Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Customização de agregadores custa demais

Página customizada do Google

Conforme aumenta a oferta e frequência de conteúdo de qualidade na Web, aumentam as fontes que gostaríamos de consultar diariamente. Se você está com os favoritos do seu navegador lotado de links que você nunca se lembra de visitar, então é hora de considerar se vale à pena usar um agregador.

Prepare-se, não vai ser fácil. Existem muitas opções gratuitas, mas quanto mais funcionalidades elas oferecem, maior a dificuldade de usá-las.

Um exemplo é o Netvibes, que de tanta fragância Ajax entupiu minhas narinas:

Customização do Netvibes

Nesse site (ou aplicação), é possível adicionar fontes de notícias, buscadores, contas de email, podcasts, comparação de preços, notas e muito mais. Usuários que não sabem que agora é possível interagir com interfaces de websites de forma parecida com aplicativos de dekstop ficarão bem perdidos, pois o site não é nada didático. Nesse caso até que faz sentido, pois o público-alvo só deve ser "programadores loucos por ver tudo que pode ser feito com Ajax".

Pior do que isso só a versão do Google:

Página customizada do Google

Quando vi essa verdadeira bagunça visual, comecei a entender porque Donald Norman não concorda que o Google é o melhor exemplo de simplicidade. É fácil fazer uma home simples que tenha só um campo de busca e mais algumas poucas opções. Difícil é fazer uma homepage customizada como a do Meu Yahoo, que já existe há anos:

Página Customizada do Meu Yahoo

Concordo que a sensação inicial de desorganização chega a ser pior que o do Google, mas para customizar o conteúdo é mais fácil porque as páginas de configuração são separadas, o que permite o usuário a se concentrar na tarefa e sobra espaço para explicação. Apesar de poucos usuários do Yahoo se darem ao trabalho de usar o Meu Yahoo, ainda assim não se pode esperar que eles sejam experts no uso do computador.

Ajuda do Meu Yahoo

Nunca usaria o Meu Yahoo como agregador porque é feio demais. Tem uns temas alternativos para escolher, mas um pior que o outro. Esse tipo de aplicação é complexa demais para deixar na mão de programadores fazerem o design de interface, como suponho que foi feito nos exemplos citados.

Por enquanto continuarei a usar o Bloglines como agregador. Ele não tem todas as funcionalidades e poder de customização que o Google e o Netvibes tem, mas é bem simples de usar e a única coisa que me incomoda no layout é o fundo cinza para leitura de posts. Também fico irritadíssimo quando clico para abrir uma pasta e, sem querer, marco como lida 1340 mensagens que nunca conseguiria ler de uma vez só... Gostaria de ter um "voltar" nessas horas.

Bloglines - agregador de RSS

Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 04/10/2005

Palavras-chave

customização    agregador    rss    

Opções



Comentários

Discussão
renato cruz
05/10/05 às 01:01

O bloglines satisfaz bem o meu apetite por informação ;)

To com ele e nao abro! por enquanto...


Discussão
Gabriel Gavasso
05/10/05 às 11:05

Eu estou utilizando o Thunderbird para agregar. Como só utilizo um micro, fica tudo ali: e-mails, calendário (plugin do Thunderbird) e notícias. Por enquanto é o que eu preciso.
Mas estou pensando em começar com o bloglines para compartilhar o que eu leio.

E aproveitando o assunto: há algum sistema de agregador WEB que eu possa baixar e instalar, por exemplo, na minha intranet. Alguém conhece? Ou algum agregador que possibilite o compartilhamento dos feeds assinados, sei lah...


Discussão
Rodrigo Muniz
05/10/05 às 14:37

Ok Fred, a home personalizada do google é bem ruim mesmo, mas negar a simplicidade da clássica...
Não dá pra duvidar que é demais você querer fazer uma busca na rede e ter que esperar carregar só o que é preciso pra faze-la, o campo, links e botões.

Uso o Bloglines também. Ah, e acho que você deveria falar mais dos problemas de usabilidade dele. Tem muita coisa que poderia ser melhorada mesmo.


Discussão
Fred
05/10/05 às 15:25

A home do Google é simples, mas o sistema de serviços do Google não. Se um amigo lhe falou que dá pra ver mapas no Google mas você não lembra da URL, como você faz pra encontrar isso através da home do Google?

A home do Yahoo pode ser mais complicada do que a do Google, mas ela permite fazer muito mais coisas e existe uma hierarquia consistente para chegar até todos os serviços que o Yahoo oferece.

Quanto aos problemas de usabilidade, se fosse listá-los todos, teria que escrever um relatório de dezenas de páginas :P


Discussão
Jonathas Scott
07/10/05 às 09:51

Realmente vou dar uma visitada no netvibes, ma a principio o proprio bloglines já é dificil manter-se atualizado, com uma lista de vários links. hehe

Realmente a questão de clicar e marcar como lida as 1000trocentas mensagens, é uma [email protected]# mas esper que eles resolvam isso rapidamente..

Bloglines vale a pena, simples, mas de bom uso.


Discussão
Davis Zanetti Cabral
13/10/05 às 08:06

A maior parte dos serviços do google, só estão disponíveis na versão inglês do site.
Mas para acessar, vá em http://www.google.com/ e clique no link: "Google in English".
Clicando no "More" (mais) vc vai para a página com os serviços do google.
http://www.google.com/intl/en/options/




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato