Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Redesign do Usabilidoido

Finalmente um layout decente! Espero que gostem. Meu intuito é criar uma atmosfera aprazível para meus leitores, que na maioria são designers e gostam de arte. Por isso, resolvi me inspirar na obra de um artista chamado Piet Mondrian, um mestre da abstração geométrica. As obras do cara são muito instigantes, como é que pode alguém juntar esse punhado de linhas grossas e quadrados com cores primárias e dizer que é arte? Na verdade, a beleza da obra está na composição desses elementos, não em cada um deles em separado. Você não pode olhar pra obra dele sem ver o todo, do contrário, fica completamente sem sentido.

Da mesma forma, uma interface também carece de tratamento holístico pelos seus designers. Você não pode julgar por um botão ou outro se ela é bonita ou funcional. Precisa ver o todo. A primeira pessoa que comentou esse novo layout respondeu que o que mais gostou foi o todo, o conjunto. É essa a mensagem de Mondrian.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 02/06/2004

Palavras-chave

holístico    composição    mondrian    arte    inspiração    

Opções



Comentários

Discussão
Evandro
02/06/04 às 16:56

Muito bom, Fred!
Enquanto navegamos podemos olhar o mar, as ondas, os passáros... e pq não? :)


Discussão
Fernando Vieira
02/06/04 às 17:28

Fred, ficou muito legal o layout!
Parabéns, cara!


Discussão
julio
02/06/04 às 17:37

Muito bom. Bem melhor. Alguns elementos ainda estão perdidos...Alguns outros parecem erros de renderização, mas no geral está muito bom mesmo.
Parabéns :)


Discussão
Rafael
02/06/04 às 20:06

Eu não achei nenhum passaro e nem mar :P


Discussão
Thiago Matsunaga
02/06/04 às 20:14

Muito massa mesmo! Acabei de lançar a nova versão do meu também.


Discussão
Fred
02/06/04 às 20:29

Bem legal o seu site Thiago! Contrastes suavez e linhas curvas é o que há. A barra de rolagem achei bem inusitada, mas ficaria mais prática se tivesse uma área de ação maior do que a área visível. Assim, não é preciso ser "cirurgião de mouse".


Discussão
Derick
02/06/04 às 20:57

Frederick, parabéns pelo redesign do site cara, adorei o todo do site, mas acho que o conteúdo do site alinhado na esquerda ficou um pouco ruim. Pelomenos pra minha resolução (1280x1024).
Abraços cara, um dia vou ser que nem vc (talvez se colocar um fre na frente do meu nome =)


Discussão
Lucas Haeser
02/06/04 às 23:48

Bela idéia usar a analogia com Mondrian....ele era um webdesigner e não sabia!! =)
Parabéns!
As críticas eu falo pessoalmente depois...


Discussão
hans
05/12/04 às 21:03

meu caro frederick,

acho pouco aconselhável você colocar um texto como "sites a partir de 500 reais" na sua página. é um desserviço ao seu trabalho e uma prática condenável em qualquer meio profissional. informe-se junto aos seus professores sobre ética e elaboração de um projeto.

questione-se sobre estilo versus praticidade e cogite seriamente se dedicar à um curso superior de desenho industrial.


Discussão
Fred
05/12/04 às 21:58

Caramba hans, onde você viu isso? Será que apareceu nos anúncios do Google? Puxa, se eu ver de novo isso, bloqueio na hora. Preços fixos levam a trabalhos fixos, ou melhor, inflexíveis.

Porém, como freelancer já fiz alguns trabalhos nessa faixa de preço, porém, estava sempre de acordo com o tamanho do projeto (pequeno, é claro).

A propósito, estou concluindo a graduação em Jornalismo com ênfase em Jornalismo Visual, incluindo no meu currículo disciplinas do curso de design industrial.


Discussão
Fred
05/12/04 às 22:01

Agora apareceu o famigerado anúncio. Já entrei na administração dos Adsense e bloqueei o anunciante. Se repararem em outro anúncio ofensivo como esse, por favor, me avisem.


Discussão
Marcelo Linhares
06/12/04 às 11:44

Poxa fred,
to começando a desconfiar do alcande do google Adsense, ao invés de aparecer anúncios potenciais do público que lê o seu blog está aparecendo anúncios do tipo

"Crie seu site na Nomer
páginas por apenas R$ 69,00 o ano"

Não sei como é que funciona o Google Adsense, mas ultimamente tenho tido algumas dúvidas, colocar anúncios da microsoft em sites sobre Linux, colocar anúncios de páginas pré-elaboradas em blogs de desenvolvedores não são táticas muito inteligentes...

Uma dica, já que você comenta tantos os livros que você lê, e 100% das pessoas que lêem seu blog adoram ler, começa a explorar a publicidade de livros técnicas, seria muito bom...


Discussão
Fred
06/12/04 às 13:51

Pois é, Marcelo, nenhum sistema automático é perfeito. O Google não pode negar veicular um anúncio desse tipo, porque não é em todos os contextos que ele é ofensivo e ineficiente.

No final das contas, quem mais sai perdendo é o anunciante, que queima o filme.

O Google poderia diminuir isso se incentivasse que seus anunciantes contratassem agências de propaganda para cuidar dessas coisas. Eles poderiam até ter um cadastro de agências para recomendar a seus clientes.

Sobre a propaganda dos livros, não quero que o Usabilidoido vire uma feira. Sempre que falo de um livro, adiciono um link para a página de compra do Submarino, que reconhece minha indicação e me repassa uma comissão caso a venda se concretize. Acho que não é necessário mais do que isso.


Discussão
Paulo
16/01/07 às 11:47

Olá Fred
Conferi o design anterior do seu blog e este com certeza está muito melhor. Apreciei mto seu estilo de fazer a coisa. Com uma aparencia limpa e confortavel, seu ambiente ficou bastanet inspirador.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato