Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Iniciando o Mestrado

Para pesquisar o Design de Interação.

Duende estudioso

Comecei essa semana o Mestrado em Tecnologia na UTFPR. Pretendo pesquisar dentro da linha Tecnologia e Interação os fundamentos do Design de Interação, tópico de interesse também de meu orientador, Luis Ernesto Merkle. Assim como fiz durante as pesquisas para o trabalho de graduação, estarei constantemente publicando achados interessantes.

Conheci o professor Merkle num simpósio sobre Interação Humano-Computador em 2004. Na ocasião, perguntei a ele se haveria possibilidade de desenvolver pesquisa no assunto dentro do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e ele me confirmou que sim. Desde então, passamos a trocar idéias, especialmente enquanto estava pesquisando Semiótica. A tese de doutorado dele relaciona Semiótica com Interação Humano-Computador.

Decidi fazer o Mestrado porque:

  • quero aprender mais sobre o assunto
  • gosto de estudar e dar aula
  • sinto falta de pessoas para trocar idéias sobre o assunto
  • quero aumentar a credibilidade do que publico

Estou apostando todas minhas fichas. Tive que rejeitar duas propostas muito boas para trabalhar em grandes agências como arquiteto da informação que não poderiam ser conciliadas com as aulas do curso. Espero que valha à pena!

Para quem também quiser trilhar esse caminho, conheço os seguintes programas que poderiam abrigar pesquisas relacionadas:

Se alguém conhecer algum outro programa, dê a dica nos comentários.

Livro recomendado

Para quem estiver elaborando projetos para Mestrado, recomendo o livro da professora Lúcia Santaella:

Comunicação e Pesquisa: Projetos para Mestrado e Doutorado

Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 07/02/2006

Palavras-chave

mestrado    estudo    

Opções



Comentários

Discussão
David Falcão
07/02/06 às 16:11

Amigo, mesmo já com 2 anos de estudos na área de IHC, ainda não conhecia seu blog. Muito, muito bom. Parabéns pelos textos. É muito legal saber que existem pessoas que também trabalham nesta mesma área aqui no Brasil :)

Ah, aqui na UNIFOR (Universidade de Fortaleza) também se trabalha com IHC, especificamente no laboratório de Usabilidade e Qualidade de Software, além de existir uma linhda de pesquisa no mestrado voltada para IHC, na qual eu me encontro agora.. :)

Se quiser trocar mais idéias, manda um mail.


Discussão
Karla Lopez
07/02/06 às 16:37

inveja.


Discussão
Rafael
07/02/06 às 22:03

Olá!
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC também aborda pesquisas de usabilidade arquitetura da informação e interação, principalmente na linha de pesquisa "Mídia e Conhecimento".

O site do curso é http://www.egc.ufsc.br

Atualmente estou escrevendo minha dissertação de mestrado neste programa de mestrado, mas abordando outro tema: jornalismo participativo.

No meu site procuro publicar informações sobre meus estudos para compartilhar conhecimento.

Costumo visitar seu site. Parabéns pelo trabalho e boa sorte nos estudos.


Discussão
Rafael Bruno
08/02/06 às 12:36

Karaká, Fred!! Parabens!! Cara, jah faz acho q uns 3 ou 4 anos q sempre vejo seu blog, mais nunca comentei, sou Rafael Bruno de Belém do Pará, graduado em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem pela Universidade da Amazônia (UNAMA, 2005), tenho 20 anos, e me formei agorinha no mês de JanJan, meu tcc foi baseado na análise semiótica de um hotsite, e tb durante minhas pesquisas, li muitos artigos seus q abriram minhas idéias. Neste ano de 2006 estava pensando em fazer mestrado em semiótica ou em design, porém aki, não tem essas belezuras, então estou tentando uma vaga na federal daki em desenvolvimento de aplicativos para a web, afim de enriquecer meus conhecimentos no desenvolvimento de aplicações. Ah, vale salientar q fui contratado agora para fazer o redesign do Portal UNAMA http://www.unama.br .
A versão de testes ainda precisa melhorar muito, e qualquer bizarrisse vista e soh falar. http://www.novo.unama.br


Discussão
Tiago gil
08/02/06 às 15:27

David,

voce poderia comentar mais a linha de pesquisa ou nos dar a URL do seu laboratorio? Me interesso muito por IHC, leio muito o usabilidoido e gostaria de me aprofundar mais nisso, mas moro em SP e aqui parece que essa area nao eh explorada nada nada, pensam muito mais em coisas separadas, humano - computador.
no ano de 2004 estive no FILE aqui em sp onde estavam (me parece) comecando a discutir interacoes do wetware (humano) com o hardware via o software.
O seu laboratorio eh para comunicologos ou engenheiros? Strictu ou Latu senso? Mande seu email para que possamos conversar!
Meu email esta no fim do post

Rafael

Muitas das questoes que fiz ao david valem pra voce! Eu nao entendi direito no site da UFSC a comunicacao social envolvida na linha Midia e conhecimento. Mande-me um email para conversarmos.
Meu email esta no fim do post


Fred

Parabens pela conquista

Abracos a todos

Vamos conversar

--- [email protected] ---


Discussão
Fred
08/02/06 às 15:38

A descrição da linha Tecnologia & Interação é essa:

Os trabalhos desenvolvidos na linha de Tecnologia & Interação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE) do CEFET-PR, se voltam para o estudo das interações entre tecnologia e sociedade. O conceito de interação remete às implicações da tecnologia na inter-mediação de atividades e valores humanos. Neste enfoque, a tecnologia tanto transforma sociedades, como é transformada por esta, seja na cultura, no projeto, no ensino, nos media, ou no cotidiano. Se organiza atualmente em dois grupos de pesquisa, o Design, Arte e Cultura (DArC) e o Tecnologias para Aprendizagem Humana e Organizacional (TAHO), descritos a seguir:

http://www.ppgte.cefetpr.br/linhas/ti.htm

Não dispomos de grande infra-estrutura, como um laboratório de Usabilidade, portanto, os estudos são mais teóricos do que práticos.

Na USP tem um laboratório usado pelo governo de São Paulo para pesquisar usabilidade. Procure a professora Lucia Filgueiras.


Discussão
Katja Aquino
10/02/06 às 14:03

Oi Fred,
Fico feliz em saber de sua sábia decisão em fazer o mestrado. Tem tudo haver com você.
Sua postura e objetivos são tão claros quanto a ciência a ser estudada.

É muito importante e valoroso quando uma pessoa decide continuar seus estudos, e ter a consciência de que a continuidade ao aprendizado é um fator de peso incomensurável.
Ainda mais quando estamos num País em que a profissão de "Professor" não é nem um pouco valorizada.

Coincidentemente também tomei essa decisão no final da Pós-Graduação da PUC-RIO, pois a minha angustia em querer saber mais está me direcionando a buscar esse apoio na academia.
Espero conseguir passar pela bateria de testes!
;-)

Sendo assim, te desejo muito trabalho, muito boa sorte e muito sucesso!

bjs
K


Discussão
Rodrigo Leite
20/02/06 às 13:12

Olá,

você pode incluir aí na sua lista o Mestrado em computação Visual e Interfaces da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, o qual eu participo.


Discussão
Felipe Lopes da Cruz
20/02/06 às 15:11

Em primeiro lugar parabéns pelo site.

Segue a dica de mestrado:
O mestrado da Ciência da Informação da UnB (Universidade de Brasília)apresenta 5 vagas para a linha de pesquisa Arquitetura da Informação.

Fiz a especialização com a Anamaria de morais na PUC-Ri e começarei neste semestre, o mestrado citado.

Um abraço,

Felipe Lopes da Cruz


Discussão
marcos
22/02/06 às 21:58

Grande decisão,
Boa sorte. Em São Paulo ou no Vale do Paraíba, você conhece outros cursos?


Discussão
Rodrigo Avella Ramirez
08/03/06 às 13:15

Frederick,
Parabéns.
como vc eu também iniciei o meu mestrado esta semana, no CEETPS em tecnologia, a linha de pesquisa é Formação Tecnológica e o título do meu pré=projeto é Tecnologia e Interação. Justamente o que vc tb está pesquisando, tb quero utilizar a semiótica como base teórica já que sou da área de Comunicação Social.
fico feliz, estou feito louco a procura de material de leitura pois já nos foi dito que teremos que ler muito.
espero poder trocar idéias com vc e outros colegas.
um abraço e boa sorte.


Discussão
Leonardo Brandão de Morais
13/03/06 às 14:47

Terminei a pouco tempo meu curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pretendo fazer o mestrado na area de redes sem fio. Alguma pessoa para poder me da uma orientação se tem em Fortaleza. E como fazer em Fortaleza?

Meu email e [email protected]


Abraços


Discussão
Tiago Gil
20/03/06 às 17:29

Fred, agora que vc ja esta no mestrado a um tempo, quais autores de indicaria para nos? Diga-nos uma bibliografia basica para estudar usabilidade!
aguardo resposta!
abracos


Discussão
Fred
20/03/06 às 21:23

Dá uma olhada na seção Resenhas, lá tem os principais:

http://www.usabilidoido.com.br/cat_resenhas.html


Discussão
NEIZE FERREIRA DA SILVA
03/03/07 às 13:44

OI MEU NOME É NEIZE.

GOSTARIA DE FAZER MESTRADO, COMPRETEI O CURSO DE PÓS GRADUAÇAO EM PSICOPEDAGOGIA. GOSTARIA QUE ME DESSE UMA IDÉIA NOS TEMAS

OBRIGADO, GOSTEI DO SEU BLOG


Discussão
Deise
05/03/07 às 11:08

Oi, pessoal! Sou formada em Letras Português/Inglês e pós-graduada em Práticas Pedagógicas. Tenho muita vontade de fazer um mestrado, ainda não sei se na área de Língua Portuguesa ou Inglesa, mas gostaria de algumas orientações. Como começar? Quem procurar? O q fazer primeiro?

Obrigada!


Discussão
Rosicleide Maria de Araújo
22/03/07 às 16:58

Gostaria de fazer mestrado em educação mas preciso de algumas dicas do processo para chegar a fazê-lo, pois não tenho a menor idéia de como inscrever-me. Como procurar, quem, onde?

Obrigada!


Discussão
Rosicleide Maria de Araújo
22/03/07 às 17:36

Gostaria de fazer mestrado em educação mas preciso de algumas dicas do processo para chegar a fazê-lo, pois não tenho a menor idéia de como inscrever-me. Como procurar, quem, onde?

Obrigada!


Discussão
Roseli Evangelista
27/04/07 às 02:53

Oi sou pedagoga, e gostaria de saber quais os passos para fazer o mestrado!!!


Discussão
Cecília Maria Marafelli
19/08/07 às 18:45

Estou pretendendo fazer mestrado em educação e não sei como começar a fazer o pré-projeto.
Será que poderia me ajudar?
Obrigada,
Cecília


Discussão
anete alves costa
24/09/07 às 16:50

eu também gostaria muito de mais informações. quero fazer mestrado... mas por onde começo?


Discussão
Adriana
28/10/07 às 18:36

Eu tenho formação em Letras/Licenciatura e estou no curso de pós-graduação em psicopedagogia. Quero fazer mestrado ao terminar a pós, más não sei em que área posso fazer o mestrado e nem como começar.
Obrigada.


Discussão
Elizabeth dos Santos
18/11/07 às 15:50

Fiqueoi muito feliz ao ver este seti pois sou pedagoga e estou na fase final de uma pós em psicopedagogia no processo ensino - aprendizagem, gostaria de fazer um mestrado.
Quais são os primeiros passo que devo seguir? E como conseguir uma orientação para integrar neste curso ?
Desde já agradecida


Discussão
Aldenira Chagas
12/10/08 às 09:11

OI! Gostei do seu site, queria que ajudasse-me a escolher um tema para meu mestrado. Sou Pedagoga e tenho Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional, o tema da minha Monografia foi REFLEXÃO SOBRE A INTERAÇÃO FAMILIA/ESCOLA ENQUANTO EXPRESSÃO QUALITATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O que acha do tema? Será que vai ter algum Orientador que se interessa pela minha Linha de Pesquisa?


Discussão
JAYRON SOARES
12/10/08 às 19:57

Saudações caro Aprendiz da vida, estou no primeiro semestre do curso de ciencia da computação, sempre trabalhei na área, meu professor falou0me da importancia de cursar mestrado, vc que encontra-se trilhando esse caminho, fato que deixou-me muito animado com a ideia de quando concluir a graduação partir para mestrado; por favor da-me algumas dicas fundamentais, o que é preciso, pode parecer ansiedade mas é que estou querendo me preparar desde ja para atuar no caminho do Mestrado, muito obrigado pela atenção se possivel favor enviar resposta no e-mail. parabens e felicidades


Discussão
silvania
22/12/08 às 15:44

Oi tudo bem, adorei estas recomendações. Sou professora de Educação Artística, fis pós graduação em artes plásticas, gostaria de fazer mestrado na área da educação,porém o assunto é muito amplo, você poderia me dar uma idéia. Desde já fico grata. Abraços Silvania.


Discussão
Marco Ogê
23/12/08 às 13:12

Olá, Frederick. Meu nome é Marco Ogê, sou mestrando do Programa de Pós Graduação em Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina (PósDesign UFSC). Lá temos a linha de pesquisa Hipermídia, que abre a possibilidade a investigações como a tua. Mais informações podem ser encontradas na página do programa:
http://www.posdesign.ufsc.br/

Parabéns e abraços,
Marco Ogê.


Discussão
marlen mafra
24/04/09 às 18:36

sou professora de português, estou como PUB atualmente e tenho elaborado vários projetos para uso interno da escola, porém gostaria de aproveitar este momento para desenvolver um projeto de mestrado. Tenho várias ideias, mas não sei por onde começar. Preciso fazer um preprojeto ou já dar andamento em um projeto. Estou confusa. inclusive quero fazer o mestrado sem ter feito a pósgraduação. meu desejo é desenvolver algo sobre: " A literatura de autoajuda."
o que acha? por onde começar?


Discussão
Deivid Beckauser Gaspar
09/05/09 às 20:03

Oi, tudo bem meu nome é Deivid, Estou concluindo o curso de pedagogia com especialização em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino. Fazia tempo que estava procurando na internet alguma orientação sobre o mestrado em educação adorei este site. Você poderia me dar algumas idéias de tema para o projeto de pesquisa. Quais são os primeiros passo que devo seguir? E como conseguir uma orientação para integrar neste curso ?


Por favor se possivel me responda

Parabéns e Sucesso ...


Discussão
Deivid Beckhauser Gaspar
09/05/09 às 20:06

Oi, tudo bem meu nome é Deivid, Estou concluindo o curso de pedagogia com especialização em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino. Fazia tempo que estava procurando na internet alguma orientação sobre o mestrado em educação adorei este site. Você poderia me dar algumas idéias de tema para o projeto de pesquisa. Quais são os primeiros passo que devo seguir? E como conseguir uma orientação para integrar neste curso ?


Por favor se possivel me responda

Parabéns e Sucesso ...


Discussão
danielle marinho
16/07/09 às 19:35

Olá! meu nome é danielle e sou formada em desenho industrial - programaçao visual! sou do rio de janeiro! eu gostaria muito de fazer mestrado em design, mas tenho muitas duvidas quanto ao pré projeto de pequisa....por acaso entrei no seu blog, acho q vc pode me ajudar com minhas duvidas! gostaria muito de umas dicas!
como é o pre projeto? como devo fazer? o q eles querem dizer "projeto de pesquisa com um máximo de cinco páginas, e aceite de um professor orientador do programa, que deverá assinar a ficha de inscrição e rubricar cada página do projeto"?
eu nao to entendendo a parte do orientador, o orientador é do curso de mestrado, ou nao....? como devo fazer sobre isso?....
Poxa me ajuda.....
abços dani marinho


Discussão
josiel
19/08/09 às 00:22

Olá, estava elaborando meu projeto de mestrado e resolvi procurar dicas no google. Coincidentemente também é para a utfpr na linha de tecnologia e sociedade. Você poderia me dar alguma luz? Dizer se tem algo específico da utfpr? Pelo que vi o pré-projeto não precisa capa, será? Ah parabéns pela iniciativa e pelo blog.


Discussão
Flavia Chiosini Tsuzuki
19/09/09 às 21:08

Olá!
Sou formada no curso normal superior, e estou no ultimo semestre de letras, e gostaria de fazer mestado em educação, ja ate enviei solicitação de incrição, mais nao sei como fazer o projeto para seleção do curso.
Gostaria de saber se podem me ajudar?
Obrigada!


Discussão
claudio marcio
14/10/09 às 13:50

muito bom adorei ja me esclareceu muitas duvidas pois estou terminando a minha fac quero muito fazer meu mestrado e vcs me ajudaram muito obrigao


Discussão
Cristiano
04/11/09 às 13:15

Onde posso encontrar um site com esse trabalho de orientação de mestrado? faço um mestrado em educação na UFRRJ, estou precisando muito falar com uma pessoa que me dê alguma orientação, por favor entrar em contato no e-mail> [email protected]
aguardo resposta Cristiano


Discussão
AURELIA
07/11/09 às 11:25

Oi, tudo bem meu nome é aURELIA, conclui o curso de pedagogia . Fazia tempo que estava procurando na internet alguma orientação sobre o mestrado em educação adorei este site. Você poderia me dar algumas idéias de tema para o projeto de pesquisa. Quais são os primeiros passo que devo seguir? E como conseguir uma orientação para integrar neste curso ?


Discussão
Ian Caroline Campos Carneiro
28/01/10 às 17:50

Gostaria que me orientasse como devo fazer para elaborar um pré-projeto na área de Educação para concorrer para o Mestrado.


Discussão
Maria Cecila
21/04/10 às 19:11

Olá, tudo bem? Estou cursando faculdade de pedagogia e pretendo fazer mestrado,pois, quero dar aula em faculdade só que eu não sei ainda mestrado sobre o que devo fazer se puder me enviar por email. meu email é [email protected] Obrigada.


Discussão
Dionete Maria dos Santos
07/08/10 às 15:39

Ola! Estou pretendendo fazer mestrado em educação matemática e não sei como começar a fazer o pré-projeto.
Será que poderia me ajudar?
Obrigada,


Discussão
Márcia
28/09/10 às 15:02

Oi, sou recém-graduada em Comunicação Social e fiz meu TCC em Design de Interação com foco na publicidade.
Utilizei muito o Blog, pois me deu princípios para delimitar meu trabalho.
Agora estou partindo para outra aventura, vou tentar Mestrado na UTFPR me Tecnologia e Interação e provavelmente com o mesmo foco do TCC.
Espero que funcione. Estou super empolgada, pois me identifiquei muito com a matéria.


Discussão
Régila Granja
15/11/10 às 21:00

Olá,

Como pretendo iniciar o meu mestrado, gostei de sua dica sobre o livro da Lúcia Santaella. Boa sorte e sucesso!!!!
Bjs


Discussão
Isabel Cristina dos Santos
28/01/11 às 22:31

Ola!
Meu nome é Isabel Cristina, eu terminei a faculdade de serviço social em 95, fiz muitos cursos relacionados à área, mas não cursei nenhuma pós, agora, pretendo fazer um mestrado e gostaria de sugestão para pesquisa do Pré-Projeto, sei que preciso fazer na área de serviço social, mas gostaria de algo mais abrangente no que tange ao Sistema Único de Assistência Social, fiz o curso de capacitação assunto "SUAS” - Sistema Único de Assistência Social amei, pois me identifiquei muito com as matérias, Por isso, gostaria muito de fazer um mestrado assunto "SUAS”, por favor, se alguém já fez ou está fazendo o mestrado assunto SUAS, me responda o mais rápido possível, pois quero muito fazer mestrado assunto SUAS, ou algo voltado para a legislação específica do serviço social, pois gosto e tenho muita afinidade na legislação específica que norteariam o serviço Social Desde já agradeço.


Discussão
Adriana Almeida Amorim
26/02/11 às 21:02

Estou querendo fazer mestrado em educação. Fiz Licenciatura em Desenho e Plástica, fiz uma pós tb. Queria trabalhar com o tema Desenho Infantil na Escola Pública. Me dê algumas dicas. Please!!!


Discussão
Muriel Soares
15/03/11 às 17:52

Olá, meu nome é Muriel Soares sou professora das séries iniciais no sistema carcerário do Pará, fiz pós em psicopedagogia e agora quero entrar no mestrado..só que educação é uma área muito ampla e estou meio perdida sem saber por onde começar. Gostaria de algumas sugestões quando a tema pro projeto e etc.

Desde já agradeço.
Ahh adorei seu blog.


Discussão
Muriel Soares
15/03/11 às 18:04

Olá, meu nome é Muriel Soares sou professora das séries iniciais no sistema carcerário do Pará, fiz pós em psicopedagogia e agora quero entrar no mestrado..só que educação é uma área muito ampla e estou meio perdida sem saber por onde começar. Gostaria de algumas sugestões quando a tema pro projeto e etc.

Desde já agradeço.
Ahh adorei seu blog.


Discussão
Elen
07/05/11 às 12:23

Olá meu nome Elen, já tenho Pós-graduação em Gestão Escolar, agora pretendo fazer Mestrado na área da Educação, em especial gestão escolar, gostaria de algumas dicas para a temática. Meu e-mail é [email protected]


Abraço.


Discussão
diego fraguas
21/06/11 às 11:22

Olá, meu nome é Diego e gostaria de fazer um mestrado na área de educação.... Quais os primeiros passos a seguir? Como elaborar um pré-projeto....


Discussão
Almira Santos
19/09/11 às 15:53

Fred, parabens por galgar e espero um doutorado.
Eu já estou mais velha e estou terminando uma fac. de administração a`distancia.
Que vc me aconselharia um tcc, e um mestrado mais fácil. Ainda trabalho em uma faculdade pública. Obrigada. Meu imail é [email protected]


Discussão
Ricardo
02/10/11 às 07:45

Para as pessoas que estão querendo fazer mestrado de forma fácil e rápida, existe o Mestrado Tradicional e o Profissional. O Tradicional é o mais indicado para quem pretende continuar até o Doutorado. As melhores universidades são meio acasteladas e é muito difícil começar um mestrado do nada, porque vocês não terão um orientador de peso. Na minha humilde opinião, vocês deveriam começar por uma boa especialização para conhecerem orientadores e como é tratada uma tese de mestrado séria (até 3 anos) em Univerdades de Públicas e grátis. Sem a tese de mestrado, esqueça o doutorado grátis ( até 4 anos).

Ricardo

Matemática


Discussão
Aurelia
28/10/11 às 10:44

Oi, tudo bem meu nome é AURELIA, conclui o curso de pedagogia .Estou fazendo pós em psicopedagogia. Fazia tempo que estava procurando na internet alguma orientação sobre o mestrado em educação adorei este site. Você poderia me dar algumas idéias de tema para o projeto de pesquisa. Quais são os primeiros passo que devo seguir? E como conseguir uma orientação para integrar neste curso ?


Discussão
Cecilia santos
11/01/12 às 22:32

Adorei era isso que eu queria


Discussão
cacilda
25/04/12 às 08:57

oi, parabens pela conquista e dizer força e muito sucesso para si.
porfavor eu gostaria de fazer mestrado em administração publica ou em Administração e Gestão mais não sei como fazer por falta de dinheiro e porque a UP parece que ja encerrou as inscrições.
o que faço? abraços.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato