Usabilidoido: Menu Principal


As 10 heurísticas de Nielsen

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
As 10 heurísticas de Nielsen

Em 2003, traduzi e adaptei as heurísticas do Nielsen para uma oficina na faculdade de Comunicação. O site da oficina saiu do ar e as heurísticas também, mas notei que muita gente havia linkado. Estou disponibilizando novamente, dessa vez na ordem original do Nielsen. Quatro anos depois e elas ainda continuam relevantes, mas não exaustivas, ou seja, existem muitos outros aspectos não citados bem como outras soluções.

Vale ressaltar que as heurísticas são síntese de um conhecimento maior. Para aproveitá-las é preciso entender como se chegou a elas.

1) Feedback

  • O sistema deve informar continuamente ao usuário sobre o que ele está fazendo.
  • 10 segundos é o limite para manter a atenção do usuário focalizada no diálogo.

2) Falar a linguagem do usuário

  • A terminologia deve ser baseada na linguagem do usuário e não orientada ao sistema. As informações devem ser organizadas conforme o modelo mental do usuário.

3) Saídas claramente demarcadas

  • O usuário controla o sistema, ele pode, a qualquer momento, abortar uma tarefa, ou desfazer uma operação e retornar ao estado anterior.

4) Consistência

  • Um mesmo comando ou ação deve ter sempre o mesmo efeito.
  • A mesma operação deve ser apresentada na mesma localização e deve ser formatada/apresentada da mesma maneira para facilitar o reconhecimento.

5) Prevenir erros

  • Evitar situações de erro.
  • Conhecer as situações que mais provocam erros e modificar a interface para que estes erros não ocorram.

6) Minimizar a sobrecarga de memória do usuário

  • O sistema deve mostrar os elementos de diálogo e permitir que o usuário faça suas escolhas, sem a necessidade de lembrar um comando específico.

7) Atalhos

  • Para usuários experientes executarem as operações mais rapidamente.
  • Abreviações, teclas de função, duplo clique no mouse, função de volta em sistemas hipertexto.
  • Atalhos também servem para recuperar informações que estão numa profundidade na árvore navegacional a partir da interface principal.

8) Diálogos simples e naturais

  • Deve-se apresentar exatamente a informação que o usuário precisa no momento, nem mais nem menos.
  • A seqüência da interação e o acesso aos objetos e operações devem ser compatíveis com o modo pelo qual o usuário realiza suas tarefas.

9) Boas mensagens de erro

  • Linguagem clara e sem códigos.
  • Devem ajudar o usuário a entender e resolver o problema.
  • Não devem culpar ou intimidar o usuário.

10) Ajuda e documentação

  • O ideal é que um software seja tão fácil de usar (intuitivo) que não necessite de ajuda ou documentação.
  • Se for necessária a ajuda deve estar facilmente acessível on-line.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 18/06/2007

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. As 10 heurísticas de Nielsen . Blog Usabilidoido, 2007. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/as_10_heuristicas_de_nielsen_.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Cristian Trentin
18/06/07 às 12:33

Muito bom o material, só uma dica acho que os tópicos poderiam ser com um tom mais forte, mas parabéns pela indicação.


Discussão
Igor Cardoso dos Santos
19/06/07 às 17:48

Muito Bom Mesmo...
Realmte muito útil, não só para quem trablaha com deign na internet, como em qualquer área do design...


Discussão
Yeltsin Lima
13/11/07 às 15:59

Vou confessar, algumas eu entendo outras eu não faço a mínima idéia a que se referem.

Essas são as que eu tenho mais senso de utilização:

"Devem ajudar o usuário a entender e resolver o problema.
Não devem culpar ou intimidar o usuário. "

Por exemplo, quem NÃO faz isso é o Windows. Quem fazia isso era EU no meu blog. ;)


Discussão
Joao Passos
04/12/07 às 06:11

Muito Bom vai fazer muito geito!! :) thanks


Discussão
jean rodrix
23/12/07 às 17:35

o caminho é esse mesmo...adorei as dicas....agradeço


Discussão
Marcos
12/11/09 às 11:34

Na minha visão, Nielsen é realmente a autoridade máxima em termos de estudos de usabilidade, acompanho todas as suas publicações. Por isso, gostei muito do seu artigo !!


Discussão
Anon
15/04/10 às 12:13

11a heurística: cinza bem clarinho em cima do fundo branco é difícil pra caramba de ler
12a heurística: cinza bem clarinho em cima de fundo branco, ainda por cima no monitor LCD é difícil PACAS de ler
13a heurística: cinza bem clarinho em cima de fundo branco, com letras serifadas, ampliadas e em itálico são tão difíceis de ler, que te fazem questionar o entendimento de "usabilidade" do autor do post
14a heurística: cinza bem clarinho, fundo branco, monitor LCD, letras serifadas, enormes de grande, em itálico, e com CSS que deixou o texto dos títulos sobrepondo o texto do parágrafo seguinte, cara, que droga hein?


Discussão
john
23/04/10 às 05:17

Anon

Dica 15ª - tu é chato em cara


Discussão
Eudasio Batista
14/06/10 às 21:51

Parabéns pela iniciativa de disponibilizar este material tão rico e relevante!!!
São dicas extremamente importantes!! Adorei o material!!


Discussão
Francisco Lisboa Magalhães
20/06/10 às 12:23

Gostei do material, principalmente pela linguagem pós-moderna. Parabéns!!


Discussão
Ivyson Sousa
21/08/10 às 19:13

ahuhaauh

Acho que o Fred deve ter dado boas gargalhadas quando leu o post do AnonFABETO, AnonMáLICO, é, sim, sim, esse Jeca Tatu ae de cima (sem ofender a obra);

Esses 10 tópicos...nossa! Parabens mesmo Fred!


Discussão
cristina
01/09/10 às 23:38

Frederick

Fiquei feliz de ver seu material! Sou amiga do seu pai há anos (da União) e ele fala muito bem de você!

Achei seu site porque sou professora de Jornalismo em Mídias Digitais na UFRJ e vou abordar as heuristicas semana que vem (4ª).

Posso reproduzir em sala de aula?

Um abração!
Cristina Rego Monteiro da Luz


Discussão
Frederick van Amstel
02/09/10 às 11:36

Olá Cristina!
Que feliz coincidência. Fique à vontade para copiar o material!


Discussão
Silvia Maria Del Secchi
19/11/10 às 23:16

O interessante é justamente sair do tradicional enfim, não é a formatação e a cor das letras que interferem na usabilidade mas, a felicidade de poder ter acesso a este material com dicas super importantes. Felicidades aos usuários, ao autor e tradutor.


Discussão
João Pereira Pinto
16/02/11 às 09:46

Isso me deixou com o gosto de quero mais. Muito bom.


Discussão
Pedro
15/06/11 às 14:23

Opa, tem como me falar qual o artigo (livro ou sei lah) original do Nielsen de onde as heuristicas foram traduzidas?

E parabéns cara... as heurísticas ficaram muito claras...


Discussão
Tassus
17/06/11 às 03:53

vlew cara judou muito..muito didático..nao tem como nao entender a informação..fique com deus


Discussão
Deco
21/03/13 às 20:41

Obrigado pelo artigo. O Anônimo é chato, mas realmente em visibilidade o site não está ajudando.






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato