Barganha! Provedor Banda Larga R$ 1,50 ao m�s!
O leitor Thiago Matsunaga me mandou um email agora pouco me perguntando o que eu achava da navega��o do site da Huge, que inventou uma nova forma de "rolar" a p�gina. Conforme o mouse desce, o conte�do (antes escondido por uma m�scara) � revelado. Ele me disse exatamente o que senti da primeira vez que vi esse site h� anos atr�s: "me parece que n�o d� pra se sentir � vontade." Por causa desse efeito, o website ficou t�o famoso que foi destacado no livro Designing Web Site Interface Elements, que resenhei ontem. Mas como disse na resenha, ele foi mais um exemplo fraco do livro.
N�o realizei testes de usabilidade com o website, mas acredito que � primeira vista, o usu�rio n�o percebe que h� conte�do escondido na parte baixa da tela. Como ningu�m consegue ficar olhando pra tela sem mexer um pouco o mouse, � poss�vel que ao primeiro movimento da m�scara ele j� entenda como funciona a rolagem. Estou partindo do princ�pio que o website tem um p�blico-alvo relativamente experiente em navega��o. Apesar de n�o prejudicar a usabilidade do website, percebi duas falhas nessa abordagem: o efeito subjetivo negativo que nosso amigo reconheceu e a inconsist�ncia entre as p�ginas de entrada e a do portif�lio.
O primeiro problema � o mesmo que a segunda maior causa de morte de fotojornalistas, o atropelamento. O visor de uma c�mera mono-reflexa tem apenas 45� de amplitudo contra os 135� da nossa vis�o normal. � como se o fot�grafo ficasse praticamente cego. Da� ele est� na rua fotografando um pr�dio e pou! J� era. � real gente, aprendi na faculdade. Restringir a leitura n�o mata ningu�m, mas d� esse sentimento ruim. Pra os ju�zes dos pr�mios que eles ganharam, talvez isso seja diferente e excitante, mas acredito que para o executivo alvo do website pode ser um ascinte.
O segundo problema � que como a �rea mascarada � pequena, n�o caberia a grande quantidade de bons cases que eles tem. Ent�o eles foram obrigados a criar uma nova p�gina diferente s� pra isso. Digamos que antes de clicar nesse link, o usu�rio clica em "US" e tem o resultado imediato na tela. Quando ele clica em "case studies", ele precisa abrir uma nova p�gina, cujo layout � totalmente diferente. Isso d� a sensa��o de que foi levado a outro website. Muito ruim tanto para identidade visual da empresa quanto para a navega��o do usu�rio, que agora, n�o pode mais ver os demais links da navega��o principal sem voltar � home.
Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 29/06/2004
restri��o leitura navega��o rolagem consist�ncia
Oi Fred! C� vai o meu primeiro coment�rio no seu site!!
Realmente em termos de usabilidade este site da Huge deixa muito a desejar.
N�o h� consist�ncia, uma vez que a p�gina dos case studies � completamente diferente das outras p�ginas.
Em rela��o � navega��o em si, tamb�m n�o acho que seja muito us�vel. Quando abri a p�gina tinha o mouse no fundo do ecr� e nessa posi��o n�o deu para ver conte�dos nenhuns. Al�m disso, o meu PC � um pouco lento com as anima��es Flash e ao andar com o rato parece que a p�gina d� saltinhos... Enfim. Al�m de ter que mover o mouse para baixo para ter de ler os textos...
Penso que os utilizadores n�o t�m paci�ncia para isso.
Um abra�o!
Se você tem um blog, pode retrucar via TrackBack:
http://www.usabilidoido.com.br/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/42
Assine nosso conte�do e receba novidades sem sair de casa!
, atualizado com o Movable Type e acessado pela ADSL Residencial.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresenta��o do autor | Consultoria | Portif�lio | Contato