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Análise de usabilidade de fast-foods online

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Análise de usabilidade de fast-foods online

Atualização: vídeo completo disponível para download gratuitamente.

Fiz uma análise de usabilidade comparativa entre duas grandes redes de fast-food que aceitam encomendas pela Internet (McDonalds e Habibs) e cheguei a conclusão estarrecedora de que o ato de selecionar o pedido no website pode demorar mais do que a própria entrega do pedido em sua casa só por que a interface foi mal projetada.

Gravei um vídeo de 50 minutos, mostrando passo-a-passo como é o processo desde a entrada no website até a chegada da encomenda em casa, comentando problemas de usabilidade que os usuários podem encontrar, suas causas e possíveis soluções. O vídeo comenta bons e maus exemplos de:

  • usabilidade no ecommerce
  • conteúdo persuasivo
  • padrões de interação
  • fluxo de tarefa
  • mensagens de erro
  • instruções em formulários

Screenshots

Menu que não tem a opção que eu quero Metáfora da bandeja virtual não cola

Trecho do vídeo

Para ter uma idéia melhor de como se desenrola o vídeo, abaixo segue uma demonstração de alguns trechos, em qualidade de vídeo extremamente reduzida:

Vídeo completo

O vídeo está sendo distribuído em CD-Rom (340 MB - DivX- 800x600px) por R$20. O frete é grátis para todo o Brasil (carta registrada). Pagamento por depósito bancário ou transferência eletrônica. O vídeo está disponível para download logo abaixo. A análise foi feita em dezembro de 2005

Análise de usabilidade de fast-foods online [MOV] Quicktime 7 - codec H.264 - 56 minutos - 156mb


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 13/03/2007

Redes

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Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Análise de usabilidade de fast-foods online. Blog Usabilidoido, 2007. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/analise_de_usabilidade_de_fast-foods_online.html

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Comentários

Discussão
Bruno Dulcetti
28/12/05 às 15:39

hehehehe... boa walmar...

Legal hein Fred, essa parte do link do menu, q deveria existir foi essencial. Mto boa sua posição nesse case.

De repente até compro... Deixa passar as festas vê se vou ter grana :D.

Aquele abraço


Discussão
Rodrigo
29/12/05 às 10:47

Muito bom esse lance de vídeo, eu já fiz alguns vídeos com o camtasia.

Agora a respeito do habibs, recentemente fiz o teste aqui em casa também, e achei extremamente tosco o site deles, só comprei para testar e pq eu já conhecia os produtos deles, mas acredito que com isso ai eles nunca irão conseguir novos clientes apartir do site.

O site do McDonalds eu nunca usei, vamos ver algum dia.

T+


Discussão
CosmeWeb
29/12/05 às 12:19

Quem diria, grandes redes de fast-food pagar bem caro (prezumo eu) para desenvolverem uma loja virtual assim.
Excelente vídeo, Fred.


Discussão
Walmar Andrade
29/12/05 às 18:43

Testa esse também: http://www.subwaydelivery.com.br/ mas cuidado para não queimar as retinas.


Discussão
Sergio Leal
30/12/05 às 13:13

Parabéns Fred, você está se superando!

O Habibis é tosco e parece ter sido feito por amadores que estavam "tateando" no escuro. Já tentei comprar por ele uma vez e desisti. Também estive um tempo parado na frente da mesma tela do endereço... confesso que demorei pra achar o "radio select".

O McDonalds passa a idéia de que todos os mortais já conhecem (oudeveriam conhecer) todos os produtos da loja e pedem (ou deveriam pedir) da mesma maneira e que NÃO pode haver diferenças entre o mundo virtual e o mundo real!

Como diria o Robin: "Santa paciência, Batman"


Discussão
Leandro M Ferreira
30/12/05 às 17:34

pior eu, que tentei acessar o delivery pelo www.habibs.com.br e entrei no menu, só pra descobrir que a logo do delivery dentro de seviços abre um jpeg.


Discussão
Vinícius Silva
30/12/05 às 19:20

O site do Habibs é MUITO ruim, tentei acessar uma única vez para localizar o número de telefone da loja mais próxima de casa e desisti.


Discussão
Leandro Vieira Pinho
30/12/05 às 20:30

Excelente vídeo Fred, parabéns.

Essas análises sobre usabilidade em vídeo aula é bem bacana para a compreensão do assunto, muito melhor do que as ilustrações.

Um abraço.


Discussão
Pareta
05/01/06 às 12:44

Fred, o Walmar acima pediu para vc testar o subway dellivery, nossa, o site, na home page, ja tem seu valor de compras(R$ 0,00) e ironicamente um botão pra fechar pedido e outro pra limpar a cesta, vc nem entrou, nem comprou, e ja vai fechar o pedido, e limpar o que da cesta, a poeira????

As cores tão legais, mas o menu to achando fora de sintonia.

Eu testei o limpar cesta antes de comprar algo e ele perguntou se eu queria mesmo limpar a cesta(uahuahuahuahua)


Discussão
Leandro M Ferreira
10/01/06 às 20:46

nem tentem cadastrar-se no habibs se estiver em Brasília, no 'alô tia Eda' me informaram que simplismente não funciona, tem que ligar pra eles cadastrarem 'na raça' o endereço.

ah sim, comprei esse vídeo e recomendo, não está caro... tem até um "Note e Anote com Fred" =]


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Cristiano d'Alcântara
10/02/06 às 11:49

Fred,

estou conhecendo seu trabalho e seu site hoje. Gostei muito do que vi e vou manter mais contato contigo.

Uma pergunta simples:

porque você não vende isso pros respectivos departamentos de marketing das empresas envolvidas?? Possivelmente você ganharia bem mais.

Sucesso pra você.


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thaiziara
20/02/06 às 17:28

muito legal esse sit


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wladmyr
18/03/06 às 07:16

Aposto que os Clientes encheram a paciência do Designer e do programador com base em suas próprias crenças de comercio real. Transportaram para o virtual a realidade do dia a dia das lojas. Não adianta gente, cliente burro é site mal feito com certeza.


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Zeno Pereira
05/05/06 às 10:51

Gostei da amostra do vídeo.
Pesquiso sobre video-aulas há muito tempo e eu mesmo dou aulas tem una dez anos, aulas presenciais.
Nas vídeo-aulas que vejo, quando são brasileiras, o instrutor sempre mantém um tom extremamente formal e super artificial. Com isso gera o efeito "criança tímida" ou seja, fica com aquela voz de criança no quarto ano do ensino fundamental lendo uma homenagem pro dia das mães na frente de todos os pais e alunos da escola, morrendo de medo de errar.
A sua video-aula tem um tom bem informal, como se fosse um bate-papo mesmo e adorei também a simples idéia de ficar dando ALT + TAB de vez em quando pra poder aparecer a sua imagem falando, dando assim uma maior aproximação e sensação de presença.
Excelente!!!
Faça outras!!! Não pare!!!
Abraços!!!
Zeno


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alexandre
21/05/06 às 02:41

ENTENDO O QUE QUIZ MOSTRAZ , MAS NÃO ACHO CERTO O QUE FEZ...


Discussão
alexandre
21/05/06 às 02:42

ENTENDO O QUE QUIZ MOSTRAZ , MAS NÃO ACHO CERTO O QUE FEZ...


Discussão
Jéssica Souza de Oliveira
28/05/06 às 11:45

Entrei pra dar a minha opiao sob issso,pois nao acho legal o que eles estao fazendo,porque daqui uns anos o contato entre as pessoas nao vai ser mais diretamente vai ser completamente
indireto...
As pessos nao vai nem precisar sair de casa pra faz compras..vao so passar a lista pela internet e vai chegar em casa por menos de 5mim...
...depois as pessoas ficam reclamando que sua conta bancaria foi alterada sem a sua altorizaçao,mais tambem estam fazem tudo pela internet sem saber com quem falou(com quem se tratou do assunto)...
Internet e bom sim,mais so pra tratar de negocio(assuntos) de pouco risco pra sua vida(seu investimento)...


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Marcelo Kanzaki
27/06/06 às 17:04

Muito interessante!

Só achei que você poderia ser menos sarcástico e dar um tom mais formal sem deixar de ser descontraído, pois você tem carisma.

www.pizzahut.com - Aqui vai um ótimo exemplo de quem chega na internet pra vender e não pra estar.

Já usei o serviço e funciona! Destaque para o serviço de localização de loja mais próxima da sua casa. Fantástico.

Você poderia fazer um vídeo sobre esse pra mostrar como se deve fazer...

Abraço


Discussão
fernando
28/06/06 às 13:10

o sem palavras mesmo veio gostei disso aew
ate mais by nando


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Lucas Oleiro
20/07/06 às 22:30

Mto bom o video, apreciei mto o seu trabalho e o descobri eqto procurava no Google o telefone do delivery do Habib's.

Me responda uma coisa, voce é fã do Marcelo Taz?


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Frederick van Amstel
21/07/06 às 11:19

Certeza! Desde criança admirava sua personalidade.


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rita de cassia viana
25/07/06 às 19:01

as criticas existem mas, para quem tem conhecimento do assunto(internet).
Eu poderia muito bem entrar no endereço fazer meu pedido e achar normal a demora.Agora, se vc já é detentor do assunto e sabe o tempo médio em que poderia fazer suas compras, tudo bem,só acho que em busca de melhora e aprimoramento se busca fazer o que está ao alcance, e aí,surgem as críticas(que é a melhor maneira de aperfeiçoar o trabalho disponível pois, é com críticas que o ser humano busca se corrigir.
rita viana


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e-d-s
23/11/06 às 15:14

legal...


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Gláucia Maciel Garcia
30/11/06 às 17:48

Eu, gostaria de saber como eu fasso para deixar o meu curriculo nesta empresa.


Discussão
myrla
05/12/06 às 16:08

Adorei o seu trabalho, as qustões que vc discute aqui são bem pertinentes. Tava querendo uns kibes e acabei achando esse site...rs.


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camilo
13/03/07 às 20:54

interessante... comprei de você a um tempo atraz o CD, porque não esperei? o que é conveniente? interessante... injusto para quem comprou... mas enfim, esse é o mundo onde vivemos ^^


Discussão
Frederick van Amstel
13/03/07 às 23:34

Na época em que lancei (2005) eu não poderia disponibilizá-lo porque meu servidor não ia aguentar. Também não tinha descobrido um jeito de compactar o vídeo para um tamanho razoável. O CD não era pra obter lucro, pois o preço era irrisório. Foi a única forma que encontrei pra distribuir satisfatoriamente.


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Wilson Iwano
14/03/07 às 00:11

Cara, gostei muito dessa análise.
Infelizmente aqui em Campo Grande-MS ainda não tem esse serviço de entregas do Mc... e Habibs, nem loja real tem!

Lendo os comentários, vi que esse post era antigo. Tentei ver de que ano era, mas tanto no post quanto nos comentários, não aparece o ano. Talvez o ano não seja necessário sempre, mas de vez em quando faz falta.

Valeu!


Discussão
Diego
14/03/07 às 16:26

Agradeço você ter disponibilizado o vídeo completo, já havia assistido faz um tempo a amostra gratis...

Vejo sempre o lado bom... é necessário para nós que construímos sites aprendermos com os nosso erros.


Discussão
Samuel Simões
15/03/07 às 14:39

A abordagem na usabildide destes delivery's ficou ótima e completa, até mesmo fazendo uma pequena entrevista com o entregador do Habibis.

Detalhe para o que ele falou.

Se ele não chegar a tempo quem paga o lanche é ele, isso eu acho um absurdo pois você trata de vidas que podem ser perdidas devida a pressa.

Parabéns pelo vídeo.


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Zehh
15/03/07 às 17:42

Freed, ficou muito bom esse vídeo, parabéns.


Discussão
Guilherme Rambo
15/03/07 às 21:59

Vídeo simplesmente perfeito. Cheguei a ficar revoltado vendo erros gravíssimos que até eu que naum sou um profissional da usabilidade saberia resolver facilmente.

Parabéns


Discussão
Gustavo Krause
20/03/07 às 02:35

Muito legal o video, o tempo aqui passo muito rapido vendo esse video, foi bem discontraido.

Acho q alem dos texto e do podcast vc poderia ampliar seu blog para tipo de um "videoblog", certeza que teria muito mais acesso ainda.


Discussão
Frederick van Amstel
20/03/07 às 16:51

O mais impressionante é que, depois de mais de um ano de publicada esta análise, os sites continuam com o s mesmos problemas. O do McEntrega não mudou nada. O do Habibs mudou esteticamente, mas a estrutura de interação é a mesma.


Discussão
arleson
23/03/07 às 10:20

qndo uma pessoa vai fazer uma analise ,com o pensamento egativo sobre tal site ,coloca ehm risco a analise,foi isso q vc fez,no momento q usa o om sarcastico percebe q vc naum deseja analizar mas sim deterior a imagem do site,nao gosto muito de mc donalds,mas o problema eh k c fosse feita analise sem ter uma intenção negativa no seu inconsciente,a analise seria mais concreta,por isso nau gostei dessa analise!!


Discussão
Frederick van Amstel
23/03/07 às 10:36

Toda análise é parcial. Alguns analistas tentam se encher de aparatos mirabolantes para parecer que estão fazendo algo científico, mas não passam de artifícios de retórica para legitimar seu discurso.

Prefiro ser sincero e deixar claro de que se trata de uma análise parcial do que apresentar relatórios extensos contendo estatísticas "imparciais", com opiniões de usuários "imparciais", com comentários "imparciais" e tudo o mais que pessoas inocentes podem acreditar que sejam imparciais.

A função deste vídeo não é tanto documentar a análise de usabilidade, mas sim transmitir algum conhecimento e sensibilizar a audiência para a importância do assunto.


Discussão
camilo
24/03/07 às 11:40

bom, refleti um pouco e percebi: tá, comprei o CD e agora ele é free, mas calma lah! Eu sou leitor assiduo do seu blog e não tinha o hábito de clicar nos adsenses pra ajudar a comunidade blogueira. Então, na verdade quando eu comprei esse CD na verdade estava agregando material à minha pessoa. enfim... obrigado pelo post, mesmo porque, o CD tem os extras, que vocês, meros mortais que não compraram o CD não possuem. hauhauhauhauhahauhau

brincadeiras à parte, esse vídeo é muito bom mesmo, da uma bela ideia do que é analizar a usabilidade de um sistema.

abraço


Discussão
Emanuel Felipe
24/03/07 às 12:14

O vídeo ficou muito bom, parabéns...

Curiosamente o assisti pouco depois de terminar a leitura de "Não me faça pensar" do Steve Krug, o que foi ótimo para reforçar um pouco do que é ensinado no livro.


Discussão
Rochester
27/03/07 às 05:01

Desde que vi o post tava de olho no cd... mas agora me poupou trabalho :D

pra falar a verdade tinha até esquecido dele :P

ótema analise, mas deu fome agora.

=D


Discussão
Pablo Karzin
12/04/07 às 22:56

Com certeza são horríveis, mas tenho uma coisa a dizer para a defesa do HABIBS. No site deles, na hora de preencher o formulário, vc diz que não existe uma explicação para dizer que os asteriscos são campos OBRIGATÓRIOS, quando na verdade ela está lá, embaixo do gênio!
heheh !

é verdade !


Discussão
Frederick van Amstel
13/04/07 às 00:24

Bem observado, Pablo. Não tinha visto.

Utilizaram as melhores técnicas para tornar informações invisíveis ao usuário:

- aproximar o texto de uma imagem que não tem nenhuma ligação com o texto
- disponibilizar o texto abaixo da primeira tela de rolagem
- colocar uma instrução longe do local a que ela se refere


Se tivessem incluído essa instrução dentro da caixa cinza do formulário, certamente eu teria visto.


Discussão
Moracy Milan
17/09/07 às 11:05

Descobri porque o Site do Habibs é tão ruim.

Porque eles forçam Vc. a fazer o pedido por
telefone e se entregam errado, Vc. tem que
engolir aquilo que eles te mandam.
meu pedido 245980. veio errado e simplesmente
não tenho para quem reclamar porque o pedido foi feito verbalmente via fone. e eles alegam que foi aquilo que eu pedi e ponto final.
Conclusão mandei eles para aquele lugar e o atendente que era crente ainda quiz me pregar sermão, desligou o fone naminha cara e depois, teve o atrevimento de ligar para minha casa para me pregar um sermão. e disse que eu estava nervoso.
Habibs nunca mais.


Discussão
Everton
18/09/10 às 18:05

Sei que o post é antigo, e por isso vou lá agora no site deles ver se resolveram este "probleminha"..rs.

Parabéns pelo vídeo, informativo ao mesmo tempo que me fez rir bastante.






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