AntiSpam do UOL ficou teimoso demais

Os spammers são teimosos, mas o AntiSpam do UOL tá conseguindo ser mais. Primeiro, começou com a chatice de ter que abrir uma página e clicar num link de confirmação depois de enviar o email pra alguém que tenha conta no UOL. Isso torna impraticável inscrever um email do UOL numa lista de discussão por email.

Depois de um tempo, essa medida perdeu a eficiência e o AntiSpam do UOL começou a exigir o reconhecimento de uma senha escrita torta numa imagem (captcha). Os cegos ficaram impossibilitados de mandar emails para seus amigos que tinham conta no UOL depois dessa, pois os leitores de tela não lêem imagens. Recentemente foi adicionado um link para ouvir as letras do código, mas não sei até que ponto isso é usável para o cegos.

Nessa última alteração do AntiSpam do UOL, dificultaram tanto o reconhecimento do código na imagem que além de ficar difícil para os softwares automatizados dos spammers ficou difícil para um ser-humano como eu. Veja no tira-teima, ou melhor, adiciona-teima minhas 5 tentativas pra tentar enviar um email prum amigo:

AntiSpam UOL Tentativa 1 AntiSpam UOL Tentativa 2 AntiSpam UOL Tentativa 3 AntiSpam UOL Tentativa 4 AntiSpam UOL Tentativa 5

O mais impressionante é que o AntiSpam do UOL não diz se você errou ou acertou, simplesmente pergunta de novo. Pode levar o usuário a pensar, por exemplo, que ele digitou muito devagar e por isso ficaria repetindo. Ou então, ele poderia pensar que tem que reconhecer um número X de códigos como esse.

Entretanto, o problema maior dessa tela é que ela não explica por que essa tarefa é necessária. Poucas pessoas sabem que os spammers tem programas automatizados para roubar emails capazes inclusive de ler textos dentro de imagens. E, mesmo que essa tela explicasse isso, ainda assim muitos não entenderiam.

Na minha opinião, se essa tela convencesse que essa medida vai beneficiar o seu amigo seria melhor. Quem sabe até, explorando um tom mais amistoso e emocional, como os diálogos do orkut. A maioria dos emails que troco não são frios, mesmo os profissionais.

Para chegar nessa tela, é preciso clicar no link que vem no email pedindo confirmação, mas este não dá nenhuma pista do trabalho que será necessário na tarefa nem explica amigavelmente porque ela será necessária:

Olá,

Você enviou uma mensagem para *******@uol.com.br
Para que sua mensagem seja encaminhada, por favor, clique aqui

Esta confirmação é necessária porque *******@uol.com.br usa o Antispam UOL, um programa que elimina mensagens enviadas por robôs, como pornografia, propaganda e correntes.

As próximas mensagens enviadas para *******@uol.com.br não precisarão ser confirmadas*.
*Caso você receba outro pedido de confirmação, por favor, peça para *******@uol.com.br incluí-lo em sua lista de autorizados.

Atenção! Se você não conseguir clicar no atalho acima, acesse este endereço:
http://tira-teima.as.uol.com.br/challengeSender.html?data=226ltAo4taQj.

No final das contas, o AntiSpam do UOL está pendendo demais para o lado da utilidade e menos para o lado do significado, como explico nesse artigo.

No meu caso, resolvi o problema do spam com filtro de spam do Mozilla Thunderbird, uma excelente alternativa ao Outlook. Quando recebo um spam, clico num ícone de lixeira e ele é automaticamente movido para a pasta de lixo. Dessa forma, o programa aprende o que é spam e o que não é. Novos emails são comparados e, se forem parecidas com as mensagens marcadas como spam, elas são automaticamente deletadas. Isso começa a funcionar com uma precisão de mais de 90% depois de umas 100 mensagens marcadas.

Fred van Amstel ([email protected]), 21.09.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/antispam_do_uol_ficou_teimoso_demais.html