Usabilidoido: Menu Principal

English Website


O futuro do webdesign

Dirk Knemeyer escreveu um artigo inspirado profetizando sobre o futuro de nossa profissão, na Digital Web. Ele começa falando sobre o ritmo frenético que temos que nos submeter para estar atualizados, prestando atenção nas tecnologias que mudam o tempo todo. Flash era o must há alguns anos atrás, agora é o CSS. Amanhã, quem sabe é o SVG ou o que for. Porém, o ponto mais importante é que a Web não vai se restringir a um único aparelho (PC). Isso o Michel Lent já tinha me dito numa entrevista sobre o mesmo assunto, que aliás casa bem com esse artigo.

Em breve teremos que ser capazes de lidar com um projeto que envolvem diversas mídias, com suas diferentes abordagens. Para nos darmos bem, teremos que ser ecléticos, não dá pra ficar só escarafunchando só o Tableless. Precisamos nos ater aos conceitos, esses mudam mais devagar. Estudar usabilidade, arquitetura da informação, design de interfaces, redação e o escambau.

Eu particularmente, nunca gostei dessa pressão constante de atualização que me forçava a frequentar fóruns de discussão como o da Macromedia. Quando adquiri conhecimento suficiente para fazer o que precisava, parei com isso. Agora foco meus estudos nos conceitos, nas questões mais amplas. Claro, não deixo de estudar programação e outras ferramentas úteis para o meu trabalho, mas com outra visão, mais despreocupada. Se tivesse me escarafunchado no Actionscript naquela época, certamente hoje estaria frustrado porque o Actionscript 2 veio e mudou tudo.

Livros recomendados

Para quem está começando, recomendo estes livros:

Webdesign: Teoria e Prática Aprenda Web Design Design para a Internet: Projetando a Experiência Perfeita

Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 07/05/2004

Palavras-chave

webdesign    convergência    atualização    

Opções



Comentários

Discussão
Lincoln Schultz
10/05/04 às 05:47

Pois é. E isso tudo também é muito invariável.

Depende muito do seu objetivo para com o futuro.
- Você quer ser um Programador?
- Você quer ser um Designer?
- Você quer ser um Jornalista / Web Writing?

Hoje em dia pessoas que trabalham com Programação + Design, pode ter certeza absoluta que nenhuma das duas faz direito. E é por isso que o mercado está saturado, e concordemos, cheio de pilantras.

Acho que o segredo para se dar bem no futuro, é com certeza se especializar na sua área de atuação.


Discussão
Fred
10/05/04 às 06:08

Gente, o Lincoln tem só 18 anos e olha só a maturidade dele falando. Entendeu tudo garoto (como se eu não fosse um também, hehehe)!


Discussão
Jaime
23/07/04 às 17:37

Sbias palavras de duas pessoas sensatas, e com visão progressiva, na atual situação do mercado, daqui a uns 5 anos (no maximo) eu acredito que nã terá mais espaço para quem não se aperfeiçoar.

abraços.
p.s.: esses artigos estão me ajudando mto a trazer as diretrizes para minha carreira


Discussão
Bruno Longo
23/07/04 às 19:18

não acho tanto assim q se deva especializar para ser melhor. Mtas vezes faltam pessoas q saibam realmente fazer bem coisas, q a primeira vista são diferentes, mas, q como apontado no texto, tem conceitos q delineam igualmente essas áreas.

Claro q uma pessoa q vai fazer um site em flash, deve saber tanto programar o visual, quanto a função. Pode-se dizer (com certa razão) q duas pessoas especialistas juntas produziriam algo melhor. Mas um designer d produto estuda tanto o visual quanto a função (embora em um contexto diferente), e, geralmente sozinho, produz algo q contenha ambas idéias em um objeto.

Acho que tudo fica meio confuso pq na verdade não é se a pessoa é especialista ou generalista q vai definir o quanto ela em boa em um só assunto, ou se é maisoumenos em vários. Ambos os tipos d pessoas podem funcionar bem em um bom conjunto. O detalhe está em como funcionam as equipes.

Sinergia. Pessoas diferentes, trabalhos idem, métodos mais ainda.


Discussão
André
19/08/04 às 12:20

Matéria muito boa...

Hoje trabalho como webdesign de um portal católico. Tenho muitas dúvidas hoje em preciso me aplicar para o futuro. Na verdade estamos sempre tentando achar algo que nos faça diferente dos outros. Acho muito ruim essa história de criar o design e programar tb´, mas atualmente não está tendo como escapar disso. Apesar de nossa equipe de 4 desingners e 3 programadores, ainda temos canais do portal desenvolvidos e programados por design. Sejamos sinceros, é muito dificil ter uma estrutura que nos favoreça ser somente design nesse país, pode ser que daqui alguns anos valorizando adequadamente cada profissional e as empresas acordem pra essa realidade.


Discussão
tomé
31/08/04 às 12:15

Eu não li todas as opiniões a respeito, mas defendo uma tese desde que entrei na faculdade de design de interfaces, já trabalhava com programação visual para impressos e internet antes, hoje faltam alguns meses para que eu me forme e minha tese nesse anos se reforçou, a tese é a seguinte:

WEBDESIGNER é um termo que reflete a imaturidade do mercado, cara ou vc é designer ou vc é programador, se vc começar a estudar apenas design verá o quanto há para se aprender, usabilidade, ergonomia, arquitetura da informação, teoria das cores, etc, etc, etc.
outro dia li aqui que quem não sabe css não é webdesigner, então me diga o que é um webdesigner? sempre trabalhei com internet e as pessoas me perguntam se eu sou webdesigner, sinceramente? me dá raiva só de ouvir esse nome, ou vc lida com comunicação visual ou com linguagem de programação, conceito é tudo, quem se preocupa muito com linguagens, plataformas, softwares, etc não vai evoluir com o design, porque design é conceito, quem é designer faz design até com palito de dente, não precisa de um macintosh com processador duplo. design e programação são atividades opostas, preocupe-se com um, depois que vc se esgotar,vá estudar o outro, mas encher o peito e dizer: sou um webdesigner, sinceramente? vc não é designer nem programador, é um cara que não encontrou uma profissão ainda.


Discussão
Fred
31/08/04 às 14:03

tomé, concordo em partes contigo, mas não acho que o termo webdesigner seja inadequado. Acho que ele é generalista demais. No campo do Jornalismo, quando você se forma todo mundo te pergunta: "E aí, pra que área você vai?" Rádio/TV/Assessoria ou Internet? Se é radio, você pode ser chamado de rádio-jornalista, TV, tele-jornalista e assim por diante. Mas ninguém deixa de ser jornalista por ganhar esses rótulos.

Webdesigner foi o termo que se estabeleceu no mercado (e fora dele) pare designar o cara que faz sites. Com a profissionalização do mercado e consequente especialização, o termo passa a ser impreciso demais. É exatamente sobre isso que discutimos nesse post:

http://www.usabilidoido.com.br/especializese.html

Webdesigner para mim hoje significa o cara que faz tudo. Designers de Interfaces Web é o cara que foi mais para a área mais visual / funcional e Programador Web é o que foi mais para a de programação. Mas de certa forma, continuam sendo webdesigners. Continuam projetando para a Web.


Discussão
tomé
20/09/04 às 11:28

cara concordo com vc, talvez eu tenha sido um pouco rigoroso, mas pelo menos por aqui, brasília, tem uma pá de milindreiro que se diz o tal mas não sabe nada, minha crítica é direcionada para eles, mas enfim, hoje a coisa funciona assim, amanhã não. antigamente em televisão meia dúzia de gente fazia todo o trabalho, hoje, vc tem uma equipe enrome, onde um cara é especializado em iluminação, outro em roteiro, outro em sonoplastia, enfim, acredito que com a web será a mesma coisa, hoje um webdesigner faz tudo, amanhã apenas o que lhe compete, o design.


Discussão
Diego Hordi
20/09/04 às 12:35

Acho que tudo baseia-se em experiências, o fato de você ser programador, designer, redator, advogado, economista... não deve excluir nunca a possibilidade de você procurar estudar (e se aperfeiçoar também) em outras áreas. Conheço pessoas que se dão muito bem (mais muito bem mesmo) desenhando interfaces, assim como se dão bem quebrando a cabeça o dia inteiro, com um algoritmo.

Indo ainda mais fundo, sabendo da atual situação do mercado brasileiro (com exceção das multinacionais, alguns estúdios de criação e outras raríssimas empresas que trabalham com divisão de tarefas), que, mesmo não querendo, às vezes são obrigadas a cortarem custos, contratam apenas um faz de tudo com um salário bom/ótimo ao invés de contratar todos os profissionais com prefixo web a salários compatíveis. Logo, o que seria de uma pessoa que soubesse programar, caso não soubesse fazer um desenho de interface no mercado brasileiro atual? Abstenho-me.

Concordo com você Fred, “para nos darmos bem, teremos que ser ecléticos”, mesmo que a situação implique em uma especialização.

Como diria Einstein: “Não me preocupo com o futuro, pois logo ele virá e, prefiro me precaver do concreto, que do abstrato”.

Abração e parabéns pelo site e pelos artigos – diga-se de passagem, ótimos, ambos.


Discussão
Carlos Fran
12/01/05 às 20:24

Não e bem um comentário, mas sim uma pergunta de quem esta entrando na área de informática. Qual a carreira mas promissora de um webdesgner ou de um cientista da computação (se e assim que se chama alguém formado em Ciências da computação!)?


Discussão
Fred
13/01/05 às 08:53

Carlos, a faculdade de Ciência da Computação vai te dar uma visão ampla do mundo da informática, com ênfase no software. Você poderá escolher uma área prática e se especializar ou rumar para a pesquisa. Não estou muito por dentro, mas sei que você pode vir a se tornar um programador especializado em determinadas linguagens, um analista de sistemas ou mesmo um gerente de projetos.

Conheço alguns profissionais formados em Ciência da Computação que trabalham como webdesigners, porém o grosso do trabalho deles é a programação.

Se você deseja se tornar webdesigner, sugiro entrar na faculdade de Design e se especializar por conta própria na área de Design de Interfaces para a Web.

Qual é mais promissora? No momento, programadores ganham mais do que designers. Talvez no futuro isso mude.


Discussão
Fabiano Cruz
13/01/05 às 10:54

Eu acho que a necessidade de uma constante atualização realmente é um fator muito positivo, pois existe a certeza que não será algo extinto em pouco tempo.

A necessidade de uma eterna atualização de conhecimento é algo maravilhoso, por mais trabalhoso que seja, pois possibilitará que as interfaces sejam utilizadas em meios que nunca sonhávamos antes trabalhar. Amplia muito a visibilidade de nosso trabalho e nos tornamos, cada vez mais artistas que simplesmente Web Designers.


Discussão
Carlos
28/01/05 às 10:49

Passei na Faculdade para cursar o Curso superior de formação especifica em Webdesigner e Webmaster. Mas espero o resultado do vestibular que fiz na Universidade Federal do Estado de Rio Grande do Norte, se eu passar com muita certeza irei assumir o curso de Ciências da Computação, pois sempre pensei e planejei ser um pesquizador na area de imformática. Mas caso contrario, farei o curso de Webdesigner, mas futuramente pretendo fazer o Curso voltado a software e programação.
Agradeço à todos que opinaram.
Carlos
Para troca de experiências
E-mail: [email protected]


Discussão
Carlos
28/01/05 às 10:53

Quanto tempo de faculdade poderei começa a pelo menos estagia, se estiver cursando Ciências da Computação??? Essa pergunta que me vem mais na Kbça!!!


Discussão
Ken
28/01/05 às 17:37

Me lembro que em 1998 comentava e discutia isso e em geral não se definia direito quem ou o que era um webDesigner e/ou um webProgramador ... bom pelo visto as coisas continuam iguais :-( hoje em 2005 ... me lembro também de professores meus da faculdade dizendo q vcs devem ser generalistas, jamais concordei e continuo não concordando ... vejo este generalismo mais como um 'medo' em não se conseguir algo, como o emprego ou a conta do cliente ... acredito na especialização e em consequencia os jobs deverão ser executados por uma equipe com um bom tempo de execução ... em resumo um bom trabalho tera um certo período de desenvolvimento, teste e aprovação e um custo que normalmente o cliente que compra 'web' não paga, aí começa o círculo vicioso ...


Discussão
lara
28/03/05 às 11:38

Moro em porto alegre alguem sabe qual faculdade cursar quero ser web designer...amo tanto que mudaria pra qualquer estado ou pais do mundo pra fazer uma graduação...alguem ajuda?


Discussão
Fred
28/03/05 às 13:07

lara, sugiro fazer graduação em Design Gráfico. Ela vai te dar uma visão ampla de conceitos essenciais ao Webdesign, que na verdade é Design de Interfaces Web. Depois disso, você pode fazer uma pós justamente nesse assunto.

Ainda não existe um curso de graduação consolidado no Brasil que atenda os requisitos conceituais que a profissão exige. O que temos são faculdades de Webdesign que ensinam a mexer em softwares e programar. Na realidade esses cursos estão no nível de pós-médio (profissionalizante) e não no nível do ensino superior, que tem uma proposta muito mais abrangente.

Uma graduação deve lhe ensinar a pensar sobre uma determinada área do conhecimento e não necessariamente a botar a mão na massa.

Na realidade, por enquanto não acredito que Webdesign mereça uma graduação. Prefiro pensar que seria uma parte de uma graduação maior intitulada "Design de Interação", uma habilitação dentro do curso de Design Industrial, assim como "Projeto do Produto" e "Projeto Gráfico".


Discussão
Pedro
11/11/05 às 10:41

Gostaria de saber a faixa salarial de um bom webdesigner ou simplesmente de um bom designer. Alguém saberia me informar?


Discussão
Erlick
14/01/06 às 19:21

ola gente,,,, eu gostaria de saber comos er um webdesigner,, e tambems e um webdesigner ganha bem,,e qual faculdade devo cursar para ser um webdesigner.. obrigado,, quem quiser me ajudar me add no MSN: [email protected]


Discussão
fabio
04/02/06 às 07:45

eh intao pessoal... tenhos as mesmas duvidas do erlick.. assim amo muito design.. trabalho com isso em casa faiz algum tempo jah.. gosto muito d fz site e designs do nada... pothoshop e flash e talz...

e concordo com o q dizem d programação + design.. tb acho q nao da certo... mais o mercado d trabalho infelizmente nos obriga a fzer isso... aki ond eu moro nao tem espaço pra design... gostaria muito d saber:

eu nao sei desenhar uso soh a criatividade..
em q area posso trabalhar como design???

como faço pra ser um bom webdesigner???

q faculdade devo fzer??

e como ta o mercado d trabalho?? o remuneramento eh notavel???

deixo aki o endereço d 1 site q to terminando... olhem... PRECISO MUITO DA OPNIAO D VCS PROFISSIONAIS..
POR FAVOR ME DIGAM C LEVO JEITO PRA COISA... PRECISO SABER
O QANTO MAIS RAPIDO POSSIVEL

http://geocities.yahoo.com.br/alavip31/

nesse site eu fiz td sozinho... mais agora q chego a hora d programa.. tah duro.. mais vo indo..

eh issu abraço galera me respondam no meu email por favor galera eh importante pra mim...

me adicionem no msn pra conversa cumigo e esclarecer minhas duvidas por favor

brigado gente


Discussão
32
07/03/06 às 21:59

http://www.cellphone.cjb.ne/


Discussão
real web history
10/03/06 às 12:09

Design e programação... vc pode ser bom nos dois... basta se dedicar mais... mas tô vendo que aqui só deu os sem noção que 'tão' inventando desculpa pela falta de capacidade.

cjb.net.... puta merda


Discussão
Paul Symon
14/05/06 às 21:33

O que eu acho é que se você se dedicar o designer, você vai ser um ótimo designer, se você se dedicar a "codar", você vai ser um ótimo programador, e bla bla bla.

E realmente acho que são muito diferentes, pois eu sou um bom programador, me acho um ótimo profissional do ramo, detalhe, sou programador PARA INTERNET, se me der um VB ou Delphi pra fazer um "Hello World", eu num faço.

Já para fazer um ícone sou capaz de demorar um mês e ainda fazer uma coisa tosca, por que não tenho criatividade para desenhar, não tenho ídeias para isso.

Já na programação é outra história...

Então sou de acordo em uma especialização em 1 ramo, e não os "Raimundo Faz Tudo" da vida, que fazem um site, com scripts dos outros, figuras dos outros, e jogam um "franknstein" na internet dizendo que são WebDesigner. Isso se vê muito hoje em dia


Discussão
Eduardo
23/05/06 às 23:58

Estou em duvida em fazer Web design e Design Gráfico.
Estou cursando um técnico de Web design e estou gostando muito!
Mas ao mesmo tempo q gosto de ficar lá fazendo leyalts, vendo meus projetos tomarem vida, AMO desenhar! E adoro mexer com imagens, fazer montagens, animações, desenhos... Tudo!
Oq tinha em mente era terminar esse curso q estou fazendo, e entrar em uma faculdade de Design gráfico, e logo q acabar fazer uma faculdade de Web tbm!
Mas oq acontece, é que, preciso arrumar trabalho URGENTE!!!
Gostaria de saber, se devo continuar com esses planos, ou seguir para Ciências da Computação, que parece ser mais garantido em tremos de trabalho.
Gostaria de alguma opinião, dica, sei lá! Qualquer coisa q me ajude!
Tenho 18 anos e não posso ficar mais parado.
Obrigado a todos.

Se puderem me mandar um e-mail aqui esta:
[email protected]

Obrigado.


Discussão
DIEGO
11/07/06 às 15:40

OLÁ AMIGOS SOU NOVO NESSA AREA FIZ UM CURSO DE MANUTENÇAO DE COMPUTADOR . E ESTOU PENSANDO EM CURSA A FACULDADE DE SISTEMA DE INFORMAÇAO DA MINHA CIDADE NO FIM DO ANO, ME TIREM UMA DUVIDA ESTOU QUERENDO SER UM ANALISTA DE SISTEMA ,UM BOM ANALISTA TEM QUE SABER MONTAR E DESMONTAR COMPUTADOR E FAZER REDES , OU TEM QUE SABER FAZER SITES, PORQUE NA FACULDADE SO FALA EM PROGRAMAÇAO.


Discussão
Bryan
26/07/06 às 16:51

Estou querendo me especializar em Web Design, queria saber quais as melhores Faculdades para esse ramo, se possível uma lista!

[email protected]

Obrigado!


Discussão
Frederick van Amstel
27/07/06 às 15:25

Eu dou aula no Curso Superior de Tecnologia em Web Design, no Opet. É um dos melhores cursos do Brasil na área:

http://www.opet.com.br


Discussão
fino
16/08/06 às 13:20

rapaz, num concordo com essa historia de nao existir um webdesigner nao. existe sim. sou um deles. formei em design pela escola de design da universidade estadual da bahia e sou certificado pela macromedia, em dois cursos que fiz focando em action script. portanto, o que existe tb aih eh um monte de gente preguicosa.

ah, inda sou dj. e dos bons MESMO.


Discussão
Elaine Oliveira de Sena
24/08/06 às 11:27

oi, gostaria de uma ajuda de vcs estou cursando o ultimo ano técnico em informática e faço curso de web designer na Microcamp e quero fazer faculdade de web mas não consegui achar uma faculdade aqui onde moro que tenha o curso de web gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar indicando uma faculdade com este curso moro em duque de caxias Rio de Janeiro


Discussão
JOÃO LAURENTINO FILHO
25/08/06 às 12:07

Oi, bom dia!!!
Me chamo João, e estou iniciando o curso de WEB DESIGNER na Microcamp e gostaria de saber se fazendo os cursos de: Analista de suporte técnico, Programação, Web designer, e idiomas como; Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Japonês e Chinês terei chances no mercado de trabalho. Aguardo respostas. OBS: Estou adiando meu curso superior de ciencias da computação, pra encarar este desafio, é vantagem? deixar um curso superior por cursos técnicos e idiomas?


Discussão
Sabrina
12/09/06 às 11:07

Estou fazendo curso técnico em informática.
Por enquanto o que mais me chamou atenção foi web,
gosto de desenhar,criar logotipos e tal...
Será que so por esses fatos tenho chance de me dar bem com designer!?
Qual a faculdade que oferece designer gráfico?
Espero respostas.
Obrigada!!!


Discussão
Gleidson Lopes
17/09/06 às 00:59

Quando eu Fiz o curso na unidade da microlins de Web Design, Pra Mim Foi otimo, Mais so que Fica a duvida La eles não mim ensinou "CSS" Procurei lugares que dão Curso aqui por minha região não achei Um se q. Que Tem o pacote CSS" Inclusso. Nem no senac.

Agora to pensando em matricular no curso de PHP Com conecxão mySQL, Mais sou um "Doente por Designers de Interfaces Web"
Acho que nunca irei conseguir mim larga dela.
Mais a programação mim, Chama muita atenção.

Por isso: aqui !
Média Salarial Brasil - Abril /2006

Web Design - R$ 2.316 |187 Respondente
Web Master - R$ 2.450 |198 Respondente

Analista Programdor(a) Web
R$ 2.305 | 236 Respondente

Hum Olhando bem, Irei mim privine, Vou tenta estudar os 2.
Começei a Fazer agora o Curso de "Logica de Programação"

Ainda Falta curso pra mim abrir minha agencia de Site, Quer dizer, na Minha agencia ira ser tudo separado, Eu mesmo que sou apaixonado por " Design " irei ficar tomando conta da avaliação dos design produzido dentro da agencia. ETC.

Acho que assim eu consigo ir pra frente, Claro pretendo entrar em uma falcudade. Mais vou entra na de Ciência da computação o ano que vem.

Gleidson
[email protected]


Discussão
J.Lenon
22/09/06 às 15:59

tnho 16 anos,e trabalho numa agencia de publicidade aki na minha cidade como webdesigner,´pra mim oq acontece éo seguinte muita gente faiz curso tecnico de web design e ja axa q é web designer mas num é bm assim eu era um q pensava assim,pensava q poko acabei meu curso eu ja era webdesigner + ja q começei a trabalhar sofri pakas pq tinha posto um site muito podre no ar dps q acabei o curso com barra de rolagem infinita,o design do site era uma coisa q eu gostava e naum q o publica tinha q gostar.
[email protected]
FLW.


Discussão
Bruno
22/09/06 às 16:48

É foda mesmo, fica muito osso acompanhar todas as atualizações tanto quanto ao design conceitual (usabilidade, estéquiometria, composição etc...) e ainda ter q pensar em pragramação folksonomia.... me sinto perdido em meio a tudo isso...
Mas ainda não posso me dar ao luxo de me especializar apenas em um, na empresa onde trabalho tenho q me desdobrar e dar conta de criar sites sozinho.... e é complicadissimo principalmente por não sacar nada de conteudo dinâmico e banco de dados tô mais no flash, html e css.... mas bls ainda vou fazer minha facul.... e me especializar e ainda vou ter a oportunidade de trabalhar com uma equipe, q istimule meu desenvolvimento....

Vlw!!


Discussão
Maria de Fátima
26/09/06 às 15:55

Estou fazendo curso tecnológico de informática empresarial e preciso de material para um trabalho sobre mercado de trabalho web quem puder me ajudar agradeço desde já.


Discussão
Luiz Júnior
03/10/06 às 12:01

Meu nome é Luizinho, me interessei bastante por essa profissão, mas tenho pouca base sobre esses assuntos, e não conheço ninguém que seja webdesign para me auxiliar sobre em que área devo me aperfeiçoar mas. Mande para mim se possível a árvore cronológica de um webdesign para me tornar um bom profissional. Estou fazendo Tec. de informática e Webdesign. valeu

e-mail: [email protected]


Discussão
Thiago Miranda
16/10/06 às 12:33

Olá Gleidson Lopes.

Li o seu comentário, e acho, que se você está pensando em abrir sua "agência de site", você deveria procurar se informar um pouco mais sobre o assunto.

Não adianta ir fazendo cursos pra se especializar, quando você não consegue nem se comunicar. Design é uma forma de comunicação.

e se você está pensando que vai conseguir algum emprego que te pague, como você citou:

"Média Salarial Brasil - Abril /2006
Web Design - R$ 2.316 |187 Respondente
Web Master - R$ 2.450 |198 Respondente

Analista Programdor(a) Web
R$ 2.305 | 236 Respondente"


Ninguem vai contratar um cara que não sabe falar português. Pelo jeito que você escreve, talvez eu pudesse te arrumar um estágio na faxina aqui na "agência de site" onde trabalho.

o que acha?


Discussão
Luca
20/10/06 às 14:48

tenho bom conhecimento em webdesigner, qem ou o quê deve proucurar para mim exercer essa função, existe algum site para empregar webs


Discussão
Jéssika Pereira
29/10/06 às 15:54

Olá.
Ano que vem tenho que prestar vestibular e não sei o que quero. As pessoas dizem que temos que assimilar com o que gostamos.Gosto de computador e fazer montagens no meu simples photoshop...será que essa área que Web Design ou Ciência da Computação me ajudaria?
Aguardo respostas no meu e-mail
[email protected]
Obrigado.


Discussão
Tamires
01/11/06 às 08:50

Olá eu gostaria de saber qual as melhores faculdades de todo o mundo para fazer jornalismo??
De que faculdades vieram os, hoje considerados, melhores jornalistas??


Discussão
Valéria
11/11/06 às 20:07

Nossa, fico indignada com essa molecada digitando um portugues horroroso!
Penso que acham bonito!!
Não é possível que não saibam escrever "nós" ou invés de "noix"!
O problema, é que não trata-se apenas de um ou outro. Se fosse, até daria um desconto, tipo: esse não gosta de aulas de português, com sorte é um gênio em programação ou design. Estariamos muito iludidos se acreditassemos que TODOS são gênios em alguma coisa mas, com péssimo português.
Garotos, acordem!!! Antes de tudo e qualquer coisa.. estudem a escrita, a fala.
MEOOOO DEUS!!!
"Cêis num precisa ser U most" (saber todas as regras de vírgula ou crase), só que do jeito que está, não dá!!


Discussão
Aira
19/11/06 às 14:10

Poxa eu7 sou super afim de ser web desidn, mas godtaria de saber q faculdsde devo cursar p issu....
Já faço curso de designer grafico e começarei o de web design, mas gostaria de saber se ha algo a mais p profissonalização....
tenhu só 16 anos, mas tou louca p me formar nessa area...
me ajudem..

keria se possivel nomes de faculdades no rio/rj p se formar em web!!!


Discussão
Gleidson Lopes
27/11/06 às 06:08

“Thiago Miranda” Se eu estava com a sua idade, estaria contatando história para os meus netos.

Desculpe, Então, o Julgador do mundo, não tenho culpa se eu não sei escreve para você, agora o problema será meu o seu. Pelo menos isso resolve com aulas de português, e sua velhice, só com medo da morte chegar.

Uma coisa, que eu sempre, conformei foi com aquela, frase, que esta na bíblia, “Não julgais para que não seja julgado”.

Uma coisa também que aprendi, na educação que tenho em casa, através dos meus pais, por acaso você “Thiago Miranda” Teve isso? Espero que sim.
Foi quando encontrar um #erro de alguém, não faça dele, um grande caso, e sim ajude a concerta, é com essa ignorância, que você tem.

Agora vamos lá, Eu estou cursando o 2° ano. (ensino médio), eu quando cursava a 6° serie do ensino fundamental 5 anos atraz, meu português, era lindo, depois quando recebi esse computador, nas minhas mãos, não consegui ter as mesma participação nas aulas de português, Ai fiquei, MSN ICQ Bate papo, Ai com decorrer do tempo foi saindo, as “vírgulas” os acentos e por ai vai, mais eu acredito, que quando eu da um “stop” eu vou conseguir voltar o que, eu era, em português, bom, pelo menos, estou tentando.

“Thiago Miranda” Desculpe o meu modo de resposta, nem eu to gostando das minhas atitudes que tomei aqui nesse texto, mim desculpa - mim mesmo, mais só que já vem um tempo, que nem ligo mais pra essa sua resposta, mais depois de um bom tempo, eu não deu conta mais de controlar.

"Valéria", Muito obrigado. ( Pela ajuda de informação )
Vou pegar umas aulas aqui, de português, aqui com a mãe de uma colega.


www.intdesign2.com (Agência)
www.artews.com (Agencia ² )
www.gleidsonlopes.v10.com.br (Site pessoal)

Ainda estou em face de aprendizado gente. Blz.
Tenha paciência e compreensão, que eu ainda, vou chegar ao nível, que vocês espere que eu chegue.


Discussão
Symon
29/11/06 às 18:36

Eu já sou mais a favor de se especializar em uma área, e não querer ser um faz tudo.
Saber um pouquinho de cada ramo ajuda, mas querer ser profissional em todos não dá. :(


http://www.syshost.com.br


Discussão
Rafael Sanzio
20/12/06 às 06:32

Como eu não havia achado esse blog antes? É bom saber que não estou sozinho no mundo com minhas críticas ao que está acontecendo com o mercado de WEB. Minha principal corrente de pensamento é sim que, a especialização leva à perfeição. Apesar de eu entender muito de design como diretor de arte há mais de 15 anos, aprendi muito sobre o Design para Web, Aprendi Flash, Aprendi JS, PHP, CSS... Mas eu sei que o meu forte é o Design, e ter noção de programação me ajuda e muito a coordenar minha equipe, o que considero importantíssimo quando se fala em EQUIPE. Tem q haver uma liderança que pelomenos saiba o que quer e se pode ser feito. Mas a especialização é tudo, espero que os ditos Webdesigners de fundo de quintal q são sobrinho do filho de fulano que "sabe fazer site" sejam reconhecidos como meros pilantras e no mínimo tenham a dignidade de se aperfeiçoarem.


Discussão
rake
21/12/06 às 17:29

Ei,Gleidson!
Nao esquenta , eu tambm estou sofrendu com u mal de esquecer da virgulas e pontos...
Mas vale lembrar q qndu stamos na net a preguiça bate mesmo e eh inevitavel screvermos "axim"!
E vc ,Valeria esqceu q u papo aq eh sobre web design + programaçao? Se vc quer debater sobre a influencia da linguagem da net ,eh melhor abrir um topico sobre isso!
Falou!


Discussão
Patrícia Souza
04/01/07 às 20:05

olá! Queria o e-mail da Elaine Oliveira de Sena que enviou um comentário no dia 25/08 às 11:27 para eu poder me comunicar com ela.
Também sou do Rio de Janeiro e fiz um curso de webmaster na Microcamp.
Hoje estou procurando uma boa faculdade aqui no Rio mas tá difícil...
E ao mesmo tempo procuro pessoas do ramo para trabalhar-mos juntos(as) criando sites, mesmo que estejam começando como eu.

Meu e-mail é: [email protected]

tchau, gente!


Discussão
nanda
06/01/07 às 16:35

perdoe-me pela minha ignorancia mas gostaria de saber uma coisa
na bahia tem alguma faculdade com o curso de web design?


Discussão
Bruno F.
06/01/07 às 22:10

:: Olá sou Bruno F. e ainda estou decidindo por webDesing e WebMaster.

:: Tendo em vista os valores de remuneração das profissões confesso que fiquei desepcionado, pensei que era mais, mas não vou desistir.

:: Só para ter certeza, tem algum profissionas de WebDesign para confirmar estes preços ?

:: Obrigado,
www.brunoremix.com


Discussão
fabricio
09/01/07 às 16:23

Olá,
estou procurando alguém que saiba mexer com Design e com programação para desenvolvimento de sites e e-commerce.

Alguém de Curitiba está interessado?

[email protected]


Discussão
ronaldo
18/03/07 às 01:41

eu quero ser

sou de recife


Discussão
Viviane
30/03/07 às 05:00

Olá a todos.
Sou de Curitiba e estou pensando fazer o Curso tecnólogo de Web Design na Faculdade Opet, só que ñ conheço muito bem essa faculdade e nem o curso. Será que alguém daqui de Curitiba saberia me dizer se é um curso bom, se vale a pena?
Obrigada.


Discussão
Frederick van Amstel
30/03/07 às 09:13

Oi Viviane! Eu já dei aula nesse curso e posso atestar sua qualidade. É um dos melhores cursos do Brasil.


Discussão
Di Rocha
26/05/07 às 13:29

Nossa que legal li todos as postagens gostei muito, sabe sou apenas uma dona de casa com 35 mãe de duas meninas ainda pequenas que precisam de mim perto delas, bom tenho pesquisado algo pra fazer em casa mesmo, mais pelo jeito que nessa area de Webdesign, vou ter que fazer faculdade.
Será que encontro algum curso pela Net mesmo nessa área??
Alguem pode me ajudar??
To começando agora preciso do básico do básico sou bem sem noção, mais sei que quero aprender.
Meu MSN é [email protected]
Quem tiver uma boa dica


Discussão
Carlos Fran
29/05/07 às 18:35

Voltando depois de um longo tempo aqui pra registrar uma coisa... Minha duvida de qual a carreira mais promissóra na informática...
Bom, minha duvida já passou, tenho outras duvidas como seria normal. Mas entrei na área (fiz Analise de Sistemas) e hoje curso Computação na UERN.


Discussão
henrique santos
06/06/07 às 20:20

sou de salvador ba , sou formado em publicidade e agora estou querendo me especializar em webdesign,
gostaria de saber se tomar um curso no senai de webdesign, seria o melhor passo?


Discussão
Alexander Pestana
03/08/07 às 23:48

Pessoal algumas critica sobre webdesigner hoje no mercado é normal devido ser uma profissão nova onde movidos pela curiosidade muitos amadores usam o titulo de webdesigner quando na verdade acham que simplesmente por saber um pouco de corel, FrontPage etc já estão capacitados a criar um site. O mundo de um webdesigner envolve; Designer Gráfico, Comunicação Visual e também Programação essa é nossa realidade. Um exemplo disso é um designer grafico que cria produtos atrativos pela sua forma e estilo e aparência para um motivo único a venda... O webdesigner trabalha no mesmo sentido só que a sua vitrine é a web.

Alexander Pestana
Tecnólogo Webdesign e Programação Unisul


Discussão
Bruna Sarturi
03/09/07 às 15:12

Acredito que ser um webdesigner é muito mais do que saber mecher com alguns programas e criar sites.Envolve atrair pessoas para aquele site!Envolver a pessoa nas cores e muito mais no que está publicado nele o CONTEÚDO...Acho que um webdesigner deve procurar fazer com que as pessoas gostem muito de estar sempre naquele site!Por exemplo:Meninas tem uma ligação direta com cores meigas e doces...com frufrus e coisinhas cutes...mas tem um outro lado feminino que gosta de preto e vermelho!Existem webdesigners e webdesigners!Conheço muitas pessoas no meio e quero muito fazer webdesign...mas as pessoas estão a toda hora dizendo:"Não há mercado de trabalho!"...Mas a questão é!Não importa que vc tenha muitas especializações e faça um lixo!Melhor um feijão com arroz bem feito do que uma grande macarronada espalhafatosa!
Bom essa é a minha opinão...cada um tem a sua!


Discussão
leonardo
28/09/07 às 19:57

voce conhce alguma faculdade que tenha o curso de webdesign ou webmaster?....
qual seria a grande diferença entre os dois?
agradecido Leonardo


Discussão
Avner Lima
13/11/07 às 16:29

estou começando a fazer webdesign, estou cheio de duvidas em relação a profissão!gostaria de saber se o mercado de trabalho está bom? Eu estou adorando fazer o curso,acho que terei um futuro muito bom!
abraços!!!!!


Discussão
stella felix
14/12/07 às 22:07

Bem eu faço curso técnico de web Design, e passei para o terceiro ano aquela fase que agente tem que ta mais que cansado de saber o que queremos seguir, eu ainda estou em dúvida pois até então eu tinha em mente turismo, pois também faço curso de inglês, porém eu gosto mais de mecher na parte de design do que propriamente dito.
Estou pesquisando na internet mais sobre essa profissão, e gostaria de ajuda, é uma coisa que gosto de fazer, mais também é claro penso se é uma profissão na qual eu terei boas oportunidades, ter um bom salário.
Continuarei pesquisando mais sobre essa profissão na internet.
Obrigada mais uma vez se poderem me ajudar, agradeço.
Me informando mais sobre oportunidade, locais de trabalho e salário.

Abç!


Discussão
Warlen
14/01/08 às 08:32

Ae galera me interreso muito por web design mas nao sei nem por onde começar , no final do mes vou fazer um curso basico de flash MX e Dreamweaver MX preciso muito de ajuda e gostaria de saber quais coisas devo aprender antes de entrar em um curso pra valer msm. Quem poder me da uma dica ai por onde comecar agradeço muito . Vlwwww


Discussão
Tereza Barros
17/01/08 às 18:51

Olá, eu faço faculdade de publicidade e propaganda, mas ainda não sei qual área seguir, ultimamente tenho me interessado por webdesign, algúem poderia me dá um help, obrigada!


Discussão
Bia
23/01/08 às 22:33

Olá..
Terminei o 3º ano em Téc.Informática..
Vou entrar p faculdade da area de Informática,mas ainda não sei em que seguir..
Alguém poderia me afirmar o que é Web design,Programação e Ciência da computação??
Pelo amor de Deus..Preciso saber que rumo tomar!!


Discussão
Carol
12/03/08 às 21:53

Olá, esse ano pretendo iniciar na facul de web design, ainda não sei muito coisa do curso e tal...
Estou tentando encontrar algo que eu goste, mexer com programas, computadores e sites isso eu sei que gosto e muito, passo um pouco mais que metade da minha vida no pc, mas estou totalmente por for...
Gostaria que alguém me mostra-se por onde eu começo antes de entrar na faculdade....
Quero me aperfeissoar, para quando eu ingressar na facul eu não ficar boiando....
Se alguém puder me ajudar eu agradeço!


Discussão
Rodolfo
22/03/08 às 22:13

Eu faço curso de WEB DESIGN.
AMO O CURSO
Tanto é que por enquanto tudo sobre HTML eu dominei,com facilidade graças a deus.
Começando CorelDraw agora, acho facil tambem, Photoshop..
mais não faço muito ideia doque seja os outros artigos, tenho apenas uma base..
"Javascript,MySQL.."

Alguem poderia me falar sobre esses outros tipos de linguagem?

E que curso na faculdade eu poderia fazer terminando esse curso de WEB?

Obs:Tenho 17 anos ainda e queria terminar o curso antes de fazer facul.


Discussão
Carla Catiane
09/04/08 às 22:37

Olá..eu estou na msm situação
q vc Rodolfo...
mas tb não tenho mta ideia de javascript...
to amandoo o curso tb..
e qdo terminar..pretendo fazer
faculdd de sistemas da informação
...
não sei se tem mto a v...mas sempre sonhei
com isso...!

agm aqui sabe se tem algo a ver!?!

desde jáa vlw..
o/


Discussão
Jader Gonçalves
21/04/08 às 19:03

Oba, li todos os comentários, assim como eu vejo que a grande dúvida de quem busca ser webdesigner está certamente nas suas escolhas e aptidões. Começo um curso próximo mês no Senac, aqui em Salvador e ler os comentários daqui, já foi uma grande ajuda!!!


Discussão
Ferraccini
22/04/08 às 15:43

Sem sombra de duvidas eu devo ser a mais nova a escrever aqui. Estou no segundo ano do Ensino Médio e desde os doze anos de idade aproximadamente desejo ser Webdesigner.
Já fiz algumas pesquisas desde que me decidi e venho me informando cada vez que uma duvida surge.
Cheguei a aprender HTML e a mexer no Photoshop, assim como no Macromidia Fireworks sozinha. Descobri como usar o básico do básico de CSS, sozinha também, e passei a aprender um pouco mais com as minhas pesquisas, mas nunca fiz um curso. Não tenho conhecimentos avançados.
Sem pretensões: desenho bem e assumo ter muito que melhorar ainda.
Como adoro novidades não vejo problema algum em me manter atualizada sobre novas tecnologias, é inclusive de um interesse meu.
Gosto de saber sobre as novidades tecnológicas, adoro aprender coisas novas relacionadas à informática e gosto muito de desenhar, fazer coloridos e programação. Odeio encontrar páginas desorganizadas pela web, assim como aquelas com fontes ilegíveis ou com corres que realmente agridem minha visão. Cheguei a corrigir o esquema de cores do site de uma amiga de tanto que o antigo me irritava. Felizmente ela adorou o novo, embora o site não mais exista.
Já escrevi bastante de mim e nada de chegar aonde quero. Então agora vou direto ao ponto: Faculdade de Desenho Industrial me parece muito interessante e não sei bem se vai ser bom para o que quero e gosto.
Alguém sabe se é uma boa eu fazer essa faculdade e me especializar em web design?
Ainda mais: como é de fato o mercado de trabalho? Aqui chegaram a comentar que tem muita gente que diz que sabe e é um lixo como profissional e que o mercado está ficando insaturado, mas nada de ser mais especifico, ao menos não vi.

Grata pela atenção e perdoem-me caso tenha sido muito formal.


Discussão
Gabriel Tonegutti
11/06/08 às 15:32

Trabalho na OnlineFácil, e gostaria de dar minha opinião. Li praticamente todos os comentários dessas páginas (pulei algumas "brigas" de erros de português, pois isso não vem ao caso desses site). Muitos comentários tem sido de questionamentos como, por exemplo, se deve se especializar ou não?O que é webdesigner? Tem comentários como da Ferracini que conta sua experiência que aprendeu html sozinha, tem noções de Adobe Photoshop, Fireworks, e que gostaria de aprender sobre novas tecnologias, tem comentários que falam que webdesign é um meio comunicação. Em minha opinião o Webdesigner é como Leonardo da Vinci, ele conhecia diversas áreas, ele desenhava, pintava, estudava medicina, e também era inventor (inventou o helicóptero...), podemos dizer que Da Vinci era multidisciplinar, assim como o "web designer" deve ser. O Webdesigner trabalha com diversas ferramentas, como por exemplo, o fireworks, adobe ilustrator, ou corel para fazer o layout do site, Dreamweaver ou até mesmo bloco de notas para "codificar" o que desenhou em forma "html", flash para fazer algumas animações, css para fazer estilos de site bem estruturado, noções de áudio, entre diversas outras ferramentas, mas não devemos agir como da Vinci, como aquele quadro "A Ultima Ceia" que tem diversas mensagens subliminares como Jesus está no centro? Jesus está bebendo suco de uva ou vinho? O site não pode ser confuso ao usuário, não pode ficar na dúvida sobre o que se refere o site, aonde clicar. etc...

Como qualquer outra área, existe muita concorrência, às vezes até desleal, e é preciso ser muito competente para ganhar a concorrência, umas das coisas principais, e prometer o que pode cumprir, e é muito difícil ser ótimo em todas as áreas você tem q ser o melhor em uma coisa... Ser bom nas coisas relacionadas, e conhecer toda a área de atuação. Se você manda bem nos layout, não precisa saber tudo sobre Linux, ou Banco de dados relacionais, transacionais, internacionais (=P brincadeira)... Mas precisa saber como funciona... Pra que serve alguns problemas, alguns benefícios... Etc. não precisa saber tudo sobre Hardware (saber trocar uma memória seria legal...).

a OnlineFácil ( http://www.onlinefacil.com.br ), empresa onde trabalho , conseguiu aliar a liberdade de criação dos designers com a funcionalidade dos programadores. Através do seu Sistema Fácil (produto da OnlineFácil), são oferecidas as mais diversas funcionalidades para quem quer apresentar e vender produtos, serviços e eventos sem a necessidade de conhecimentos de programação, e com manutenções simples e rápidas. O Sistema Fácil permite fazer sites pessoais, eventos específicos, mas foi especialmente elaborado para o desenvolvimento de portais corporativos para empresas comerciais, indústrias e prestadoras de serviços. Como cada site apresenta necessidades específicas, o webdesigner poderá personalizar campos, menus, rótulos e layout. O Sistema Fácil permite ainda disponibilizar ao público área de conteúdo restrito, como relatórios, downloads, produtos, preços etc, aos usuários cadastrados. Permite também adicionar imagens, vídeos com player em flash (a mesma tecnologia usada no Youtube), sons, documentos, arquivos zip, pdf's, e muitas outras extensões. Outra funcionalidade oferecida é a Loja Virtual para distribuidores, já que o Sistema Fácil, além de vendas para clientes finais, possui um módulo para revendas, onde apenas usuários cadastrados visualizarão os preços, com a possibilidade ainda de ter valores mínimos para os pedidos.

Dessa forma, acho que o webdesigner pode se especializar no próprio design do site, e "programar" a interação do site sem precisar de se aprofundar na programação.

Agradeço a oportunidade de postar minha opinião e falar da nossa experiência profissional, me dei liberdade de falar de nossa empresa, já que vi comentário como da Ferracini que se interessa em novidades tecnológicas, e acho isso pertinente.

Gabriel Tonegutti
[email protected]


Discussão
Mathias
04/09/08 às 15:27

Interessados em fazer o curso de Web Designer:

MUITO CUIDADO!! Vai ae um alerta á todos que desejarem fazer o curso de web design I do Senai (Unidade Barão de Limeira, em São Paulo/SP). Em fev/2008, iniciei no curso de web I deste Senai e com um conteúdo programático extenso (html,flash, fireworks,dreamweaver,etc...), e uma carga horária de 120 hs. Após longos três meses e faltando uma semana p/ terminar o curso, descobri que não tinha aprendido quase nada, pois o professor não tinha didática nenhuma, o livro era muito ruim, etc...Falei com o coordenador e o mesmo pediu para fazer novamente-É claro, sem ônus!! Enfim, iniciei um novo curso aos sábados o dia inteiro e com a carga horária de 120 hs com o instrutor Thiago Dutra. No ínicio parecia bom e interessante, mas depois da terceira semana, o curso degringôlo, ficou uma bost..Íamos ao Senai, mais para tomar café e conversar(ou melhor, jogar conversa fora). Só para se ter uma idéia, o almoço em média levava 3 horas. As vezes, passávamos o dia inteiro para fazer um botão animado. Enfim, total ENROLAÇÃO.. Faltando semanas para terminar o curso, tive que conversar com o professor, pois se continuasse naquele rítimo, não aprenderíamos nada...Faltando dias para terminar o curso, descobri que não existe parâmetro de pior, pois este curso conseguia a proeza de ser infinitamente pior do que o primeiro(em vários aspectos)...No útimo dia de aula deste péssimo curso, descobrimos que não aprenderíamos a colocar as porcarias que fizemos no ar, pois a escola bloqueia o FTP. É surreal isto não, um curso de web, onde você não aprende a colocar o site no ar e pior, eles somente informaram isto no último dia (PURA MÁ FÉ). O "professor", com sua explicação tosca e no minímo medíocre, disse que ensinaria posteriormente, através de e-mail. Indignado com esta situação, fui embora, tentar aproveitar melhor o meu sábado, afinal, foram quase cinco meses de tempo perdido e sacífícios de todos os sábados, o dia inteiro. Passadas algumas semanas do término deste péssimo curso, enviei alguns e-mails para o tal "professor", mas o mesmo não teve a descência e ética profissional de repondê-los...e nem vai respondê-los, a julgar pela condução que deu a este mau fadado curso.

Tomem muito cuidado com este Senai da Barão de Limeira (São Paulo/SP), Afinal, eles se escondem atrás do nome da instituição, mas não têm nenhum compromisso com a qualidade do ensino e sim somente com o lucro, pois nesta unidade, todos os cursos são PAGOS. Só para constar, tive outras experiências semelhantes com outros cursos que fiz nesta unidade, como REDES...

Ass. Mathias


Discussão
Marco
04/09/08 às 18:10

Eu por exemplo sou uma negação em programação, e por isso me dedico à parte de Design....
Micreiros que sabem fazer um design "bonitinhu" e programar um "csszinhu" básico existem aos montes.... Mas qual o diferencial deles? Creio que seja o preço, que infelizmente faz com que alguém dê preferencia à eles....


Discussão
Rodrigo
05/09/08 às 15:08

Olá, também sou da área de programação e desing em web, gosto muito de criar layouts, mas o que eu gosto mesmo é de programar... eu ainda tou no início, tou fazendo um curso, mas já aprendi muita coisa, por favor, depois visitem meu site, http://www.rpfweb.xmb.com.br e quem quizer trocar umas idéias, deixe um recado na área de contatos do site, abraços.


Discussão
Maurício
17/09/08 às 17:57

Bom...na verdade nem sei como vim prara nesse fórum, mais li alguns comentários aqui e resolvi expressar o que eu acho:

Sou designer há mais de 10 anos, atuo como designer em qualquer mídia, internet, impressos, tv, animação em flash ou director...enfim...onde for eu dou o toque e trabalho a marca da empresa da maneira que mais se identifica com seu campo de atuação. Não gosto de programar, por isso terceirizo.

O problema será o seguinte dentro de uns 5 anos no máximo: programadores estão sem perceber entregando o ouro...estão cada vez mais oferecendo ferramentas para o cliente criar seu própio site...e não precisar supostamente dos webdesigners...no momento tudo é muito lindo...rssss...só um detalhe...com tanta informação, a nova geração de pequenos empresários, jovens que tem um conhecimento bem melhor do que é a WEB...muito mais do que aquele empresário quarentão que depende totalmente de que façam pra ele, estarão com seus novos empreendimentos e acabarão por fazendo suas própias páginas, "meia boca", mas pelo menos não tem custo...e com programas piratas, nem irão comprar as maravilhosas soluções desenvolvidas por programadores...então só vai sobrar as grandes empresas...que só irão fazer seu website com AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE, que estas sim, entendem de conceito e design e cuidam da marca e identidade visual da empresa...no final das contas, webdesigner, webmaster, etc...estarão todos vendendo sites a 100 conto pra sobreviver ou trabalhando em agências de propaganda de médio e grande porte.

AVISO AOS NOVOS: Parem de "prostituir o mercado" fazendo trabalhos a preço de banana, ou criando ferramentas para o cliente "se virar"...isso é um tiro no pé...sei do que estou falando...já ganhei muito dinheiro com WEB...está cada vez mais difícil...e não é devido a concorrência e sim a "prostituição de mercado". Conheço empresas que dão o site para o cliente se hospedar com eles...as hospedagens também, estão virando "bandejão"...vc hospeda sites hoje até pos 6,00 mensais...enfim...pra mim o futuro não será muito bom para o profissional de web...poucos terão destaque...por isso, se eu tivesse 18 anos e uma faculdade pra escolher, não investiria em webdesign...seu salário será no máximo de 1000,00 quando sair da faculdade...não vale o investimento.


Discussão
dashxi
24/09/08 às 16:13

Tanto o Webdesign como o Design Gráfico precisa se atualizar a cada dia. Apesar disso ser uma porcaria de fazer porque somos humanos e devemos tirar um tempo para e distrair. Muitos de nós fica no Pc se deixar o dia todo buscando conhecimento para agradar nossos clientes.

Seria uma boa parar um pouco e priorizar a família ou melhor saber controlar o tempo porque ser webdesign e Design Gráfico chega a ser um vício!


Discussão
Isadora
22/10/08 às 22:06

Agora fiquei confusa, falta só 2 meses para o vestibular e eu aqui ainda escolhendo, se faço mesmo web, depois de ler tudo isso ... acredito que não vá mesmo existir mais web designer, designer gráfico ... Tá meio difícil!


Discussão
Maurício Monte
27/10/08 às 18:06

Bom Isadora, se eu fosse você só escolheria esta área se realmente gostar, pois, a concorrência está complicada mesmo, principalmente pelo fato de ter profissionais mediocres queimando o mercado. Conforme disse no meu texto anterior.

Abraço


Discussão
Eduardo
28/10/08 às 12:59

Acredito que o SVG vai ser o futuro da web. Mas o CSS ainda vai dominar por muito tempo.
Muito bom esse site.


Discussão
Caio César
28/10/08 às 17:00

Bom pessoal meu nome é Caio César e ainda estou começando no ramo de design, mas vale a pena lembrar:

Maurício:
Então, pelo que você falou daqui 10 anos qualquer um vai fazer sozinho sua mídia, seja ela impressa ou web sozinho em casa??
O que você citou tbm sobre "prostituir o mercado", acontece sim, mais será que um cara q faz um site de "meia bumba" e cobra R$100 pelo serviço terá crédito??

Trabalho em um empresa de design e tecnologia, e recebemos vários, vários trabalhos desses "meia bumba" de clientes insatisfeitos com o trabalho do priminho ou do conhecido que fez o site para ele por R$100 ou as vezes até de graça, ai cobramos o valor justo para "arrumar" o site.

Perdemos sim com essa "prostituição de mercado", mas por outro lado ganhamos clientes insatisfeitos que vem procurar uma solução com empresas qualificadas para o mesmo.

Ai fica a minha pergunta:
Quando um cara que sai fuçando ou mesmo o próprio cliente terá destreza suficiente para fazer o mesmo sem problema algum?

Na minha humilde opinião acredito que nunca!

Mas aguardo sua resposta.

Aos demais deixo minha opinião: acho q o desing esta evoluindo cada dia mais para o lado WEB, mas por outro lado sempre existirá midia impressa.

Ferramenta qualquer um sai fuçando e faz.

Agora, quero ver ter criatividade para criar usando teoria de cores, círculo das cores, navegação (no caso de sites), profundidade, dinamismo etc. etc. etc.
nao acho q seja tão simples assim.

Um fato é daqui alguns anos só os "fortes" se destacarão.

Espero estar neste meio

;D


Discussão
willian
31/10/08 às 00:42

pessoal estou querendo entrar nessa area de web, acho que tem tudo a ver comigo, gosto de criar, projetar, ou seja descobrir tudo que a maquina pode me oferecer. gostaria de saber como estou entrando agora, primeiro qual entidade seria melhor em curitiba para o curso, e segundo qual é o curso especifico que devo fazer por primeiro, para em seguida ir me aperfeiçoando e ver realmente oque prefiro, mas ja vi que programador nessa area tem mais futuro.
obrigado desde ja.


Discussão
willian
31/10/08 às 01:03

a e so acrescentando muito bom este site, vi que é realmente oque quero, posso dizer que sou um viciado em net, pc ou seja nessa area acho que irá suplir essa nessecidade minha de vicio, sempre estou procurando aprender algo, nunca fiz um curso e tudo que preciso me viro e sempre da certo e agora que vi que posso talves ter isso como profissao irei unir o util ao agradavel.


Discussão
Maurício Monte
07/11/08 às 20:28

Caro Caio César,

Da mesma maneira que a empresa onde vc trabalha pega trabalhos toscos para reformular, eu constantemente também pego materiais horripilantes para refazer a identidade visual. Concordo com você quando disse que ganhamos com clientes insatisfeitos, porém, o que eu estou dizendo, é que estão surgindo várias AGÊNCIAS WEB, que são profissionais que sabem fazer site, mas entendem pouco de identidade visual, não sabem o valor de uma criação de uma grande idéia, uma grande sacada, o valor de um bom redator, e acabam não sincronizando Publicidade com Internet, que nada mais é que uma mídia, como todas as outras. Vejo sites as vezes com um bom design, mas totalmente fora da campanha da empresa. Pra mim, que sou especificamente publicitário e designer, no momento está sendo favorável, pois atualmente eu não sou mais reconhecido como webdesigner, mas sim como analista de marketing e publicidade, como trabalho com todas as mídias, atualmente estou sincronizando campanha impressa, TV e rádio com campanha internet para 7 empresas, além de boa rentabilidade, as empresas acabam vendo a diferença de resultados em se usar a WEB para campanhas publicitárias e promoções e não apenas ter um mais um site jogado na rede, os famosos Hotsites estão em alta, e se forem bem elaborados podem ser bem rentáveis. Porém, ontem estive visitando uma empresa onde o filho de um funcionário fez o site (rapazinho de 17 anos) e o site estava razoável, lógico, ele desconhece técnicas de marketing (como quase todos os webdesigners), mas estava um site profissional e aceitável para a empresa, ou seja, conforme eu disse, as novas gerações que estão vindo estão mais atualizadas e sabem utilizar a internet para aprender a fazer um site com padrões aceitáveis (eu disse aceitáveis), se este site atender o pequeno e até médio empresário, vc acha que ele vai gastar cerca de R$ 5.000,00 para ter um trabalho extraordinário se a empresa dele não necessita? Aí que entra as grandes marcas, que continuarão investindo forte em suas marcas, mas só com quem realmente entende (agências de PUBLICIDADE E MARKETING e não WEB somente)...só que irão existir vários que realmente entendem...ou seja...voltaremos para a "prostituição de mercado" ou melhor "lei da oferta e da procura", mas com desvantagem para nós, que seremos a maioria para disputar poucas empresas. Não sei se respondi o que vc queria, mas falei um pouco sobre o que venho sentindo nestes quase 10 anos que trabalho com comunicação. Tenho certeza que você é uma pessoa inteligente e vai se identificar pelo menos um pouco com algumas das coisas que citei neste "humilde" texto. Não sou o rei da verdade com certeza, minha opinião é humilde como a sua amigo.

Abraço


Discussão
janaina
09/12/08 às 15:47

Oi,vou fazer curso de web designer,desenho muito bem no computadr,minha duvida é;web designer é só pra criar sites?


Discussão
Rafael
12/12/08 às 19:28

já fiz muitos cursos de webdesign, mas pra ser uma bom profissional, tem que estar atualizado mesmo.


Discussão
Michele Pintor
02/03/10 às 16:06

Olá, meu nome é Michele Pintor, estou no quinto período de Publicidade e Propaganda na OPET do Bom Retiro, mas tenho muita curiosidade sobre a área de web, alguém poderia me dar alguma dica?esta área é tão promissora quanto eu imagino?, por onde começar?
ps:sou totalmente leiga em programação.


Discussão
Thiago Castelo Branco Dini
10/03/10 às 00:42

Nossa, tantos comentários, tantas opniões diferentes... bacana isso!

Bom vou comentar sobre a minha opnião com o passar dos anos, eu que sou um eterno estudante de web(no geral) e trabalho com web design. O que houve com o web design foi que a muito tempo atrás, sites eram menos complexos do que hoje em dia. Analizando a palavra "web design", "desenho para web", você pode considerar que web design é um desenhista de interfaces para web, sendo que esse desenhista(designer) precisa colocar esse desenho na tela, para isso ele necessita de uma linguagem de marcação por exemplo, como o html, o xhtml, e com o passar do tempo isso veio se aprofundando de uma forma muito grande, dando "sub categorias" dentro do web design: designer de interfaces, front-end designer, code designer...

O que eu vejo por ai, é que a palavra "Designer" incomoda, pois ela é uma mania*, como o inglês também é uma mania, mas com o passar do tempo, assim como eu, muitos também não se preocuparão mais com isso. Sobre o caso de muitos se julgarem "web designers" é pelo motivo da não regulamentação, mas não é motivo de preocupação também, pois quem vai 'julgar' eles é o cliente, que ao analisar seu tipo de trabalho, se der, não dará mais do que ele mereça...

Sobre o futuro da profissão, eu vejo que não podemos bobear também, temos que estar sempre atualizados, eu procuro sempre conhecer todas as áreas a minha volta, até para saber qual me disperta mais interesse, e para que eu possa ter conhecimento suficiente, para saber se meu "colega de trabalho" tem capacidade de compartilhar um trabalho comigo...

Abraços a todos!


Discussão
Mitchell
09/05/10 às 13:06

Bom o artigo e bons comentários, principalmente os do Maurício.

Quero contribuir com uma coisa que falta: VENDAS.

Com todas as maiúsculas, mesmo. Os preços dos sites estão uma vergonha, por que iniciantes NÃO SABEM VENDER, NÃO SABEM DAR PREÇO (PRECIFICAR) e NÃO SABEM "BRIFAR".

Desculpem, estou gritando mesmo. Tenho 11 anos de profissão, tenho faculdade de Computação, tenho empresa web e um jornal impresso. Vejo todos os dias sites sendo vendidos a preço-de-feirinha-de-final-de-semana por web designers sem experiência em VENDAS! Bons designers, bons programadores, mas péssimos vendedores. Por isso o mercado web está tão confuso.

Se você é um web designer empregado, funcionário de agência, fique tranquilo, teu salário tá garantido. Mas se você for free-lancer, se cuide, aprenda a vender, pra não DESTRUIR O MERCADO.

Se informem, aprendam a vender, também pra ganhar mais e pra recuperar o mercado web, que está bastante desvalorizado.

É melhor ter experiência em Vendas e estudar para Web Designer do que saber Photoshop-Dreamweaver-Flash-FTP-Locaweb-Registro.BR sem noção nenhuma de Vendas, Atendimento ao Cliente, Precificação de Sites e etc.

Boa Sorte aos iniciantes.


Discussão
Johny
15/05/10 às 16:15

Gostei do último comentário aqui neste site.
Sou iniciante em web design e depois que comecei ter uma certa interação com o que está por trás da profissão vi que não é somente ser um "web design", mas mostrar para os outros resultados convincentes.


Discussão
Ronaldo
27/06/10 às 02:13

vou fazer tecnico em internet, mas muitas pessoas estao desvalorizando esse curso que irei fazer, dizem que pra esse tipo de curso o mercado esta cada vez mais baixo desanimei total


Discussão
Cecilia
07/07/10 às 17:01

Estou querendo me especializar em Web Design, queria saber quais as melhores Faculdades na Bahia para esse ramo, se possível uma lista!
me ajudem, desde já obrigada
Respondam por favor
[email protected]


Discussão
Bruno
19/08/10 às 01:46

Ola, pessoal me considero estudante mesmo não mais cursando faculdade web designer (So parei devido problemas administrativos).
Mais ainda não larguei os estudos e não pretendo, faço muitas pesquisas compro livros relacionados a usabilidade, estudos das cores, design para web e de softwares.
Hoje trabalho em outra area,mais como comentei continuo estudando para que possa fazer que realmente gosto.Não vejo mal em não ter diploma a internet é liberdade pura.O preço que alguns dos sem diplomas cobram é que é dureza.O conhecimento esta ai para gente (nos livros).Espero que ninguem espere,que alguem diga como vc deva fazer ou desenvolver ter senso critico e bom senso de direção você vai para frente.
Acredito que web designer se aprende buscando essas informações, sem precisar cursar algum tipo de faculdade, apoi cursar Design ou Publicidade.


Discussão
Tayrone Silva
15/09/10 às 04:04

Ola estou cursando o 2' periodo de analise de sistemas, estou tendo muita dificuldade em programar, pensei em mudar de curso e ir para web design mas depois de tudo que li, vou ficar em analise de sistema mesmo.


Discussão
Rafael Santos
15/09/10 às 12:00

As próprias empresas pedem designers que saibam programar. Já fui em várias entrevistas (que ofereciam salários de designer, não de programador!) que pediam no minimo 3 linguagens de programação (sem contar HTML, CSS e action script).
As empresas não querem mais um cara só pra fazer os "desenhos", querem um profissional que saiba fazer tudo por um custo minimo. Essa é que a realidade do mercado. Infelizmente.
Por isso hoje estou matriculado em cursos de PHP, JAVA e .NET
Até pra uma vaga de Assistente de Marketing me perguntaram se eu sabia ASP. Está complicado pra quem só quem ser designer.


Discussão
Ronaldo
02/12/10 às 14:07

O Rafael está certo, aliás, todos estão certos. O mercado tá exigindo muito de uma pessoa só e ao mesmo tempo existe muitos profissionais duvidosos que acabam contribuindo para uma certa má-fama. Qualquer vaga de emprego para web design exigi-se conhecimentos de corel draw, photoshop, php, css, xhtml, flash, web standars, etc...e já vi até vagas que exigem conhecimento na parte de impressos. Não tá fácil. Mas sou otimista pois acredito que é um mercado crescente e que está em fase de amadurecimento, tanto do mercado em si e daqueles que trabalham para ele. Acho que no final só os bons permanecem e sem falar na tedencia e nas normas da W3C onde, no futuro, não haverá espaço para os profissionais de qualidade duvidosa. Sou relativamente novo e vou continuar estudando e tentar ser um "Weber" o mais preparado possivel, seja pelo mercado, seja por questões pessoais pois só é feliz aquele que faz o que gosta.


Discussão
Nah Tahira
13/12/10 às 08:39

estou a procura de cursos tecnicos de web design.
Se alguem souber me indicar uma escola boa, por favor me avise!!!
Preciso que meu estágio se torne um emprego efetivo...rsrsr
[email protected]


Discussão
Viviane
13/02/11 às 23:33

Hoje em dia o "dito" Web Designer tem que, além de desenhar layouts profissionais, saber montar o html com tableless, saber javascript, flash e pelo menos uma das linguagens: php, asp e aspx.

Ou seja, temos que fazer o serviço todo.

Eu faço tudo isso no meu trabalho. Meu salário 1800,00.

Detalhe: Sou tecnóloga em Web Design, tenho inglês fluente, 10 anos de experiência e diversos cursos no currículo.


Discussão
ISac
23/04/11 às 17:50

Esse fórum ta uma merda você manda seu comentário mais ninguem responde vamo todo mundo xinga o fdp do blog


Discussão
Karolina Arroz
08/07/11 às 15:58

Gostei muito do post, e sinceramente não li a todos os comentários. Bom, no meu caso, fiz um curso de webdesigner e descobri em um um "talento para a parte gráfica", corri atrás da faculdade de ciência da computação e desisti por causa da porcaria da programação que não suporto. Ai caí no dilema, afinal, hoje, ou vc sabe programar, ou n te contratam só para fazer design... pelo menos é o que estou achando... Adoraria continuar nessa carreira mas para mim, programar = morte. Não consigo, tenho bloqueio mesmo... Enfim, estou tentando fazer uma facu pra essa área, mas é dificil até de encontrar... Se alg tiver uma opinião eu agradeço! Abçs


Discussão
Mistures
13/07/11 às 21:04

Antes de tudo: Programador é uma coisa e Designer é outra, se sabe de ambos muuuito bem, parabéns. Acontece algo bem simples, as pessoas que contratam no geral pouco sabem o que faz o web designer, e o web designer em muitos casos pouco se valoriza, por que também não sabe muito bem e acha que o curso ou o que leu na internet o tornou um designer. Verdade que muitos são iniciantes, jutamente por isso que os mais experientes devem tomar as rédeas desta profissão e fazer com que ela seja mais conhecida e respeitada. Sabe que arquitetos, jornalistas, advogados tem licensas e responsabilidades como profissionais. Designers no geral não precisam nem ao menos assinar um projeto. Devemos mudar isso, veja um texto mais completo: http://www.designbrasil.org.br/designnapratica/regulamentacao-do-designer-quem-interessa




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato