Usabilidoido: Menu Principal

English Website


AntiSpam do UOL ficou teimoso demais

Adivinhe esse código para enviar um email

Os spammers são teimosos, mas o AntiSpam do UOL tá conseguindo ser mais. Primeiro, começou com a chatice de ter que abrir uma página e clicar num link de confirmação depois de enviar o email pra alguém que tenha conta no UOL. Isso torna impraticável inscrever um email do UOL numa lista de discussão por email.

Depois de um tempo, essa medida perdeu a eficiência e o AntiSpam do UOL começou a exigir o reconhecimento de uma senha escrita torta numa imagem (captcha). Os cegos ficaram impossibilitados de mandar emails para seus amigos que tinham conta no UOL depois dessa, pois os leitores de tela não lêem imagens. Recentemente foi adicionado um link para ouvir as letras do código, mas não sei até que ponto isso é usável para o cegos.

Nessa última alteração do AntiSpam do UOL, dificultaram tanto o reconhecimento do código na imagem que além de ficar difícil para os softwares automatizados dos spammers ficou difícil para um ser-humano como eu. Veja no tira-teima, ou melhor, adiciona-teima minhas 5 tentativas pra tentar enviar um email prum amigo:

AntiSpam UOL Tentativa 1 AntiSpam UOL Tentativa 2 AntiSpam UOL Tentativa 3 AntiSpam UOL Tentativa 4 AntiSpam UOL Tentativa 5

O mais impressionante é que o AntiSpam do UOL não diz se você errou ou acertou, simplesmente pergunta de novo. Pode levar o usuário a pensar, por exemplo, que ele digitou muito devagar e por isso ficaria repetindo. Ou então, ele poderia pensar que tem que reconhecer um número X de códigos como esse.

Entretanto, o problema maior dessa tela é que ela não explica por que essa tarefa é necessária. Poucas pessoas sabem que os spammers tem programas automatizados para roubar emails capazes inclusive de ler textos dentro de imagens. E, mesmo que essa tela explicasse isso, ainda assim muitos não entenderiam.

Na minha opinião, se essa tela convencesse que essa medida vai beneficiar o seu amigo seria melhor. Quem sabe até, explorando um tom mais amistoso e emocional, como os diálogos do orkut. A maioria dos emails que troco não são frios, mesmo os profissionais.

Para chegar nessa tela, é preciso clicar no link que vem no email pedindo confirmação, mas este não dá nenhuma pista do trabalho que será necessário na tarefa nem explica amigavelmente porque ela será necessária:

Olá,

Você enviou uma mensagem para *******@uol.com.br
Para que sua mensagem seja encaminhada, por favor, clique aqui

Esta confirmação é necessária porque *******@uol.com.br usa o Antispam UOL, um programa que elimina mensagens enviadas por robôs, como pornografia, propaganda e correntes.

As próximas mensagens enviadas para *******@uol.com.br não precisarão ser confirmadas*.
*Caso você receba outro pedido de confirmação, por favor, peça para *******@uol.com.br incluí-lo em sua lista de autorizados.

Atenção! Se você não conseguir clicar no atalho acima, acesse este endereço:
http://tira-teima.as.uol.com.br/challengeSender.html?data=226ltAo4taQj.

No final das contas, o AntiSpam do UOL está pendendo demais para o lado da utilidade e menos para o lado do significado, como explico nesse artigo.

No meu caso, resolvi o problema do spam com filtro de spam do Mozilla Thunderbird, uma excelente alternativa ao Outlook. Quando recebo um spam, clico num ícone de lixeira e ele é automaticamente movido para a pasta de lixo. Dessa forma, o programa aprende o que é spam e o que não é. Novos emails são comparados e, se forem parecidas com as mensagens marcadas como spam, elas são automaticamente deletadas. Isso começa a funcionar com uma precisão de mais de 90% depois de umas 100 mensagens marcadas.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 21/09/2005

Palavras-chave

antispam    segurança    senha    captcha    

Opções



Comentários

Discussão
michel
21/09/05 às 10:12

A idéia do anti-spam em si é uma porcaria, muitas pessoas devem simplesmente desistir. Imagina! Entre seus clientes perderem negócios e receberem Spam, a uol opta pela primeira coisa! Não gostei do Thunderbird, em materia de cliente de correio fico mesmo com o velho M2 do Opera. Simples e funcional.


Discussão
Julio Coelho
21/09/05 às 20:51

Achei fantástico o sistema antispam do gmail, é simplesmente 100% eficaz no meu caso! Nem eu mesmo acreditei antes de ver. Tenho meu e-mail há 4 meses e sempre recebi somente cartas que queria. Mas uma pasta estava lotada, a de spam, fui ver o que eram essas 140 mensagens estranhas que me deixavam curioso e lá estavam todos os tipos de vírus, correntes, propagandas.

Não sei se acontece com todos, mas no meu email do google, ele simplesmente bloqueou EXATAMENTE TODAS AS MENSAGENS que eu não queria, sem que eu nada fizesse para isso acontecer!


Discussão
Rodrigo Muniz
22/09/05 às 04:44

Já que tocaram no assunto do gmail. Aqui ele não é tão bom assim. Às vezes deixa escapar dois ou tres melecas na minha inbox e também poe coisa boa na pasta de spam.


Discussão
Charles M.
22/09/05 às 08:55

A web mesmo sendo uma midia "nova" continua executando os mesmos erros das outras existentes a mais tempo, sempre tentando enfiar as coisas guela abaixo.

O problema é o mesmo de sempre - falta de informação - quantos sites ou sistemas que já utilizamos gerou duvida quanto ao seu procedimento de uso, no meu caso inumeros, mas quantos se preocuparam em fazer sistemas, sites com explicação de uso e outras informações necessárias,inclusive lembrando das pessoas com necessidades especiais, quase nem um.

Cada vez mais se fala em desenvolvimento centrado ao usuário, mas o que continuo vendo e ouvindo são discursos, o que temos que fazer sempre é uma auto-avaliação para não cometermos
os mesmos erros.


Discussão
Lu
22/09/05 às 17:03

Já estava achando que tinha algum problema de visão... dificilmente acerto a combinação de primeira - é quase um jogo, tentativa-e-erro. Comentar em blogs movidos pelo UOL é um verdadeiro exercício de paciência graças a essas letrinhas...


Discussão
Marco Gomes
28/11/05 às 01:00

Bom mesmo são os captchas da VIVO, que não dá pra decifrar...


Discussão
João Batista Caetano urias
22/01/06 às 10:13

ola pessoal ------------meu nome e' joao
gostaria de ler mais ou saber mais sobre o Anti spam,como ele fuciona e qual sua utilidades ou
receber por email.
gostei desse site e ainda falta muitos site iqual
a esse....e' 10s

UM ABRAÇO


Discussão
Carlos
28/03/06 às 11:33

Nunca usei programas que excluem mensagens automáticas. Mas não sei até que ponto permitir uma exclusão automática de spam é confiável, como faz o Thunderbird, mesmo que vá para lixeira e você possa recuperar, emails importantes e urgentes poderão ser perdidos.


Discussão
Ricardo
28/11/06 às 22:25

Po...nem me fale...até meu chefe ta falando pra mim arranja um jeito de driblar isso ai!
é praticamente impossivel...
Sera que da pra passa? se alguem souber fale cmg plz!


Discussão
Rogerio
24/05/07 às 05:16

oq acontece é q os usuários do UOL ñ reclamam dessa ferramenta imcopetente, pois spammers driblam isso numa boa e então o UOL faz as regras e mais uma vez, nós consumidores somos tratados como idiotas...

seria legal se os outros provedores de email's também identificassem todo e qualquer email provindo do UOL como SPAM, isso eu queria ver!

acredito que essa ferramenta será aperfeiçoada de maneira a ñ burocratizar a net, se os assinantes UOL reinvidicarem tal mudança.


Discussão
Guilherme
04/05/09 às 12:43

Viro carnaval.




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato