Usabilidoido: Menu Principal


Análise heurística do UFSC.br

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Análise heurística do UFSC.br

A próxima etapa do meu projeto de graduação é fazer uma análise comparativa entre o site da minha universidade e o de outras do mesmo porte. Decidi fazer uma análise heurística para cada um e depois fazer um breve relatório comparando os erros e acertos entre eles.

O primeiro que analisei é o da Federal de Santa Catarina. Adotei as heurísticas para portais elaboradas por Claudia Dias. A metodologia consiste em encontrar falhas de usabilidade e relacioná-las a uma das heurísticas, que acabam funcionando como máximas. Elas podem ser alteradas caso o erro não se enquadre em nenhuma delas, ou mesmo adicionadas novas heurísticas. Nessa primeira análise não senti essa necessidade. Abaixo listo os erros e dentro de quais heuríticas eles se enquadram. Parece chato, mas é valioso para quem for fazer o re-design do site.

Quem quiser ler mais sobre o método, escrevi um post supimpa sobre. Recentemente, lancei o hotsite de promoção deste serviço que ofereço para meus clientes.

1 - Visibilidade e reconhecimento do estado ou contexto atual, e condução do usuário

  • A primeira página desperdiça a oportunidade de mostrar uma visão ampla da Universidade e seus caminhos
  • A primeira página não se parece com uma página de Universidade, mas sim de um portal de notícias
  • A navegação é extremamente aberta, não havendo progressão em profundidade e cada ponto de destino é isolado dos demais

2 - Leitura e compreensão do conteúdo: legibilidade, estética e densidade

  • O passar do mouse sobre as notícias faz com que elas se tornem sublinhadas, o que causa ruído e prejudica a legibilidade
  • O corpo do texto das chamadas para as notícias é pequeno demais para uma leitura confortável
  • Banners completamente ilegíveis no canto direito
  • Graças aos submenus as duas barras de navegação somam juntas mais de 75 links, uma quantia impossível de ser administrada por qualquer usuário
  • As opções dos menus estão muitas vezes mal-rotuladas, como no caso da barra da esquerda que mostra um submenu genérico chamado "Informações" que abriga quase 20 links que pouco se relacionam entre si
  • Falta hierarquia visual entre as notícias mais importantes e as menos importantes

3 - Controle do usuário sobre o processamento de suas ações no portal

  • Cada botão de navegação provoca a abertura de um submenu (drop-down), mas só é possível ver um menu de cada vez, impedindo o usuário de ter uma visão ampla das possibilidades antes de clicar

4 - Flexibilização de uso às preferências do usuário

  • Não existe agrupamentos das informações de acordo com os perfis mais comuns de usuários do site, tais como estudantes, professores, aspirantes, etc
  • A primeira página dá destaque demais às notícias que só interessam a determinados segmentos do público

5 - Prevenção de erros

  • O caminho para conhecer os cursos que a UFSC oferece (sua principal função) está mal-rotulado como "Ensino" e é o penúltimo link da barra de navegação menos destacada
  • O menu de "Atalhos" no canto superior direito é tão pequeno e tem tantas opções que sua operação requer muita destreza com o mouse, do contrário o usuário erra
  • Quando é feita uma busca por palavras nativa do navegador (control + F), se a palavra estiver contida em alguns dos submenus ela é encontrada, mas nada acontece
  • A data no início das notícias sugere que elas estão organizadas por ordem cronológica, mas isso não procede

6 - Consistência na forma, cor, linguagem e na navegação

  • Situações similares devem ter formatação similar
  • Quando se clica em alguns botões de navegação (os que abrem sub-menus) ocorre atualização da mesma página ao invés de levar o usuário a outra página, ao contrário do que fazem os botões que não abrem sub-menus
  • Nenhuma das páginas internas mantém as bordas e o menu de navegação da primeira página, o que obriga o usuário a reaprender outro sistema de navegação a cada vez que dá um clique
  • Não há nenhuma espécie de padronização visual entre os subsites da UFSC
  • São usados pelo menos 5 fontes tipográficas diferentes no layout principal, o que causa grande despadronização visual

7 - Compatibilidade com o contexto

  • Uso frequente de siglas não familiaries
  • Abreviações não-óbvias nos submenus de navegação
  • Busca escondida abaixo da rolagem e rotulada erroneamente como "Links"

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 05/08/2004

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Análise heurística do UFSC.br. Blog Usabilidoido, 2004. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/analise_heuristica_do_ufscbr.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Rodrigo
05/08/04 às 07:33

Cara, sua análise está demais!
Mas faltou uma coisa... Dizer que o site ta um lixo! Uma bela porcaria feita certamente por 'sobrinho', kkkkkkkkkkkk.
Parabéns!






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato