Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Avaliação heurística exige experiência

Nos últimos dias, recebi algumas mensagens de leitores pedindo ajuda para fazer avaliações heurísticas. Leram aqui e acolá sobre o assunto e resolveram tentar por conta. O problema é que esse tipo de avaliação deve ser feita por um expert em usabilidade, alguém que possa interpretar as heurísticas e justamente relacionar os erros encontrados a cada uma delas. Inclusive ele deve ter o seu próprio grupo de heurísticas pessoais que evoluem de acordo com sua experiência.

É possível e desejável que uma pequena parcela dos avaliadores seja um expert no domínio do conhecimento (por exemplo, um site sobre alimentação poderia ter um nutricionista como avaliador), mas a participação dos experts em usabilidade é essencial e majoritária.

É altamente indicado que os avaliadores não estejam envolvidos no processo de design das interfaces. Ninguém gosta de encontrar erros nos seus trabalhos e é isso mesmo que a avaliação heurística vai fazer. Como esse tipo de avaliação não ocorre com frequência é um bom negócio contratar consultores externos para fazê-las. Para eles, será um trabalho rápido porque já possuem experiência no procedimento e o custo será baixo.

Entretanto, quem deseja fazer avaliações de usabilidade, mas não possui experiência prévia nem conta com recursos suficientes para contratar consultores, sugiro seguir outros métodos ao invés da avaliação heurística, como por exemplo (nomes em inglês para quem quiser saber mais sobre o assunto):

  • Questionários de satisfação e usabilidade percebida (surveys, questionnaires)
  • Listas de verificação (checklists)
  • Percurso cognitivo (cognitive walkthrough)
  • Testes com usuários (usability test)

Este último é o mais indicado por não exigir experiência prévia para começar a aplicar e pelo baixo custo. Futuramente, comentarei mais sobre os outros métodos. Estou preparando um workshop presencial só sobre o assunto que será dado no Rio de Janeiro ainda este ano. Fiquem de olho.


Dicas

Siga-me no Twitter.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 09/11/2004

Palavras-chave

avaliação    heurística    expert    review    consultoria    consultor    inspeção    

Opções



Comentários

Discussão
Ivo Gomes
09/11/04 às 11:31

A palavra "heurística" significa por si só uma avaliação por um perito, ou seja, por algém experiente na matéria em análise.

Uma análise heurística da usabilidade de um website deve ser feita por um perito em usabilidade (expert) com bastante experiência e conhecimentos.

Em vez da heurística, os utilizadores inexperientes podem utilizar outrs métodos, tal como diz o Fred no artigo.


Discussão
Marcelo Linhares
10/11/04 às 01:30

Olha,
Não acredito que necessariamente tenha que ser um EXPERT para fazer uma avaliação heurística, basta ter um bom conhecimento sobre usabilidade, conhecer algumas métricas, saber de ponta as 10 heurísitcas de Nielsen (Que já engloba muitas outras que foram criadas...) seria um pré-requisito!

E pronto! vá em frente!
Ao invés de um EXPERT fazer uma avaliação heurística, eu recomendo fortemente que 3 a 4 pessoas com bons conhecimentos o faça, o resultado será muito menos viciado.

Mas acima de tudo as pessoas que irão fazer a avaliação heurística não poderão estar inclusas no projeto, tem que ser realmente uma pessoa externa como o Fred afirmou.


Discussão
alexandre castro e silva
10/11/04 às 23:45

obrigado pelo link e pela citação!


Discussão
Semiramis
05/04/05 às 11:55

Eu gostaria de saber deste site o que seria a definição de satisfação heurística!!!!!
Aguardo um breve retorno,
grata


Discussão
Fred
05/04/05 às 12:58

Nunca tinha ouvido esse termo, Semiramis. Talvez esteja mais ligado ao conceito de heurística aplicado a sistemas adaptivos, como por exemplo, o anti-virús, que "aprende" a se defender de virús a cada invasão.


Discussão
alessandro
15/10/05 às 11:23

Oi boa tarde!
Eu to ferrado, meu professor de linguagem de programação pediu para fazer um power point sobre heuristica, cobertura de vértice, mas na internet eu não consegui achar nada claro e facil de colocar como exemplo, você consegue me ajudar? Eu tenho que entregar este trabalho na segunda feira dia 17/10/2005.
Obrigrado.
Alessandro Giovanni


Discussão
vilela
13/12/05 às 10:21

A heuristica é coisa de doido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Discussão
Marcos
30/08/06 às 22:40

Olá tudo bem?
Estou no meu ultimo ano de faculdade, e meu professor passou um exercício de Avaliação heurística e eu não estou conseguindo resolver, Gostaria de saber se alguem pode me ajudar a resolve-lo, mais eu preciso entregar esse exercício pro meu professor amanhã dia 31/08/06 na facu. agradeço desde já e agradeceria mais ainda se vcs mandassem a resposta pro meu e-mail...
Muito obrigado pela atenção...

Exercicio: (Recentemente uma grande cia aérea nacional lançou uma promoção de venda de passagens aéreas pela internet com o valor de 25 reais o trecho voado. Como esperado a procura pelo produto foi muito grande e o servidor de aplicações não conseguia suportar o número de transações simultâneas em tempos de picos de uso. Freguentemente, via-se a mensagem em uma janela de alerta em javascript: "Limite de tempo esgotado". Faça a avaliação heurística dessa situação.)


Discussão
Marcos
30/08/06 às 22:43

esqueci de colocar o meu e-mail no exercício de avaliação heurística...

meu e-mail -> jogos.pc@ig.com.br


Discussão
Ednéia Fátima Da Cunha
12/09/06 às 13:13

sou estudante de comunicação social/ relações públicas e hoje meu professor de lógica comentou o tema Heurística, pediu para os interresados pesquisa-sem o assunto . gostaria de saber porquê a heurística é conhecida como a ciência do pensanento criador.
obrigada Ednéia Fátima Da Cunha


Discussão
Almir Salles
14/04/07 às 01:58

Sou um pesquisador sobre programação e autogestão de comportamento. goastaria de obter mais imformações sobre esse assunto.


Discussão
Gabriel Lira
15/07/10 às 17:29

o que voce considera um especialista em usabilidade, e qual o caminho normalmente traçados por eles?


Discussão
Frederick van Amstel
15/07/10 às 19:30

Gabriel, o perfil do especialista em Usabilidade costuma ser o seguinte:

* leu muitos livros sobre o assunto (todos os do Jakob Nielsen, inclusive o Usability Engineering)
* acompanhou vários testes de usabilidade reais, em laboratórios
* desenvolveu seu próprio conjunto de heurísticas de usabilidade
* suas observações são consideradas relevantes por profissionais de mercado

Normalmente, um profissional só consegue chegar nesse nível após 3 anos pelo menos em busca da especialização.



Retrucadas

Se você tem um blog, pode retrucar via TrackBack:
http://www.usabilidoido.com.br/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/98


Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato