todas as experiências lá são ruins.
Assim como qualquer outro site de relacionamentos, o orkut tem sido uma boa ferramenta para encontrar pessoas.
Não julgue as coisas pelas suas experiências ruins. É preciso ter maturidade para lidar com isso. Os atos inconseqüentes de uns, não significam que todos sejam fracos para cometerem os mesmos erros dos outros.
Bom mesmo é quando reconhecemos que erramos e buscamos acertar logo adiante sem deletar o que serve para prosseguirmos no bom caminho. ;)
Beijinhos


Discussão
sergio s. mendonça
30/12/06 às 10:07

acho que tudo na vida tem principio/meio/fim
este site e so o principio.
o resto e o homem que faz, a busca por novidade e do homem e se busca de tudo seja amizade sexo e conhecimento que e devemos buscar, se tem pessoa que busca novidades vai encontrar estas novidades e tudo.
se namorados(as)e por não há amor,não se tem paixão pela pessoa que esta ao lado.
e melhor fica só.
o site ai so e o meio, o fim e voce que faz.
se achas que a verdade nisto que esta fazendo vai enfrente ,paquere e se deixe paquerar mas seja verdadeiro, fale p/esta do seu lado a verdade.
nos homens(mulheres) temos que saber o que nos inspira, p/ o homen e a mulher que e o ponto e partida, mas em muitos casos não e a estação de chegada. e para todos voces que acessam esta pagina reflita. lovers all


Discussão
anjo da verdade
30/12/06 às 18:06

Uns três amigos meu me ignoraram no orkut,potanto eu nâo consigo mandar mensagens
mas para eles,oque devo fazer?,tem algum botâo que devo utilizar para conseguir mandar mensagens para eles,por favor alguém pode me ajudar?.


Discussão
anjo da verdade
30/12/06 às 18:09

Uns três amigos meu me ignoraram no orkut,potanto eu nâo consigo mandar mensagens
mas para eles,oque devo fazer?,tem algum botâo que devo utilizar para conseguir mandar mensagens para eles,por favor alguém pode me ajudar?.


Discussão
claudia
01/01/07 às 20:06

cho um passo para o final de um relacionamento. Deveria ser probido pela justiça.


Discussão
Nathya Dayane
04/01/07 às 12:19

acho mesmo que orkut deveria ser proíbido pela justiça, pois meu casamento se acabou por conta disso.
O meu marido chegou até a me agredir fisicamente por conta de alguns recados meus recebidos e por outro lado ele passou a namorar com uma garota e me deixou com um filhinho de apenas 03 meses de idade,].
Hoje estou só e meu filho já tem um ano de idade.Meu ex me procurou algumas vezes, mas nunca deletou seu orkut, pelo contrário, preferiu a namorada do orkut a mim.
As pessoas não se respeitam e mandam todo tipo de mensagem pra quem quer que seja,
o orkut é mesmo diabólico e usado por pessoas diabólicas.


Discussão
Evandro
04/01/07 às 15:58

Quem não deve não teme !!
Relacionamentos se fazem com respeito !!
Caso contrario, quem não tem boa indole, vai trair com ou sem Orkut, existem milhares de salas virtuais para encontros e algo mais.
Ja vi no noticiário da TV um caso que acabou em morte numa cidade de SP, por conta de um comentario jocoso deixado que colocava em duvida a orientação sexual de uma pessoa.
Assim como em todos os lugares do mundo real, existem pessoas boas e pessoas más.
Deixar um recado virtual para um amigo(a) pode ser uma demonstração de carinho e consideração, agora vale lembrar que quem recebe e conhece quem enviou sabe interpretar a mensagem, porém muitas vezes para quem não conhece o interlocutor pode gerar dúvidas.
Nada melhor do que o bom e velho bate-papo olho no olho ...


Discussão
Larissa
04/01/07 às 21:26

eu axo o orkut de mais eu tenho
minha irmã tem meu pai meu irmão
meu subrinho de 2 aninhos
eu quero manda um bjaum para todos do oekut
at quem naum e meu amigo e que me ADD
DO ENTRA NA COMU


QUERO RBD SO PARA MIM Q E DA MINHA IRMÃ


Discussão
paula chacon
05/01/07 às 00:30

olaaaa,
adorei a materia!!
tb concordo q talvez o orkut incentive ciumes sim.. dvria expor as informaçoes tanto qt expoe nossas vidas.. mas sobre os problemas pessoais com essa exposicao, acho q eh aquela historia: qm n deve nao teme!
tenho orkut ha mais d 2 anos e meio, n sei exatamente ha qt tempo e nunca tive problemas! namoro ha 2 anos e ngm nunca veio no meu perfil com insinuaçoes q causassem qq tpo d ciumes fortes no meu namorado, acho q a gente se entende mto bem e confia plenamente um no outro, sempre contamos td o q acontece, entao, se alguem deixa algum scrap um pouco diferente dos normais fica facil d entender o motivo.. tb acredito q o muito q acontece desses problemas na vida dos casais sao frutos q se colhem qd vc n impoe algum tpo d respeito perante as pessoas, acredito q soh se envolve em fofocas ou coisas do genero aqueles q nao sabem manter a dignidade... deixar recados pra acabar o namoro de alguem é coisa de gentalha e se existe alguem assim na sua vida, importunando tds os dias e qrendo destruir o relacionamento, eh pq ou vc ou seu namorado(a) nao presta! vc n presta por se envolver nesse meio e nao tomar uma providencia, e ele ou ela nao presta por nao dizer um basta bem dito e deixar q isso aconteca com impunidade! sei q as x eh muito dificil d controlar mas nada eh impossivel.. nunca tive confiança na internet, por isso, dsd q entrei no orkut nunca pus minhas informaçoes completas, nem fts no meu album, e qd ponho, uso marcas dagua com meu nome na extensao da ft.. tb faço isso no meu perfil, na foto pekenininha, pra evitar msm q roubem, e se caso aconteça, duvido q exista alguem q acredite na farça! minhas amizades desconhecidas no orkut nunca passaram d conversas em topicos d comunidades momentaneamente.. nunca adiciono ngm com intençao do tp: "oi t add pq te achei bonita".. faço questao de ir no perfil e dizer: "nao adiciono sem conhecer! ta bloqueado! ;D" e realmente o faço! msgs indesejadas no meu scrap? soh do tp: "emagreca enquanto dorme"... e ainda assim denuncio e bloqueio tdas!! realmente n creio q qm nao dah corda tenha problemas no relacionamento, mas como existe de td no mundo e nda eh impossivel, tb acredito no mau, péssimo carater de algumas pessoas.. ^^ e pra esse tipo de gentinha: uma vaia!!!!


Discussão
paula chacon
05/01/07 às 00:38

ah.. soh mais uma coisa: tou falando d relacionamento com amor de verdade!! hj em dia isso ta muito dificil d existir, ta td banalizado! mas qd se ama, na ha orkut, msn, irc, icq, amigo, parente, inimigo ou qq coisa q destrua um relacionamento!! o q eh de verdade eh pra sempre e ponto! se acabou, convenhamos: nao era pra existir daih por diante! entao para os q nao amam, q a felicidade seja eterna enquanto dure, pra q faça valer o momento! apesar d isso ser muito triste e eu preferir o AMOR, n desejo mal a ngm ^^ por isso sejamos tds felizes e q nossa vida nao se estrague por qualquer besteira... eh como uma frase linda que vi: "O que você fizer hoje é muito importante porque você está trocando um dia da sua vida por isso."


Discussão
Biu e Guru
09/01/07 às 19:15

quer privacidade nao entra no orkut, vai pra igreja confessar ao padre...


Discussão
juliana
10/01/07 às 17:32

tambem acho ok


Discussão
JMAURO
11/01/07 às 13:02

ORKUTISSIDIO É A SAÍDA....


Discussão
Paulinha
11/01/07 às 20:47

Nossa gente!
Estou ficando c um rpz, e tds os dias "fuço" o orkut dele...
Leio os scraps, vou no das pessoas ver o q ele respondeu. Até td bem, nunk tinha visto nd d+...
Mas o lance tá ficando mais sério, e já estou me sentindo um pouco mais a vontade para reclamar de certos scraps "insinuantes" das garotas para ele.
Hoje mesmo quase tive um treco quando uma garota deixou um pra ele, toda carinhooosa, chamando ele de AMORE, e perguntando sobre um tal CHOCOLATE QUENTE.
Rodei a baiana, e ele disse que não havia nada demais naquilo, e pra eu parar de idéia distorcida. rsrs
O eue vocês acham? Devo continuar fuçando e imprensando ele na parede pra saber o q tá pegando? Ou vejo e deixo pra la?Aii, to c medo de perdê-lo por causa do orkut!

O orkut eh f***!


Discussão
Camila
17/01/07 às 23:28

A questão muitas Vezes não é nem os scraps da pessoa... Simplesmente o fato de estar lá incomoda alguns...
Existem pessoas que tem ciume, e isso até certo ponto é normal...
Ex.:
Se você tem namorado/namorada... No Orkut,,,
E vê essa pessoa olhando perfil(fotos scraps) de alguém do sexo oposto (desconhecido ou chegado demais)
É natural da mente humana usar a imaginação nestes momentos, antes mesmo de perguntar o que a pessoa busca ali, ou se simplesmente não está fazendo nada... Estava "Fuçando" na vida alheia q lhe é colocada sem nenhuma barreira...

O orkut nada mais é do que uma forma de fofocar...
A exemplo de que onde obteve maior sucesso é no Brasil, onde resvistas de fofocas são mais vendidas do que livros e revistas cientificas e de pesquisa, em outros paises como Inglaterra, França e assim por diante, são poucos os que entraram para esse tipo de site de relacionamento, porque são pessoas mais cultas e tem o entendimento de que aquilo é para alienar as pessoas...

Uma pergunta básica?
quantas horas você ja´perdeu em frente ao computador vendo o orkut alheio???
Quantas dessas horas poderiam ter sido utilizadas para outras coisas???

É POR COISAS ASSIM QUE O BRASIL NÃO VAI PRA FRENTE...


Discussão
airton
18/01/07 às 19:16

No meu ponto de vista as pessoas estão levando muito pro lado pessoal por que se nada disso tivesse acontecido todos que estão falando para banir o orkut estariam é elogiando concordo sim para que o orkut faça algumas mudanças em relação a pedofilia,racismo entre outros para que nada disso aconteça mais no meu caso não vejo o por que banir essa rede pois adoro o orkut e para as pessoas que querem privacidade para isso existe o msn ok? valeu um abraço a todos.


Discussão
Guilherme Rambo
18/01/07 às 21:27

Acho que o orkut, se bem utilizado pode ser algo muito agradável, para compartilhar conhecimentos, conhecer pessoas, etc.
Quanto às incomodações que pode vir a causar, se o indivíduo não quer ter problemas, não se cadastre e esta resolvido.

Abraços, ótimo post


Discussão
alinepereira
22/01/07 às 13:40

tenho orkut mas semeu namorado tivesse eu não iria deixar meu namo fazer um pois homem é homem e certamente iria ficar mamdando recadinhos para as fussa fussa...


Discussão
vania
22/01/07 às 14:33

Morro de ciumes qd uma mulher que meu gato ficou deixa recadinhos a ele dizendo que sente saudades...e o pior de tudo isso é que moram na mesma cidade que ele e eu muito longe sem saber do que ta se passando lá...naum posso nem pensar...que fico em crise com ele...valew!


Discussão
marcos ant dono
22/01/07 às 20:44

presisava-mos de um canal como esse para nos relcionar-mos . encontrar velhos amigos fazer novas amizades e mais importante conhecer novas pessoas o legal que podemos viajar por todo o pais sem sair de casa .obrigado pela essa genial ideia.


Discussão
Rosberg Silva
08/02/07 às 11:16

Bom,pra começar eu li alguns comentários e logo no inicio um menina pede pra banir o orkut.eu acho o seguinte se ela tem problemas com o seu marido ou seja la quem for o certo seria ela não ter orkut,e não pensar em reeinvindicar a retirada do site.isso ehhh um ato inpensado,o site eh um sucesso mundial,tem sim seus lados que prejudicam porem a melhor forma de resolver esses problemas ehhh usar toda tecnologia sei la,o homem cria equipamentos incriveis então esse seria só +++ um...
Essa eh a minha opinião.se alguem for contrário a ela eu peço desculpas,e irei defender sim meu ponto de vista q eh esse sempre,sem contar nos pontos positivos q ele tem isso eu nem vou comentar,não teria espaço.....abraço a todos.....


Rosberg Silva..


Discussão
rael
12/02/07 às 19:56

Acho que o orkut nada mais é que:o cão chupando manga,cramunhão,o demo desfarçado de letras,o capiroto e tudo que há de ruim na tela do "pc".
porém, não tem mais jeito. o mundo já é do malíguino..
obs:se vc concorda comigo,me vizite no "rael@netto.com".E quem não concorda comigo também me faça uma vizita,e com certeza tu serás espinafrado!!!
seu bando de viciados e possuídos pelo orkut...


Discussão
Jacques Serafini
16/02/07 às 09:28

Orkut é um local virtual para diversão, como se fosse em uma mesa de bar onde todo mundo fala o que quer e muita besteira. Somos todos curiosos e aventureiros por isso estamos no orkut. Brasileiro geralmente não tem pudor e nao tá nem ae pra regras de sociedade como as Inglesas, nós queremos mostrar o corpo e procurar por pareceiros(as). Se no carnaval as mulheres desfilam peladas no orkut não é diferente.


Pessoas muito sérias devem apenas se controlar ou sair fora do orkut.

Se o orkut fosse sério então seria como um blog qualquer desconhecido. Ciumento geralmente não confia no parceiro então tranca a parceira no banheiro e joga a chave fora.

Eu só acho que o Orkut dá passos curtos em tecnologia e não ta usufruindo de espaço publicitário; mas o dia em que ele colocar muita propaganda e banners ae ficará chato demais.

Se o orkut pode mudar suas regras a qualquer momento então tudo o que eu disse em scraps perde validade.

Se o Orkut associar o acesso ao mapa no orkut ficaria mais interessante. Colocar seção informativa de dolar e tempo e horarios em paísses e outras... vamos se mecher mais rapido senão vai aparecer concorrencia melhor senhores Googleanos.


Discussão
lindomar
17/02/07 às 12:57

no orkut a gente nao tem pivacidade, mas oque importa e conhecer gente novas e comunidades interesantes e super legal


Discussão
Camila M.
05/03/07 às 09:36

Eu adoro o orkut !!! mas realmente fiko com mt ciúmes as vezes !!!!

mas o orjut é uma parada q me vicia !!!!!!


Discussão
vanessa
07/03/07 às 17:31

eu sou aviciada no orkut né atoa ki eu passo a mior parte de meu tempo na net olhando qm entra qm sairorkut as vzs da ciume s


Discussão
Regiane Ramos
11/03/07 às 23:33

eu adorooooo o orkut mas nao posso nem responder recados q da poblema ate mesmo de alguem da familia,tudo e motivo de falar,mas mesmo assim nao vou desistir e um jeito façil de matarmos a saudade de parentes distantes,mas um dia meu marido vai conformar q nao precisa ter ciumes de orkut nao,pois isso e somente um jeito gostoso de passar o tempo.


Discussão
vando
12/03/07 às 09:25

eu curto orkut para mim oc sem orkut nao rola + ultimamente esta dando muita briga com minha parceira ai resolvo que nos vamos exclui a conta do orkut + eu ja estou com saudades


Discussão
Eduardo
15/03/07 às 12:17

ORKUT é coisa de fofoqueiro.......pra quem gosta de ficar sabendo da vida dos outros!....só serve pra isso!
É fofoqueiro quem quer...deixa que façam de sua vida uma fofoca quem quer.....
Foda-se o resto!....FIM.

SÓ NO BRASIL....

ESSE BRASIL É UM CÚ......

O ORKUT TEM QUE IR PRO LIXO!


Discussão
FFF
19/03/07 às 23:17

nadA AVER


Discussão
julian da cunha
20/03/07 às 14:22

como vc esta

tenha uma otima semana

fique com deus valeuuuu


Discussão
ricardo
24/03/07 às 14:36

o q esta dito é verdade´porq nós não temos nada aver com oq acontece com os casais


Discussão
aldrimeire
27/03/07 às 19:19

oi tudo


Discussão
Acid
28/03/07 às 03:18

Eu acho que o design dos scraps é proposital, mesmo. Não fosse assim, o Orkut não seria o sucesso que é no Brasil, onde o povo adora olhar a vida dos outros... Interessante notar que nos EUA, povo mais obcecado por privacidade, o Orkut não pegou. Mas, seguindo essa lógica, na Inglaterra deveria ter havido uma frebre similar ao Brasil... não sei... talvez o Inglês só goste de saber da vida de celebridades.


Discussão
Isaias Cesar Torres Santos
30/03/07 às 14:36

P mim ñ ezistiu nada melhor q o orkut e pronto!!!


Discussão
caique
31/03/07 às 23:23

é muito bem ser membro do orkut


Discussão
joão vitor
01/04/07 às 13:12

ficou paia de mais esse seu site....[;)]


Discussão
Diogo
02/04/07 às 01:51

Deveria acabar no Brasil mesmo
não serve pra nada é só pra menores de idade ficarem la fazendo fofoca e fuçando a vida dos outros e maiores tb. então vão faze algo qe presta como estuda e abandonem o orkut brasileiros burros qe não tem o qe fazer mesmo qe droga vamo cresce povo vcs não ganham nada fica na frente do pc fofocando.


Discussão
Cesar Augusto
02/04/07 às 09:48

realmente o Orkut me trouxe problemas..
mas é errado negarmos que é uma rede de relacionamentos incrivel, com ele reencontramos amigos de infancia que ja nao vemos a anos.
estou sem cadastro faz uns 2 meses e até agora não senti falta. pretendo voltar a utilizar qdo tiver maturidade suficiente ou se habilitarem a opção de "profile private", visivel apenas para amigos.. seria uma ótima opção, muitos outros sites tem.. como myspace.com, facebox, etc


Discussão
Sylvio de Alencar
02/04/07 às 22:30

Parabéns!! Mais do que saudável essa "chamada de atenção"!


Discussão
Roberta
13/04/07 às 19:10

o relacionamento 5 anos terminou,por que pelo orkut descobrir quem verdadeiramente era o meu namorado.


Discussão
Nandah Moreira
13/04/07 às 23:03

Humm.. eu sou uma pessoa muitoo ciumenta, deleteei meu orkut poor causa do meu namorado, porém fiz outro pra mim e pra ele. Na verdade ele apagou o dele primeiro, pois eu sou MUUUUITOO ciumenta, nunca vi pior.. amo elii.. miss sei lá.. Quero privacidade, isso é muitoo importante para um casal. Garotas, dando em cima do meu namorado na maior cara de pau.. eu fico arrasada, mais aprendii q naum se deve brigar.. controloo e esqueçoo.. nem tenho mais muuuitoo cíúmes.. e tá tudo bem!
hehehe
_beijO
By:. Nandah


Discussão
Rafael
16/04/07 às 20:21

bem..na minha opinião o orkut incentiva ao ciumes sim e muts vezes leva o casl ateh brigar..bom eh isso q eu axo..vlw


Discussão
simone
17/04/07 às 15:35

eu gosto muito do orkut "assim como outras pessoas"

por isso eu acho q num deve acabar,se vc num gosta tem quem goste ...ah tem mais um monte ai,mas toh com preguiça rsrsrsrs...xau bjs!!!

quem quiser me add no msn depois eu passo o orkut!!!

simone_simpleplan@hotmail.com


Discussão
roger
19/04/07 às 22:20

impossivel retroceder nesse avanço tecnologico tão louco que a humanidade vem passando...o ORKUT...é mais um avanço....que pode ser usado pra o bem ou pra o mal...porém...dizer que o ORKUT...o site....em si....é ruim ou coisa parecida...é ilógico...a maldade ou a bondade está dentro do ser humano....a máquina em si....a tecnologia em si....não pode fazer mal a ninguém....e sim o uso e a maneira que o ser humano a utiliza....É COMO ARMA DE FOGO....AQUELA LEI ESTÚPIDA DE DESARMAMENTO....O REVÓLVER SOZINHO NÃO VAI DISPARAR....ELE NÃO PENSA...NÃO HÁ NELE MALDADE OU BONDADE....E SIM EM QUEM O MANIPULA....MESMA COISA.....O ORKUT....neguinho não tem principios....ele só externa isso também pra o ORKUT....ciumes é normal....quando se ama se tem ciumes....agora....confiança é imprescindivel....pra um relacionamento dar certo.....a culpa em definitivo ao meu ver não é do ORKUT....


Discussão
keyte
24/05/07 às 21:36

Com certeza o orkut é um prato cheio para aumentar as brigas entre casais, já fui vitíma do orkut, mas agora tenho certeza o melhor é excluir, porque o meu relacionemento é mais importante do que uma simples página na internet, que a maioria das vezes são adicionadas pessoas que você nem conhece. O orkut é mais indicado para pessoas solteiras que buscam aventuras e conhecer novas pessoas, mas pra quem já tem um relacionamento serio isso não é correto porque só vai gerar brigas entre o casal.
Portanto hoje sou contra o orkut para casais, e acho que quem gosta de seu parceiro vai sim excluir seu orkut.

Assinado com muito prazer:
keyte...


Discussão
keyte 2 msg
24/05/07 às 21:46

Eu keyte amo o meu nomorado Ricardo, e já tivemos brigas por causa do orkut, mas hoje tenho certeza que o melhor é excluir o meu orkut...

DEPOIMENTO PARA MEU AMOR:

Meu amor Ricardo te amor meu querido e não tem orkut nenhum que vai mudar o rumo do nosso amor.

Você é muito importante pra mim...


Te amo muito!!


Discussão
Douglas Vitor
28/05/07 às 00:50

Entaum, nossa conheci uma garota, ela se tornou muito especial para mim, mas quase tudo foi por agua a baixo por calsa de outra garota que veio e começou do nada a falar coisas em meu perfil...


Ai a garota que conheci imediatamente como se esperava teve uma reação d regeição...


mas nossa dei um fora gigante na outra e mostrei pra ele quem que comandava meu coração!!!


Gabi te mo muito meu amor!!!


Discussão
Deolinda
29/05/07 às 20:36

Eu,entrei e saí do orkut,por motivos de ciúmes,mas quando senti saudades dos meus parentes não tive outra alternativa em reativar a conta e me comunicar com os mesmos.Me sinto muito feliz com este método de comunicação;assim nos falamos,trocamos mensagens e fotos.Que seja aperfeeiçoado,mas não exterminado,viu galera orkuteira.


Discussão
alexandre
09/06/07 às 23:48

pór favor não me mandem scraps !!!só depoimentos !!!em ultimo caso o scrsp !!!obrigado !!!seu amigo xandy!!!!


Discussão
Jonas Felipe
10/06/07 às 16:12

Conheci minha namo atual pelo orkut, estamos a mais de 1 ano e meio juntos.

Como qualquer ferramenta, o orkut, pra quem sabe usar, é excelente.

O que já consegui através dele:

*Emprego
*Namorada
*Clientes
*Contatos Profissionais
*Amigos
*Viagens, saídas pra parques, trilhas, baladas, etc com uma galera super gente boa e com nível intelectual altíssimo

etc etc...


Discussão
Jonas Felipe
10/06/07 às 16:18

Conheci minha namo atual pelo orkut, estamos a mais de 1 ano e meio juntos.

Como qualquer ferramenta, o orkut, pra quem sabe usar, é excelente.

O que já consegui através dele:

*Emprego
*Namorada
*Clientes
*Contatos profissionais
*Amigos excelentes
*Viagens, saídas pra parques, trilhas, baladas, etc com uma galera super gente boa e com nível intelectual altíssimo
*Aprendi muita coisa nele sobre minha área de trabalho
*Pude filosofar em comunidades com esse objetivo


etc etc...


Discussão
Alisson
03/07/07 às 04:39

Ai o Orkut é muito bom pra quem sabe lidar com ele mas nem sempre da certo os relacionamentos por la na maioria das vezes são usuarios mal intencionados.Minha namorada atual eu conhesi no Orkut ja vai fazer 2 semanas que to com ela, eu vejo assim os recados dela mas nem ligo, acho que acima de tudo tenque confiar no parceiro(a) mas para quem é muito siumento não é muito recomendado ter um Orkut.Logico que Já tive siumes da minha namorada no Orkut sim mas nem falei nada preferí fica na minha, se eu falo alguma coisa aí ja comesa briga. A melhor coisa à fazer é deixar, num adianta falar, se essas pessoa te ama ela num vai fazer nenhuma besteira...Agora, excluir o Orkut não vai resouver nada...Tem gente que faz montagens com suas fotos para ficar bem bonito(a). Eu quando vejo essas coisas ja saio na hora, e tem muita gente que só liga o PC para ver se tem algum recadinho ou um depoimento, como eu :-)

RESUMINDO TUDO: Se existe confiança entre o casal não hà crizes de siumes.
E outra coisa: NÃO É SÓ NO ORKUT QUE A GENTE TEM SIUMES AS VEZES ATÉ NA RUA MESMO, EM CASA EM TODA PARTE O SIUMES TE ACOMPANHA, TA SEMPRE PRESENTE EM SUA VIDA!!!


Discussão
kk
05/07/07 às 09:41

ciume com "s"....
putz..... xP
eu ja morri de ciume por causa do orkut, mas ....
sei la, a gente procura neh?!
rs


Discussão
luciana
10/07/07 às 18:33

nao consigo entrar no orkut


Discussão
ana luisa
12/07/07 às 15:55

meu nome e ana luisa mas quero muito ter um orkut


Discussão
Arcise
12/07/07 às 19:28

Bem, logo que entrei no orkut descobri que meu namorado tinha orkut desde quando começamos a namorar e ele havia colocado como solteiro e o pior dizia nos recados que ficava com uma menina e que tava arrependido, não sabia o que fazer e coisa e tal.
Eu terminei e até hj ele não sabe pq. E o pior é que ele pediu pra voltar várias vezes.
Vai pastar!


Discussão
ROSE
14/07/07 às 15:13

oi ! entrei hoje no orkut,espero que encontro velhos amigos e também novos. ....................


Discussão
LUCIANA
17/07/07 às 15:14

LUCIANA LOPES
nÃO CONSIGO ENTRAR NO ORKUT


Discussão
CaH
22/07/07 às 03:22

Eu jah briguei com meu ex por causa do orkut varias vzs + eu continuo gostando do orkut!
eh um meio mto facil de se comunicar!
c vc ke ter privacidade eh facil..exclui a sua conta e fika tudo certo..!

heuheuhueh... =]

By CaH!


Discussão
bel
24/07/07 às 18:16

concordo plenamente,isto é uma falta de privacidade
casais brigão por este motivo sim e tem tudo há ver
o que diz o comentario.................


Discussão
Marcelo
25/07/07 às 14:43

Há que ache que o Orkut é coisa de criança, outros acham que é coisa pra quem não tem o que fazer, e por aí vai... porém eu não encaro dessa forma, pois tennho muitos amigos e sei que quando quero contatá-los o orkut é a melhor ferramenta, pois os telefones, e-mails e afins poder ser mudados, o orkut vc tem uma certeza que 99% dos seus amigos lerão o seu recado. Além de ser simples e fácil o orkut torna os contatos mais rápidos e dinâmicos tornando as pessoas mais próximas através das fotos. Por outro lado, o orkut tem seus problemas assim como outros lugares da net tem, mas isso é problema dos usuários mal intencionados que deveriam ser banidos da comunidade. Muita gente usa o orkut como ferramenta pra distribuir vírus, sacanear pessoas através de fakes (páginas falsas), e assim por diante, acho que a rigidez no controle de acesso ao se cadastrar no Orkut deveria ser mais séria e eficiente, a fim de evitar os mal intencionados. Se as pessoas sérias encaram um site de relacionamento sério ele é sério, se as pessoas encaram como brincadeira e cheio defeitos, assim ele será, então depende de nós melhorar cada vez mais o Orkut.


Discussão
Leandro Gomes
26/07/07 às 22:34

Minha Opnião sobre orkut é :

Bom ele é um site de relacionamento muito bacana, mais como foi relatado pessoas que nem conhcemos podem enviar o que quiser.
Bom eu acho que temos que saber administra o orkut de uma forma saudavél como sabe filtrar as pessoa que ali estão adicionadas.
Para simplismente não magoar as pessoas que estamos vivendo nesse momento.

É uma questão de integência


Discussão
Edirson
27/07/07 às 13:02

Brasil, quantos anos, quantas, décadas, quantos centenários ou milênios, mais vamos viver, assim como país de terceiro mundo.


Discussão
LuH^^
31/07/07 às 16:44

Ah sei la o orkut....
tras muitas brigas no meu relacionamento por
causa do ciumes
mais hj o orkut se tornou um vicio num consigo fikar um da sem entrar e dar uma fussadinha no orkut do meu namorado embora ele apague os scraps..han q raiva
uahuahuahuahuahuah
mais o orkut eh minha distração
uhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhau
não vai ser uma pagina da web q vai acabar com meu namoro neh!!!

pessoal quem quizer me add no msn
luana_bgi@hotmail.com


Pretinhuu ti amulll¹²³


Discussão
laura
01/08/07 às 11:04

Acho o Orkut uma porcaria, Não só pelo fato do ciúme, mas já vi relatos de pessoas que se deram mal e perderam relacionamentos, amizades, e outras coisas que antes eram importantes demais para a vida da pessoa e o Orkut simplesmente destruiu...
Acho que deveria ser proibido ninguém nasceu tendo o orkut então podem muito bem e melhor ainda viver sem ele....


Discussão
Thiago
04/08/07 às 12:22

sabe oq eu acho eu acho é ... POKO!!!!

Sabe oq eu quero eu quero...

È + + ! ! !


Discussão
alecsandro
05/08/07 às 23:17

Orkut pra ser alegre de vez em quando enjuar mais naum pros que gosta