Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Análise Interacional

Como analizar interações em vídeo.

Analise interacional

Análise Interacional é um método de pesquisa qualitativa para estudo de como as pessoas interagem com outras pessoas e como elas interagem com objetos em situações específicas. Ela leva em consideração a fala, os gestos, os movimentos, as intenções e as motivações das pessoas, ou seja, tudo aquilo que está ligado ao sentido da interação.

Eu utilizei a Análise Interacional na minha pesquisa de doutorado para decupar e extrair insights de gravações em vídeo. Eu já tinha experiência prévia com análise de gravações de testes de usabilidade, porém, senti que o nível de rigor da Análise Interacional é muito maior. A diferença principal é que a Análise Interacional não lida com dados criados em situações artificialmente criadas como as do Teste de Usabilidade. Ela serve para estudar fenômenos emergentes em situações naturais, tal como a liderança em equipes de design. Na época do doutorado, realizei uma pesquisa sobre liderança com um colega croata e os resultados foram muito interessantes.

Como parte da disciplina Design de Jogos Educacionais que estou ministrando junto com o professor André Battaiola no PPGDesign da UFPR, apresentei o método Análise Interacional tal como proposto por Jordan e Henderson.

Análise Interacional [MP3] 52 min

Os estudantes irão utilizar o método para analisar os dados coletados no experimento de dupla estimulação com jogos educacionais que eles estão neste momento realizando. Espero que gere novas descobertas sobre o aprendizado mediado por jogos.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 13/11/2017

Palavras-chave

análise    pesquisa    etnografia    

Opções



Comentários



Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato