Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Designers analfabetos funcionais

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Designers analfabetos funcionais

A única explicação plausível para o fato de alguns designers usarem tipografias meramente como elemento decorativo é eles serem analfabetos funcionais. O analfabeto funcional é a pessoa que consegue ler e escrever textos simples, mas não conseguem interpretá-los. O designer analfabeto funcional é a pessoa que faz uma faculdade furreca, lê uns "tutoriais" ou "aprende" fazendo e não entende que o objetivo primordial da tipografia é permitir uma leitura confortável e estimulante.

É batata: portifólio desse tipo de designer tem pouquíssimo texto e a fonte é praticamente ilegível. No portifólio até que vai, pois o conteúdo principal são os exemplos de peças gráficas que o designer criou e não o texto. Mas, em quase todos os outros casos, uma pixel-font minúscula não é a melhor pedida.

Pablo Barros chamou a atenção na ArqHP para o site da Sapien, três vezes Top10 do Ibest na categoria Agências. Cansados das reclamaçãos com o tamanho da fonte e o baixo contraste utilizados no site, eles resolveram ironizar o usuário.

Ao invés de aumentar a fonte do site, a pequena caixa do canto abre um tutorial que ensina, pasmem, como o usuário pode mudar a resolução do seu monitor para que as fontes pareçam maiores. Abaixo segue os screenshots para você notar como ele faz o usuário se sentir um pacóvio:

É esse tipo de designer que ainda ri daquela velha piada: "Se usuário tivesse extensão, seria .FDP" Se você também ri da piada, por favor, mude de profissão. Trabalhe com impressos, vídeo, pinte quadros, mas por favor, pare de fazer sites com tipografia cursiva e metáfora de livro, como o Penduricalho da Sapien:

Tipografia Cursiva de difícil leitura no site Penduricalho

[ Direito de Resposta] A Sapien me enviou uma mensagem muito educada ressaltando que a intenção do tutorial não era ironizar o usuário. Eles admitem que o site, que foi feito em 2000, já não está mais adequado para as necessidades de seus clientes e planejam em breve um redesign. Eles dizem também que o site Penduricalho referido acima teve aumento de 266% acessos depois da implantação da versão acima.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 18/07/2005

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Designers analfabetos funcionais. Blog Usabilidoido, 2005. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/designers_analfabetos_funcionais.html

Relacionados



Comentários

Discussão
nomad
18/07/05 às 14:52

Hm... e você acha a usabilidade do seu proprio site boa o suficiente para criticar as letras pequenas?
hm...


Discussão
Toninho
18/07/05 às 15:05

Bom, pelo menos ele não coloca um pequeno tutorial(por birrinha) para melhorar a usabilidade do blog (que é boa o suficiente para agradar até analfabetos funcionais).

E que eu pude entender, ele não está falando mal de letras pequenas. E sim o mal uso das fontes quase ilegiveis para determinados sites/assunto/etc.

hm...


Discussão
Sigma
18/07/05 às 15:19

Se fosse tudo pela usabilidade os cegos teria que ler as bulas em lombadas... Deixem os analfabetos funionais existirem, e mostrem o strabalho de vocês no mercado, já que se mostram tão melhores...


Discussão
Henrique Costa Pereira
18/07/05 às 15:24

Cara, só uma crítica: Seu blog é legal, seus textos são legais e tal, mas pedir "contribuições" e esse tal de "presenteie o autor com livros legais" passa uma imagem muito amadora. Há muitos dias que eu percebi isso e fiquei meio sem graça de dizer. Mas eu penso que se você tem um mande sua opinião no seu site, você realmente deve querer saber a opinião do seu leitor. Não estou escrevendo para denegrir sua imagem nem nada. Pelo contrário, eu tenho a apreder sempre com as experiências de outros usuários web. Na minha opinião ficou meio adolescente esse negócio. Não me leve a mal. É só a minha opinião.


Discussão
Henrique Costa Pereira
18/07/05 às 15:26

Outra coisa, depois de ler os outros comentários: A usabilidade do seu site não é muito boa para um site sobre usabilidade!


Discussão
Henrique Costa Pereira
18/07/05 às 15:32

Outra coisa. Você tem conhecimento, mas você podia ser menos cínico. A crítica pode se faler de diversos recursos liteários. Você pode criticar algo sendo mais analítico e menos cínico.

Trechos como este:

"Se você também ri da piada, por favor, mude de profissão. Trabalhe com impressos, vídeo, pinte quadros, mas por favor, pare de fazer sites com tipografia cursiva"

Você debochou de quem ainda talvez não esteja maduro profissionalmente. "Estimular" é diferente de "debochar" de quem ainda (segundo você) não sabe ou não tem o conhecimento necessário para fugir de erros básicos. Você pode sempre ser crítico (esperamos isso de você e do seu blog), mas você pode ser mais sério nas suas críticas.


Discussão
fábio caparica
18/07/05 às 15:40

Dia 29/06 ultimo eu fiz algumas poucas observações a respeito destes problemas de Usabilidade no site do "Doido por usabilidade".

http://www.usabilidoido.com.br/pelamordedeus_clica_em_algo.html

Independente de qualquer coisa que caracterizaria uma falta de 'envergadura moral' para que o "Doido por usabilidade" vinhesse a tecer comentários a respeito dos outros milhares sites existentes na Web está a FORMA como se faz os comentários.

Pior que qualquer tipo de Analfabetismo é a falta de auto-crítica.


Discussão
Fred
18/07/05 às 20:58

Henrique, você não percebeu que o designer da Sapiens estava consciente da dificuldade de leitura e ao invés de corrigir o problema, preferiu ironizar o usuário?

Isso me deixa com raiva! Por isso fui exaltado nesse post. No blog, sempre enfatizo a minha perspectiva pessoal sobre os assuntos que trato. Não seria sincero se usasse um discurso mais ameno.

Caparica, acha fácil escrever o que escrevo? Não dá pra dedicar muito tempo nisso. Escrevo quase em fluxo de pensamento e até que as pessoas entendem. Prefiro arriscar estar errado do que não escrever.

Você também agiu dessa forma ao elaborar o comentário acima, pois tive que ler algumas vezes até entender o que você quer dizer. Pior, você cometeu um "vinhesse" onde seria "viesse".


Discussão
MarcoGomes
18/07/05 às 21:22

Olha, seu site é feio pacacete, isso é fato, mas o fato de VOCÊ errar, não dá liberdade para os outros cometerem outros erros e justificarem com o seu.

Explico: Não é só porque o *JUIZ* Lalau roubou que eu posso matar.

Outro exemplo: Meu site é visualmente poluído, mas isso não me tira o direito de dizer que outro site está com o layout muito poluído também! Simples assim!

Ou seja, se o seu site é feio e tem baixa usabilidade (segundos alguns, eu não acho), isso não te tira o direito de dizer que outros sites são ruins. Principalmente quando a "falha" for TÃO descarada quanto essa.

Eu juro que ri qndo vi que o cara ensina a "aumentar" a fonte trocando a resolução do video. Só faltou mandar o usuário chegar mais perto do monitor ou imprimir as telas e usar uma lupa. Ou seja, babaquice, das mais grosseiras.


Discussão
Emanuel Junior
19/07/05 às 10:57

Acho que um belo design começa com uma boa liguagem global onde todos que estram se facinam pela sua originalidade e simplicidade.

Se esse site fosse em INGLÊS? Seria fácil de ler?


Discussão
fábio caparica
19/07/05 às 12:44

Fred, escrever coisas sem pensar é muito fácil. E é justamente isto que vc está fazendo, já faz algum tempo...

Sobre meu erro ortográfico (ou não!): Ele é bem menos 'grave' que os seus erros de julgamento. A 'grafia' errada (ou não!) é irrelevante diante o que eu coloquei.

Tentar desfocar disto, não passa de um Ad Hominem. Pura falácia...

Com todas as palavras:

Te falta ENVERGADURA MORAL para se arvorar a analisar sites... Seja sob os aspectos da usabilidade ou do design gráfico.

a) O seu é extremamente confuso e bastante infeliz em inúmeros pontos. Tanto em termos de design gráfico, quanto em termos de usabilidade.

b) A forma passional como vc interpreta (e deixa transparecer a passionalidade) o trabalho dos outros é bastante infeliz e limitante.

"...preferiu ironizar o usuário";
"...eles serem analfabetos funcionais.";
"...faz uma faculdade furreca, lê uns "tutoriais" ou "aprende" fazendo..."
"...ainda ri daquela velha piada."

Lastimáveis exemplos do que eu me referia como 'infelicidade'.

Encare os fatos:

Todo o seu background na área de usabilidade (que diante de uma análise do seu proprio site passa a ser algo bastante 'questionável') não te dá o direito de rotular de Analfabeto funcional, designer algum.

Assim como - até por uma questão de ética mesmo - não está tambem apto a rotular de 'furreca'(?) curso algum de Design.

Mesmo com toda a sua vontade de firmar profissionalmente no mercado como especialista em Usabilidade, se vc não souber se portar no ambiente (aka Mercado) não conseguirá muito.

"...Isso me deixa com raiva!";

Lamento, mas não há espaço para este tipo de postura ("tou com raiva") se vc realmente deseja se firmar no mercado profissional ou no meio acadêmico.

Seja humilde, nem todo mundo pode ser um Jacob Nielsen...

Sem mais por enquanto.


Discussão
Henrique Costa Pereira
19/07/05 às 13:07

Fred, certa vez eu vi uma reportagem sobre sapatos femininos. A pesquisa é para saber porque mulheres continuavam usando sapatos que "prejudicavam" os pés enquanto elas poderiam usar sapatos mais "confortáveis". A pesquisa mostrou que o "estilo" pessoal e o "gosto" foi superior (em muitos casos) a usabilidade do sapato. Ou seja, as mulheres estão preocupadas é em se sentirem bonitas!

A empresa Sapiens tem uma tendência meio geek. Eu não quero analisar a empresa e blá blá blá. Pra mim como usuário (que uso um monitor de 1280 x 1024) não tive problemas com o tamanho da letra. Mas eu não tenho 60 anos e nãoi uso óculos.

O público final pode ser um termômetro da necessidade real do uso dos melhores padrões de usabilidade em CERTOS ASPECTOS. Converse com usuários viciados em Linux e pergunte a eles se eles preferem versões como SlackWare ou versões como o Suse (que até se parece com Windows). Isso está relacionado a perfil. Sites do governo por exemplo, que são entidades públicas que devem atender o grande público devem ser 100% acessíveis e fáceis de navegar.

O Conceito de uma aplicação está intimamente relacionado com a estrutura de usabilidade que ela deve ter.

Outra coisa: Justificar um geito agressivo de escrever, pela raiva que você sente, é trocar a análise pelo sensacionalismo. Eu não quero ver um jornalista da Folha escrever nobre a nova versão do Windows só porque ele tem raiva do capitalista Bill Gates.

Se você toma essa postura, seu site deixa de ser um blog sobre usabilidade e passa a ser um diário virtual sensacionalista, que deixa de convencer o público pela razão e os pega pela emoção! Eu não quero ler um diário virtual!

O seu "Receber por email novos comentários deste post " não está funcionando....

A próposito, achei louvável a atenção que você deu ao meu e-mail quando disse que eu não estava conseguindo postar. Esse é o princípio da democracia que todos os blogs devem ter, inclusive relacionados a críticas.


Discussão
Fred
19/07/05 às 13:16

Finalmente uma crítica consistente, Caparica. Desde a época em que você assinava como Sr. Olheiro, sem se identificar, foi o primeiro comentário em que você se deu o trabalho de pensar bem antes de escrever.

Na faculdade de jornalismo, realizei que não existem verdades, apenas pontos de vista. Para mim, quanto mais o jornalismo declarar seu ponto de vista, viés e parcialidade, mais honesto ele será.

O blog é o veículo por excelência parcial. É a visão de quem escreve sobre o mundo, com toda sua idiossincrasia. Se você não gosta dos meus pontos de vista, não é obrigado a ler. Se você lê é porque vê algum valor nisso. Pare de cuspir no prato que te alimenta.

Meu blog não tem o objetivo de me lançar no mercado, mas sim de documentar e compartilhar meu aprendizado e reflexões. O layout e arquitetura da informação que você critica tanto não é coorporativa e sim experimental.


Discussão
Thiago Melo
19/07/05 às 13:40

Fred ... vai brincar lá fora menino! Deixa o titio trabalhar ...

Cara, ao invés de combater de críticas um trabalho como o da Sapien, você deveria sim expor suas idéias de uma forma mais adulta e madura sobre a usabilidade do mesmo.
Exponha suas idéias, mostre o que poderia ser mudado na sua opinião, agora cinísmo não dá para agüentar!
Este tipo de postura o mundo está cheio ... Precisamos sim, de pessoas maduras que resolvam problemas e ensinem, se dispostos, pessoas com pouca experiência a fazer uma internet mais dinâmica e criativa!

Bom, espero que esta crítica construtiva faça você pensar melhor no seu próximo post!


Discussão
Fred
19/07/05 às 13:44

Henrique, concordo que a tipografia, assim como outros elementos do design gráfico, deve estar de acordo com a necessidade do público. Em alguns casos, ela deve ter serifa e, em outros casos não, por exemplo.

Se a Sapiens colocou aquela mensagem irônica, é porque alguém já andou reclamando e não foram só designers chatos como eu. Eles não deixariam aquilo às vistas de seus próprios clientes, de forma tão explícita. Isso é um indício de que a tipografia não está adequada ao seu público-alvo.

Agora, no caso do Penduricalho, me desculpe, mas não consigo acreditar que alguém leia confortavelmente daquela forma. Experimente ler até o final do texto e se sentirá muito cansado, mesmo tendo uma visão perfeita.

O sistema de notificação por email foi atualizado e está funcionando.


Discussão
fábio caparica
19/07/05 às 14:13

Pequenos apontamentos:

a) Não era eu o olheiro. Longa história...

b) "Muito auto-propagandístico" foi o como que já vi se referirem a seu blog...

c) Experimentação se faz com zê-lo... E com bastante atenção. Não de forma desordenada e sem um mínimo de metodologia.

d) Não sou leitor habitual de seu blog. Só me dou ao luxo de rir um pouco da vaidade humana quando percebo um Ego inchando. (Vide outros comentários meus em seu blog).

e) "Para mim, quanto mais o jornalismo declarar seu ponto de vista, viés e parcialidade, mais honesto ele será." Discordo. Jornalismo (e jornalista) parcial é uma grande lástima.

f) Jornalismo sério é o que expõe os 'n' pontos de vista e desperta no leitor a inquietação de saber mais e discutir sobre o tema. Não o que imprime pre/conceito ou rótulos (furreca?) em coisas sobre a qual não se tem domínio.

mais uma vez, só pra chatear:
Seja humilde, nem todo mundo pode ser um Jacob Nielsen...


Discussão
evandro
19/07/05 às 14:15

Só um breve comentário!

Esta discussão tinha tudo para ser construtiva e até que as pessoas que postam tentam fazê-la, mas quando você Fred, entra em cena, não dá para não ficar com dó de você. Só não entendo como uma pessoa com uma postura assim consegue sobreviver.


Discussão
fábio caparica
19/07/05 às 14:17

"... seu site deixa de ser um blog sobre usabilidade e passa a ser um diário virtual sensacionalista..."

Perfeito...


Discussão
Fred
19/07/05 às 14:36

Ok, vocês venceram. Me mostrem algo melhor e quem sabe entrará algo de novo nessa cabeça-dura. Se tiverem experiências pessoais que puderem compartilhar, melhor ainda.


Discussão
chocado
19/07/05 às 14:37

sabe o que eu acho?
Não sei quem é o autor do Blog, mas o Blog é dele e escreve o que acredita. Jornalismo parcial é lastimável? Meu Deus...eu tô vendo um bando de gente que faz parte da mesma panelinha dos "iniciados" em tipografia. Se acham o creme dos cremes e acusam os que discordam de estarem sempre "errados"...haja espírito de porco nisso viu?
Estudo blogs, estou fazendo mestrado sobre blogs, listas etc...o mesmo povinho que reclama tanto, na verdade reclama apenas para defender um dos seus...um dos considerados "caciques" da tipografia...eles não suportam um não-iniciado falar mal...eles não dão esse direito...
credo.
Vão vocês aprenderem a escrever, vão estudar literatura, para serem bons designers têm que estudar além de tutorial e serem ótimos técnicos com linguajar específico e elitista...
Vocês seriam mais fortes e pareceriam menos pernósticos se fossem mais democráticos e menos pequenos-burgueses defendendo o amiguinho de classe.
O buraco é mais embaixo.
Enquanto comportamentos como esses existirem, tipografia no Brasil vai ser coisa de 3 ou 4 com um bando de puxa-sacos querendo comer uma fatia do bolo...
Vou ler outros blogs, outras listas...


Discussão
Fred
19/07/05 às 15:14

Gente, a discussão está perdendo o foco. Fui obrigado a apagar o três comentários, infelizmente.

Por favor, daqui pra frente, só críticas construtivas, citando bons exemplos.


Discussão
fábio caparica
19/07/05 às 15:24

? censura ?

Perdão Fred...
Se vc deleta comentários que não lhe agradam é melhor encerrar por aqui.


Discussão
Fred
19/07/05 às 15:30

Quando os comentários partem para a agressão pessoal, eu deleto sim. E quando insistem como fizeram agora, eu fecho o post.






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato