Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Quantos caracteres já digitei?

Quantos caracteres já digitei?

Nessa tela de login, a fonte escolhida para a caixa de senha do formulário é tão pequena que eu não consigo distinguir cada asterisco, ou seja, não posso verificar se digitei o número correto de caracteres para minha senha. Compare com o formulário de login do Ethnio, um software para realizar testes de usabilidade.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 10/04/2006

Palavras-chave

senha    legibilidade    

Opções



Comentários

Discussão
Rochester
13/04/06 às 12:10

Realmente, isso acaba se tornando um problema já que é uma tarefa muito chata digitar a senha muitas vezes... E a questão do tamanho atrapalha mesmo, eu por exemplo uso a resolução 1600x1200 (tá certo que é meio incomum...) e quando aparece uma fonte desse tamanho é simplesmente impossível de ler...


Discussão
Thiago Ribeiro
19/04/06 às 09:32

Penso que a questão neste caso é apenas o conforto, pois você sempre sabe qual é sua senha. Não existe coisa pior que você digitar uma senha e alguém conseguir contá-la, você pode estar expondo a segurança do seu sistema. Há males que vem pra bem. Em alguns formulários tento utilizar o sistema shadow de senhas, assim como no linux. Só aparece o cursor na primeira casa do campo, para saber que ele está lá, e o usuário não ve o que está digitando. Penso que uma coisa simples desta maneira pode aumentar consideravelmente a segurança do sistema. Afinal são os pontos mais pecáveis à nível de usuário, o banal é o que destrói muitas pessoas.
Usabilidade é sempre importante, mas necessidade também é, claramente podemos ver que este formulário não é proposital relevando o assunto que mencionei, ou seja, que está mal feito, mas para um produto ser perfeito ele deve ter um conjunto de informações, do usuário ao webmaster.
É isso, abraços.


Discussão
Frederick van Amstel
19/04/06 às 13:26

Para quê uma pessoa vai contar o número de caracteres de uma senha no monitor se ela pode olhar os dedos da pessoa que digita por cima do teclado?

Dificultar contar o número de caracteres não ajuda em nada a pessoa de impedir que sua senha seja roubada por uma pessoa estranha que esteja ao lado. Em geral, as pessoas costumam esperar que pessoas estranhas se afastem antes de digitar a senha.


Discussão
Rochester
20/04/06 às 09:48

Fora o pequeno grande fato que muitos sites já tem um número específico pré definido de caracteres para senha... Ou seja, olhar um monte de asteriscos na tela geralmente não ajuda lá muita coisa...


Discussão
Thiago Ribeiro
20/04/06 às 12:07

Este é um assunto muito complicado na minha opinião, embora muito peculiar, cabe-se discutir entre vários profissionais, como havia falado. Saber o que é realmente melhor para o usuário, porque eu por exemplo considero péssimo essa idéia de senha delimitada, você pode gostar, cicrano pode detestar, mas é preciso elevar o fato da usabilidade não somente para layout, mas para sistemas, segurança, etc. Pra que uma pessoa contaria o numero de caracteres se pode olhar o dedo digitando? - Hum.. Por que nem sempre a pessoa está do seu lado? Por que a Engenharia social é o melhor método no roubo de informações? Por que em um cyber cafe você não pode esperar esta pessoa ir embora, porque ela está do seu lado utilizando outro micro?
Não sei, é como física, "Depende do referencial adotado".
Sua visão nem sempre é a visão dos outros. A única maneira de saber o que os outros veem, é conhecer o seu ponto de visão. Embora algumas vezes sempre temos obstáculos que não nos permitem se colocar na visão das pessoas. Multiculturalismo é uma coisa fantástica, mas as discussões são sempre bem-vindas.
Falar que é seguro pode ser um erro, talvez dificultoso seja melhor. Os mínimos detalhes é o que faz a diferença.

Abraços


Discussão
Frederick van Amstel
26/04/06 às 12:18

Quando abri no Internet Explorer, percebi que ele dá um tratamento bem diferente do Firefox, onde foi tirada a screenshot acima. Ao invés de asteriscos são bolinhas facilmente distinguíveis. Acho que a culpa no final das contas é do Firefox e não de quem criou o site.


Discussão
Marcos vinicius
01/12/06 às 15:42

Fred, ontem qndu fui entrar no meu MSN nao consegui e fui tentar troka a senha + a pergunta secreta mas tinha mudado, será que pegaram minha conta e mudaram a pergunta secreta????
Si vc puder mi ajudar entre em contato comigu, por favor!!!
Pq tenhu mensagens importante na minha conta!!!
vlw mesmo!!!!


Discussão
vanessa
29/03/07 às 12:51

Como e que ve as senhas por que eu quero entra em um msn o email e: [email protected]




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato