Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Dicas de Flash design

Já havia comentado que estava preparando uma lista de guidelines (diretrizes, recomendações, dicas) sobre design de interfaces com Flash. Pois bem, cá estão. Todo guru de usabilidade que se preze tem uma dessas, mas preferi fazer diferente. Não gosto muito do tom impositivo que elas acabam tendo. Pode não ser a intenção do guru que se baseia em pesquisas idôneas para elaborá-las, mas no final das contas elas se parecem mais com os 10 Mandamentos do Antigo Testamento.

Resolvi publicá-las no formato Wiki, justamente para amenizar esse efeito. O Wiki é um formato ideal para comunidades criarem documentos de forma colaborativa. Cada um pôe o seus dois centavos. Quaquer um pode alterar os textos, adicionar novas páginas, inserir links e etc, sem moderação direta. É um risco que se corre, mas pelos níveis das discussões aqui travadas nos últimos tempos, tenho a impressão de que já foi plantada a semente de uma comunidade de usabilidoidos. Vejamos se os brotos crescem e frutificam.

O que espero de você, é o seguinte: leia as dicas e reflita. Tá certo, meio certo ou errado? Corrija tudo o que achar errado. Mas, se você estiver errado, alguém vai te corrigir. Todas as alterações serão guardadas num histórico que pode ser consultado a qualquer momento.

Também espero que novas dicas sejam adicionadas, afinal, não fiz uma pesquisa extensiva o suficiente para abarcar todos os erros possíveis de Flash design.

Tá esperando o quê? Compartilhe suas dicas!

 


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 09/09/2004

Palavras-chave

dicas    guidelines    guideline    guia    recomendações    design    wiki    botão    link    

Opções



Comentários

Discussão
Guilherme - Curitiba
09/09/04 às 11:39

Boa idéia Frederick. Assim que puder participarei.


Discussão
Leandro M Ferreira
09/09/04 às 11:50

muito interessante esse wiki, não conhecia. fiz algumas adições com o que lembrei na hora.


Discussão
Joe
11/02/05 às 09:44

A diagramação é uma merda, esse site é confuso....e vc diz ser doido por usabilidade qual é? se enxerga arruma isto q vc entitulou com site, porem naum passa de um blog(zinho) metido a besta. Ah isso de mudar a cara do site é uma idéia mas batida q carne de 3ª. Fala sério c vc quer falar em dica de flash, ao mesmo faça um site a altura dos recursos oferecidos pelo programa..... Nada pessoal... mas caras como vc sujam o nome dos designer


Discussão
Wanderson
11/02/05 às 12:08

Olá Galera

Vi que os ânimos e o orgulho de alguns(sem menos rodeio, nosso amigo Joe, que diga de passagem, parece nome de cangurú) foram aflorados.

Bom, sou novo por aqui, mas como em toda comunidade, conheço alguns amigos em comum com o Fred, como o Albuca e o Saura. Nomes respeitados e conhecidos não só no Brasil como também fora. Disse à eles que vi o nome dos mesmos nesta belo site. Unanimemente comentaram a importância desse tipo de ferramenta. Aliás, toda iniciativa voluntária que tem por objetivo o enriquecimento de qualquer grupo(profissional, cultural ou qualquer que seja) é digna de elogios, mesmo que tais ações não incluem diretamente alguns desinformados.
Não quero defender ninguém ou fazer nenhum flame por interesse algum, mesmo porque não conheço o Fred como muito menos o vi alguma vez. Mas fico triste e inconformado de como existem pessoas que perdem o seu tempo valiosíssimo(nesse caso cabe a máxima dos que não tem nada para fazer) para dar comentários esdrúxulos, que não acrescentam em nada a ninguém e nem a si mesma. Sei que também agora estou perdendo meu tempo, refutando um comentário imbecil de nosso amigo "Joe, o canguru". Poderia estar utilizando melhor meu tempo agora, fazendo algo mais interessante como participar da reunião de síndico do meu condomínio, ver teletubies ou fazendo qualquer coisa ínfima, do que dar atenção para comentários como esses.
Se nosso amigo canguru prestar atenção, nosso amigo Fred não é DESIGNER ou qualquer coisa que você se intitula ser, e sim estuda jornalismo. Se o layout do cara está ruim, ou se a cara do site muda ou não, não importa.
Antes de ver essas picuinhas, preste atenção ao conteúdo, ou você também é do modismo brasileiro, que só saber ver bunda e peito grande?
Como uma pessoa, que não sabe nem se portar, que não possuí nenhuma conduta e respeito por um profissional e pelos que lêem suas matérias pode vir falar e criticar o trabalho de alguém. Amigo, você é que suja o nome ou o título dos designer, aliás, não só de um grupo de profissionais, mas como de todos que se dizem humanos.

Depois do desabafo...

Quero externar meus agradecimentos ao Fred e a todos colegas SÉRIOS que postam suas idéias e opiniões de formas respeitosas e engrandecedoras. Sempre fui apaixonado por usabilidade. Na facul, meu TCC girou em torno desse tema, mas até então, achava que só eu e o Nielsen se interessavam por usabilidade. Preferi, na época, criar meus próprios conceitos e métodos, baseados em Nielsen. Isso foi muito bom, pois até hoje, no meu atual trabalho, uso esses métodos no desenvolvimento de todos os softwares e sistemas aqui implementados, aliás, consegui esse trabalho devido a uma idéia proposta baseada em usabilidade. Na época da facul, achava o Nielsen um gênio, como ainda o acho, mas descobri, através desse belo site, que o mundo é bem maior do que apenas uma opinião e um conceito.
Hoje, meu trabalho se resume em 50% implementando usabilidade e outros 50% criando e usando novos conceitos, como o atual que estou criando “Usabilidade na Análise de Sistemas”.
Não preciso defender o Fred, pois como disse um sábio há uns 2.000 anos atrás, “suas ações te mostrarão que sorte de pessoa você é”.
Continue assim Fred, mostrando esse espírito voluntário, de colaborar, não só aqui nesse site, como em muitas outras matérias que escreve(já muitas no webinsider e flash masters) para o enriquecimento de todos os profissionais brasileiros, inclusive os DESIGNERS


Discussão
Fred
11/02/05 às 19:56

Puxa Wanderson, fiquei tocado pela sua mensagem. Quem é esperto sabe a diferença entre puxa-saquismo e reconhecimento. É graças a este último que estou sempre por aqui.

Quando nosso trabalho é reconhecido, nos esforçamos para fazer melhor. Apesar de não ter formação em design, me esforçarei ao máximo para melhorar o design deste site, que julgo estar bastante inadequado por ora. Aguardem.


Discussão
Braúna
01/03/05 às 17:10

Tem uns caras por aí que decoraram a função das ferramentas de uns programas gráficos e enchem a boca de "Eu sou designer". Na verdade alguém que não tem sensibilidade para tirar os prós e contras de seja lá o que for, no caso o site do Fred, não passou ainda nem pelo primeiro estágio para ser um designer, que eu acho seria: o respeito pelo trabalho dos outros.


Discussão
Maikel Raphal
02/03/05 às 14:57

Fred, o q acontece? Não consigo acessar esse wikidicas... caio sempre em uma página com os dizeres:

Welcome to TWiki

* readme.txt
* license.txt
* TWikiDocumentation.html
* TWikiHistory.html

Note: These pages do not need to be accessible by http. Access http://your.server.com/your-cgi-bin/view/Main/WebHome after you install TWiki

Como faço pra acessá-los?

Valeu, e mais uma vez, parabéns pelos artigos!


Discussão
Fred
09/03/05 às 15:59

Pois é Maikel, depois da última migrada de hospedeiro, eu perdi o wiki antigo e não consegui mais rodar ele. Tentei instalar um outro, mas desisti. Ainda não temos um software simples como o Movable Type para o formato Wiki.


Discussão
rodrigo
09/05/05 às 11:31

Olá Galera!

Sou novato por aqui, mas gostei muito do site e dos comentários e etc...

Vi no comentário do WANDERSON que ele fez um TCC em torno de USABILIDADE.

To no 4º SI...ja estamos em Maio e eu ainda nem decidi o tema...

Lendo sobre os comentários a respeito de Usabilidade, achei interessante o assunto...

Se pudesse, por favor WANDERSON, me enviar o seu TCC eu ficaria muito feliz... pode deixar q nao farei uma copia como o meu TCC.

Outra coisa, na net, acho muito coisa sobre Usabilidade, mas gostaria de receber de vcs qualquer material sobre Usabilidade que vc tiverem...eu ficaria muito grato...em aprimorar meu conhecimento..
...ou mesmo sites q tiverem bons conteudos sobre USABILIDADE..

podem me enviar no e-mail

[email protected]

Valew


Discussão
Fred
09/05/05 às 13:01

Rodrigo, se você vai fazer um TCC, precisa de referências de livros principalmente. A Web tem muito conteúdo mesmo, mas está tudo muito fragmentado. Os livros ainda são essenciais pelo espaço que dão para desenvolver um argumento sistemático, analisando a problemática como um todo.

Aqui tenho algumas resenhas de livros sobre o assunto:

http://www.usabilidoido.com.br/cat_resenhas.html

Meu TCC não foi especificamente sobre usabilidade, mas foi um dos assuntos desenvolvidos. Veja na seção Pesquisa Acadêmica:

http://www.usabilidoido.com.br/cat_pesquisa_academica.html

Por fim, você pode encontrar mais artigos científicos sobre o assunto (tccs, dissertações e teses) no Google Scholar, um buscador especialiado nisso:

http://scholar.google.com/scholar?q=usabilidade&ie=UTF-8&oe=UTF-8&hl=en&btnG=Search

Bom estudo!


Discussão
rodrigo
09/05/05 às 15:33

Puxa....Fred...

Vai me ajudar bastante....

Não querendo abusar....eu estava agora vendo as ultimas matérias...vi sobre a semiótica...

Sabe q agora fiquei indeciso... em fazer o TCC sobre semiótica ou usabilidade... o que vc acha... tenho a meu ver q semiótica parece interessante e desconhecido de muitos... q daria um ótimo TCC pra apresentar depois, não?

O que vc tiver de Semiótica eu gostaria também....estou baixando algumas coisas que achei no site...mas pode me enviar oq vc tiver aí...

Valew...

Rodrigo


Discussão
Fred
09/05/05 às 23:35

Semiótica é um assunto que ainda precisa de muita exploração, é verdade. Estou pensando também em desenvolver esse assunto no Mestrado. Por enquanto, vou escrever um artigo para uma disciplina da graduação sobre semiótica aplicada a estruturas hierárquicas de informação e vamos ver no que dá.

Nesse caso, o material que disponho é o que coloco nesse blog e o Google Scholars, que já te passei o link. Pesquisa pelo assunto Engenharia Semiótica. Esse artigo resume bem a proposta:

http://scholar.google.com/scholar?hl=en&lr=&q=cache:oLjg_v6VhNYJ:www.led.br/~tissiani/arquivos/Congressos/Doutorado/pesquisas/the-semiotic-engineering_ok.pdf+semiotic+engineering

Se interessar o assunto, o site do grupo de estudos deles é esse:

http://www.serg.inf.puc-rio.br


Discussão
Cloves Menezes
14/12/05 às 00:33

Tem tanta gente que não faz nada pelo mercado.

E por que essas pessoas tem a cara de pau de criticar quem esta fazendo?

Sempre que posso, passo por aqui, e é um site que se caracteriza por uma coisa, longe dos sites LINDOS, funciona, ensina, é usável.

Meus parabéns Fred.

Joe? Nome de kanguru, essa foi ótima!


Discussão
Emanuel
14/12/05 às 22:47

Fred, o link http://www.usabilidoido.com.br/wikidicas/
esta quebrado...


Discussão
Flavio
15/12/05 às 09:57

Canguru Joe... parece nome de mascote de olimpíadas... realmente foi boa essa...

Respeito acima de tudo. Quer criticar, critique com respeito. O bom profissional sabe receber as críticas que são feitas de forma respeitosa, e as leva a sério. Pelo menos é o que eu acho.

Flavio


Discussão
maiara pereira
16/09/06 às 15:35

eu queRia sabeR se da pra mudaR a cOr de orkut
a cOr de fuNdO e se deR pra mudaR eu keRia sabeR cOmO

ObRigada


Discussão
Luis Henrique
03/12/06 às 10:36

Realmente o link abaixo está quebrado

http://www.usabilidoido.com.br/wikidicas/


Discussão
Adilson Rumão
30/11/07 às 12:46

Isso não tem nada de Flash....kd as dicas ????
isso me parece mais um blog mal feito..
não tem nada a ver com flash sinto muito, mas está muito ruim.


Discussão
John França
01/06/15 às 11:17

Eu não sei como vocês gastam energia com esses tipos que passam aqui pra fazer críticas infantis. No mínimo são adolescentes sem nada pra fazer.

Acesso esse site desde que me entendo por gente e sempre foi a principal fonte sobre usabilidade pra mim.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato