Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Usabilidade para vender mais

Os portugueses Ivo Gomes e Juan Leal fizeram um estudo de usabilidade comparativo entre três lojas virtuais de lá: Fnac, Worten e Shopping Direct. Acabei de ler o relatório e tenho como uma das melhores referências no assunto em português. Colocaram 30 usuários para fazer algumas tarefas nos sites como comprar e encontrar produtos e anotaram tudo o que eles fizeram. O relato das dificuldades encontradas é mais do que suficiente para convencer qualquer um que usabilidade em ecommerce é crucial para vender, mais até do que um design atrativo. Ao contrário do Nielsen Norman Group, o Ivo Gomes disponibiliza o relatório gratuitamente mediante pedido por email. Já avisei ele que os leitores do Usabilidoido irão contatá-lo. Façam bom proveito.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 13/08/2004

Palavras-chave

usabilidade    ecommerce    e-commerce    loja    virtual    vendas    

Opções



Comentários

Discussão
Ivo Gomes
14/08/04 às 17:04

Oi Fred, obrigado por divulgar aqui um dos meu trabalhos. Na realidade o Juan Leal é Espanhol e foi meu colega de curso. Este foi um trabalho desenvolvido por nós durante o estágio académico realizado na IconMedialab e teve como coordenadores o Prof. Francisco Rebelo da Faculdade de Motricidade Humana e o Dr. Ricardo Carvalho da IconMedialab.


Discussão
Fred
15/08/04 às 09:24

País de primeiro mundo é outra coisa, né? Isso sim é que é estágio. Permite que o estagiário cresça como profissional e não simplesmente explora sua mão-de-obra barata. Escrevi um post há alguns meses denunciando a deturpação do estágio no nosso mercado:

http://www.usabilidoido.com.br/escravagiario.html


Discussão
Rodrigo Toledo
16/08/04 às 02:31

Bem..... não tendo nada a ver com o assunto, digo que estou achando legal este "BLOG". Tento trabalhar como Web Design mas me falta muita coisa.

Bom que esta mini comunidade discute a respeito.


Discussão
Alan Vitor
26/09/04 às 13:17

É com este tipo de atitude que formam-se bons profissionais - Troca de Experiencia.

Requisitei o relatorio no respectivo site e deparei-me com algo irônico: o layout do site ivogomes.com estava parecidissimo com o meu (ou o meu com o dele) :-(

Farei algumas mudanças :-/

obs: é a primeira vez que posto aqui, mas ja tem tempo que leio este blog. Parabens pelo otimo conteudo.


Discussão
Castro
28/09/04 às 07:43

Usability is a tool that should be in the kit of all software designers/programmers. It only became a profession when people found they could charge £1,000 a day by calling themselves Usability Engineers and pontificate on the mysteries of 'ease of use'!!


Discussão
Fred
05/11/04 às 20:40

Desde que meu blog ficou sem atualizar, fiquei numa ânsia de responder o comentário do Castro e agora o farei.

Para quem não lê inglês, traduzo o que ele disse:

"A usabilidade é uma ferramenta que deve estar no kit de todo designer/programador. Ela só se torna uma profissão quando pessoas descobrem que podem cobrar mil libras por dia chamando-as de Engenheiros de Usabilidade e pontificando os mistérios da 'facilidade de uso'."

Castro, concordo com a primeira frase, todos devem estar conscientizados da importância da usabilidade, mas acho essencial que haja alguém responsável por ela.

Dependendo da equipe, pode ser alocada uma pessoa só pra isso, fazendo jus ao cargo de Engenheiro de Usabilidade. Porém, em equipes menores, essa função pode ser compartilhada com outras atividades (design/programação), sem grandes problemas.

Usando uma analogia: é como a limpeza da casa. Por mais que todos da família saibam que não devem derrubar sujeira no chão, eles o farão sem querer. Inevitavelmente, alguém vai ter que se responsabilizar por isso e varrer a sujeira. Parece estranho, mas é isso mesmo que o Engenheiro de Usabilidade faz: procurar defeitos e, às vezes, encontrar soluções. É por isso que, dentro das empresas de softwares, muitos fazem parte do departamento de controle da qualidade.


Discussão
João
05/03/05 às 16:56

O que será preciso escrever por aqui para receber sua newsletter ?!?!?


Discussão
Vanessa Giroto
14/11/05 às 11:14

oi pessoal, gostaria muito de receber o relatório por e-mail, seria muio útil para um trabalho que estou fazendo sobre usabilidade em sites de e-commerce...
Obrigada desde já
Abraços
Vanessa


Discussão
Lucas Nanini
30/12/05 às 13:34

Olá, Fred!

Estou me divertindo e aprendendo com o seu blog. Essa questão da usabilidade é realmente quase como que um ovo de Colombo, mas é um dos principais pilares da nova internet, na minha opinião.
Sou jornalista e estou começando a trabalhar com parceiros webdesigners (minha função será a de webwriter). Por isso, as dicas e exemplos disponíveis aqui já estão me servindo de base para este início de "carreira".
O trailer do vídeo sobre a usabilidade dos sites de pedidos via internet de McDonald's e Habib's é no mínimo muito interessante, utilizando uma linguagem leve e fácil. É isso! Usabilidade na hora de falar de usabilidade!
Parabéns!

Um abraço,

Lucas Nanini




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato