Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Redesign do Usabilidoido versão Seurat

Novo design do Usabilidoido é fruto de pesquisa com leitores que ainda não terminou. Dê sua opinião!

Uma foto da foto da foto do redesign Seurat

Após semanas de pesquisa e trabalho árduo, está publicado o redesign do Usabilidoido. Espero que vocês odeiem; pelo menos alguns de vocês. Donald Norman disse numa palestra que os maiores designs são aqueles que ou você ama ou você odeia. Não era minha intenção no início do projeto, até porque minha especialidade não é design gráfico, mas devido ao curso do Perfil Semiótico, fui obrigado a trabalhar com o design emocional. Se já existe uma relação forte entre os leitores mais assíduos e o blog, porquê não intensificá-la?

Para isso, voltei atrás na minha decisão de priorizar a usabilidade e a padronização nesse redesign e resolvi quebrar paradigmas novamente. Tanto na arquitetura da informação, quanto no design gráfico, este blog deve parecer bem diferente dos demais. Como disse numa entrevista para o Tableless, o Usabilidoido é meu laboratório de experimentação.

Na realidade, esse redesign é fruto do mais importante experimento que nós realizamos juntos: o Perfil Semiótico. Escrevi um artigo resumido que apresenta a fundamentação teórica do método para o congresso Webmedia 2005. Espero que seja aprovado.

Ainda quero aplicar o método em outros projetos e observar outras pessoas aplicando-o antes de concluir que ele é viável. Se o leitor experimentar, por favor, me envie um email pra conversamos sobre como foi.

Prova de fogo

Se o objetivo final do método é atender às expectativas dos usuários, então é claro que eu não poderia deixar de perguntar a vocês se atendeu ou não. Navegue um pouco pelo blog, leia outros posts e volte aqui para responder a pesquisa abaixo. Ainda estou disposto a fazer ajustes no novo design para que ele se torne mais adequado. Sua participação e críticas serão muito bem-vindas.

Você gostou do redesign?

odiei mais ou menos gostei amei

Lista de verificação (sim = marcado, não = desmarcado):

Parece...

ameno
simples
claro
singelo
limpo
modesto

Transmite...

serenidade
tranquilidade
relaxamento
prazer
sinceridade
liberdade

Explica...

objetivamente
discriminadamente
logicamente
ativamente
livremente

Comparando com a versão Mondrian:

A navegação piorou

As perguntas "parece", "transmite" e "explica" são na verdade, uma cópia de uma lista de verificação (checklist) que montei com base nas preferências indicadas pelo Perfil Semiótico.

Enquanto estava lidando com os detalhes do design gráfico, constantemente, parava, olhava pra lista e julgava se estava indo bem. Já quando tinha insights mais abrangentes, quase sempre longe do computador, pensava nas personas. Foi um norte.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 05/09/2005

Palavras-chave

redesign    seurat    perfil    semiótica    

Opções



Comentários

Discussão
Diego Eis
05/09/05 às 08:10

1. Parece que a escolha das cores dificulta a leitura. Pelo menos a minha.
Tenho problema de miopia e estigmatismo.
Não quero imaginar o pessoal que tem problemas piores que eu.

2. O botão BUSCAR MAIS.
Buscar mais o que?! Nem fiz busca nenhuma? Ou será que fiz?!
Fugir convencional é ótimo, mas ainda mantendo a lógica.

3. De novo as cores.
O laranja, em cima dessa cor azul, fica inviável. Incomoda a leitura.
Acontece no MENU e lá no Rodapé.

4. O outro problema é com o post.
Nas opções "Transmite" e "Explica", não tem nenhuma opção de desagrado. Acho que isso seria pensar que o blog só Transmite serenidade, liberdade...

É a mesma coisa que o Roberto Jefferson publicar uma enquete perguntando o que o pessoal acha sobre ele:
- Sincero
- Honesto
- Bondoso
(o fato do trio acima ser trissílabico foi pura coincidência)

Quando quero receber só elogios, pergunto direto para minha mãe.

Toques sinceros.

Ps.:
5. Opa!
Cliquei em enviar, e ele foi para uma tela - acho que a antiga tela de comentários - fiquei totalmente perdido!
Sorte que como usuário leigo, cliquei em VOLTAR do navegador, e rezei para que todo esse texto que havia escrito antes não sumisse.


Discussão
Henrique Costa Pereira
05/09/05 às 08:37

Concordo com o Diego e acrescento:

Em casa de ferreio o espeto é de pau? Imagino até que por você não ser webdesign fica difícil trabalhar com cor etc. Essas cores quase me cegaram e tive que mexer no brilho do monitor enquanto navegava por aqui.

Esse "você merece" da newsletter é muito egocentrico (igual quando você pedia livros de doação para seus visitantes). Quem deve julgar se o conteúdo ou sua newsletter é boa e digna de merecimento não é você, e sim o seu público.

Em resumo, prefiro o antigo que combinava mais com o "doido" do que com o "usabili".

Poxa, essa segunda tela ficou horrível cara!


Discussão
Bruno Tarmann Barrretto
05/09/05 às 08:50

E ta com erro nos comentários também, está remetendo aos comments antigos.


Discussão
Henrique L. de Assis
05/09/05 às 09:55

Eu ainda não vou dar uma opinião concreta pq tenho que acostumar com o visual do blog.

Mas num primeiro momento, me senti levando uma baita "porrada" quando vi o novo layout. Talvez pela falta de costume com o mesmo. E demorei para perceber que os nomes das pessoas que comentaram está escondido do lado.

E tá dando erro nos comentários.


Discussão
Marcelo Linhares
05/09/05 às 10:04

1. Além de concordar com as observações do Diego ( Esta pesquisa que você fez está totalmente tendenciosa), como leitor, estou achando esta interface demasiadamente agressiva.

2. Porquê você está gritando, me pedindo para comentar? heheheehe

3. Esta árvore aqui em baixo do form do comentário gera um scroll vertical desnecessário.

4. O alinhamento ao centro está muito ruim, na verdade está desalinhado, prejudicando substancialmente a legibilidade dos textos ;-)

Conclusão..
Pelo rigor nas pesquisas que você realizou com os usuários (da qual eu participei) eu esperava muito mais da nova interface, mas entendo que a mesma ainda não está definida e que certamente passará por muitas melhorias afim de adequá-lo fielmente as expectativas dos leitores.

[]s
Marcelo Linhares


Discussão
Duda
05/09/05 às 10:12

Vamos lá.

A primeira vista ele parece bastante clean, mas a legibilidade dos textos ficou comprometida, o que nao acontecia na versao anterior, entretanto o menu lá no topo da pagina ficou bastante intuitivo e qualquer tipo de usuário facilmente conssegue navegar em todas as seções do site, ficou bem legal mas incomoda um pouco a leitura, como o carinha lá de cima, eu tb tenho astigmatismo e pior, tenho hipermetropia, =P. Resumindo , a navegação ficou mais intuitiva , porém a legibilidade ficou comprometida...

parebens mesmo assim cara, e.... concordo que foi meu arrogante essa prova de fogo, faltou ter pontos negativos

abraços

PS: porque quando comenta, vem pra essa tela preta aqui ??? viajei legal nessa onda. ..


Discussão
Cauan Cabral
05/09/05 às 11:54

Bom, não costumo comentar, mas acompanho a muito tempo o blog.
Concordo com os comentários relativos a pesquisa, mas em relação a legibilidade eu descordo. Eu tenho astigmatismo, mas achei que a cor dos textos , a fonte e a forma como foi disposta ajudaram muito, além de transmitir uma senssação confortante.
Em relação as cores, não gostei do azul presente nas bordas dos campos de texto, muito claro, e os botões não ficarão bons com o laranja e azul. Acredito que este tom de azul com o laranja não seja a melhor opção. O azul traz certa paz e serenidade, enquanto o laranja puxa muito a atenção e dá uma grande diferença no brilho, o que causa uma senssação ruim quando você passa o olhar de um para o outro.

É isso. Espero contribuir com a versão final do layout.

obs. Aqui não ta sendo possivel participar da "enquete" do post, nos três radio buttons não é possível selecionar a opção do lado direito, sempre seleciona a esquerda. E o problema do formulário continua ;]


Discussão
Rodrigo Muniz
05/09/05 às 13:36

Eu acho que o “você merece” lá de baixo não se refere tanto com os tipos de assinatura, mas também com a paisagem, que deveria ser agradável. Como essa árvore não está nada agradável de se ver o tiro acabou saindo pela culatra.
O detalhe da falta de opções negativas na Prova de fogo foi fogo mesmo... :)
Gostei das cores, mas o jeito que foram aplicadas é que não deu certo. Um site basicamente para ler deveria ter uma legibilidade melhor.
Gostei muito que você não esqueceu dos usuários que usam 800x600, nessa versão. Eu não uso, mas acho importante que o layout fique agradável independe da escolha de resolução do usuário.
Bem, experimentações me agradam demais justamente por essa discussão que elas geram, continue.

PS: medo da tela preta!


Discussão
Rafael
05/09/05 às 14:02

Principal reclamação: Cor do Texto, meu olho esta doendo exatamente agora. O tamanho da fonte ficou perfeita. Achei que essa "claridade" do azul ficou exceciva...

Mais um, porque você deixa o texto em uma coluna central totalmente limitada? Creio que se ele estivesse expandido na totalidade do monitor, como o título, permitiria uma leitura mais fácil.

Mas dos títulos laranjas, como o "comente" eu adorei! :-D


Discussão
Dante
05/09/05 às 14:27

contrariando o que o rafael disse acima, textos com linhas muito compridas (geralmente mais de 10 palavras) atrapalham a leitura. a escolha de limitar a coluna central foi muito boa.

nao participei da pesquisa toda... entao nao vou responder ao "feedback"...

só queria falar da cor... dos botoes e ícones pra ser mais claro... o degrade nao ficou muito interessante... quem sabe soh o laranja ou outro tom de azul?

e qt ao meu projeto, nao consegui aplicar este método semiótico de pesquisa... :( vai ficar pruma próxima proposta...


Discussão
Daniel Maciel Costa da Silva
05/09/05 às 14:50

Pooootz.... que medo que eu estou... Sinceramente eu esperava alguma coisa BOA finalmente já que o site ia mudar. PIOROU. Vou ser bem sincero... os desalinhamentos são horríveis. Não, não é diferente dos blogs convcencionais. Pra q esses títulos gigantescos?? não ficou nem bonito... Esses borrões azuis no topo e no rodapé... péssimos. esse monte de degradê... tah horrível. E esse texto?? minha mãe lah sem o óculos lah da cozinha tah conseguindo ler. Fred, vc exagera. SE isso é resultado das pesquisas que vc prega DEUS ME LIVRE DELAS. Acho que o conteúdo do seu blog é ótimo, mas o design dele depõe contra.


Discussão
Cibils
05/09/05 às 15:25

"...minha mãe lah sem o óculos lah da cozinha tah conseguindo ler..."
LoL

Nossa... tiraram as palavras dos meus pensamentos.
Mas é isso aí, ele está testando conceitos de semiótica e essa "ciência" tão útil a nossa profissão foi explorada a fundo por poucos, bacana o Fred estar divulgando-a, quanto mais gente para estuda-la e transporta-la para o nosso meio, melhor.

Buenas, acho que o blog está mal arquitetado, tenho a impressão de estar perdido em meio ao "blue" melancólico e derepente bombardeado com um laranja que toma conta do príncipal. Tente usar mais um cor no site ou então troque essa combinação de cores, buenas, já falaram tudo isso...

boa sorte

PS: Qual o intuito da àrvore?


Discussão
Fabio
05/09/05 às 15:27

O visual geral está mais interessante... as cores ate combinam, mas precisam de um pequeno ajuste de tonalidade.

O texto com alinhamento central fica horrivel, dificilimo de ler. O espaçamento entre linhas poderia ser menor, a fonte também. É ruim ficar lendo e dando scroll...

por enquanto é só


Discussão
Joabe
05/09/05 às 17:00

“...Espero que vocês odeiem; pelo menos alguns de vocês...” Você conseguiu cara! esta ruim mesmo!


Discussão
Fred
05/09/05 às 17:00

Muito obrigado pelas sugestões! Tudo que está bem argumentado está sendo considerado e já estou fazendo os ajustes. Não pretendo fazer mudanças cruciais, somente alterar detalhes. A intenção, como disse, não é agradar a todos. Quem odiou, desligue os estilos da página ou, melhor ainda, crie um estilo personalizado.

Sobre a lista de verificação do teste de fogo claro que não vai ter opções ruins, porque essas são as opções que VOCÊS ESCOLHERAM no Perfil Semiótico. O que estou perguntando é se atendeu (marcado) ou não (desmarcado) as expectativas.

Sobre a árvore e mensagem lá de baixo, vocês não entenderam porque não estava completo ainda. Em cada seção do blog, essa árvore muda, sempre mostrando algum link de cortesia. Chamo essa árvore de "árvore do conhecimento".

Os comentários tava mesmo dando um bug, aliás tem muitos outros bugs pra arrumar ainda. Tenham paciência, sou um só.

Estou pensando sobre alguns pontos que ainda podem ser mudados:

- Aumentar a diferença de tonalidade entre o azul e o laranja para diminuir o contraste?
- Diminuir a luminosidade das bordas das caixas?
- Retirar o degradé suave de azul do fundo da página?
- Retirar o degradé dos ícones e botões?


Discussão
Daniel Maciel Costa da Silva
05/09/05 às 17:08

Faz tudo de novo velho... tah ruim demais. MAS se vc não quer começar do zero....

SIM, tira todos os degradês (Desgracês)..
Usa um laranja menos avermelhado. 0099FF por exemplo. Se é pra ter bordas que elas apareçam, portanto, bordas azul escuro da mesma cor da letra do texto do site. os Links tem mesmo que ser do tamanho de um hipopótamo??? Os títulos tem mesmo que ser do tamanho de DINOSSAUROS??? Diminui o tamanho de tudo... parece livro infantil essa porra desse tamanho.


Discussão
capixaba
05/09/05 às 17:28

Fred, você, como todo jornalista, se prende demais à pesquisas e esquece de usar o bom senso. Ainda mais usando pesquisas tão subjetivas e nada concretas. A gente quer objetividade, você prega isso.

E que história é essa de não fazer mudanças cruciais?

Porra, com o perdão da palavra, 99% dos comentários foram de reprovação e o novo layout está muito ruim, admita. A interface confusa, cansativa, pálida e desconexa. QUEM TEM QUE MUDAR É VOCÊ, não os usuários que devem fazer um estilo diferente do seu ou simplesmente desmarcar a opção.

Não preciso dizer pra você, mas arquitetura, usabilidade não é nada sem interface!

Abraço e melhoras para o seu blog/ site de conteúdo muito bom mas gravemente doente.


Discussão
Marcelo Linhares
05/09/05 às 20:02

Fred, Estava eu pensando sobre a nova interface do usabilidoido, e tive uma suposição meio absurda...

será que você não está levando o título de "consultor de usabilidade" muito a sério a ponto de causar a mesma frustração que Jacob Nielsen no seu respectivo site http://www.useit.com??

Daqui a pouco vão ter designers que vão recriar a interface do usabilidoido:
http://www.usabilidoido.com.br/subvertendo_jakob_nielsen.html

Polemizar é uma excelente forma de aparecer...
(http://www.10anosa1000.com/archives/2005/08/#000123)


Discussão
michel
05/09/05 às 23:06

Opinião de leigo:
Não gostei desse negócio do post + comentários se estenderem infinitamente para baixo. A página fica pesada, é incômodo de ler e há um desperdício enorme de espaço em branco!
Espero que tenha salvo a versão anterior.
Esse formulário não deveria ser de múltipla escolha...


Discussão
renato cruz
05/09/05 às 23:11

Continuo nao gostando da interface. Está mais usável sim, mas ainda não está 100%. Me sinto perdido aqui no meio. Tenho a impressão que estou perdendo algo que não pude encontrar.

Não gostei das cores usadas, estas cores são bem sem graça e me desagrada passar alguns minutos olhando para este azulzinho saturadíssimo.

Esta interface de comentários tbem achei um pouco mal projetada. Quero poder ler o nome de quem comenta antes de ler a opinião inteira e não como está. Assim Parece que o nome de cima está se referindo ao texto abaixo ( o que não acontece ), onde o nome do autor do comentário está apenas no final... é isso? Ou viajei?

Enfim... gostei da navegabilidade, esta melhorou mas ainda não está totalmente intuitiva. Do resto, fred... sei não cara.

Abraços


Discussão
Kalyne
05/09/05 às 23:35

Acompanho o seu blog há um certo tempo, mas nunca havia comentado. Adoro as discurssões, aprendi muito aqui. Parabéns!

Mas para ser sincera, levei um susto ao entrar no blog hoje. Pensei q tivesse digitado o endereço errado.

Acredito que todo redesenho tenha que seguir, de alguma maneira, a identidade visual que já existe. Não consigo identificar nada do site anterior. A logomarca tbm mudou?

As cores estão excessivamente claras. Um blog como este, no qual as pessoas lêem muito, precisa oferecer uma leitura mais agradável.

O título COMENTE está muito grande também. Podia ser mais discreto.

A letra grande do texto faz com que tenhamos que descer muito a página. De repente vc podia usa um scritp que possibilita o ajuste do tamanho do texto.

Acho que está tudo muito exagerado. Cores, letras. Vc acabou fazendo o oposto do site anterior. Se a intenção é essa. Vc obteve sucesso. Quando a usabilidade, acho que você tem capacidade para fazer mais.

Gostei do links no topo da página.

Fazendo uma analogia... parece que o site tomou um banho de loja. Saiu do estilo despojado para o clean. Mas onde fica a identidade?

É isso...

Abraços e mais uma vez parabéns pelo blog e pela iniciativa.



Discussão
Dael
05/09/05 às 23:37

1 - A legibilidade foi amputada. O contraste está muito pequeno e o fundo tão claro prejudica muito.

2 - A hierarquia que eu gostava bastante no outro layout também foi sacrificada. Antes, apesar de todo aquele conteúdo, parecia que cada coisa tinha seu lugar. Isso foi perdido, principalmente na home onde links, categorias e tudo mais se confundem por falta de hierarquização.

3 - O seu blog tem muito conteúdo. Acho que estabelecer um padrão mais sensato do que jogar tudo pra baixo seria uma das prioridades.

4 - Os comentários supostamente ficariam melhor logo em seguida do post. Mas estão depois do anúncio do google, o qual dá sensação de que acaba ali, e se estendem mais e mais jogando o resto do conteúdo cada vez mais pra baixo (item 3).

5 - Esses subtítulos em azul-claro (na home principalmente, e mais uma vez), estão quase ilegíveis e não ajudam a definir o que é o que. Desse modo a interface fica toda sem critérios de separação, confusa e entrópica.

Eu só trouxe críticas, mas espero terem sido elas construtivas de algum modo. Já disseram aí que a análise carece de um tempinho para que nos acostumemos com o layout novo. Eu discordo: comentei pelas primeiras impressões que eu tive. Não gostei e disse isso. Não acho que seja o usuário que tenha que se adaptar a interface e, sim o contrário.


Discussão
Maiko Müller
06/09/05 às 08:29

Nossa..eu abri e levei um susto.
Mas esse azulzinho ai ... nossa ...ficou muito bundinha de Nenê....

A minha vista ardeu quando o site abriu. ...muito contraste.....
O topo ficou muito confuso...

Só depois que eu vi a materia abaixo eu vi que tinha um menu... . que pelo menos no firefox... ta grudado na logomarca... parece que o nome do site é "UsabilidoidoHome", mas mesmo com tudo isso... ficou uma experiência interessante... usando me maneira mais alinhada os blocos de conteúdo... e usando melhor as cores para isso irá ficar bom...


Discussão
Maiko Müller
06/09/05 às 08:31

Mais uma coisa... espaçamento maior do que o padrão entre as linhas é bom... mas aqui está exagerado.

acho que algo como no site da Design Inverso
www.designinverso.com.br , só que com a letra do tamanho que está aqui.. ficaria bom


Discussão
Davis Zanetti Cabral
06/09/05 às 08:38

"Sobre a lista de verificação do teste de fogo claro que não vai ter opções ruins, porque essas são as opções que VOCÊS ESCOLHERAM no Perfil Semiótico. O que estou perguntando é se atendeu (marcado) ou não (desmarcado) as expectativas."

Bom, se é assim, deveria existir a opção de não preencher nenhum item, certo?
Pq então dá um erro na SQL de inserção?
Campo not null... :P


Discussão
Bruno Tarmann Barrretto
06/09/05 às 09:12

Ah... só depois da 5ª vez que eu entrei eu descobri de quem eram os comentários... ficou bem estranho com os comentários do lado direito. Como eles estão distantes (pelo menos no meu micro) e sem nenhum tipo de ligação (uma linha, moldura, seta, sei lá) não da para sacar de cara que eles se referem ao comentário.


Discussão
Márcia O. Carmo
06/09/05 às 09:38

Nossa senhora, Fred!

Infelizmente concordo com todos os comentários acima (tirando o seu...)

Não vou explicar muito por aqui pq SINCERAMENTE estou com dor de cabeça... vista embaçada (tenho problema com claridade excessiva..)

Respeito MUITO o seu trabalho, sempre passo por aqui, jah troquei e-mails com vc (sei lah se vc lembra hehe), mas olha.. dessa vez vc exagerou... pense bem sobre as cores, sobre os quadros de comentários, sobre navegação e sobre tudo o que disseram acima. Eu me senti MUITO, mas MUITO mal nesse site :(

Sem querer ofender, ok?

Abraços e espero mesmo que vc mude...

Agora vou tomar um remédio para dor de cabeça =/


Discussão
Fabrício Mendonça
06/09/05 às 11:15

Opa,

Cara, a galera tá falando a verdade. As cores estão agredindo mesmo.
Apesar de não comentar muito aqui eu lia seu site todos os dias, mas agora, com esse redesign estou pensando seriamente em "dar um tempo" e acredito que não somente eu estou com esse pensamento.
O principal motivo que me leva a dar esse tempo foi o que você falou em seu comentário a respeito de desabilitar os estilos ou personalizá-lo. Bom, para um "Consultor de usabilidade" venhamos e convenhamos que o usuário ficou em último plano neste trecho de seu comentário, me corrija(am) se eu estiver errado! É tipo: "Ahhh! O usuário que se vire (entenda-se 'que se f***')!". Achei uma extrema falta de respeito com os usuários desse site.
A linha divisória entre um comentário e o outro é algo praticamente imperceptível. Mais alguém ai percebeu tais linhas????
Eu não consegui me fixar no texto, tinha sempre algo "me atrapalhando", principalmente o degradê.
Gostaria de saber o pq da diferença tão grande entre os usuários que possuem um site/blog e os que não possuem, ja que o tratamento para estes é notoriamente explícito: com site um link do tamanho de um bonde laranjão bem chamativo, sem site o nome pequenininho ali no cantinho que fica até menor que a data do coment.Bom, vou ter que criar um site para ter tratamento igualitário aqui? Espero que não.
Bom essas são algumas observações minhas sobre o redesign. Acredito que você tem capacidade de fazer algo infinitamente melhor que isso, uma vez que seu conhecimento sobre usabilidade e design de interfaces é mais do que reconhecido por todos nós.
Um abraço.


Discussão
ZL
06/09/05 às 12:56

Realmente ficou muito tosco...

Mas eu tenho uma dúvida: por acaso você fez isso de propósito, só para bater o record de comentários e ter uma idéia de quantas pessoas acompanham o seu blog?

Se foi isso, funcionou, pq todo mundo ficou indignado e se sentiu na OBRIGAÇÃO de comentar.

Caso contrário, você nos decepcionou, estavamos esperando mais.

Mas voce tem a chance, Fred, de fazer isso de novo e dar a volta por cima.

E eu estou torcendo por você e por essa reformulação total

Abraços a todos!


Discussão
Fred
06/09/05 às 14:03

É pessoal, vocês tem razão. Dá pra melhorar muito o layout deste blog, mas lembrem-se que sou um só, não sou pago por isso, nem estudei muito sobre design gráfico.

Isso não é desculpa para ignorar as sugestões feitas. Fiz as seguintes alterações:

- Amenizei o degradé dos botões e ícones
- Separei melhor os posts
- Padronizei o tamanho do nome dos comentários
- Diminui o espaçamento entrelinhas
- Aumentei de leve o contraste do texto com o fundo
- Tirei o blur da logomarca
- Mudei de leve a cor do laranja pra não dar tanto contraste com o azul

Agradeço a todos que estão fazendo críticas construtivas e ajudando a melhorar o layout atual. Quem jogou no lixo e pediu um novo é porque ou não sabe que isso dá muuuuito trabalho ou queria só me ofender. Só espero que este post não descambe para o que aconteceu nessa outra ocasião polêmica:

http://www.usabilidoido.com.br/designers_analfabetos_funcionais.html


Discussão
Fred
06/09/05 às 14:07

Sobre minha instrução de desligar os estilos, não disse com o sentido de ignorar os usuários que não estão contentes. Quem desligar de fato os estilos vai perceber que o site continua completamente usável, talvez até mais.

Acho essa possibilidade que navegadores como o Opera e o Firefox permitem fantástica! Faço isso frequentemente enquanto navego e fico triste quando um site não permite que eu faça isso.


Discussão
Davis Zanetti Cabral
06/09/05 às 14:10

Bom rapaz, nisso eu concordo contigo...
A primeira coisa que fiz foi ctrl+shift+s no FF para desabilitar os estilos... E o site ficou legal de se navegar assim mesmo...

As alterações foram perceptiveis... Notei antes de ler essa tua nota... Mas achei que ainda falta algo bicho... Tenta reduzir um pouco do brilho desse cyan..

Abraço!


Discussão
Fabrício Mendonça
06/09/05 às 15:58

As modificações estãao ficando legais, o que me impressionou foi que em menos de 10 minutos que eu havia comentado já tinha visto uma ou duas modificações das observações que vi. Parabéns!
Quanto ao fato de desligar os estilos "o usuário ficou em último plano neste trecho de seu comentário, me corrija(am) se eu estiver errado!"... obrigado por me corrigir em seu comment. Obrigado também por filtrar nossas críticas e aceitá-las de forma bem coerente.

Abraços


Discussão
Spranzza Leal
06/09/05 às 16:34

Côres Fred, elas me incomodam.
Fiquei achando que era o site do filme "O Céu Pode Esperar" (primeira filmagem na década de 30 e constantemente refilmado)é piada mas se eu fosse fazer o site pra este filme acho que escolheria este "ambiente" que vc. criou. Mas acho que está indo bem. Diminuiria um pouco o cian.

Outra coisa é o fato dos post se estenderem lá pra baixo, eu e meus colegas temos uma piada para estas páginas que se estendem para baixo, chamamos de "Síndrome da China", (saca aquele lance de um acidente nuclear e o material vai perfurando as camadas subterrâneas da terra e atravessa o planeta?).

O lance é esse. Por enquanto se lembrar de mais alguma coisa volto aqui.


Discussão
Saulo Medeiros
06/09/05 às 16:37

Meu comentário parte da análise da proposta e da obra, baseado principamente na cópia da lista de verificação (checklist) montada com o apoio das preferências indicadas pelo Perfil Semiótico.

AMENO:
Enquanto entender este adjetivo como agradável e confortável, nunca poderei dizer que este redesidn me remete isso. A leitura, proposta básica de um blog, está completamente prejudicada. Além disto, 5min com o olho neste azul com fundo branco cansam mais do que 50mins de natação com cloro em dobro.

SIMPLES:
Simplicidade em termos de não rebuscamento, ou somente o necessário, contradiz completamente o que vemos aqui. Efeitos dispensáveis neste ensaio visual destoa até do seu título: Seurat

CLARO:
Claro em suma da razão ou do propósito de experimentar, porém em outro sentido a única coisa clara é este azul CYAN.

SINGELO:
Nesta apresentação visual estamos em escassês deste conceito. Numa experiência ousada como esta, ser humilde, despretencio ou comum com certeza não é o objetivo. Não há nada de tolo, desconexo ou ingenuo aqui.

LIMPO:
Completamente sujo. Tudo o que é dispensável se torna lixo e até mesmo a sombra deste box de comentário agride o conceito de limpo. Navegando pela internet, vemos sujeira roxa, rosa, verde, negra e de várias cores. Neste caso vemos em azul.

MODESTO:
Um design para uma lata de pomarola talvez seja algo modesto. Mas a experiência num blog como este, nem de longe seria modesta, simples ou moderada. Nós leitores aqui, preferimos esta viagem do que uma coisa modesta.

Transmite...
SERENIDADE:
A mim, transmitiu pavor e ansiedade. Várias perguntas me vieram à mente ao mesmo tempo:
- Quando é que iremos ver este design sair do ar?
- Se não for um teste, isso é uma pegadinha!
- Que isso gente?
- Caramba, cadê o menu?
- ow?
- AHMN?
- Estou doente? Cadê os comentários?
- "SERÁ?! SERÁ?!!!"
nada de serenidade...

TRANQUILIDADE:
Se este foi um objetivo, comigo não funcionou. Quando li: - "pegue um fruto" ou "sinta a brisa" completados por "você merece" quase chorei... de dor... porque meus olhos não conseguiram corrigir o efeito de blur da "árvore azul dos prazers".

RELAXAMENTO:
Sim. Durante este exame, o sono e a vontade de fechar a janela substituiram minha vontade de ler. Logo depois que saí do blog meus olhos relaxaram.

PRAZER:
Senti muito prazer ao ler os comentários, a ponto de também deixar meu testemunho.

SINCERIDADE
Sim. O texto está bastante claro e refere-se concisamente à proposta do experimento.

LIBERDADE:
Sim. O olhar de um designer(EU) não se resume somente na cor ou na forma, por isso enchergo bastante liberdade. Todos nós podemos transformar, inovar e experimentar. Neste sentido é que olhar além da obra define o bom observador e agrada o artista. Onde pretendo chegar é que: A liberdade está além da "árvore azul dos prazeres", encontramos a liberdade na ao ver o "figurassa" da usabilidade experimentando e se propondo publicamente à isso. Impressionante e merecedor de créditos.

Explica...
OBJETIVAMENTE:
Não raras vezes vemos obras sem explicação, designs sem defesa e usos sem o menor nexo com nada. O que vemos aqui é a aplicação exata da proposta. Muito bom.

DISCRIMINADAMENTE:
Sim. Encontramos separação clara das coisas em cada parágrafo do post e vemos o atestado de competência perante a proposta. Isso não significaria nem caberia a crítica de bonito ou feio, apenas cumpridor da sugestão.

LOGICAMENTE:
Sim. A proposta e sua resultante se completam e se explicam perfeitamente.

ATIVAMENTE:
Sim. Frederick é um ativista. Além de outros aspectos, se olharmos só pelo número de comentários, o ativismo desta sugestão se comprova.

LIVRIMENTE:
SIM! LIVREMENTE E CORAJOSAMENTE!
Parabéns!


Discussão
Lu
06/09/05 às 16:54

Olá.
Adoro seu site. Na primeira visita, passei mais de duas horas (sem exageros) indo de um texto a outro. Do jeito como está agora, no entanto, isso seria muito mais cansativo. As cores não contrastam e acabam cansando. Os títulos mal são percebidos como tais. A legibilidade está realmente pior que a do layout anterior.
Apesar disso, prefiro o visual mais leve e com cores mais suaves desta versão. A anterior parecia "bagunçada".
Essa é uma opinião de uma internauta viciada, mas absolutamente leiga no que diz respeito a design. :)


Discussão
Marcelo Linhares
06/09/05 às 17:04

Estas alterações que você realizou já melhorou bastante a leitura dos textos, obrigado pela atenção ;-)


Discussão
Kalyne
06/09/05 às 19:51

Com as alterações, o site ficou mais organizado.
Mas, acredito que a leitura só ficará mais confortável, quando essas cores vibrantes forem amenizadas. Meus olhos chegam a lacrimejar com esse contraste.

No campo COMENTE, esse contraste é atenuado com o fundo azul (ou verde).

Como já disse anteriormente, o site contém muita informação. Os usuários lêem muito. É fundamental que a leitura fique viável.


Discussão
carolz
06/09/05 às 22:28

Querido.
não me amarrei nessas cores..
tinha seu blog aqui nos meus favoritos e sempre vinha aqui até mesmo para colocar seus textos em referencias bibliográficas minhas.

mais vejo que você acaba de se "DES-DIZER" completamente.. rs!

cores agressivas.
fonte muito grande
cian corta o tesão de navegar no site!

=/

"CHOQUEI-ME" com a brutalidade da mudança
rs

dá pra voltar o site antigo? ¬¬


Discussão
Anderson
07/09/05 às 01:53

Bonito, mas irritante. Parece que fui pro céu... ^-^


Discussão
André Taiar
07/09/05 às 19:05

Curta e grossamente: preferia o outro...


Discussão
William
07/09/05 às 23:15

Não gostei do resultado não.. melhor era o outro.


Discussão
Duda
08/09/05 às 10:59

FRED, como faço pra te mandar um e-mail normal , em particular, sem ter que postar aqui , me avisa por e-mail...


Discussão
Raphael
08/09/05 às 11:37

Fred..
simplemente este blog ficou horrivel...

Muito feio e sem graça...

Prefiro o layout antigo.


Discussão
Giovani Dalfovo
08/09/05 às 15:58

Olha, me causa grande confusão ao olhar para essa página, só consigo navegar porque já conhecia o blog em sua versão anterior.
Está muito dificil de manter os olhos lendo, causa náuseas.
Realmente, não transmite muito o que vc quiz passar não.


Discussão
Leandro M Ferreira
09/09/05 às 09:25

acho que há uma boa diferença entre o que o usuário acha interessante em uma foto ou pintura e o que ele acha agradável em um site.

cada coisa em seu lugar, acho que você não deveria ser tão fiel aos resultados da pesquisa, ou deveria direcionar a pesquisa aos objetivos estéticos do site.


Discussão
Victor Oliveira
09/09/05 às 09:39

Esse cyan cara, esse cyan doe a vista demais, principalmente pra mim que fico grudado com a vista o dia inteiro no monitor, é como uma chibatada nos olhos, a cor tem q mudar.


Discussão
Victor Oliveira
09/09/05 às 09:47

tu ta de brincadeira é isso, te peguei! hahahaha


Discussão
Fred
09/09/05 às 10:28

É brincadeira mesmo Victor! Nas minhas alterações, sem querer provoquei um erro no código que eliminou o background branco do texto, mas agora está OK. No entanto, o Cyan permanece no cabeçalho e na árvore.


Discussão
Charles M.
09/09/05 às 12:51

Ola Fred,

Vou tentar não falar o que a maioria já disse, quanto ao background, contraste do cyam com este laranja, que ficou meio complicado de se guiar pelo site e outras coisas.

O que levanto em questão é, será que os perfil simeótico e de grande valia mesmo? Fiquei me questionando quanto a isto e recordei quando fiz o perfil, no meu caso, que não estava levando em consideração o site e sim somente as imagens que me agradavam ou não. Será que outras pessoas não pensaram da mesma forma.

Quanto ao resto, o site é seu, e nunca se agrada a todo.

Força e aguente firme as críticas, construtivas, porque elas só nos fazem crescer.


Discussão
Fred
09/09/05 às 16:56

Daqui há algumas semanas, quando o pessoal se acostumar com o redesign, pretendo escrever um post fazendo um balanço do Perfil Semiótico aplicado no Usabilidoido. No que ajudou, no que atrapalhou.

Desde o primeiro resultado, deixei claro que ele não estava sendo aplicado da melhor forma possível neste formato de questionários online. A intenção era mais mostrar pros leitores a técnica de uma forma bem interativa.

Por isso que não me guiei exclusivamente nele. Vocês pediram tranquilidade absoluta, mas eu fiz questão de manter um contraste forte e por aí vai.


Discussão
Dael
09/09/05 às 17:02

Indepentente de perfil semiótico ou sei lá o quê, a leitura continua complicada. Esse fundo cega!


Discussão
Roberto Jefferson
10/09/05 às 01:06

É esse azul... É esse azul que tah ofuscando as vistas de todo mundo... TIREM ESSE CYAN OFUSCANTE!!!!!!!!! EU TO LAGRIMANDO AQU TENTANDO LER ISSO!!! AFFFFFFFFFFFF


Discussão
Paulo Maluf
10/09/05 às 19:00

Fred meu filho... o novo layout ficou muito confortável... agora, usando o meu mouse sem fio, e o meu óculos escuro, posso ler o Usabilidoido da cama...

Sou seu leitor fiel... as vezes sou uma cobaia anônima... mas você exagerou um pouco desta vez.

Sucesso pra você !


Discussão
Fred
10/09/05 às 19:16

Ao invés de ajudar, os últimos comentários estão perturbando. Infelizmente a discussão perdeu a seriedade e a utilidade. Comentários fechados.

Agradeço a todos aqueles que fizeram sugestões e críticas construtivas. Como disse, o Usabilidoido é um laboratório em constante transformação, ou seja, continuarei fazendo alterações aqui e ali. Em breve publicarei um balanço deste redesign e do perfil semiótico.




Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato