Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Flash não roda no Palm

De uns meses pra cá, tem gente perguntando nas comunidades como rodar Flash nos Palm da vida. Pra começar, a Macromedia ainda não lançou player para o sistema operacional do Palm, que é a linha mais popular de handhelds (e a mais usável). Porém, os handhelds baseados no Windows CE (Pocket PC) tem até o Flash Player 6 disponível. Os Clié da Sony, raros aqui no brasil, também rodam. A lista de dispositivos suportados da Macromedia tá aqui.

Para Palm, existem ainda algumas soluções não-oficiais, mas que podem servir em casos urgentes. Porém, acredito que ele deve ocupar espaço grande demais no aparelho. Essas máquinas costumam ter de 8 a 64MB de memória, cada mega é precioso. Por isso, às vezes um simples XHTML pode ser uma solução ao alcance de qualquer webdesigner. Quem usa Palm, em geral, instala alguma navegador de HTML.

Quem quiser saber mais sobre Flash fora do PC, tem um livro legal que eu resenhei, mas que já tá defasado (2002).


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 05/05/2004

Palavras-chave

palm    handheld    pocketpc    portáteis    

Opções



Comentários

Discussão
Fabiano Cruz
06/05/04 às 12:40

Legal Fred, mas você acha que os Palms convencionais duram por muito tempo? Como você mesmo disse, os handhelds baseados no Windows CE (Pocket PC) tem até o Flash Player 6 disponível.

Então não é um grande problema, mas atualmente, desenvolver algo 100% Flash para estes dispositivos acho meio complicado mesmo, até porque ainda não está bem difundido.


Discussão
Fred
07/05/04 às 01:16

Os aplicativos criados em C++ e Visual Basic ficam menores do que os com Flash, porque não precisam de um player de 700Kb. Espaço em disco é importantíssimo nesses dispositivos.

Além disso, RIA pressupõe conexão permanente com a Internet e ninguém vai ficar por aí andando com um fio de modem conectado ao handheld. Quando o wi-fi (redes aéreas) se tornarem mais populares e baratas, creio que as RIAs poderão ser víaveis. Atualmente, wi-fi só dentro de Lans-Houses, Cyber Cafés, Grandes lojas de departamento, tudo nos Estados Unidos e custando uma nota.

Outra fator que me preoucupa é se o Shared Objects (a única forma do player gravar dados no cliente) funciona nesses dispositivos. Do contrário, uma aplicação que não grava dados tem pouca utilidade.

Para terminar, para gerar standalones (executáveis que não dependem do player) tem que pagar 500 dólares à Macromedia pela licença. Nessa eles foram cruéis.


Discussão
Fabiano Cruz
07/05/04 às 02:41

Hmmm... RIAs não necessariamente são aplicações que precisam estar permanentemente na Internet, até porque se utilizarmos o mesmo exemplo dos vendedores, se a loja de departamento tiver um servidor com Flash Remoting ou Flash Communication Server, dentro da rede interna, não deixa de ser uma "aplicação rica".

Concordo que atualmente não é expressivo o uso de redes wi-fi, mas é uma realidade também no Brasil e ganha mais espaço a cada dia. Na edição da Info de Março deste ano, saiu uma reportagem que empresas como a Ambev (atual InterBev), Kaiser, Coca-Cola e Elma Chips tem vendedores tirando pedidos na rua em uma tela de "micros de mão".

E quanto as funcionalidades com Shared Objects, e seus compartilhamento de dados, como custo x benefício, só realmente tendo um para descobrir não é?


Discussão
Fred
07/05/04 às 03:02

É, dentro de uma rede interna pode até funcionar, através de Bluetooth e tecnologia similares. Porém, o grande lance do Handheld é você poder usá-lo em qualquer lugar, preenchendo um tempo que antes seria perdido.

As vendedoras de bebidas usam Handhelds faz anos. Só que eles não são conectados. As informações são armazendas no Palm e depois sincronizadas quando o funcionário chega na empresa.


Discussão
Fred
07/05/04 às 11:52

Um dos fatores principais que popularizaram os Palms é justamente a usabilidade, que é muito superior ao dos Pocket PC. Claro, eles usam Windows CE, uma tentativa infeliz de adaptar um sistema operacional de desktop para uma outra plataforma com necessidades totalmente diferentes. Está melhorando, mas ainda não chega aos pés.

Mesmo assim, acredito que o Flash é uma opção bem interessante se o alvo forem usuários de Pocket PC. Imagine o seguinte case: uma empresa comprou para os seus vendedores um Pocket PC equipado com um software feito para o cadastro de clientes e controle de vendas.

Hoje em dia, Flash não serve para construir aplicativos para essa plataforma, mas ele serve bem para animação e jogos.

Então, a empresa cria um curso de aprimoramento profissional em Flash, unindo animação e interatividade para colocar o vendedor diante de simulações de situações reais, como por exemplo, o que dizer quando um cliente faz uma pergunta cabeluda? Também podem ser criados jogos que estimulem a memorização de informações técnicas sobre o produto que ele vende.

Esse Pocket PC serviria para treinar os vendedores quando ele estiver ocioso, como numa espera para uma reunião, no ônibus e até mesmo para levar para casa.

Eu vejo os handhelds como o futuro da computação. São mais baratos, mais fáceis de usar e estão pertos de dar todas as funcionalidades de que os usuários caseiros precisam.


Discussão
Fabiano cruz
07/05/04 às 12:50

Entendo o que diz, mas o Flash com as possibilidades de aplicações R.I.A. deixa de ser somente uma solução para animações e jogos.

Como eu nunca testei nenhuma aplicação para handhelds em Flash, não posso com certeza sobre isso, mas se a versão 6 do player já disponibilizava integração com banco de dados em tempo real, porque não solucionaria os vendedores do seu exemplo, com uma aplicação em Flash rodando no Pocket PC?

A versão do Flash Player 6 que roda nestes dispositivos é diferente da qual conhecemos em PCs normais?


Discussão
Silvio Pompeo
11/05/04 às 10:16

Como esse Fred é imbecil. Flash não rola em Palm, ou você não sabe mexer?
Meu Deus, quanta ignorância.
Às vezes é necessário sair um pouco do quarto e ver as coisas como andam por aí. Afinal a internet não está aí apenas pra escrever besteiras.
Pesquise mais sobre o assunto, handhelds comportam qualquer aplicativo Flash com bd (até Flashcom)(player 6) e já existe novidades em conjunto com o Flex.
tsk tsk tsk


Discussão
Fred
12/05/04 às 11:15

Mostra aí os links provando isso Silvio. Fiz uma pesquisa por aí e li um livro sobre o assunto, e você? Qual a sua experiência na área?


Discussão
Fabiano Cruz
15/05/04 às 09:03

Risos.


Discussão
Assis
29/07/05 às 11:48

Bem amigo agora o Flash já está rodando no palm sim, veja mais mo PalmBrasil em:

http://www.palmbrasil.com.br/cgi-bin/YaBB/YaBB.pl?board=Programas;action=display;num=1121358048;start=


Discussão
Emiliano
04/03/06 às 14:33

Pessoal! Vamos ser mais precisos no que dizemos! Tem ou não tem como rodar FLASH nos Palm? Digo no sitema OS.
Inclusive preciso rodar um mapa daqui de UBERLÂNDIA (Cidade Digital) que está em FLASH! Possuo um T2 com OS 4.1.
Quanto ao http://www.palmbrasil.com.br/cgi-bin/YaBB/YaBB.pl?board=Programas;action=display;num=1121358048;start=

Nada achei lá!

Obrigado


Discussão
Assis
05/03/06 às 05:31

Emiliano, o link foi movido para:
http://www.palmbrasil.com.br/cgi-bin/YaBB/YaBB.pl?board=jogos;action=display;num=1127588308;start=0

Lá faço alguns comentários e dicas de como operar isso, acredito que o OS4 não vai rolar, e esclareço que o arquivo flash deve estar na versão 5 ou inferior para poder rodar bem, além disso é preciso ter um cartão de expansão ou software que simule um cartão como RamDrive etc.

Qualquer coisa estamos no Palm Warez Brasil - http://www.palmwarezbrasil.com.br

Se quiser fazer parte, será bem vindo, leia as regras e procure seguir as dicas de acesso aos conteúdos...


Discussão
Roberotto
05/05/06 às 23:47

Só sabe como o Palm é ultrapassado quem já usou um Pocket PC como os novos da Dell e quem programa pra eles...

Pior coisa no palm é não ser multitarefas, além do sistema pesado.


Discussão
André Vilela
11/06/06 às 21:17

Ainda acho o PalmOS melhor que o Windows CE.
O Windows CE é lento!
Consome um absurdo de memória!
Eu fiz um teste, eu tenho um Zire 72s e testei com um com as mesmas características de hardware que o meu (A unica diferença era que o Windows CE tinha tela 320x240 e o meu Zire 72s 320x320).
E o desempenho do Pocket PC foi sofrível!
Demorava para abrir a aplicações, qualquer configuração que eu mexia ele pedia pra reiniciar (já vi isso em algum lugar!)


Discussão
fabricio Rodrigo Guimarães
02/04/09 às 08:40

Afinal é possível criar algum sistema em flex, como um cadastro ou algo do tipo, no palm ou pocket ????
link algum exemplo.


Discussão
Cedres
14/05/09 às 15:28

este Flash player que tem pra baixar aki funciona show de bola no Palm, só tem que criar uma pasta MMflash dentro da pasta programs do cartão SD e colocar os arquivos flash aí nessa pasta pro player achar...

http://palmpowerups.com/downloads.php?cat_id=2

Abraços




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato