Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Semiótica na avaliação de estruturas de navegação

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Semiótica na avaliação de estruturas de navegação

A Semiótica oferece um modelo que permite entender o raciocínio do usuário ao escolher entre uma e outra opção num menu de navegação. Em geral na Web, esse raciocínio é do tipo abdutivo, ou seja, o usuário observa a situação, levanta uma hipótese, testa e corrige, se for preciso. Com base em 3 das 10 classes signos de Peirce, foi criado um protocolo de perguntas para identificar traços do raciocínio do usuário enquanto participava de um teste piloto sobre a taxonomia do website da Universidade Federal do Paraná.

Downloads


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 09/09/2005

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Semiótica na avaliação de estruturas de navegação. Blog Usabilidoido, 2005. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/semiotica_na_avaliacao_de_estruturas_de_navegacao.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Kirk
12/09/05 às 17:33

Será que a situação e hábitos também não deveriam ser levados em consideração?

Por exemplo, no seu artigo eu escolheria a opção "pesquisa", por se assemelhar ao intuíto da minha ação, que é buscar algo.

É hábito de usuários quando entrar em portais de grande conteúdo e informações mal planejadas entrar em desespero e procurar uma caixa de busca, acredito eu. (pq naquele menu não existe a opção biblioteca??)

A pesquisa da semiótica junto à informação é interessante e abrangente, mas as etapas para o saber desejado são complexas.

Minha opinião?
Não permita que o usuário tenha que se esforçar tanto para chegar a informação desejada. Se eu tiver que pensar mais de duas vezes onde clicar no site, ou eu procuro a busca ou fecho a janela.


Discussão
Fred
12/09/05 às 17:57

Deixei bem claro aos usuários que eles não poderiam usar a busca para encontrar as informações porque meu objetivo era testar se a taxonomia e não a busca (que é terrível, diga-se de passagem).

Ah! O link "Pesquisa" naquele menu não vai para a busca do site, vai para uma página sobre a pesquisa acadêmica da Universidade. Acho que esse rótulo deveria ser "Pesquisa Acadêmica" ou "Pesquisa Científica" para evitar essa ambiguididade.


Discussão
Kirk
12/09/05 às 18:11

Pois bem, eu não utilizei o campo de busca, utilizei um link disponível no menu.

Considere que a pergunta que leva à ação pode ter maior prioridade.
Mas depois dou uma estudada maior sobre o tema, neste momento apenas estou expondo meu "feeling".


Discussão
fernando henrique
14/07/10 às 23:45

também um pesquisador um tanto precoce da semiótica, gostaria de uma ajuda sua para os planfetos nazistas sobre o olhar da semiótica.

Valeu!!!





Pegue um fruto.


Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato