Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Convites para o Encontro Locaweb

Responsa uma pergunta sobre design participativo e seja meu convidado!

Encontro Locaweb

No Intercon 2006, promovi um concurso para levar um leitor como meu convidado para o evento. Levei o jovem Rochester Pedroso, que respondeu a pergunta sobre folcsonomia com a experiência de um veterano.

Esse ano vou estar no Encontro Locaweb, junto a meu amigo Élcio Ferreira, mais o pessoal do Google, da Microsoft e da Locaweb. O tema da minha palestra será Ajax e Design de Interação. O evento acontecerá em Porto Alegre (25/4), Curitiba (10/5), Rio de Janeiro (30/5) e São Paulo (12/6).

Dessa vez, o concurso é de 10 convites, válido para a cidade em que cada ganhador escolher. As 10 respostas mais bem explicadas para a pergunta abaixo deixadas até o dia 20/4 (sexta-feira) ganharão um convite. Os ganhadores serão contatados pelo email deixado no comentário e deverão realizar a inscrição no dia seguinte, 21/4 (sábado).

Como promover a participação ativa das pessoas na atividade projetual de criação e recriação de artefatos que mediam suas atividades do dia-a-dia?


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 17/04/2007

Palavras-chave

evento    participativo    cocriação    

Opções



Comentários

Discussão
Gustavo Krause
17/04/07 às 23:01

Buscando a interação com o grupo a partir de trabalhos e ações simples de forma a fomentar a inter-relação pessoal com os demais colegas. Dessa forma, a partir destes pequenos atos, poder-se criar um espírito participativo no ambiente.

Certamente que em um ambiente como este, haverá a potencialização das próprias atividades, que bem poderá corrigir defeitos específicos no processo de criação ou aprimorá-lo ainda mais, de forma que todo o grupo e não só o indivíduo tenha mais sucesso.


Discussão
Guilherme Bortoli
18/04/07 às 08:26

Envolver a equipe divulgando a idéia de colaboração é a forma ideal. Mas como fazer isso? Muitas pessoas tem um certo receio em dar a sua opinião, por vergonha, algum medo de dar uma bola fora ou apenas por decidir não entrar de cara com as idéias da empresa.
Assim podemos identificar que estamos falando em administração de pessoas e podemos recorrer a recursos já conhecidos.
O problema citado aqui é evidentemente a motivação da equipe. Para promover o trabalho dela em conjunto, podem ser utilizados alguns métodos onde as pessoas irão ao poucos se soltando, como o brainstorm. Dessa forma deve-se possuir um líder que puxe a participação das pessoas. Gradualmente cada um dos envolvidos irá tomar a liberdade e sentir a necessidade de compartilhar o seu conhecimento como resolução do problema levantado.
Obviamente essa é apenas um começo. Devem ser analisadas algumas metodologias onde integre a equipe toda em cada projeto. Uma boa prática é identificar equipes multi-disciplinares e delegar funções a cada uma. Explorando assim a integração entre os envolvidos.


Discussão
Luciano de Carvalho Bento
18/04/07 às 10:22

O importante é investir nas categorias de base.


Discussão
Raphael Rodrigues
18/04/07 às 11:05

É verdade, hoje ouvimos muito, lemos muito, muita informação, a obsolecência já está quase que programada em nossa "vida hi-tech"... Tudo isso fica mais nebuloso e um pouco mais difícil de chegarmos a uma solução simples quando vimos algumas estatísticas onde apenas nos é mostrado que do universo de 100% apenas em média 5% participam efetivamente de atividades que envolvam colaboração, por exemplo, 5% dos usuários do "supra-sumo do momento" Youtube publicam, ou seja tem 95% de "colaboradores" só assistindo, guardadas as propoções por mais que cheguemos a um nível de colaboração de 30/70 ou 40/60 dependendo do nível de seus usuários, ainda assim acho que a grande tirada vai ser conseguirmos dar algum "artefato mágico" que faça alcançarmos esses números naturalmente...


Discussão
Leanderson
18/04/07 às 12:20

Eu creio que a colaboração, seria a revolução tanto da humanidade, quanto pra internet. Creio também que se esse pensamento colaborativo entrasse de vez na concepção da galera que bloga, daríamos um passo a mais e quem sabe no futuro seriamos considerado a quarta mídia, ou seja, TV - Radio - Jornal - Blog

Talvez se nos organizacemos para um serviço colaborativo onde todos pudessem colocar e participar tanto com noticias, vídeos, audios, fotos entre outras coisas, seria uma mídia colaborativa e funcional, e quem sabe mudaríamos a forma de agir das mídias já existentes.


Discussão
Alisson Douglas
19/04/07 às 09:27

Penso que o grande meio de promover a maior participação é promover a curiosidade e a criatividade, atualmente a sociedade ruma para pensamentos condicionados com grande foco em produção e na atitude correta não na criativa, a necessidade e o instinto de curisidade de se perguntar contantemente para que servem determidos artfatos, fazem o sujeito ser instigado a novas invenções, invenções modernas criativas.

Contudo devemos promover em meios sociais e aproveitando-se do grande advento da internet, para instigar as pessoas a usar o seu senso de criação, questionamento, critica, para que possamos assim criar uma sociedade com pessoas mais criativas e com maior interação com o meio, tornando as pessoas mais ativas e colaborativas.

Porto Alegre- RS


Discussão
Alisson Douglas
19/04/07 às 09:37

Desculpe o transtorno mais o comentário de antes estava sem correções(terrivel), abaixo está corrigido se puderes apagar o anterior agradeço.

Penso que o grande meio de promover a maior participação é promover a curiosidade e a criatividade, atualmente a sociedade ruma para pensamentos condicionados com grande foco em produção e na atitude correta não na criativa, a necessidade e o instinto de curiosidade de se perguntar constantemente para que servem determinados artefatos, fazem o sujeito ser instigado a novas invenções, invenções modernas criativas.

Contudo devemos promover em meios sociais e aproveitando-se do grande advento da internet, para instigar as pessoas a usar o seu senso de criação, questionamento, crítica, para que possamos assim criar uma sociedade com pessoas mais criativas e com maior interação com o meio, tornando as pessoas mais ativas e corroborativas.

Porto Alegre - RS


Discussão
Tiago Souza
19/04/07 às 16:17

Buscar experiências que contemplassem a criatividade, a autonomia e a participação dos usuários com outros grupos, optando pelo estudo dos projetos de trabalho como uma metodologia, pelo fato de serem atividades que proporcionam uma reaproximação das atividades com a experiência de vida do usuário, propiciando assim momentos de interação, discussão e pesquisa.

A valorização da interação e da participação dos usuários promovem um contexto propício para a projeção de forma inteligente.

Rio de Janeiro - RJ


Discussão
Mariana Lima Scaliza
20/04/07 às 01:41

Promovemos a participação ativa dos usuários quando os encaramos como importantes colaboradores no projeto de re-design de um artefato.
A visão detalhada e especializada que um usuário pode fornecer sobre como necessita que uma ferramenta o ajude juntamente com o aprofundamento técnico dos designers constituem um método poderoso de desenvolvimento. Existem muitas técnicas para promover o design participativo, porém o princípio que deve nortear todas é a valorização do usuário, pois é ele quem vai utilizar com frequência o artefato e é ele quem sabe dizer quando este artefato atingiu sua forma ideal. Aplicando-se corretamente as técnicas, eles tendem a ser abertos, sentirem-se envolvidos e responsáveis pelo sucesso da tarefa e é induzido a contribuir com os designers sem prejudicar seu trabalho.
O design participativo ainda não é utilizado em toda sua intensidade porque existe, infelizmente, a idéia de que os usuários são ignorantes e incapazes de contribuir com boas idéias. Tremendo engano, pois todos os detalhes estão com os usuários. E os detalhes fazem a diferença entre um design bem sucedido e um design regular ou frustrante.


Discussão
Rochester
20/04/07 às 02:52

As pessoas reagem de forma "emocionalmente racional" ao executar qualquer ação. É necessário que se mecha com a emoção ( http://www.usabilidoido.com.br/interacao_pode_ser_emocional.html ) , sem se esquecer da metodologia ( http://www.usabilidoido.com.br/participacao_verdadeira_na_origem_do_projeto.html ), mesmo que flexível. É necessário também que se tenha algo em comum com os interesses das pessoas, e é claro, o uso das metáforas (quando bem utilizadas) é sempre bem vindo.

Pegou pesado na pergunta, Fred :P

Dessa vez só respondi pra participar mesmo. No meio da semana não dá pra mim, então nao quero a possibilidade de "roubar" a vaga de alguém (são 10 convites, e a minha resposta é a 9ª contando o amigo que "zuou" ali :P)


Discussão
Carlos Eduardo de J. Fernandes
20/04/07 às 02:55

Bom, primeiramente eu acho que todas as pessoas envolvidas no processo, devem estar integradas e a par do que está sendo vivido no cotidiano da empresa. Estes são aspectos importantes, para ser dado o "ponta-pé" inicial no projeto.

Todos com os "pés no chão", tudo fluirá melhor e com maior eficiência. Conhecimento específico também não pode ficar de fora. Com a internet, como fonte inesgotável de recursos, idéias e conceitos, as pessoas se tornam aptas as mais diversas inovações dentro da área em que atua.

Uma outra citação também de suma importância, é dar voz ativa aos membros envolvidos, acatando as opiniões por eles dadas. Ambas as partes são favorecidas, pois quem opinou fica motivado por saber que o disse teve valia e o ouvinte se sente mais seguro, por ter escutado a equipe num todo.


Discussão
Thiago
20/04/07 às 09:07

Não é a resposta da pergunta, mas sim um questionamento que acho pertinente: Onde está o evento de Belo Horizonte?


Discussão
Rodrigo Modena Carvalho
20/04/07 às 14:29

Acredito que a grande peça chave aqui é determinar o que é prioritário. Afinal todas as pessoas tem outras atividades durante o seu dia, ou seja, alemejar as pessoas significa promover, motivar e reconhecer seus esforços e com isso lhes dar conhecimento suficiente para que elas mesmas possam resultar em ganho para todas as partes envolvidas.

Portanto, reconhecer essas prioridades no outro e saber como lidar com elas é uma forma clara de como atender os objetivos de cada um dos envolvidos em um determinado projeto.


Discussão
Rochester
20/04/07 às 15:02

eu caí no anti-spam?

:P


Discussão
Frederick van Amstel
20/04/07 às 16:38

Rochester, seu comentário foi pro anti-spam mesmo, por conter links em demasia. Tenho que mudar isso.

Vale lembrar que serão as 10 MELHORES respostas na minha opinião e não necessariamente as 10 primeiras.

Quem ainda não mandou sua resposta ainda tem até às 23:59hs de hojes para participar.


Discussão
Márcia
20/04/07 às 17:31

Para promover a participação ativa de pessoas, é importante motivá-las, fazer com que tenham um objetivo, um motivo, um porquê de sua contribuição. Elas precisam se sentir úteis e importantes nesse meio. Precisam também de atenção e que suas idéias sejam levadas a sério. Precisam também que sua individualidade seja respeitada. Cada um tem seu jeito, seu ritmo e sua forma de participar.

Mas do que adianta somente esta motivação pessoal quando a atividade proposta é ultrapassada, comum, entediante? As pessoas precisam estar em um meio criativo, dinâmico, instigante, inovador e fácil de acessar e usar. Os participantes precisam sentir-se bem ao utilizar e que não tenham aquela obrigatoriedade diária. Elas devem participar porque gostam, porque querem e quando quiserem, pois é preciso lembrar que todos possuem suas vidas particulares e o mundo não deve girar somente em volta desta atividade proposta.

Deve haver também algumas pessoas para exercer uma espécie de liderança, guiando e motivando os demais. Esses líderes são peças-chave para que o projeto seja bem sucedido, "erguendo" todos quando a atividade entrar na normalidade.

Agora se imagine em um ambiente inovador, criativo e fácil de usar, onde todos possam contribuir com algo que se beneficie e beneficie os outros também de alguma forma. Isso torna a atividade mais atrativa, promovendo então a participação de pessoas de uma forma mais freqüente e mais prazeirosa.


Discussão
Alexsander Santana
20/04/07 às 17:45

Gerenciar 'pessoas' não é tarefa para qualquer lider.
Promover participação ativa, exige não só uma boa liderança, assim como um ambiente que promova colaboração e capacitação.
Talvez estes ingredientes permitam o desenvolvimento de uma motivação individual que pode manter uma pessoa ativa em sua ativadade projetual.


Discussão
Michael
21/04/07 às 11:40

Uma das melhores formas de conseguir esta interação e participação ativa é colocar as pessoas a par da necessidade deste instrumento, mostrando as dificuldades que podem ser facilmente resolvidas com este artefato. Isto demonstrará uma confiança maior para com o futuro usuário deste artefato.
O carisma, do lider deve ser bem alto também sempre demonstrando um pouco de descontração e mesmo intimidade para 'quebrar o gelo'.

Eu sei... estou postando depois do tempo, mas dá uma força ae... eu trabalho muito e só tenho o sábado para escrever.... :)

Rio de Janeiro


Discussão
Frederick van Amstel
21/04/07 às 14:06

Concurso encerrado! Michael, infelizmente ficou de fora.

Os meus convidados e convidadas serão:

Gustavo Krause
Luciano de Carvalho Bento
Raphael Rodrigues
Leanderson
Alisson Douglas
Mariana Lima Scaliza
Carlos Eduardo de J. Fernandes
Rodrigo Modena Carvalho
Márcia
Alexsander Santana

Gostei especialmente da resposta da Márcia, que me fez ver que a participação deve ser algo, acima de tudo, prazeiroso.

Entretanto, a resposta que tem mais a ver com o que eu penso é, por incrível que pareça, a do Luciano de Carvalho Bento ("É preciso investir nas categorias de base"). As novas gerações são, obviamente, o futuro da sociedade. Se desde cedo for incentivada uma consciência crítica e criativa em relação aos artefatos do dia-a-dia elas terão a possibilidade de fazer escolhas que delinearão uma sociedade mais participativa no futuro.

Os convidados serão contatados via email. Obrigado a todos que participaram! Em breve voltaremos a essa discussão.


Discussão
Michael
21/04/07 às 19:21

Ok, não foi dessa vez...
Parabén ao pessoal e bom evento para todos vocês!


Discussão
Márcia
23/04/07 às 10:28

Obrigada, Fred!!
Já respondi seu e-mail :)

E meus parabéns à todos! As respostas foram ótimas.


Discussão
Tiago Souza
23/04/07 às 11:21

Pois é, no meu caso não foi dessa vez o convite 0800 (;
Mas enfim, não vou deixar de ir... Rio de Janeiro @ Maio 30, me aguarde... hehehehehe

ps.: acho que "filosofei" bastante na minha resposta à pergunta proposta =/


Discussão
Lincoln
25/04/07 às 17:22

Primeiro é preciso ter o entendimento do ambiente e seus indivíduos, pois contextualizar individualmente as pessoas-chave irá gerar uma reação mais positiva.
E para atingir determinados objetivos é necessário avaliar se a longo prazo a produtividade não vai diminuir, por isso implementar fases, e em conjunto a utilização de metodologias e ferramentas mais acessíveis.
Parace utópico, mas a simplicidade nas decisões podem ajudar, assim como os procedimentos que devem ser documentados e reavaliados com periodicidade para seu aperfeiçoamento e/ou adequação.


Discussão
Natali Cunha
27/04/07 às 16:20

Oi Fred...
Perdi de responder à pergunta...

Mas...
Você vai participar do 12º EWD??


Discussão
EAD
30/11/07 às 15:07

Olá tow adorando este blog!!Com bons conteúdos continue assim!!
sucessos


Discussão
Leanderson
08/04/08 às 15:05

E ai esse ano tem sorteio de novo 10 Encontro Locaweb 2008?




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato