Usabilidoido: Menu Principal


Análise de usabilidade de fast-foods online

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Análise de usabilidade de fast-foods online

Atualização: vídeo completo disponível para download gratuitamente.

Fiz uma análise de usabilidade comparativa entre duas grandes redes de fast-food que aceitam encomendas pela Internet (McDonalds e Habibs) e cheguei a conclusão estarrecedora de que o ato de selecionar o pedido no website pode demorar mais do que a própria entrega do pedido em sua casa só por que a interface foi mal projetada.

Gravei um vídeo de 50 minutos, mostrando passo-a-passo como é o processo desde a entrada no website até a chegada da encomenda em casa, comentando problemas de usabilidade que os usuários podem encontrar, suas causas e possíveis soluções. O vídeo comenta bons e maus exemplos de:

  • usabilidade no ecommerce
  • conteúdo persuasivo
  • padrões de interação
  • fluxo de tarefa
  • mensagens de erro
  • instruções em formulários

Screenshots

Menu que não tem a opção que eu quero Metáfora da bandeja virtual não cola

Trecho do vídeo

Para ter uma idéia melhor de como se desenrola o vídeo, abaixo segue uma demonstração de alguns trechos, em qualidade de vídeo extremamente reduzida:

Vídeo completo

O vídeo está sendo distribuído em CD-Rom (340 MB - DivX- 800x600px) por R$20. O frete é grátis para todo o Brasil (carta registrada). Pagamento por depósito bancário ou transferência eletrônica. O vídeo está disponível para download logo abaixo. A análise foi feita em dezembro de 2005

Análise de usabilidade de fast-foods online [MOV] Quicktime 7 - codec H.264 - 56 minutos - 156mb


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 13/03/2007

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Análise de usabilidade de fast-foods online. Blog Usabilidoido, 2007. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/analise_de_usabilidade_de_fast-foods_online.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Bruno Dulcetti
28/12/05 às 15:39

hehehehe... boa walmar...

Legal hein Fred, essa parte do link do menu, q deveria existir foi essencial. Mto boa sua posição nesse case.

De repente até compro... Deixa passar as festas vê se vou ter grana :D.

Aquele abraço


Discussão
Rodrigo
29/12/05 às 10:47

Muito bom esse lance de vídeo, eu já fiz alguns vídeos com o camtasia.

Agora a respeito do habibs, recentemente fiz o teste aqui em casa também, e achei extremamente tosco o site deles, só comprei para testar e pq eu já conhecia os produtos deles, mas acredito que com isso ai eles nunca irão conseguir novos clientes apartir do site.

O site do McDonalds eu nunca usei, vamos ver algum dia.

T+


Discussão
CosmeWeb
29/12/05 às 12:19

Quem diria, grandes redes de fast-food pagar bem caro (prezumo eu) para desenvolverem uma loja virtual assim.
Excelente vídeo, Fred.


Discussão
Walmar Andrade
29/12/05 às 18:43

Testa esse também: http://www.subwaydelivery.com.br/ mas cuidado para não queimar as retinas.


Discussão
Sergio Leal
30/12/05 às 13:13

Parabéns Fred, você está se superando!

O Habibis é tosco e parece ter sido feito por amadores que estavam "tateando" no escuro. Já tentei comprar por ele uma vez e desisti. Também estive um tempo parado na frente da mesma tela do endereço... confesso que demorei pra achar o "radio select".

O McDonalds passa a idéia de que todos os mortais já conhecem (oudeveriam conhecer) todos os produtos da loja e pedem (ou deveriam pedir) da mesma maneira e que NÃO pode haver diferenças entre o mundo virtual e o mundo real!

Como diria o Robin: "Santa paciência, Batman"


Discussão
Leandro M Ferreira
30/12/05 às 17:34

pior eu, que tentei acessar o delivery pelo www.habibs.com.br e entrei no menu, só pra descobrir que a logo do delivery dentro de seviços abre um jpeg.


Discussão
Vinícius Silva
30/12/05 às 19:20

O site do Habibs é MUITO ruim, tentei acessar uma única vez para localizar o número de telefone da loja mais próxima de casa e desisti.


Discussão
Leandro Vieira Pinho
30/12/05 às 20:30

Excelente vídeo Fred, parabéns.

Essas análises sobre usabilidade em vídeo aula é bem bacana para a compreensão do assunto, muito melhor do que as ilustrações.

Um abraço.


Discussão
Pareta
05/01/06 às 12:44

Fred, o Walmar acima pediu para vc testar o subway dellivery, nossa, o site, na home page, ja tem seu valor de compras(R$ 0,00) e ironicamente um botão pra fechar pedido e outro pra limpar a cesta, vc nem entrou, nem comprou, e ja vai fechar o pedido, e limpar o que da cesta, a poeira????

As cores tão legais, mas o menu to achando fora de sintonia.

Eu testei o limpar cesta antes de comprar algo e ele perguntou se eu queria mesmo limpar a cesta(uahuahuahuahua)


Discussão
Leandro M Ferreira
10/01/06 às 20:46

nem tentem cadastrar-se no habibs se estiver em Brasília, no 'alô tia Eda' me informaram que simplismente não funciona, tem que ligar pra eles cadastrarem 'na raça' o endereço.

ah sim, comprei esse vídeo e recomendo, não está caro... tem até um "Note e Anote com Fred" =]


Discussão
Cristiano d'Alcântara
10/02/06 às 11:49

Fred,

estou conhecendo seu trabalho e seu site hoje. Gostei muito do que vi e vou manter mais contato contigo.

Uma pergunta simples:

porque você não vende isso pros respectivos departamentos de marketing das empresas envolvidas?? Possivelmente você ganharia bem mais.

Sucesso pra você.


Discussão
thaiziara
20/02/06 às 17:28

muito legal esse sit


Discussão
wladmyr
18/03/06 às 07:16

Aposto que os Clientes encheram a paciência do Designer e do programador com base em suas próprias crenças de comercio real. Transportaram para o virtual a realidade do dia a dia das lojas. Não adianta gente, cliente burro é site mal feito com certeza.


Discussão
Zeno Pereira
05/05/06 às 10:51

Gostei da amostra do vídeo.
Pesquiso sobre video-aulas há muito tempo e eu mesmo dou aulas tem una dez anos, aulas presenciais.
Nas vídeo-aulas que vejo, quando são brasileiras, o instrutor sempre mantém um tom extremamente formal e super artificial. Com isso gera o efeito "criança tímida" ou seja, fica com aquela voz de criança no quarto ano do ensino fundamental lendo uma homenagem pro dia das mães na frente de todos os pais e alunos da escola, morrendo de medo de errar.
A sua video-aula tem um tom bem informal, como se fosse um bate-papo mesmo e adorei também a simples idéia de ficar dando ALT + TAB de vez em quando pra poder aparecer a sua imagem falando, dando assim uma maior aproximação e sensação de presença.
Excelente!!!
Faça outras!!! Não pare!!!
Abraços!!!
Zeno


Discussão
alexandre
21/05/06 às 02:41

ENTENDO O QUE QUIZ MOSTRAZ , MAS NÃO ACHO CERTO O QUE FEZ...


Discussão
alexandre
21/05/06 às 02:42

ENTENDO O QUE QUIZ MOSTRAZ , MAS NÃO ACHO CERTO O QUE FEZ...


Discussão
Jéssica Souza de Oliveira
28/05/06 às 11:45

Entrei pra dar a minha opiao sob issso,pois nao acho legal o que eles estao fazendo,porque daqui uns anos o contato entre as pessoas nao vai ser mais diretamente vai ser completamente
indireto...
As pessos nao vai nem precisar sair de casa pra faz compras..vao so passar a lista pela internet e vai chegar em casa por menos de 5mim...
...depois as pessoas ficam reclamando que sua conta bancaria foi alterada sem a sua altorizaçao,mais tambem estam fazem tudo pela internet sem saber com quem falou(com quem se tratou do assunto)...
Internet e bom sim,mais so pra tratar de negocio(assuntos) de pouco risco pra sua vida(seu investimento)...


Discussão
Marcelo Kanzaki
27/06/06 às 17:04

Muito interessante!

Só achei que você poderia ser menos sarcástico e dar um tom mais formal sem deixar de ser descontraído, pois você tem carisma.

www.pizzahut.com - Aqui vai um ótimo exemplo de quem chega na internet pra vender e não pra estar.

Já usei o serviço e funciona! Destaque para o serviço de localização de loja mais próxima da sua casa. Fantástico.

Você poderia fazer um vídeo sobre esse pra mostrar como se deve fazer...

Abraço


Discussão
fernando
28/06/06 às 13:10

o sem palavras mesmo veio gostei disso aew
ate mais by nando


Discussão
Lucas Oleiro
20/07/06 às 22:30

Mto bom o video, apreciei mto o seu trabalho e o descobri eqto procurava no Google o telefone do delivery do Habib's.

Me responda uma coisa, voce é fã do Marcelo Taz?


Discussão
Frederick van Amstel
21/07/06 às 11:19

Certeza! Desde criança admirava sua personalidade.


Discussão
rita de cassia viana
25/07/06 às 19:01

as criticas existem mas, para quem tem conhecimento do assunto(internet).
Eu poderia muito bem entrar no endereço fazer meu pedido e achar normal a demora.Agora, se vc já é detentor do assunto e sabe o tempo médio em que poderia fazer suas compras, tudo bem,só acho que em busca de melhora e aprimoramento se busca fazer o que está ao alcance, e aí,surgem as críticas(que é a melhor maneira de aperfeiçoar o trabalho disponível pois, é com críticas que o ser humano busca se corrigir.
rita viana


Discussão
e-d-s
23/11/06 às 15:14

legal...


Discussão
Gláucia Maciel Garcia
30/11/06 às 17:48

Eu, gostaria de saber como eu fasso para deixar o meu curriculo nesta empresa.


Discussão
myrla
05/12/06 às 16:08

Adorei o seu trabalho, as qustões que vc discute aqui são bem pertinentes. Tava querendo uns kibes e acabei achando esse site...rs.


Discussão
camilo
13/03/07 às 20:54

interessante... comprei de você a um tempo atraz o CD, porque não esperei? o que é conveniente? interessante... injusto para quem comprou... mas enfim, esse é o mundo onde vivemos ^^


Discussão
Frederick van Amstel
13/03/07 às 23:34

Na época em que lancei (2005) eu não poderia disponibilizá-lo porque meu servidor não ia aguentar. Também não tinha descobrido um jeito de compactar o vídeo para um tamanho razoável. O CD não era pra obter lucro, pois o preço era irrisório. Foi a única forma que encontrei pra distribuir satisfatoriamente.


Discussão
Wilson Iwano
14/03/07 às 00:11

Cara, gostei muito dessa análise.
Infelizmente aqui em Campo Grande-MS ainda não tem esse serviço de entregas do Mc... e Habibs, nem loja real tem!

Lendo os comentários, vi que esse post era antigo. Tentei ver de que ano era, mas tanto no post quanto nos comentários, não aparece o ano. Talvez o ano não seja necessário sempre, mas de vez em quando faz falta.

Valeu!


Discussão
Diego
14/03/07 às 16:26

Agradeço você ter disponibilizado o vídeo completo, já havia assistido faz um tempo a amostra gratis...

Vejo sempre o lado bom... é necessário para nós que construímos sites aprendermos com os nosso erros.


Discussão
Samuel Simões
15/03/07 às 14:39

A abordagem na usabildide destes delivery's ficou ótima e completa, até mesmo fazendo uma pequena entrevista com o entregador do Habibis.

Detalhe para o que ele falou.

Se ele não chegar a tempo quem paga o lanche é ele, isso eu acho um absurdo pois você trata de vidas que podem ser perdidas devida a pressa.

Parabéns pelo vídeo.


Discussão
Zehh
15/03/07 às 17:42

Freed, ficou muito bom esse vídeo, parabéns.


Discussão
Guilherme Rambo
15/03/07 às 21:59

Vídeo simplesmente perfeito. Cheguei a ficar revoltado vendo erros gravíssimos que até eu que naum sou um profissional da usabilidade saberia resolver facilmente.

Parabéns


Discussão
Gustavo Krause
20/03/07 às 02:35

Muito legal o video, o tempo aqui passo muito rapido vendo esse video, foi bem discontraido.

Acho q alem dos texto e do podcast vc poderia ampliar seu blog para tipo de um "videoblog", certeza que teria muito mais acesso ainda.


Discussão
Frederick van Amstel
20/03/07 às 16:51

O mais impressionante é que, depois de mais de um ano de publicada esta análise, os sites continuam com o s mesmos problemas. O do McEntrega não mudou nada. O do Habibs mudou esteticamente, mas a estrutura de interação é a mesma.


Discussão
arleson
23/03/07 às 10:20

qndo uma pessoa vai fazer uma analise ,com o pensamento egativo sobre tal site ,coloca ehm risco a analise,foi isso q vc fez,no momento q usa o om sarcastico percebe q vc naum deseja analizar mas sim deterior a imagem do site,nao gosto muito de mc donalds,mas o problema eh k c fosse feita analise sem ter uma intenção negativa no seu inconsciente,a analise seria mais concreta,por isso nau gostei dessa analise!!


Discussão
Frederick van Amstel
23/03/07 às 10:36

Toda análise é parcial. Alguns analistas tentam se encher de aparatos mirabolantes para parecer que estão fazendo algo científico, mas não passam de artifícios de retórica para legitimar seu discurso.

Prefiro ser sincero e deixar claro de que se trata de uma análise parcial do que apresentar relatórios extensos contendo estatísticas "imparciais", com opiniões de usuários "imparciais", com comentários "imparciais" e tudo o mais que pessoas inocentes podem acreditar que sejam imparciais.

A função deste vídeo não é tanto documentar a análise de usabilidade, mas sim transmitir algum conhecimento e sensibilizar a audiência para a importância do assunto.


Discussão
camilo
24/03/07 às 11:40

bom, refleti um pouco e percebi: tá, comprei o CD e agora ele é free, mas calma lah! Eu sou leitor assiduo do seu blog e não tinha o hábito de clicar nos adsenses pra ajudar a comunidade blogueira. Então, na verdade quando eu comprei esse CD na verdade estava agregando material à minha pessoa. enfim... obrigado pelo post, mesmo porque, o CD tem os extras, que vocês, meros mortais que não compraram o CD não possuem. hauhauhauhauhahauhau

brincadeiras à parte, esse vídeo é muito bom mesmo, da uma bela ideia do que é analizar a usabilidade de um sistema.

abraço


Discussão
Emanuel Felipe
24/03/07 às 12:14

O vídeo ficou muito bom, parabéns...

Curiosamente o assisti pouco depois de terminar a leitura de "Não me faça pensar" do Steve Krug, o que foi ótimo para reforçar um pouco do que é ensinado no livro.


Discussão
Rochester
27/03/07 às 05:01

Desde que vi o post tava de olho no cd... mas agora me poupou trabalho :D

pra falar a verdade tinha até esquecido dele :P

ótema analise, mas deu fome agora.

=D


Discussão
Pablo Karzin
12/04/07 às 22:56

Com certeza são horríveis, mas tenho uma coisa a dizer para a defesa do HABIBS. No site deles, na hora de preencher o formulário, vc diz que não existe uma explicação para dizer que os asteriscos são campos OBRIGATÓRIOS, quando na verdade ela está lá, embaixo do gênio!
heheh !

é verdade !


Discussão
Frederick van Amstel
13/04/07 às 00:24

Bem observado, Pablo. Não tinha visto.

Utilizaram as melhores técnicas para tornar informações invisíveis ao usuário:

- aproximar o texto de uma imagem que não tem nenhuma ligação com o texto
- disponibilizar o texto abaixo da primeira tela de rolagem
- colocar uma instrução longe do local a que ela se refere


Se tivessem incluído essa instrução dentro da caixa cinza do formulário, certamente eu teria visto.


Discussão
Moracy Milan
17/09/07 às 11:05

Descobri porque o Site do Habibs é tão ruim.

Porque eles forçam Vc. a fazer o pedido por
telefone e se entregam errado, Vc. tem que
engolir aquilo que eles te mandam.
meu pedido 245980. veio errado e simplesmente
não tenho para quem reclamar porque o pedido foi feito verbalmente via fone. e eles alegam que foi aquilo que eu pedi e ponto final.
Conclusão mandei eles para aquele lugar e o atendente que era crente ainda quiz me pregar sermão, desligou o fone naminha cara e depois, teve o atrevimento de ligar para minha casa para me pregar um sermão. e disse que eu estava nervoso.
Habibs nunca mais.


Discussão
Everton
18/09/10 às 18:05

Sei que o post é antigo, e por isso vou lá agora no site deles ver se resolveram este "probleminha"..rs.

Parabéns pelo vídeo, informativo ao mesmo tempo que me fez rir bastante.





Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato