Usabilidoido: Menu Principal

English Website


1 milhão no site da Consul

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
1 milhão no site da Consul

É o que a Info diz que foram gastos na nova versão, entre backend (C.E.S.A.R) e frontend (Agência Click). Não sei onde foi gasto a maior parte, mas a parte da interface não ficou assim uma Brastemp, como disse Diego Eis na ArqHP. Pelo menos ficou melhor do que na época em que escrevi o post dizendo que o site antigo da Consul era tão ruim que tinha me desmotivado a comprar as lavadoras que eles vendem.

Pra começar, o site abre um gigantesco intersticial em Flash falando uma bobeira sobre a história da Consul que eu já nem lembro mais e não posso abrir de novo pra conferir. Porque a história da Consul é tão importante assim para o consumidor??? Consumidor que quer tradição, compra Brastemp pô! Consul é sinônimo de economia, a linha de lavadoras, por exemplo, é a mais barata das conhecidas.

Depois que você, de susto, fecha o banner, no mesmo lugar fica uma foto com uma compactação absurda. Não dá pra dizer com certeza se a mulher que está apoiada com o braço na logomarca da Consul está sorrindo ou se está chateada. Talvez esteja pensando: "odeio ser pobre e não poder comprar uma Brastemp"... Procurar ambiguidades nas peças publicitárias é coisa que todo estudante de publicidade já é craque no primeiro ano.

Ao lado dela tem uma mensagem jogada dizendo: "Quero ser avisado quando esta década for atualizada". Ah, legal, será que eles vão me enviar a fita da Retrospectiva 2000 - 2010 da Globo também? Entrando numa página interna é que eu fui entender que eles fazem um cruzamento entra os principais acontecimentos históricos e as inovações em eletrodomésticos.

A ordem "Clique aqui" aparece 7 vezes só na página inicial e está grafada ora como link, ora como texto ordinário. Parece realmente ser uma marca registrada da agência, que aliás poderia mudar o nome para Agência Clique Aqui Seu Estúpido.

Lá embaixo tem uma foto em que aparece um dos fundadores da empresa, acompanhado de funcionários antigos e talz. Parece que não são só as agências pequenas que tem que puxar-saco de cliente que quer aparecer no site. Informações institucionais dessa ordem, deveriam estar em níveis secundários mais focados em B2B.

Entretanto, testei o atendimento ao consumidor por chat e fui muito bem atendido pela Meire, uma pessoa de verdade. Aliás, esse tipo de coisa parece ser uma ótima capitalização da Internet. Também dei uma olhada para o solucionador de problemas automático e achei razoável. Bem que poderia ser uma RIA ou pelo menos aproveitar uns infográficos animados, como fizeram neste site estadunidense.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 09/06/2004

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. 1 milhão no site da Consul. Blog Usabilidoido, 2004. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/1_milhao_no_site_da_consul.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Lincoln Schultz
14/06/04 às 15:38

1 milhão ?! Caracas ...

Quanta grana heim? Como os caras conseguem chegar a esse orçamento, o que faz encarecer tanto assim um projeto?

Front-end? Back-end? O que faz encarecer tanto?

São valores que estão bem longe do que normalmente vejo por aí.


Discussão
Fred
14/06/04 às 15:51

O que encareceu o projeto é que na verdade a Consul inaugurou uma loja virtual. Um milhão até que é pouco pra uma loja séria.

Antes de pensar em qualquer software/ hardware, você precisa alocar estoque, logística, cobrança e atendimento ao consumidor. Só isso já dá pano pra manga.

Depois vem a escolha do software. IBM não é barato não. Não sei quanto custa um Websphere, mas deve ser alguns milhares de dólares. Pra programar então aplicativos robustos que não dêem falha de segurança, vai alguns outros milhares em horas de programadores.

Finalmente vem a compra do Hardware que suporta o software. Tem que ter vários servidores confiáveis para uma tarefa. Mais alguns milhares.

No final das contas, acho que a Click levou a menor parte do bolo, mas ainda assim, acho que eles fizeram um trabalho aquém do que se espera de quem fez também o site da http://www.brastemp.com.br/
(desconfio que tem dedo de cliente sacal nessa história)


Discussão
Lincoln Schultz
14/06/04 às 15:56

Entendi.

Mas eu pensei que esse 1 milhão era derivado apenas do site em sí. (backend + frontend + hardware)

Agora tá explicado!

:-)


Discussão
Claus
16/06/04 às 11:53

A briga fica mesmo entre marcas, porque a fabricante da Brastemp e consul é a mesma...


Discussão
Marcelo Linhares
18/06/04 às 05:25

WEB não é exclusivamente peça publicitária!!!!!,
É esse sem dúvida um dos maiores enganos das empresas de publicidade que migraram para o desenvolvimento de websites (como a Agência Click e muitas outras grandes por aí)....
Então imaginem o seguinte, o cliente já está na página da Consul, não necessáriamente ele está lá para comprar algum produto, ele pode estar procurando algum suporte para utilização de determinado eletrodoméstico (é extremamente normal) ou então procurando lista de "assistências técnicas autorizadas" de sua cidade, logo indiretamente o usuário poderá executar várias tarefas dentro do mesmo site.
O problema é que entra o pessoal da publicidade que quer a todo custo VENDER, então começam com uma poluição visual desvairada de OFERTAS no site, a impressão que se obtém é que esta na loja virtual da Consul e não no site institucional (E acreditem, são duas coisas diferentes)..............

E a usabilidade??? aonde está???

Porquê pessoas que estudam desenvolvimento de software e análise de sistemas dão importância ao número de clicks que determinada tarefa irá precisar para ser finalizada, tempo de "aprendizado" e todas aquelas "bobagens" (Opa!...) do Jacob Nielsen!, mas as pessoas da publicidade só pensam nas coisas "bonitinhas", "bem feitinhas", ignoram (pq muitos deles nem sabem o que é isso) que a maioria das pessoas que entram no site não possuem BANDA LARGA (como eles possuem em seus ambientes de desenvolvimento), não é atoa que nós nos deparamos quase sempre com infindáveis "Carregando..." demorando séculos para serem carregados (Na verdade poderia ser "descarregando")...

Na verdade não to querendo expulsar o pessoal da publicidade da internet não, mas tenho certeza que internet não é televisão nem jornal e muito menos rádio, é uma "Mídia Nova" e que a maioria dos "macetes" que eles utilizam nas outras mídias não funcionará na WEB.

Admito também, para não dizer que isto é uma crítica sem embasamento, que website não é somente sistema (como os programadores adoram definir), tem muita interface envolvida, e é preciso utilizar da experiência de "designers" e "publicitários".

MAS SÓ PUBLICITÁRIOS NA WEB NÃO DÁ PARA ADMITIRMOS! MUITO MENOS "ANALISTAS DE SISTEMAS"!!

Obs:. O que que é aquela barra "Clique nas décadas para ir para as homes" no site da Consul?? alguém me explica por favor?


Discussão
Fred
18/06/04 às 17:59

Nossa Marcelo, valeu mesmo à pena aumentar o número de linhas aqui do formulário de comentários, hehehehe.

Mas você está coberto de razão. Uma equipe ideal é aquela multi-disciplinar que vai dar observar todas as facetas do problema e resolvê-las satisfatoriamente.

Sobre essa mentalidade antiquada de usar as mesmas abordagens da publicidade tradicional no meio digital, já escrevi dois posts:

http://www.usabilidoido.com.br/publicidade_na_web_e_diferente.html

http://www.usabilidoido.com.br/ranco_na_publicidade_online.html


Discussão
Avelar
01/12/04 às 21:41

Parabéns pelo trabalho.
O usabilidoido.com.br é referência para mim, a partir de hoje.
Continue com esse pique.
Abraço
Avelar Livio dos Santos
jornalista da UFPR


Discussão
Alexandra
23/03/05 às 00:24

Vimos por meio desta solicitar providências da empresa em caráter de urgência.
Há algum tempo foi adquirido um produto (Refrigerador Consul de 345 litros ), e ainda no prazo de garantia, o motor apresentou problemas. Os técnicos autorizados vieram e resolveram o problema momentaneamente. Após alguns dias, o defeito redibitório voltou a ser presenciado, entretanto os consultores do setor de telemarketing, solicitados para um pedido de conserto, comunicaram que a garantia estava vencida, o que não é verdade, pois de acordo com o código de defesa do consumidor, após o reparo de algum produto, o cliente recebe mais 90 (noventa dias) de garantia pelo serviço prestado. A obrigação da empresa era a de oferecer um novo produto para a satisfação do cliente, porém este procedimento além de não ser concretizado após o primeiro conserto – apesar de ainda estar dentro do prazo de garantia dos noventa dias. Os três consertos posteriores, apresentando o mesmo problema, foram cobrados pelos técnicos autorizados da Consul e pagos pelo consumidor. Atualmente, o refrigerador apresenta o mesmo quadro de defeito e não queremos mais arcar com os possíveis prejuízos que um conserto irresponsável possa causar, portanto pedimos em caráter emergencial soluções da empresa, visto que este contato cliente x empresa é a última tentativa amigável e não judicial para a resolução do problema.
Atenciosamente Alexandra e Rita
Contatos.: (21) 87181945 / (21) 98450374


Discussão
MarcoGomes.com
29/06/05 às 17:56

Tanto site da Consul quanto o da Brastemp são da AgênciaClick (frontend). Então, porque será que você acha um tão bom e o outro tão ruim?


Discussão
Goiano
29/06/05 às 18:58

Acho muito bom pessoas que nunca trabalharam em LUGAR NENHUM, que nunca fizeram PORRA NENHUMA, falar mal do trabalho dos outros...

Eu trabalhei, e muito, no site da Consul, e se você ficasse um dia dentro de uma Agência, não qualquer agenciazinha, mas uma GRANDE, você iria ver que nem tudo é tão facil quanto a sua vidinha medíocre de falar mal do trabalho dos outros.

Sugestão?

Melhore seu portfolio, tente trabalhar am algum lugar de nome, pra depois poder falar, ok???

Sua vidinha de porcelana o dia todo em casa, falando mal dos outros, na boa, é fácil demais!!!


Discussão
Goiano
29/06/05 às 19:00

Mais uma coisa, quem é você pra falar de usabilidade, com um site "facinho" desses???

Só se for doido mesmo...

HAuahuahuuhahuAHUA

Cresça e apareça!


Discussão
Fred
29/06/05 às 19:08

Na época em que escrevi esse post, os sites eram diferentes do que está agora.

O site da Consul melhorou bastante, apesar de não mudar fundamentalmente. Sua principal fraqueza ainda é aquela navegação por data. Confunde o usuário. Ele está navegando no site da Consul ou num site sobre a história dos eletrodomésticos?

Lá no topo, a barra de data prejudica a visibilidade das abas globais, que já sofrem da falta de contraste e a competição com uma home cheia de ofertas.

Na primeira visita, o usuário entra no site com um objetivo e fica desorientado com tantas ofertas de conteúdo que provavelmente não tem a ver com seu objetivo.

O site da Brastemp também está sofrendo disso. Na época em que escrevi o post, a home não era tão poluída como está agora.

De qualquer forma, o design das páginas internas ainda permanece clean o suficiente para valorizar o conteúdo e permitir navegação tranquila. O site da Consul também não fica muito atrás nesse ponto.

Porém, aquele personalizador da Brastemp foi o que me impressinou mais. É um serviço que só a Web pode oferecer com tal interatividade. Deve ter exigido uma grande mudança na infra-estrutura, mas demonstra que a Brastemp está preparada para a empoderação do cliente, que está cada vez mais exigente.


Discussão
Fred
29/06/05 às 19:29

Goiano, 1 mês depois que publiquei esse post (9/6/2004), o site da Consul sofreu alterações, resolvendo muitos dos problemas que eu critiquei neste post. Veja o tira-teima:

5/6/2004
http://web.archive.org/web/20040605011934/www.consul.com.br/consul/control/cs/br/s3/home

18/7/2004
http://web.archive.org/web/20040718011550/www.consul.com.br/consul/control/cs/br/s3/home

Não estou provando que a Agência Click aceitou minhas críticas, estou provando que elas foram pertinentes.

Sobre a usabilidade do Usabilidoido, realmente você tem razão, eu sou doido. O screenshot de hoje é justamente sobre isso:

http://www.usabilidoido.com.br/pelamordedeus_clica_em_algo.html


Discussão
José Francisco
22/12/05 às 18:02

Que adianta um site "performático" se a péssima assistência técnica, o atendimento descortes e descuidado, tornam o produto ruim? Na minha casa, CONSUL virou xingamento!!!


Discussão
Jostiliano Silvério dos Santos
17/07/07 às 12:17

quero saber como conprar um vidro da tanpa do meu fogão, pois o mesmo estorou e não sei honde posso adquerir? obrigado espero ser enformado...


Discussão
Rita Fonteles
24/11/08 às 19:49

Ah, mais eu concordo mesmo com qualquer coisa que se diga de ruim da Consul! Se ela sabe fabricar os eletrodomésticos que vende, não posso afirmar pois não tenho nenhum na minha casa. Agora que ela não entende nada, mas nada mesmo !!! de venda a consumidor final isto basta tentar comprar qualquer produto na loja virtual ultra, super comentada! Pra começar, tem os mais extensos prazos de entrega ( e não cumpre nem pelo amor de Deus!); depois tem os canais para reclamação ... neste vc paga por todos os seus pecados passados presente e futuros! Vc manda um e-mail atraz do outro e ninguém te dá a menor confiança! Vc tenta, já desesperada, a tal ajuda online os garotos parecem robôzinhos que nao querem falar qualquer coisa que possa vir a comprometê-los... não sei bem com o que!
Falo de cadeira, pois comprei um ar condicionado split em 13/10/2008. Na mesma data fecharam a transação com a administradora do meu cartão
( para cobrar eles são muito bons, devo reconhecer) mas até hj nem split nem sossego! Cheguei até a pensar que o site era falso e que eu tinha caído no conto do vigário!
Por fim, morta de calor e de paciência esgotada, hoje fiz o cancelamento do meu pedido... mas pra quem? O atendimento online não faz, os e-mails não são respondidos. Acho msm que só me resta enfrentar a fila do PROCON!






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato