Usabilidoido: Menu Principal

English Website


A estética do cotidiano

Mesmo na rotina, somos atraídos pela beleza.

Canto charmoso do Fusca ao por-do-sol

A sabedoria popular diz que “a beleza é um estado de espírito” e que “a beleza está nos olhos de quem vê”. Se for assim, tudo pode ser belo, desde que nossos olhos possam encontrar a beleza de cada coisa. Na verdade, é exatamente isso que a visão e os demais sentidos estão fazendo o tempo todo. Procuramos os caminhos mais aprazíveis, as pessoas mais interessantes, as comidas mais gostosas, os móveis mais confortáveis e por aí vai, muitas vezes nem se dando conta de que estamos fazendo escolhas com base na estética.

Estética, dizem os filósofos, é a eterna busca pelo belo, mas o que é belo vai depender do gosto individual e coletivo. O gosto individual é tão variado que as pessoas costumam encerrar prematuramente conversas sobre o assunto quando encontram diferenças, afinal, “gosto não se discute!”. Apesar da intolerância, as diferenças não são tão drásticas assim dentro de um grupo de pessoas. Eu gosto de sofás felpudos, arredondados e coloridos e você gosta de sofás lisos, retangulares e de cores pastéis, mas ambos gostamos de sofá. No Japão, uma cultura bem diferente da nossa, as pessoas gostam é de sentar no chão!

O gosto também varia de acordo com a época. Pegue o álbum de fotos da família e veja como aquelas roupas usadas há muitas décadas atrás lhe parecem ridículas, mas na época, eram uma “brasa mora”...

Entretanto, algumas pessoa acreditam que, nos dias de hoje, a estética já não é mais tão importante. Desde que o dia-a-dia passou a ser contado no relógio, o tempo passou a ficar cada vez mais curto. É preciso comer o mais rápido possível, descansar o mínimo, trabalhar e estudar o máximo. Não há tempo para apreciar o mundo, é preciso produzir, produzir, produzir!

Para maximizar a produtividade do dia-a-dia, a indústria em geral vende produtos baratos e funcionais, mas não necessariamente bonitos. Nas propagandas, eles enfatizam a multifuncionalidade, a facilidade de limpeza, os benefícios para a saúde, mas nada de falar da beleza. Em alguns casos, o “design moderno” é listado dentre as demais características funcionais do produto, como se todo o resto também não fizesse parte do design.

Mas isso é o que eles querem que a gente pense, ideologia, mas não é necessariamente o que a gente faz. Muitos produtos são rejeitados no mercado simplesmente porque as pessoas acham feio demais, enquanto outros superam as expectativas de venda porque todo mundo achou lindo.

Fiat Uno

O Fiat Uno é um caso interessante. Inicialmente foi rejeitado pelos brasileiros devido ao formato da carroceria ser muito destoante do padrão da época, ou como chamavam na época, a “botinha ortopédica”. Depois foi aceito e se tornou forte nas vendas, mas sempre associado a valores como economia e desempenho. O Fusca, curiosamente, apesar de ser ainda mais diferente dos demais, é considerado por muitos como um carro charmoso até nos dias de hoje. Não é raro encontrar pelas ruas brasileiras Fuscas turbinados, customizados, antigos, mas bem cuidados. As pessoas desenvolvem tal afeto pelo carro que não trocam por outro.

Fusca altamente customizado

A estética, portanto, guia a experiência humana inclusive na rotina do cotidiano. A beleza não está distante de nós, restrita às vitrines e à televisão; ela está aqui, dentro de nossas casas. A estética do cotidiano não é a estética do exótico, do inalcançável, do perfeito, mas sim do que é verdadeiramente humano: o comum, o rotineiro, o gostosinho, o bonitinho, o bom.

Publicado originalmente na Revista Design do site da Tramontina Design Collection.

Dicas

Siga-me no Twitter.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 10/06/2007

Palavras-chave

beleza    gosto    cotidiano    estética    felicidade    prazer    

Opções



Comentários

Discussão
Walmar Andrade
11/06/07 às 10:05

Justamente pelo fato de beleza ser algo muito subjetivo fico encucado quando vejo produtoras web afirmando que, entre as vantagens de seus produtos, está o "design bonito" ou algo do tipo.

Ora, o que é bonito para você pode não ser para mim. Homens de algumas décadas atrás achariam horríveis o padrão de magreza das mulheres contemporâneas.

Talvez por isso ao vender um produto - seja web ou não - é melhor destacarmos suas vantagens mensuráveis e deixar que o próprio consumidor, ao bater os olhos no produto, decida se ele é belo ou não.


Discussão
Rogério Pereira
11/06/07 às 13:02

A alguns meses atrás ouvi uma frase que um diretor de criação em uma produtora web falou. Não estamos aqui para fazer sites bonitos e sim funcionais. Lógico que ele estava discutindo com o designer um melhor resultado para o layout.

Penso que um site deve agregar o funcional e o esteticamente bonito. A estética também faz parte da usabilidade, pois é através dela que os usuários são atraídos a clicarem em determinados elementos.


Discussão
José Pirauá
11/06/07 às 23:05

Fred,

Concordo plenamente com seu ponto de vista! Sim, nós "procuramos os caminhos mais aprazíveis" como você escreveu.

Assim também pensava Nietzsche. Posso citar duas frases dele que reforçam esse posicionamento:

"O conhecimento só pode admitir como motivos o prazer e o desprazer, o proveitoso e o nocivo (...)"

"Sem prazer não há vida; a luta pelo prazer é luta pela vida."

Ambas as frases são do livro "Humano, demasiado humano".

Atração não é tudo, mas é essencial para que haja motivação e aceitação.


Discussão
rafinha
20/01/08 às 23:30

pika esse fusca


Discussão
Julio
27/08/08 às 20:54

Bom esse fusca é tocha!!!! Estou equipando um ano 1982 e gostaria de saber se ha alguma restrição em andar com uma maquina dessas toda modificada nas ruas da cidade e se o detran autoriza essas modificações como por exemplo tornar conversivel e quando tb sobre o teto solar? Se alguem puder me dar alguma dica eu agradeço e abraços a todos!!!
Valeuuuuuuuuuuuu Fuuuuiiiiiiiiiiiiiiii!!!!


Discussão
heliel
26/10/08 às 22:45

Existe restrição !!!
dependendo do que vc fizer no carro terá que passar pelo inmetro.


Discussão
Duddo
30/10/08 às 23:16

"Estética, dizem os filósofos, é a eterna busca pelo belo, mas o que é belo vai depender do gosto individual e coletivo. O gosto individual é tão variado que as pessoas costumam encerrar prematuramente conversas sobre o assunto quando encontram diferenças, afinal, “gosto não se discute!”. " Deus, quem escreveu esta coisa estúpida? Para dizer isso, vc está respaldado em qual filósofo? Antes de falar de estética, defina por qual caminho da "estética" vc vai percorrer! Leia Kant, Schiller, Hegel e Schelling e verá que esse seu dizer está completamente equivocado.
E tem outra coisa: vc define "Estética" como ciência do belo. Não acredito que esta "estética" norteie o design. Estética é mto mais que isto. Adorno que o diga.


Discussão
andressa braga
19/11/08 às 09:52

eu adorei achei muito enteresante.


Discussão
rafael alves
03/12/08 às 14:07

eu nao sei nem oq dizer!!! sou fã de fusca tenha um verde porém gostaria mto de fazer essas mudanças mais nao tenho dinheiro pra isso...cara, mto show mesmo!!!!


Discussão
Fernando
13/01/09 às 12:24

A partir dessa reflexão da para partir para um proximo pensamento...a eliminação do preconceito com tudo, se cada um enxerga de uma forma, cada um vai sentir prazer com uma coisa diferente, cada pessoa vive uma coisa diferente, cada pessoa sente uma coisa diferente, so que ao mesmo tempo eliminar o preconceito é relativo, o preconceito faz parte da natureza humana, é natural alguem sentir revolta de alguem pelo jeito da pessoa, e sente essa revolta porque o convivio natural e social fez ela criar uma personalidade que naturalmente vai se revoltar com certa atitude ou situação...com tudo isso chego a conclusão que não existe certo ou errado, cada um têm o seu certo e o seu errado, mas como vivemos em sociedade o certo ou errado deve ser julgado pela opinião da maioria, acho q assim teriamos uma grande evolução na sociedade, se é que é evolução, para alguns isso não é evolução, é melhor continuar assim, com poucos controlando muitos...


Discussão
Altemir da Silva Queiroz
26/03/09 às 11:08

Kra, sou sensurado por fusca,infeslimente ainda não tenho o meu,mais tou providenciando, qdo eu adqrir vou tentar encrementar.
tenho uma moto honda 125 seminova,2008.quem te ver um fusca em boas condições e quer se livrar fala comigo.(91)3259-5840 / 9141-4095. agente pode negociar.

Valéu!!


Discussão
Bruno
28/03/09 às 12:53

esses carros são o bixo...

mas o fusquinha é melhor q o fiat Uno...


Discussão
WILSON KB
19/07/10 às 20:39

OLA, DESENVOLVEMOS TRABALHOS COM ESTILO E autoMOVEIS CUSTOMIZADOS...

PRECISOU CHAMOU, CONTRATOU...A KB REALIZOU.

KB FIBERSHOP... FALE COM A GENTE...

WWW.BAJANET.COM.BR LITORAL SUL SP.


Discussão
lalynha clemente
01/08/10 às 19:30

oxiiiiiii queroO um igualzinhoO lindoO de mais velho;*;x


Discussão
luana
22/09/10 às 18:53

Bem estar e beleza andam juntas


Discussão
Elias Jaques
23/10/10 às 16:13

fala sério, todo mundo comentou sobre o fusca e não falou nada sobre o Uno que está espetacular, o cara meteu um simplão que ficou mega chique, a combinação bordô com a cor preta sempre foi um sucesso e a roda e bem a la-uno. Parabéns ao dono


Discussão
Dany Lederman
27/10/10 às 11:27

Muito legal!!!


Discussão
khaa . '
02/12/10 às 11:13

Gostei ,


Discussão
defesa
26/12/10 às 21:30

lixo lixo lixo bosta velha vai tomar no seus cú so pode ser coisa de pobre lixo de como pode ser otario a sim filha da puta nao vale 1 real vai


Discussão
Joverci
19/02/11 às 15:40

muito bonito este fusca!!!!!!


Discussão
silva
24/02/11 às 11:05

beleza todo mundo gosta de comenta o assunto sobre os outro quem e bunito ou feio mais fala de vc e dificiul


Discussão
tamires
19/04/12 às 16:42

eu quero que apresa fotoa do cotidiano


Discussão
PatoFeio
19/10/12 às 03:06

Altemir da Silva Queiroz
26/03/09 às 11:08

Aprenda a escrever, se andas de moto como escreve imagino a merda que é.



Retrucadas

Se você tem um blog, pode retrucar via TrackBack:
http://www.usabilidoido.com.br/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/577


Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato