Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Pelamordedeus clica em algo!

pelamordedeus.jpg

Tem um certo blogueiro por aí que anda criticando os sites alheios sem nenhum critério. Ele deveria olhar mais para o próprio umbigo antes de criticar os trabalhos dos outros.

Veja como terminam os posts dele, um porrilhão de links. Tem anúncio que não tem nada a ver com o texto, links de outras matérias com títulos nada descritivos, banner de livro, palavras-chave que linkam para uma busca com o termo, dois formulários e aff, perdi o ar e não disse tudo...

Parece que está desesperado por mais um clique! Deve ter visto as estatísticas e ficado maluco quando viu que os usuários passam menos de 1 minuto no site em média. Aí colocou esse monte de coisa aí, mas no final das contas o tiro pode sair pela culatra. Quando o usuário se defronta com tal quantidade de informação sem semelhança, ele pode desistir de começar a ver o que significa e simplesmente ir embora.

Não vou nem comentar o layout horrível! Combinação de quatro cores de matizes opostos. É um absurdo!

pelamordedeus.jpg

Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 29/06/2005

Palavras-chave

auto-crítica    excesso    relacionados    

Opções



Comentários

Discussão
Leandro Vieira Pinho
29/06/05 às 15:17

O interessante do seu blog, seu dúvida é a diferenciação com relação aos outros. Acho legal.


Discussão
Caparica
29/06/05 às 21:41

Acho que o Fred surtou...

Fred, não entendi o que te motivou a fazer este post.

Mas já que vc mesmo levantou o assunto, na minha opinião, realmente é muito 'confuso' o layout deste teu blog.

Como eu leio via Bloglines, não sou afetado. Mas, como desta vez eu vim aqui pra catar o formulário...

Vai com calma, tira umas férias. Acho que vc tá mesmo ficando doido nesta sua necessidade de se vender como especialista em usabilidade.

:P


Discussão
Fred
29/06/05 às 22:45

Essa seção nova de Screenshots me deixou com dor na consciência de sair por aí criticando o trabalho alheio. Não quero ofender ninguém, apenas compartilhar o que penso enquanto navego por aí. Pela discussão gerada no post sobre o site da Fiat, acho que valeu à pena.

Essa parte do meu blog realmente me incomoda. Se você prestar atenção, pelo menos uma vez por semana, eu mudo ela. São funcionalidades que eu julgo interessantes pros usuários e quero oferecer todas ao mesmo tempo. Acho que só vou conseguir resolver isso com um re-design total.

Por isso fica aberto o espaço aqui para vocês comentarem e me ajudarem nessa difícil tarefa.


Discussão
Caparica
30/06/05 às 00:23

Errr...

Sendo premeditadamente superficial:

Fred, vc pode testar as 3 alternativas de layout (esquerda, centralizado e direita) deste seu post no FireFox 1.0.4 em algumas resoluções?

Sugiro que comece por 800x600, pois já deve dar uma boa idéia dos problemas que vi antes de postar comentário falando sobre achar 'confuso'.

Testar as funcionalidades eu tambem acho muito importante e interessante. Mas talvez seja mais producente estabelecer um intervalo maior entre as tentativas (e os erros).

De tanto alterar, talvez vc esteja impedindo os usuários/leitores de estabelecer um padrão passível de reconhecimento. Acho que cabe um pouco de meditação a respeito disto.


Discussão
Fred
30/06/05 às 08:57

Testei sim, Caparica. É no Firefox que o site fica melhor. Fiz esse layout pensando em designers que possuem resoluções superiores 1024x768. Não dá pra trabalhar com design em resoluções inferiores, você sabe. Em 800x600 o site está degradando bem, ele perde uma das colunas.

Porém, fiquei pasmo quando vi nas estatísticas que instalei semana passada que 35% dos visitantes usam 800x600! Imagino que sejam os visitantes que vem à partir do Google interessados em assuntos marginais do Blog, mas isso não significa que possa dispensá-los assim.

O próximo redesign funcionará nessa resolução, com certeza.

Quanto as alterações frequentes, você tem razão, isso prejudica o usuário. Mas, se eu não fizer as alterações, acabo esquecendo. É como um post, se não escrevo na hora em que me vem a idéia, depois se esvai.

Todos esses problemas é fruto de um design que foi feito há quase um ano e já está pra lá de obsoleto. O Blog cresceu muito desde então. Preciso de um redesign, mas estou sem tempo no momento.


Discussão
Evandro Vieira
30/06/05 às 11:03

"Não dá pra trabalhar com design em resoluções inferiores, você sabe." (Fred)

Preciso entender melhor :) Como assim? Monitor 15, 800x600...


Discussão
Fred
30/06/05 às 11:07

Já fui obrigado a trabalhar com 800x600 quando meu monitor oficial quebrou e foi terrível! No Flash, tem opção que fica escondida e não aparece de jeito nenhum. No Photoshop, não sobra espaço pra nada. Você trabalha assim Evandro?


Discussão
Roberto Cunha
01/07/05 às 10:19

Olá!

Eu sou um desses sujeitos que descobriram a internet depois dos trinta anos de idade. Por isso minha tendência é avaliar tudo na internet com uma certa tolerância.
A cada ano me interesso mais por Arquitetura da Informação e seu blog não poderia me passar despercebido. Achei bastante engraçado esse post e vi nele uma oportunidade de comentar um hábito estranho que as pessoas têm nas listas de discussão: dizer as coisas com agressividade, truculência. Ora, seu blog não é horrível, suas escolhas não são absurdas e duvido que você faça críticas sem nenhum critério, mesmo estando enganado.
No entanto, lá está a postura bombástica, de dedo em riste ("É um absurdo!!"). Embora o texto ganhe em ênfase e a discussão torne-se saudávelmente mais acalorada, o conteúdo fica prejudicado, pois o leitor percebe o exagero evidente e isso compromete a credibilidade do autor.
Sei que meu comentário não tem a ver com o assunto principal do post, mas você fez, conscientemente ou não, um ótimo retrato do comentário típico das listas de discussão e eu não queria perder a oportunidade de falar sobre isso (já que é um comentário fictício, posso me expressar sem medo de ferir suscetibilidades). Valeu!


Discussão
Evandro Vieira
01/07/05 às 15:24

Não tinha percebido que falava de seu ambiente de criação. Mas vejamos. Trabalho assim, sim (800x600, 15' :) E já trabalhei com menos :) (14', tem uns 3 anos é verdade). Mas você mesmo fala tanto no usuário e estou de pleno acordo que ele é quem interessa, pq essa escolha e consequente descarte dos demais? Não tenho idéia precisa das estatísticas quanto ao uso das resoluções e tamanhos de monitor. Será que já é hora de dizer adeus (aos usuários, principalmente).
Ah! Considero minha visão ainda em bom estado de funcionamento :) mas lê em 1024 numa tela de 15 não é fácil!

A tempo, a condescendência com o layout de seu blog vem mesmo da qualidade das abordagens :)


Discussão
Joildo Santos
04/07/05 às 14:49

Em 800x600 realmente fica devendo aos usuários.

Os três layouts diferentes acabam cortando uma coluna e jogando o menu lá para baixo.

Outra coisa, não creio que o espectro de colorações que está utilizando seja prejudicial ao usuário, muito pelo contrário essa combinação de tonalidades cria uma identidade própria e faz com qualquer usuário que veja essas cores lembrarem do Blog do Fred van Amstel, o Usabilidoido.


Discussão
Antonio
04/07/05 às 16:48

No Brasil 800x600 ainda é padrão. Sinto dizê-lo. Estatísticas que tenho do Gazzag, com 2,5 milhões de usuários dizem que 51.90% ainda estão nos 800x600. Entendo que seu público deveria usar melhores resoluções. Mas acho mesmo é que você tem que se virar pra fazer a apresentação fazer juz ao conteúdo do teu site.

Devo confessar também que nem sempre acho que o usabilidoido degrada bem e uso 2 monitores de 17' em 1152x864 e 1280x960. Troco sempre de resolução pra testar os meus próprios sites e muitas vezes me perco aqui no usabilidoido.

Já te disse antes e repito: você precisa dormir mais e tirar férias. Tá doido. Mas até ai nenhuma novidade, o título do site já avisava! hehehe...

Abraço grande e boa sorte!




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)

Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato