Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Espremedor de laranjas

Espremedor de laranjas

Estava passeando pelo super-mercado e vi um espremedor diferente. O acionamento era manual, mas parecia engenhoso. Pensei logo que seria perfeito para dar ao meu filho. Há alguns meses ele vem me pedindo suco de laranja e eu, por falta de tempo, respondia com os aguados pré-prontos. Já tinha pensado em comprar um espremedor elétrico, mas não teria coragem de deixar que ele usasse aquele treco. E depois, é muito chato os respingos e o barulho. Esse manual não tem nenhum desses problemas! O garoto adorou e agora faz seu próprio suco sem se sujar.

No livro Sketching User Experiences Bill Buxton inclui o artigo em que comenta os espremedores que teve para ilustrar como a experiência vai além da interface. Os botões do espremedor elétrico podem ser perfeitamente inteligíveis e usáveis, mas a experiência como um todo é irritante.

O espremedor do meu filho também é um exemplo de um design engajador, que envolve ativamente a pessoa no seu uso sem, no entanto, incomodá-la. Meu filho acha muito divertido apertar aquilo e ver o suco saindo. Peter Paul Verbeek diz no What Things Do que esse engajamento é essencial para a sustentabilidade dos produtos: além de economizar energia, o objeto é robusto e dificilmente precisarei trocar por um novo nas próximas décadas.

É esse tipo de design emotivo que me encanta: a estética do uso, nas palavras de Anthony Dunne. Embora o Norman liste o nível comportamental em seus níveis do design emocional, ele se concentra mais em exemplos nos níveis viscerais e reflexivos, como o famoso espremedor que parece uma aranha do Philipp Starck. Certamente que o espremedor do Starck faz nos refletir, mas na prática, é inútil. Quem usou, diz que espirra suco pra tudo quanto é lado e fica meio bambo na hora de apertar. É por isso que, para entender o design de interação, é preciso ir além dos modelos mentais e ver o que acontece na prática.


Dicas

Siga-me no Twitter.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 22/11/2007

Palavras-chave

espremedor    engajamento    sustentabilidade    experiência    

Opções



Comentários

Discussão
Valdir M Jr
22/11/07 às 14:09

Parece ser bem interessante mesmo, ainda mais que é silencioso e eficiente, você poderia me dizer qual a marca do mesmo.
Grato e até mais

Valdir


Discussão
Frederick van Amstel
22/11/07 às 14:16

Comprei no Wal-Mart sob o nome "Hand Juicer". É importado da China. Gostaria de saber quem são os designers...


Discussão
Sérgio Jardim
05/12/07 às 08:35

Belo exemplo de design, Fred. Me interessou bem esse espremedor.

Sobre o Juicy Salif, acredito que o Starck o projetou com outros objetivos que não o de ser um espremedor eficiente. Acho que li em algum lugar isso. Posso estar enganado.



Discussão
Wakko
05/12/07 às 12:04

Muito old school esse espremedor..


Discussão
Frederick van Amstel
05/12/07 às 12:46

De fato, o modelo é oldschool. Acredito que o projeto deve ser da década de 50 ou 60. Naquela época, a praticidade e utilidade eram muito mais valorizadas do que a dimensão simbólica do produto. O projeto do Starck é um exemplo do cúmulo do simbolismo: um espremedor de laranjas que não serve para espremer laranjas (bem)...

Sugiro a leitura do post do Hugo Cristo comentando a noção de simulacro de Jean Baudrillard que explica bem porque nossa sociedade caminha rumo a essa abstração generalizada:

http://www.hugocristo.com.br/blog.php?blog=36&e=16


Discussão
Renato Carvalho
08/12/07 às 13:52

Tem no Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65416570-espremedor-de-frutas-juicer-_JM

Vou comprar.


Discussão
Daniel
18/03/09 às 00:15

Olá, não acho este produto e gostaria de compralo, alguem pode me dizer onde tem?


Discussão
Francisquinho
19/03/12 às 05:37

Cada coisa na net...e pensar que tem especialista em suco de laranja e livro sobre isso, Meu Deus..vou procurar só de sacanagem especialista em rabo de cachorro agora mesmo de curiosidade.



Retrucadas

Se você tem um blog, pode retrucar via TrackBack:
http://www.usabilidoido.com.br/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/616


Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato