Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Pequenos detalhes que encantam

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Pequenos detalhes que encantam

No Design, um ideal que está cada vez mais em voga é o holismo, ou seja, a consciência de todos os múltiplos aspectos de um produto. É preciso considerar utilidade, beleza, emotividade, ergonomia, história, técnicas de produção, custos e todos os aspectos relevantes ao design. O produto deve ser coerente em todos esses aspectos e deslumbrante, já que o todo é maior que a soma das partes.

Como todo ideal, o holismo é inatingível na prática. Nem um batalhão de designers conseguiria dar conta de todas as possibilidades na criação de um produto. E mesmo que dessem conta, não conseguiriam controlá-las depois que o produto começasse a ser usado pelas pessoas. Mas, por perseguir o ideal, os designers fazem melhores previsões e os produtos tem maior chance de sucesso.

O holismo pode até ser usado como argumento de venda. Há alguns anos atrás, por exemplo, a Tramontina usava um slogan que acabou caindo no gosto popular: “Tramontina é BBB: Bom, Bonito e Barato”. Se antes de escutar o slogan uma pessoa achava que os produtos da Tramontina eram bons, agora ela poderia perceber que eles também eram bonitos e baratos.

Na hora de comprar, é muito complicado para o consumidor considerar todos os aspectos do produto em relação à sua própria vida. Enquanto não se pode usar o produto no dia-a-dia, não se pode saber o seu real valor. O máximo que ele pode fazer é observar como as outras pessoas usam e o que elas dizem sobre, mas isso toma tempo. O consumidor acaba, na maioria das vezes, escolhendo o produto por uma característica em particular que lhe chama a atenção, algo que ele tem certeza que terá valor.

Esse apego ao detalhe persiste depois que o produto passa a fazer parte da vida da pessoa. Aos poucos, a pessoa vai descobrindo em que local da casa o produto fica melhor, o que ele faz bem feito, com quais outros objetos ele combina e etc. Como a vida está sujeita às transformações da história, essas relações são constantemente modificadas. O que combina com o estilo de vida hoje pode não combinar amanhã; o que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Esse processo de ressignificação não termina nem mesmo quando o produto é jogado fora.

Eu, por exemplo, não me esqueço da minha primeira bicicleta que ganhei do Papai-Noel; não me esqueço dos utensílios domésticos que comprei quando me casei; não me esqueço da primeira vez em que usei o iPod de um amigo.

O tempo passa, a memória muda. Algumas pessoas dizem que fica mais fraca, mas pra mim me parece o contrário. O que permanece na memória são as coisas importantes e, conforme ficamos mais experientes, nossa memória se torna mais seletiva sobre o que é importante.

Da bicicleta, eu me lembro da pegada do guidão; dos utensílios, eu me lembro do preço baixo; do iPod, eu me lembro do barulhinho que fazia ao girar o dedo sobre o disco central. Lembro desses detalhes porque foram importantes para a situação em que eu vivia e continuam sendo importantes hoje.

O holismo é uma abordagem interessante para o Design, mas o que encanta são os detalhes. Melhor do que tentar abranger todos os aspectos possíveis é buscar aqueles que serão mais importantes para as pessoas numa determinada situação. Perde-se em generalizações, ganha-se em particularidades. Não é à toa que produtos encantadores parecem que foram feitos sob medida...

Publicado originalmente na Revista Design do site da Tramontina Design Collection.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 02/06/2007

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Pequenos detalhes que encantam. Blog Usabilidoido, 2007. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/pequenos_detalhes_que_encantam.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Jefferson Rodrigo Torá
02/06/07 às 16:54

Olá Fred,
Conheci a pouco tempo seu blog e desde então venho acompanhando.
Primeiro gostaria de parabeniza - lo, comecei a me interessar por esses assuntos (AI e Usabilidade) após uma entrevista de emprego, que infelizmente não deu certo, mas me mostrou essa area, até então desconhecida (e foi com indicação dos entrevistadores que cheguei ao seu blog). E tem me ajudado muito a entender, pois não tenho muita referencia, estou tirando tudo do seu blog e suas referencias.

Bom chega de blá, blá, blá e vamos ao comentário.
Acho que um bom exemplo sobre quem teve foco no detalhe e acabou se dando bem é a Nintendo, com o Wii. Enquanto a Microsoft e a Sony (Xbox e Playstation III) se preocupavam com a totalidade (potência, graficos, capacidade, etc.) a Nintendo focou - se na jogabilidade e está fazendo sucesso. (corrija - me se estiver errado)

É isso, até mais.
Abraço


Discussão
Frederick van Amstel
02/06/07 às 18:28

Valeu Jefferson! Bom saber que essas discussões lhe foram úteis.

O exemplo do Wii é bem apropriado. Os gráficos nem são tão avançados, mas os dispositivos de entrada e as interações com os jogos são revolucionários e isso faz as pessoas quererem experimentar o produto. Entretanto, não dá pra dizer que é só por esse detalhe que o Wii é um sucesso, mas porque esse detalhe está muito bem integrado com os demais aspectos da experiência.

Eu diria que focar num detalhe e, a partir dele, desenvolver uma visão holística parece uma boa estratégia.


Discussão
Jack
02/06/07 às 18:56

Realmente, são os pequenos detalhes que ficam na memória. É interessante como algo se destaca e marca.


Discussão
Rogério Pereira
02/06/07 às 22:07

Cito o diferencial na interface do Gmail. Vejo o gmail sendo usado até em corporações devido a agradabilidade de interface que ele proporciona. A questão de você agregar vários serviços em dispositivo é interessante desde que aquilo venha para facilitar sua vida.


Discussão
Frederick van Amstel
02/06/07 às 23:16

No Gmail, o que mais me marcou as primeiras vezes que usei foi o fato deu clicar numa mensagem e ela abrir quase que instantaneamente. Outro detalhe encantador foi clicar em responder a mensagem e abrir o formulário imediatamente abaixo. Genial!


Discussão
Rogério Pereira
03/06/07 às 17:49

Vejo também a questão de armazenar todo o histórico de e-mails organizado apenas em abas. Como diz o meu amigo Daniel, é uma interface cheirosa.


Discussão
Camilo Vitorino da Costa
09/06/07 às 14:17

Realmente, detalhes são que fazem a diferença e criam a marca da experiência. Uma experiência bem sucedida deixa sempre uma marca, não importa quão pequena seja. É interessante pensar dessa forma, traz a tona FOCO em público específico, e não "conquistar o mundo". o Google fez o segundo.... mas isso é uma outra história...


Discussão
José M.de A
24/10/07 às 11:41

Sou principiante na
matéria;Mas me en-
cantou o detalhe percebido...
faça-se a luz! e a luz
se fêz!





Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato