Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Designers são heróis e programadores são vilões?

De quem é a culpa pelos problemas no uso de sistemas?

Manequim

Na terceira aula da disciplina Estudos em Interação Ser-Humano Computador foram comparadas três abordagens para o design de interação:

  • os erros cometidos no uso do sistema são culpa do usuário que não estudou a ferramenta direito
  • os erros cometidos no uso do sistema são culpa dos programadores que não projetaram a ferramenta para ser à prova de erros
  • os erros cometidos no uso do sistema são consequências de contradições presentes na própria atividade

Dentre as três, a que culpa o programador é a mais frequente no Design de Interação. Até alguns anos atrás só programadores projetavam interfaces, então, para justificar a necessidade de um designer de interação, autores como Alan Cooper apontaram a alienação e hostilidade dos programadores em relação aos usuários como a causa das dificuldades em usar artefatos interativos.

Em partes, programadores são culpados, mas há que ressaltar que eles estão inseridos em organizações que adotam modelos de negócios baseados em contradições como o ciclo "vender software complexo > vender treinamentos > lançar nova versão ainda mais complexa". Usuários também não estão completamente à mercê das interfaces hostis, pois tem a liberdade de simplesmente rejeitá-las, usá-las de forma subversiva ou criar gambiarras. Essa seria a terceira visão, defendida por Clay Spinuzzi.

Designers são heróis e programadores são vilões? [MP3] 2 horas

Os textos da próxima aula são:

  • DUARTE, Newton (2003) A teoria da atividade como uma abordagem para a pesquisa em educação, Perspectiva, Florianópolis, v. 21, n. 02, jul./dez., p.279-301
  • ABOULAFIA, Annette e BANNON, Liam, J. (2004) Understanding affect in design: and outline conceptual framework. Theor. Issues in Ergon. Sci. Vol. 5, no. 1, p. 4-15.
  • WERTSCH, James V. 1995 The Need for Action in Sociocultural Research, In Sociocultural Studies of Mind, James V. WERTSCH, Pablo del RÍO, and Amelia ALVAREZ, Editors, Cambridge University Press. p.. 56-74. Traduzido para potuguês e publicado no Brasil como WERTSCH, James V. (1998) A necessidade de ação na pesquisa sociocultural. In Estudos Socioculturais da Mente, James V. WERTSCH, Pablo del RÍO, and Amelia ALVAREZ, Artmed, p. 56-71.

Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 29/06/2006

Palavras-chave

designer    programador    erro    breakdowns    

Opções



Comentários

Discussão
Ricardo
01/07/06 às 16:04

As imagens da página inicial continuam desaparecendo no Firefox (agora desapareceram após meu primeiro clique). Devemos nos contentar com as imagens em preto e branco do IE?

Não entendi a relação da foto com o texto.

Outra coisa: esta página alerta com um alertbox do Javascript (e de novo, pau no Firefox: ele alerta duas vezes a mesma coisa) que falta preencher dados, mas depois envia mesmo assim o formulário gerando uma página de erro. O alerta não é suficiente?


Discussão
Frederick van Amstel
01/07/06 às 19:56

Toda essa tirania é intencional. Ainda bem que alguém reclama, senão não teria graça...


Discussão
JP
03/07/06 às 17:28

Não dá prá entender absolutamente NADA de NADA do áudio em MP3. O ruído de fundo está muito alto e o nível de eco idem. Horrível.


Discussão
Frederick van Amstel
03/07/06 às 17:43

É o melhor que posso fazer com o gravador simples que tenho e minha ignorância no tratamento de áudio...

Um amigo me disse que conseguiu melhorar usando um equalizador. Se alguém puder me dar dicas de como melhorar o áudio, eu agradeço e o JP também.


Discussão
usuario
03/07/06 às 19:00

Gente quem quizer ouvir no site da winamp tem um super equalizador de tres metro de largura voce regula ate as ondas inaudiveis

Pena que winamp e igual firefox quanto mais extensão voce usa mais problemas dao

E o opera esta me convencendo mais opçoes de navegabilidade e acessibilidade e usabilidade e ... emfim


Discussão
Sergio Leal
04/07/06 às 12:59

Aqui deu certinho...Uso o FireFox... Acho que é como alguém falou acima:
EXTENSÕES, para mais ou para menos.


Discussão
Danilo Campos
14/03/08 às 14:55

É verdade... Essa briga entre Designers e Programadores talvez nunca acabe... afinal de contas um briga pela estética, outro pela funcionalidade e no meio de tudo isso estão os Usuários...

Existe um site de quadrinhos (Bug) que trata exatamente desse assunto... e deixa até os usuários escreverem as próprias histórias...

www.bug.d3estudio.com.br


Discussão
FErnando Oliveira
18/08/10 às 20:53

E lógico que esse texto foi escrito por um designer né!? ^^




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato