Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Orkut é exemplo de Web viciante

A interface do Orkut foi muito bem feita. Há uma harmonia grande entre usabilidade e estética, com links em azul sublinhado convivendo com ícones graciosos, firulas e, pasme, capitulares numa tipografia fantasia de silhuetas de seres humanos. Uma vez que você entra lá, dificilmente consegue sair sem ficar pelo menos alguns minutos. A forma como a navegação é organizada é altamente persuasiva.

Assim como o website do Nielsen que todo mundo critica, usa um contraste entre rosa e azul. E nada de fundo cinza, diga se de passagem.

Apesar disso, identifiquei um problema grave de arquitetura da informação. Só depois de muito pastar é que sabe onde encontrar essa tela, que serve para chamar novos amigos, virar fã de alguém, agrupar amigos, enfim é o seu administrador. O único jeito de entrar é voltar para a Home e procurar um link que está no meio da caixa central, que às vezes aparece escrito como Grow Your Network, às vezes como Rank Your Friends. Eu já havia tentaddo clicar em Friends lá no meu do alto e pensado que ia cair aí e não é o que acontece. Mas deveria ser, aliás ficaria até melhor se o rótulo desse link fosse "My Friends".

Leitores fiéis desse blog que quiserem entrar na rede social, podem mandar um email pra mim para que eu posso convidar a entrar. É o único jeito, não dá pra se cadastrar lá. Vejo vocês nas comunidades Web Brasil, que discutiu a credibilidade do prêmio Ibest, Webinsider, que discutiu a possibilidade abrir para comentários o site e FlashMasters, que começou agora. Gostei tanto desse negócio de qualquer poder criar uma comunidade, que resolvi criar a Freelancers Web pra ajudar quem tá atrás de trabalho.

Não convido a entrar no Orkut ninguém que já não conheça. Por favor não insista. Digo isso porque estou sendo constantemente assediado a fazer algo que considero errado. Quem ainda não foi convidado espere chegar a sua vez.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 29/04/2004

Palavras-chave

hipertexto    freelance    orkut    useit    

Opções



Comentários

Discussão
Thiago
29/04/04 às 02:57

Legal... sou um freenlace que precisa de job, me convida pro Orkut agora pra eu poder participar :D

abs


Discussão
Edull
30/04/04 às 11:58

Também tinha notado essa gravíssima falha no Friends... é imperdoável fazer o usuário ter que procurar a área de "karma", que bem poderia estar na página de profile. De qualquer forma, o Orkut ainda é beta e, por ainda não ser comercial, a única contrapartida exigida dos usuários é que eles apontem falhas!


Discussão
Marlos Carmo
08/05/04 às 08:40

Estou viciado no Orkut!!!
Estou tentando esquecer, mas to sofrendo e abistinência...


Discussão
Cissa
11/05/04 às 07:13

O que você achou da hierarquia de informações no site? Me pareceu que é uma network de tantas opções, gostaria de saber se foi realmente dada a mesma atenção que se deu à estética - o que já dá pra perceber que não, já uma página tão importante você teve dificuldade em achar né?


Discussão
Régis
11/05/04 às 11:00

Adorei essa matéria e gostaria de fazer parte dessa comunidade...
me convide por favor..
[email protected]


Discussão
Fred
12/05/04 às 11:18

Com certeza não Cissa, a decoração teve preponderância sobre a arquitetura. Porém, uma rede hipertextual sempre gera esse tipo de desnorteamento e isso é até desejável dentro dela. Acredito que dá pra aproveitar melhor aquele menu do topo e a barra de ferramentas dos perfis (aquela cheias de ícones bonitinhos).


Discussão
Evelyn
14/05/04 às 01:54

oi...da pra vc me convidar pra comunidade orkut??
beijos,,eve


Discussão
Fred
14/05/04 às 02:45

Todos que pediram acima, estão sendo convidados a entrar por email. Quem mais quizer, que se manifeste :)


Discussão
Fernando Bez
17/05/04 às 01:12

pow cara teu blog eh mtu massa keria fazer parte do Orkut me adiciona? por favor =)


Discussão
Laura
17/05/04 às 10:36

Olá
Não entendi muito bem mas gostaria de participar.
Obrigada


Discussão
Fred
18/05/04 às 02:09

Ah peraí gente. Isso aqui já tá virando oba-oba. A idéia do Orkut é ter as pessoas que você conhece próximas, por isso a necessidade do convite. Não posso sair por aí convidando qualquer um que aparece. Quem ainda não foi convidado tenha paciência e pergunte aos seus amigos próximos se eles já foram. Não vou servir de atalho para entrar no Orkut. Comentários fechados.





Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato