Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Publicidade na Web é diferente

Isso é óbvio, mas tem gente que insiste que tem que ter comerciais iguais aos de televisão na Web. Isso só pode dar errado, imagine abrir um popup de tela cheia inesperado, esperar carregar 2MB e assistir um vídeo de 30 de braço cruzado! É por essas e outras idéias que tá cheio de bloqueadores de popups e de Flash por aí.

Como em qualquer mídia, a campanha tem que se adaptar e falar a linguagem do meio. Assim como ninguém reproduz um outdoor na televisão, não se pode reaproveitar comerciais de TV e folders na Web. Linguagem da Web é basicamente sobre informação, não é à toa que navegamos por um mar de informações. Por isso, melhor vir com fatos do que com opiniões. Melhor dizer que o carro tem 200 cavalos de potência do que dizer que é ultra-potente. Melhor ainda se as informações puderem ser manipuladas de acordo com o interesse do usuário, ou seja, interatividade.

Ok, vamos a um exemplo prático. Peguei um job simples semana passada. Adaptar esse outdoor para figurar no topo da homepage do cliente:
Outdoor: Qualidade é uma questão de seleção.

São no total 17 cursos anunciados. Incluir 17 figuras seria inviável, focar nos principais cursos teria problemas políticos dentro da faculdade. Resolvi usar a interatividade para aproveitar múltiplas camadas. Assim, mostro todos os cursos separados por área:
Banner: Pós-Graduação de Qualidade, escolha seu curso.

Aqui na agência ainda não temos vasta experiência com publicidade online, então a direção de arte olhou e perguntou: "Não seria melhor manter pelo menos a frase do outdoor?". Expliquei que não, porque era preciso dar uma ordem ao usuário para que ele não tomase aquilo como um mero banner e ignorasse. Era preciso deixar que o usuário atestasse a qualidade por ele mesmo, já que a quantidade de informação disponível sobre cada curso é infinitas vezes maior do que num outdoor. Torceram o nariz, mas aceitaram.

Nós que estamos acostumados com a Web temos que mostrar isso para nossos patrões. Não podemos ficar fazendo brochureware a vida toda só porque nos é imposto. Vale à pena gastar um pouco de saliva. O trabalho é mais gratificante e o retorno do cliente maior. Isso significa que a longo prazo, os patrões se convencem de que você sabe o que está dizendo.


Dicas

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou iTunes.

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 05/03/2004

Palavras-chave

publicidade    marketing    banner    interatividade    persuadir    

Opções



Comentários

Discussão
Marcelo Linhares
04/08/04 às 04:46

O site da Kaiser (http://www.kaiser.com.br) é uma boa referência para este estudo....

90% da página é ocupada pelos comerciais que nós vemos frequentemente na TV.
Haja paciência e banda larga!


Discussão
Flavio
27/06/05 às 15:51

VC precisa conhecer www.casablancatv.com.br e vai entender que colocar comercial de tv na web já é um fato


Discussão
Fred
27/06/05 às 19:44

É um fato pra quem? Eu aqui não consegui nem assistir a TV de tão pesada que é, ficava só empacando.

O que essa TV tem de melhor que a TV normal? Na TV a cabo, eu também posso escolher entre uma boa quantidade de canais e a qualidade de áudio/vídeo é muito melhor. Por acaso ela é interativa?


Discussão
Andreza
02/09/05 às 21:06

Olá, meu nome é Andreza Brusasco. Estou cursando o ultimo ano do curso superior de Publicidade e propaganda.
Navegando na Net em busca de material para minha pesquisa (para o trabalho de conclusão de curso), encontrei seu site, e sendo assim, me ocorreu a idéia de pedir ajuda á vc, caso vc possa me auxiliar, é claro.
Meu tema é "interatividade nas mídias digitais".
Achei bem interessante a entrevista em audio com Michel Lent Schwartzmann, me ajudou bastante.
Sendo assim, caso possa me enviar material via e-mail, ficarei muito grata.
Desde já agradeço, e PARABÉNS pelo site !


Discussão
Bruno
05/11/08 às 08:24

Bom mesmo é o site da sua agência que, aqui, não abre nem no FF 3 e nem no IE 6. Não testei em outros.

E nem fiquei curioso.


Discussão
Andre
01/02/09 às 14:31

Oi gente,eu queria primeiro deixar claro porque estou aqui,eu curso agora o segundo ano do ensino medio e na escolha da profissao me interessei muito em publicidade e propaganda,penso que agora e tempo de firmar minha opiniao e ter certeza do que quero para minha vida,e queria pedir se por favor,voces que ja cursam ou ja se formaram em publicidade possam talvez me dar um auxilio,me falando em que consiste a profissao,o mercado etc.
PS:pesquisando na internet vi a publicidade via web,vi que e um mercado que precisa de profissionais e me interessei por isso,mas quais cursos temos de cursar para ingressar no mercado da publicidade via web???
Por favor me ajudem,entrem em contato comigo se precisa no e-mail:bolq_kript@hotmail.com


Grato:Andre Lima


Discussão
Raphael Schubert
28/04/10 às 18:38

Publicidade é tudo galera... Quem não cresce desaparece... Hoje no mercado temos uma ferramenta muito útil que é a internet... Ta aqui um exemplo prático de praticidade e marketing. Lista amarela on-line voltado a empresas...

http://www.ask4.com.br/

visitem...




Comente.






(aguarde que é demorado mesmo...)


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba novidades sem sair de casa!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Consultoria | Portifólio | Política de Privacidade | Contato