Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Engenharia de Usabilidade

Recebi a monografia da leitora Tissiane Quevedo sobre uma pesquisa feita com as páginas iniciais dos websites de três universidades catarinenses, seguindo os parâmetros da Engenharia da Usabilidade. Soa familiar não? Tem tanto a ver com meu Trabalho de Conclusão de Curso que aproveitei e já citei na versão final.

O grande mérito do trabalho dela é dar uma visão bastante ampla para uma monografia sobre a Engenharia de Usabilidade, disciplinas que foca na análise e solução de problemas de usabilidade. Em primeio lugar ela conceitua Usabilidade e Ergonomia, em segundo levanta recomendações para designs usáveis provenientes de diversos autores (muito bem resumidas, recomendo), em terceiro aplica testes com usuários e quantifica resultados precisos e, afinal, faz recomendações específicas ao que pode ser mudado aos websites para melhorarem. É isso aí que faz um Engenheiro de Usabilidade (também chamado de Analista de Usabilidade).

Usabilidade de Interfaces Universitárias na Web: Interações Homem-computador [PDF - 2.8MB - 149 páginas]


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 17/12/2004

Palavras-chave

engenharia    usabilidade    análise    teste    avaliação    heurística    

Opções



Comentários

Discussão
Alan
23/02/05 às 14:55

Ae gostei mto do seu site.
pretendo sempre voltar e se possível contribuir com algum conteudo, gostei mto do material disponivel p/download.


Discussão
maycon
26/02/05 às 18:46

A principio achei q o material seria mais útil, porém ao ler, a impressão que tive é de que autora não tem nenhum conhecimento sobre nada que cita e fica numa posição de repórter em que estudou um pouco sobre as teorias de usabilidade de interfaces e noticia sobre o assunto para pessoas leigas de forma totalmente descritiva. Não sei se a culpa é dela, talvez tenha conseguido boas notas com o trabalho, só achei que o material está exposto para o público errado. Resumindo, seria mais útil se o material fosse feito por alguém que realmente praticou o que está escrevendo.
Não me leve a mal, mas cuidado ao publicar um material como esse no seu site caso queira que ele continue com boa usabilidade.


Discussão
Fred
05/04/05 às 22:24

Maycon, esse é um dos estilos de escrita acadêmica. O objetivo é deixar tudo muito claro para não obscurecer o resultado da pesquisa, por isso é tudo tão explicadinho.

Acho melhor esse estilo do que aqueles que preferem encher linguiça com um monte de citações e palavras difíceis.

Dá uma olhada em alguns artigos acadêmicos pela Web que você vai perceber bem o que estou dizendo:

http://scholar.google.com/scholar?q=usabilidade&ie=UTF-8&oe=UTF-8&hl=en&btnG=Search

Eu, particularmente sou contra tudo isso. Como jornalista, tenho o compromisso de escrever de forma clara e objetiva, mas sem ser efadonho. De vez em quando, flexiono as regras gramaticais e acadêmicas e sou criticado por isso, porém acho que vale à pena pela maior acessibilidade do texto.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato