Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Semiótica e Arquitetura da Informação

Semiótica ajuda a entender a decisão do clique.

Para onde ir? Como decidir?

Ao final da disciplina Semiótica e Informação que cursei junto com o pessoal da Gestão da Informação, escrevi um aplicando o conhecimento teórico da Semiótica no contexto da Arquitetura da Informação que foi aprovado no evento de iniciação científica da UFPR. Desenvolvi um protocolo de perguntas para ser usado em testes com usuários, visando entender melhor a decisão de clicar num link e não no outro. Dessa forma, é mais fácil encontrar uma solução para um rótulo ou hierarquia confusa.

Gosto de pensar com a Semiótica, porque ela permite explorar o que outras áreas não se aventuram por falta de evidências concretas. Para mim, processos mentais não pode ser avaliados em sua totalidade apenas por evidências concretas, apenas pela mera análise do comportamento (Psicologia Behaviourista). É preciso admitir e explorar as sutilezas da mente.

Quem já leu The Design of Everyday Things ou qualquer outro texto de Donald Norman sabe como é fascinante a Psicologia Cognitiva aplicada ao design. Para mim, a Semiótica é ainda mais fascinante, porque permite especular ainda mais. A Semiótica defende, por exemplo, o uso do raciocínio abdutivo que, ao contrário do dedutivo, tenta gerar hipóteses a partir da mera observação da situação. Abdução é o nome bonito para o método de "tentativa-e-erro", tão empregado no uso de computadores.

Como já falei anteriormente, a Semiótica é o estudos dos signos, essa unidade conceitual que serve para mediar a relação entre nós e o mundo. Explico nesse podcast como acontece essa relação e que implicações isso tem para a Arquitetura da Informação, por exemplo:

Processo de aquisição de signos [MP3] 7 minutos

Na minha agenda de pesquisa agora além do Perfil Semiótico, tenho esse protocolo de perguntas. Alguns leitores me mandaram email dizendo que pretendem pesquisar essa área também. Se você também estiver interessado, manifeste-se. Quem sabe montamos um grupo de pesquisa virtual?

O artigo que escrevi conta com os slides em powerpoint incluindo o áudio da apresentação que vou fazer no evento citado.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 09/09/2005

Palavras-chave

semiótica    navegação    objetivação    signo    

Opções



Comentários

Discussão
Ciro
12/09/05 às 11:17

Só uma dica: ao postar links para qualquer arquivo (neste caso o podcast em mp3), informa o tamanho do arquivo em MB. Grande abraço!


Discussão
Fred
12/09/05 às 11:26

Sabe Ciro, pensei nisso mas acho que não é necessário mostrar o tamanho do arquivo por vários motivos:

1 - Quando se clica no arquivo, o navegador exibe o tamanho
2 - Os minutos já indicam se o arquivo é grande ou pequeno
3 - Os arquivos são pequenos (de 400Kb a 2MB)
3 - Se você usa Winamp ou algum programa que faça streaming do MP3, não é preciso esperar todo o download pra começar a tocar


Discussão
Silvia
18/12/05 às 00:26

Olá,
Sou estudante de arquitetura e achei sua página fazendo uma pesquisa sobre semiótica.
Percebi que fez um um estudo completo sobre definição, conceitos e aplicações da semiótica.
Mesmo abordando o assunto em áreas diferentes, acredito q sua pesquisa me ajudaria bastante.
Peço que responda esse comentário me dando sua opinião se acha viavel abordar a semiotica no campo da arquitetura e urbanismo.
Abraço,
Silvia


Discussão
Fred
18/12/05 às 14:06

Olá Silvia! Acredito que a Semiótica tem muito a contribuir para a Arquitetura, especialmente quando existe comunicação explícita (ex: placas) ou implícita (ex: porta alta). Ainda não li nada sobre o assunto, mas é bem possível que você consiga aplicar a teoria de Charles Peirce no contexto arquitetônico.


Discussão
Silvia
25/12/05 às 23:31

Fred,
Obrigada por me responder!
Penso em fazer meu trabalho de graduação do curso sobre isso.
Gostaria que me indicasse bibliografias que utilizou em sua pesquisa.
Já começarei uma pesquisa sobre as teorias de Charles Peirce, como me indicou.
Um abraço,Silvia


Discussão
Fred
26/12/05 às 10:46

Silvia, procure os livros da Lucia Santaella. Dizem que o Teoria Geral do Signo é o melhor. Acho que talvez você consiga aplicar a Semiótica nos famosos patterns de arquitetura criados por Christopher Alexander. Nessa página tem alguns links para os livros dele:

http://www.math.utsa.edu/sphere/salingar/Chris.text.html


Discussão
Silvia
27/12/05 às 02:39

Fred,
Obrigada pelas dicas, elas tem me ajudado bastante!
Silvia


Discussão
Fernanda Karoline
15/02/06 às 20:02

Bem, sou suspeita para falar de semiótica porque sou uma apaixonada pelo tema, to me formando em Relações Públicas e vou fazer mestrado em Semiótica.
Conheço a semiótica aplicada as todas as formas de interpretação, esse é um dos motivos da minha paixão, por ela ser uma ciência interdisciplinar e com infinitas respostas para os mais vairados assuntos, posso dizer q o estudo do meio em que vivemos feito através de pesquisas simples somente a partir de alguns detalhes, não nos dá precisão de como as pessoas se comunicam com o mundo, por isso digo que a semiótica é um instrumento de trabalho indispensável para que haja compreensão nos diversos campos de trabalho, principalmente na área da comunicação.
Parabéns ao dono desse site, posso dizer q você descobriu um novo mundo a partir da semiótica e ainda vai se surpreender muito mais com a grandeza dessa ciência, e dou uma dica... continue lançando esse questionamentos para q nós que frequentamos esse site possamos continuar a ter o prazer de trocar idéias com você.

beijos.


Discussão
Weslla Kalline
12/03/06 às 17:02

Sou aluna do curso de arquitetura e urbanismo e
estou a procura de um assunto de psicologia direcionado a arquitetura o qual ainda não achei talvez vcs pudessem me ajudar:
"A humanização do arquiteto"
ou
"O comportamento da Arquitetura"
Por favor me responda me mandando um e-mail.
Desde já agradeço.


Discussão
Luciane Salgado
05/04/06 às 10:17

OI, sou psicóloga e trabalho na Decorare Cortinas e persianas. Gostaria de ler a respeito de psicologia e arquitetura.
Se a Arquiteta Weslla Kalline Encontrou algo sobre o assunto gostaria de entrar em contato com ela.
Obrigado
Luciane Salgado
psicóloga CRP 07/12744


Discussão
Thianna Maria
11/05/06 às 13:30

Sou aluna do curso de comunicacao e gostaria de saber sobre a semiotica aplicada nos produtos.Queria me aprofundar no assunto e saber sua opiniao a respeito.A semiotica aplicada a publicidae,a literatura,a instituicao,a comunicacao,a midia...
Espero ansiosamente sua resposta,obrigado e parabens pelo site.


Discussão
ringtones free
14/06/06 às 13:18

Hi! http://www.ringtones-dir.com/get/ ringtones site. Free nokia ringtones here, Download ringtones FREE, Best free samsung ringtones. From website .


Discussão
rafael
24/07/06 às 11:48

Olá estou com uma duvida, sera que o design indicial seria posivel? Será que designers e publicitarios podem mesmo batalhar por este caracter indicial, com a intençaõ de ampliar por alguns instantes aquele momento único de recorte da segundidade?
Se alguem puder me ajudar......obrigado....


Discussão
ANA MARIA GALHARDI JOSÉ
08/09/06 às 09:37

OLÁ, FRED! SOU DO CURSO DE LETRAS E ME APAIXONEI PELA SEMIÓTICA. SUA EXPLICAÇÃO É MUITO CLARA E OBJETICA. EU E MINHAS AMIGAS IREMOS APRESENTAR UM TRABALHO SOBRE SEMIOTICA NA MÚSICA E PROPAGANDA. SERÁ QUE VC PODERIA ME AJUDAR?
ESRAEI SEMPRE VISITANDO ESTA PÁGINA.
OBRIGADA.
ANA MARIA GALHARDI


Discussão
fernando
13/11/06 às 16:29

olá amigo, sou estudante do curso de jornalismo em juiz de fora, mg. penso muito em fazer mestrado em semiótica. aqui é f... para encontrar livros.
se puder da uma dica de semiótica comparativa, eu agradeço. ja li o livro da santaella no que diz respeito, mas eu quero me aprofundar. achei bastante coisas na net, só que tudo e ingles, se vc encontrar algo em portugues, envie-me. grande abraço e sucesso nas pesquisas


Discussão
Ricardo de Vasconcellos Chaves
02/01/07 às 23:32

Prezado Fred,

"Semiótica" - achei muito bom para minha área de atuação. Pelo que vejo, semiótica e design estão muito interligados. Este é, realmente, um assunto apaixonante. Sou arquiteto e também trabalho numa emissora televisão. Trabalho muito com ícones, formas, criação de logotipias, marcas e outros visuais em geral. Gostaria de saber se podes me indicar alguns sites que são interessantes para eu acessar, e/ou biblbiografias para pesquisas nesta área. Eu gostaria de conhecer mais sobre semiótica e arquitetura da informação. Achei muito interessante teu site e os assuntos por ti abodados, parabéns.

obrigado
um abraço,
Ricardo.


Discussão
Thaiza Mota
04/10/07 às 11:56

Olá, eu sou estudante do curso de comunicação e estou fazendo um trabalho sobre semiótica e tenho uma dúvida:

-Qual a diferença entre a semiótica implícita (usada no mundo grego) e a semiótica explícita (usada no sec XX, quando a ciência semiótica propriamente dita começou a se desenvolver)??

Ficarei no aguardo,

Obrigada.


Discussão
wellington nogueira
23/10/07 às 22:04

de que maneira os conhecimentos da teoria da semiótica, pode auxiliar o arquiteto urbanista no fazimento do projeto?


Discussão
romel costa battaglia
06/12/07 às 14:49

Prezado Fred,

Sou analista de sistema e comecei a estudar semiótica lendo o seu Siite.
Gostaria de saber em que a semiótica poder ser
aplicada em desenvolvimneto de sistemas.

Um grande abraço e parabéns,

Obs.: Favor informar onde é possível ter acesso a
informação inicial ( livre, site) sobre semiótica.


Discussão
Frederick van Amstel
06/12/07 às 16:24

Romel, aqui neste blog tem mais alguns artigos sobre semiótica aplicada à informática nesta seção:
http://www.usabilidoido.com.br/cat_semiotica.html

Eu destacaria este podcast:
http://usabilidoido.com.br/afinal_o_que_e_semiotica.html

O problema com os livros de Semiótica que li até agora é que eles são maravilhosos, mas muito difíceis de ler. O negócio vai ficando tão abstrato que nos perdemos...

É mais interessante pegar a semiótica aplicada a um asunto do que semiótica pura. O melhor exemplo que já vi foi um livro sobre música indiana abordado pela semiótica.

A Santaella tem bons livros sobre semiótica pura, mas eu recomendaria este aqui:

http://compare.buscape.com.br/prod_ficha?idu=1853492267


Discussão
Alexo
07/08/08 às 00:05

Concordo com Ciro. Tamanho de MP3 não é referência muito acertada, especialmente os podcasts gravados com tanta compressão, que pode gerar tamanho muito díspares. Tipo, tamanho e tempo são informações básicas e que respeitam quem vai fazer o download, principalmente quem não tem muita velocidade de banda. Sugeriria também fazer versões com alta e baixa qualidade de som. Este MP3, por exemplo, está com 16kbps e 8Khz, muito baixo e deteriora demais o som. Poderia existir duas versões sem muito problema. Abraço.


Discussão
Jackeline Y. Eugenio
16/10/08 às 19:45

Já sou apaixonada pela matéria de Semiótica,pois deve ser trabalhada em todas as áreas da Comunicação.
Linguagens dos Sinais -Libras ,braile,cores ,códico verbal e não verbal e outras...


Discussão
Thays Helena
27/10/11 às 00:36

Estou no oitavo período do curso de sistemas de informação, vejo que esse post é um pouquinho antigo, mas o assunto é muito atual, escolhi a engenharia semiótica para meu tema de TCC, pode me ajudar ? com links e dicas, estou juntando a gerência de projetos com a semiótica acho que vai sair alguma coisa bem legal, sou de Marabá no estado do PA.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato