Usabilidoido: Menu Principal

English Website


No limite entre inspiração e cópia

Existem duas formas de se proteger contra o plágio. Uma é registrando a expressão de uma idéia através dos direitos autorais e a outra é registrando a prática da idéia através de uma patente. Acho que orkut não tem nenhum dos dois (escrevo assim para não chover gente pedindo convite), mas encontrei hoje uma meia-cópia dele: o Gazzag, feito por brasileiros.

Tá certo que os bugs frequentes e a lentidão do orkut são frustrantes, tanto que desisti de acessá-lo a não ser as comunidades de Usabilidade e AI. Também o descaso em não traduzirem para o português mesmo os brasileiros representando 63% dos usuários é frustrante. Porém, isso não justifica fazer uma cópia do serviço sem esses e outros defeitos.

O nome não é parecido, mas também é uma palavra curta e nonsense. A idéia de rede social também não é nova. Se fosse só isso, tudo bem, mas vejam essa sequência de screenshots:

orkut: Comunidade Freelancers Web

Gazzag: Comunidade Eu Odeio o Orkut

Mesmas idéias, mesmas funcionalidades, mesma disposição das informações, mesmos rótulos. Só muda no design gráfico, que é bem mais limpo, por sinal. E não é só essa tela. Quase tudo é assim, focinho do orkut.

Imagino que o serviço tenha nascido da vontade de fazer algo no estilo mas melhor do que o orkut, porém, não precisava ser tão "no estilo". Aliás, nem foi o tal engenheiro do Google que criou a idéia. Antes dele, já existia o Friendster com bastante destaque nos Estados Unidos. Ao invés de copiar o que já existia, o pessoal do Google fez melhor, muito melhor, por isso fizeram sucesso. Criaram novas funcionalides e, principalmente, deram uma roupagem muito mais atrativa e emocional que a do Friendster (veja os screenshots dele nesta apresentação).

Infelizmente, esse tom emocional não está presente no Gazzag, que tem um ar um tanto quanto anti-séptico por causa do excesso de branco e do cinza. Os ícones e botões coloridos salvam um pouco, mas o que mais me faz falta é o bom-humor da interface do orkut. Veja nas telas de edição do perfil:

Editar perfil no O-r-h-u-t

Editar perfil no Gazzag

"Descrição do corpo"? Não sei se é implicância minhas, mas esse rótulo trata a pessoa como objeto? Melhor seria "Descreva como você se parece" ou algo do gênero. Vamos com calma nessa objetivação, minha gente, senão daqui a pouco teremos um ícone de uma caminhonete onde se arrastam amigos pra comer feijão na chácara do vô. Não é assim que funciona no mundo real, não é assim que vai funcionar no mundo virtual.

Não posso dizer que não houve melhorias no Gazzag, mas ainda são poucas. A que eu achei mais legal parou de funcionar há alguns minutos (ou eu delirei):

Exibir perfil do Gazzag

Nessa tela o clique lá nas quase abas revelava o conteúdo abaixo instantaneamente, porque era feito por Javascript. Não sei porque mudaram, acho que talvez essa área (urg) cinza seja algum bug de css. Agora o clique nas quase abas leva à uma seção mais abaixo na mesma tela (âncora), solução muito pior porque leva à desorientação.

Outro ponto forte é o menu principal de navegação, reclamação antiga do pessoal do orkut:

Menu de navegação principal no Gazzag

Posição atual bem marcada, informações melhores distribuídas, rótulos precisos. Mesmo assim, não consegui encontrar a lista de espera por aprovação, nem uma busca de amigos por nome. Saber se meus amigos já estão lá é crucial para decidir se uso o serviço ou não.

Sei que o plágio não foi de má intenção. O usuário gosta quando encontra algo familiar, que já sabe usar, mas se tudo for tão igual, ficamos na mesmice, não há evolução. O outro post de hoje fala um pouco sobre isso.

Vale a menção de que, assim como orkut, o site é gratuito e não tem propaganda (ainda). Por isso, não podemos reclamar demais. Se alguém quiser convite pra essa nova rede, pode me mandar um email que eu adiciono os 20 primeiros que chegarem. Depois ignorarei completamente os pedidos. Ah, se vocês esperam que vão ficar livres dos "bad donuts" do orkut, estão enganados. Apesar da velocidade ser muito maior (tableless, é claro), ainda há vários bugs a serem consertados, mas pelo entusiasmo do Antonio devem desparecer logo.

Mensagem de erro desconhecido no Gazzag

O mais gozado de tudo isso é que o Gazzag não clama propriedade sobre as informações lá contidas, mas o orkut sim. Aliás, não entendi essa. Será que o Google quer ganhar em cima da descoberta da pedra filosofal quando alguém o fizer dentro do orkut? Ponto pros gazzagueiros.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 28/12/2004

Palavras-chave

comunidade    plágio    orkut    gazzag    

Opções



Comentários

Discussão
Antonio Santos
28/12/04 às 15:16

Muito bom seu texto Fred! Encaro suas criticas da maneira mais contrutiva possível, pq realmente estamos começando no Gazzag e temos como melhorar muito. Achamos que seria interessante reduzir a curva de aprendizado utilizando modelos consagrados de navegação deste tipo de sites (orkut, tickle, kibop, faces, circles, friendaster, myspace, etc)... Com o tempo e com as novas ferramentas devemos mesmo criar uma cara mais própria. Seu testo está sendo lido pelos outros membros da equipe e vamos conversar sobre isto com certeza. Agradecemos no duro a tua ajuda.

Aproveito pra te convidar pra comunidade de sugestões que criamos no Gazzag e onde ouvimos o q têm pra dizer os usuários. Vamos respondê-los todos e aprovitar ao máximo as dicas.

E aproveito também pra te contar uma historinha que uma vez o Guilherme Pereira me contou quando estava encarando da pior maneira possível uma crítica que recebi: Quando os japoneses começaram a copiar os carros americanos, parecia que seria apenas isso: cópia. Com o tempo, alguns ajustes aqui, mudanças conceituais ali, muito trabalho e vontade, os japoneses revolucionaram o mercado automotivo!

Não tenha dúvida: eu continuo entusiasmado.


Discussão
Humberto
28/12/04 às 15:54

"O mais gozado de tudo isso é que o Gazzag não clama propriedade sobre as informações lá contidas, mas o O-r-k-u-t sim. Aliás, não entendi essa. Será que o Google quer ganhar em cima da descoberta da pedra filosofal quando alguém o fizer dentro do O-r-k-u-t? Ponto pros gazzagueiros."

Essa é uma visão importante, aquilo que voce disse não é seu, é propriedade do o-r-k-u-t, então eles podem fazer o que quiser com as informações que estão lá, podem pesquisar, criar estatiticas, alterar, publicar etc... Sem pedir permissão ao verdadeiro dono.


Discussão
Rodrigo Feitosa
01/01/05 às 16:54

Fred,

O Gazzag não é o único brasileiro 'networking-site-o_r_k_u_t-like', existe também o "um grau" , que passou por um redesign recentemente e na minha opinião ficou menos interessante e funcional do que o layout original. A estrutura de 'amigos' e 'comunidades' também é bastante semelhante aos dois protagonistas do seu post. A velocidade é boa mas ele não envia notificações ao seu email, algo do tipo 'você tem que visitar o site sempre para saber das novas mensagens', um erro gravíssimo tanto no ponto de vista da usabilidade e do relacionamento com o usuário do serviço (cliente).

Saudações


Discussão
Rodrigo
01/01/05 às 20:44

É realmente incrível que ainda não tenham traduzido uma só linha do orkut para o português, isto é, mais do que uma falta de respeito pelos usuários, uma falta de inteligência e de visão do pessoal do Google. E tem, ainda por cima, aqueles malditos erros.

Vou acabar criando uma comunidade no orkut para distribuir convites para o Gazzag.

Aliás se alguém tiver um convite para o Gazzag, pode mandar!


Discussão
Charles
04/01/05 às 13:02

Ai Fred gosto muito de ler suas matérias, sempre valem a pena.

Se possivel me envie um convite do gazzag

See you later!!!


Discussão
Carolina
04/01/05 às 14:18

Olá Fred!
O que você fala sobre o Orkut é realmente verdade, tanto que estou desisindo de acessá-lo.
Gostaria de conhecer o gazzag, será que pode me mandar um convite?
Abraços.


Discussão
Tulio Faria
05/01/05 às 17:09

Aê Fred,

na minha opinião o problema do Orkut, pode vir a acontecer com os outros também...

Se levarmos em consideração que o Orkut tem 3.414.138 usuarios (pelo menos é o q o orkut diz)...

Bom, Gazzag, NetQI e outros tem bem menos usuários... o que os deixa mais rápidos...


Discussão
Antonio
05/01/05 às 20:21

Bom, se fosse questão de quantidade de usuário meu caro Túlio, o Google seria a busca mais lenta e não a mais rápida e o Yahoo demoraria anos pra abrir. Vários sites pelo mundo tem muito mais gente usando. A questã oié projetar a coisa escalavel pra suportar crescimento. Ou ainda investir o dinheiro necessário para o equipamento.

Bom, o Orkut não tem modelo de negócio ainda, sem banner nem planos premium então investir no equipamento por enquanto é prejuízo. Além disso, é objeto de ação judicial por plágio.

Curioso isso... quem copia quem? Veja no link abaixo http://www.wired.com/news/business/0,1367,64046,00.html?tw=rss.BIZ


Discussão
Rodrigo Feitosa
10/01/05 às 11:58

Recebi o convite hoje: http://www.beltrano.com.br, mais um 'networking-site-o_r_k_u_t-like' brasileiro, pelo visto vai virar praga.
Como diferenciais podemos conversar via áudio como nossos amigos, saber se eles estão online e mandar mensagens de texto instantâneas, algo assim o_r_k_u_t + instant messenger's.

Sds


Discussão
Flávia Prada
10/01/05 às 16:16

Gostaria de ser convidada para o Gazzag.
Como eu faço.
Alguem pode entrar em contato comigo.
Pelo e-mail [email protected] .com .
Aguardo resposta de alguem.


Discussão
Flávia Prada
10/01/05 às 16:16

Gostaria de ser convidada para o Gazzag.
Como eu faço.
Alguem pode entrar em contato comigo.
Pelo e-mail [email protected] .com .
Aguardo resposta de alguem.


Discussão
Renato
10/01/05 às 21:07

Pode favor, me mandem um convite!!


Discussão
Renato
11/01/05 às 17:54

Acabei de receber um convite ao Gazzag. Entretanto vou comentar sobre o Orkut.

O orkut é um dos sites mais intuitivos já criados. Apresenta boa usabilidade, tanto para usuários novos como para experientes. Sua combinação de cores é extremamente amigável (embora considerada feia por alguns), capaz de passar a sensação de conforto, como se você estivesse em "casa". E esse vínculo com o "cliente" é o mais importante. (O cliente deve viver o produto, nao usar o produto).

Devo dizer que, desculpem, o gazzag ainda não tem esse ponto sutil em seu design, embora tenha inspirado a arquitetura no Orkut.

Até minha empregada que só sabe dizer "Good night" conseguiu rapidamente se adaptar ao Orkut. Imagine se ele fosse em portugues.

Criticar o Orkut pela falta de foco e erros de servidor é certo. Mas isso não tira o tornam "uma merda" como muitos gostam de dizer.


Discussão
Renato
11/01/05 às 18:00

Rodrigo Feitosa , pode me mandar um convite ao Beltrano?


Discussão
Rodrigo Feitosa
12/01/05 às 01:42

Com certeza Renato


Discussão
Simone
13/01/05 às 13:10

Fala galera!!

Estou querendo fazer parte do Gazza.

Será que alguém pode me mendar um convite?

Beijos,

simone.


Discussão
Danniel
13/01/05 às 15:44

Olá Rodrigo, gostaria de um convite para o Beltrano, e à proprósito, quem quiser convite para o Gazzag ou Orkut é só mandar um email pra mim ok?


Discussão
Fabiano Cruz
13/01/05 às 18:21

Concordo que existe estas empreitadas das redes de comunidades, mas só em pensar que terei que responder formulários intermináveis de perfil, mais sites para acessar... Cansa

Acredito que não sou o único que não está interessado em querer tentar usar vários para se comunicar com amigos e profissionais em prol de alguma troca de conhecimento/contato.

Portanto a proposta de Gazzag, NetQi e outros são ótimas, mas se inventarem algum agregador das redes de relacionamento, serei o primeiro a baixar ou a utilizá-lo. :)


Discussão
Fred
13/01/05 às 18:36

Concordo contigo Fabiano, isso tudo ainda dá muito trabalho. Aliás, diminuí muito meu uso no O-R-K-U-T quando percebi que não era muito prático ter que acessar cada vez uma comunidade só pra ver se alguém tinha respondido minha mensagem. Só nisso iam 4 cliques.

Porém, hoje me deparei com uma funcionalidade muito legal no Gazzag: convide seus amigos do o-r-k-u-t para ingressarem na rede. Duvidei, mas funcionou. Acho que não é o caso de um agregador, mas sim uma concorrência que vencerá o mais forte, ou melhor, o mais usável.

Duvido muito que o o-r-k-u-t perderá para ao gazzag a não ser que este procure modelos de interação melhores. Solucionar o problema do bad-server é muito pouco para valer à pena a migração.


Discussão
Carol
15/01/05 às 23:48

Eu axo q vai ser legal...
Mas podia ser mais original...mais "brasileiro" sei la...eh que eh stranho uma copia...
mas eu vou querer entrar...jah pedi para q uma conhecida me convide...
flw...


Discussão
Sil
17/01/05 às 12:35

Alguém manda um convite do Beltrano pra mim????
[email protected]

Pleeeeeeeeeeease

Silvia


Discussão
Sonia
19/01/05 às 14:16

Alguém me convide p/ o Beltrano???

Bjs.


Discussão
joao
20/01/05 às 19:53

por favor, gostaria de receber um convite para o BELTRANO.COM.BR, muito obrigado....meu email é [email protected]


Discussão
Alice
21/01/05 às 14:05

Gostaria de ser convidada para o Beltrano. Nao tenho nenhum amigo la entao estou apelando para alguma alma gentil. :)

beijos
Alice


Discussão
Otávio
21/01/05 às 14:23

Você conhece outro site tipo ORKUT, além do NETQI, BELTRANO e GAZZAG...

Se conhecerem, mande-me convite [email protected]

Obrigado.


Discussão
Getulio
23/01/05 às 12:51

Uso o Orkut a meses e nunca me interessei por outro site, ja fui convidado para o Gazzag e primeiro grau, mas da ultima vez que fui me cadastrar no gazzag a pagina estava fora do ar. Então desisti e não tentarei novamente.

Porém fiquei sabendo do Beltrano e que já possui 200 mil usuario no 1a mês, desta forma gostaria de conhecer este site. Alguém poderia me enviar um convite para este site ?

Eu agradeceria bastante.

Obrigado,

Getulio
[email protected]


Discussão
Danniel Macedo
24/01/05 às 16:14

Também estou no aguardo de um convite para o Beltrano.


Discussão
Douglas
25/01/05 às 01:00

ei alguem tem um convite do beltrano?
passa pra mim


Discussão
José Roberto
25/01/05 às 14:27

Também gostaria de receber um convite para o Beltrano. Enviem por favor para [email protected]

José Roberto
Belém - PA


Discussão
Badeko
25/01/05 às 15:23

Gostaria de um convite para ingressar no www.beltrano.com.br

Badeko

[email protected]


Discussão
Luisa
26/01/05 às 01:20

Oi gostei dos seus textos e comentários sobre o orkut!
è verdade isso atrapalha tanta coisa!
Bem naum te conheco mais acabei me enteressando por esse site !
Sera q vc poderia me enviar um convite?
lulu


Discussão
Edu
26/01/05 às 01:39

Olá,
Achei o GAZZAG interessante e gostaria de fazer parte dessa comunidade, pode me enviar um convite?

Um abraço.

EDU


Discussão
ricardo
26/01/05 às 02:15

Esse pessoal é idiota?
Porra, o cara falou que não ia mandar convite.


Discussão
Rodrigo
26/01/05 às 20:05

Quero um favor seu, receber um convite para o gazzag. meu e-mail: [email protected] aguardo resposta


Discussão
Hendrik
27/01/05 às 11:39

Alguem me convida para o beltrano?

Valeu!!!


Discussão
Aline Rosa Lima
29/01/05 às 22:59

me manda um convite gazzag


Discussão
marcia
31/01/05 às 01:56

adorei tudo isso e vc tem razão.. adoraria recebr um convite será q vc ou alguém poderia me mandar? obrigada.. márcia


Discussão
Fabrício Mendonça
02/02/05 às 09:39

Eu estou usando gazzag há algum tempo já, e o problema do bad server está se tornando cada vez mais frequente nesse site (pelo menos comigo)... acho que um ponto interessante do gazzag eh por ser tableless, o que o deixa um bocado mais "rápido"... Mas pelo o que estou vendo esse tópico perdeu o foco de discorrer sobre um assunto interessante para virar ponto de convite hahaha( desculpa ae gente, mas eu tive que falar)...


Discussão
Guilherme
03/02/05 às 04:06

Por favor...eu ja estou tentando receber um convite pra fazer orkut ha muito tempo e naum consigo...por favor...me mande um convite alguem...


Discussão
fernando
20/03/05 às 14:24

gostaria de ser convidado para o beltrano!!!!!!!

por favor se tiver alguém humilde me convide


meu e-mail eh


[email protected]

desde já agradeço


Discussão
Fred
20/03/05 às 21:31

Essa conversa já perdeu o rumo original. Os convites do Gazzag que eu prometi já enviei. Fecho os comentários porque esse blog não é porta da esperança. Vão pedir convite pro Silvio Santos.




Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato