Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Porque prefiro contrastes suaves

Porque já estou cansado de tomar soco no olho! Navego há anos e cada vez que abro um site com o fundo vermelho, sinto minha retina queimar um pouco mais. Incomoda. Isso sem falar nos efeitos subjetivos de cores quentes: "Alaaarmeeee! Vai, olha pra cá... vem, vem... Ei! Agora olha pra cá! Não, pra mim, olha pra mim." Vermelhos e laranjas soam como gritos pra mim.

Peguei um job espinhoso. Preciso fazer um design que "seja bem colorido, com movimento, que encha os olhos e simples". Simples??? Acho que meu cliente não sabe direito o que quer, mas vamos lá. A cor da logo é azul escuro. O cliente gosta de azul. Ok, mas ele quer contraste então vou ter que usar o laranja. A direção de arte disse que ainda dá pra jogar um amarelo também. Não parece nada complicado não é mesmo?

O grande problema é que quanto mais cores, mais difícil de estabelecer uma hierarquia visual, tentar delimitar uma ordem de leitura para o usuário. Estabelecer hierarquia por posicionamento é fácil: o mais importante em cima e do lado esquerdo. Por tamanho também: maior e menor. Adicionando cor, as possibilidades aumentam demais. hierarquia1.jpghierarquia2.jpg Exemplo: tenho uma caixa com cor de menor luminosidade, maior e na parte de cima, porém tenho uma outra com cor com maior luminosidade, pequena e na parte de baixo. Qual chama mais a atenção? É de ficar maluco.

Na Web, temos mais um agravante quando o site é baseado em texto, informativo. É preciso socar o máximo possível de informação igual como num jornal. Você já viu um jornal cheio de informação e cores fortes? Os sensacionalistas usam cores fortes, mas em compensação colocam menos informação, investem mais em fotos e texto grande. É por isso que a maioria dos websites bem desenhados não tem contrastes fortes.

Estou desabafando porque o layout está ficando uma "zona" como disse um amigo meu (estou usando Flash só pra prototipar, o final vai ser HTML com uma boa dose de CSS).


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 12/02/2004

Palavras-chave

contraste    cores    layout    clientes    contrastes    

Opções



Comentários

Discussão
Carolina Antunes
13/02/04 às 09:38

"Crientes".. quem entende eles??


Discussão
Guilherme - Curitiba
13/02/04 às 10:46

Oi Frederick. Achei bem confuso mesmo. Em 800x600 tudo é grande e com as cores fortes pesa.
Uma sugestão seria tentar separar/mudar o esquema de cores do menu. Se separar melhor(talvez contraste, deixar somente os "O QUE Fabricamos","COMO Fabricamos,..." com o fundo azul ou laranja) as divisões do menu ajudem. Mas essa é só a opinião de um ignorante e se o layout tivesse menos contraste não haveria necessidade.


Discussão
M16
13/02/04 às 11:12

Caralho, que zona da porra, eh dakeles layouts em q vc olha e c sente confuso e perdido. A primeira coisa q veio na minha cabeca foi: "Saia desse site". Está realmente MUITO baguncado! O pior é que a culpa nao eh sua.


Discussão
André
17/05/05 às 13:01

Me referindo ao título do post eu diria que tudo depende do projeto. Vão ter vezes em que você é praticamente obrigado a usar contrastes "machucantes de olhos" para conseguir o resultado esperado.

IMPACTO!
Tudo bem, bom senso é a palavra em questão nessas horas, por favor.

Agora, o site da pringles... pelamor de deus ein. Aspirina, por favor.


Discussão
Isis Queiroz
07/08/05 às 15:16

Acho que tem sido assim mesmo. O pior é que nós pagamos pela ignorância do cliente. Eles sempre querem exageros. Quando se faz um site harmonioso, mesmo com a "explicação" técnica do porquê, sempre acabamos fazendo uma zorra para publicar na Net porque eles não entendem e ainda exigem o mal gosto total e insurportável deles. E quando não há visitas às páginas não sabem porque. Mesmo se colocarem informação ninguém aguenta. Pior ainda é ficar a culpa pro Web Designer. RSRSRS


Discussão
luana andrade
18/06/07 às 14:20

Quero um exemplo de texto informativo para mim colocar no meu trabalho


Discussão
Rafael Baialuna
18/06/07 às 17:53

Eu concordo, não que os contrastes deste sejam tão suaves assim, rs!




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato